Incrível! Chegamos ao número 100!
Em primeiro lugar, só queria agradecer a todos vocês que assinam esta newsletter e, semanalmente, lêem, comentam, me dizem na rua que gostam e me dão gás pra continuar.
A partir de hoje, algumas coisas mudarão aqui, para melhor. São mudanças às vezes sutis, como a da cor dos links, mas que me agradam mais. Me contem aí o que vocês acharam.
E tem uma surpresa vindo por aí nas próximas semanas. Aguarde porque vai ser bem legal. Mal posso esperar pra mostrar pra vocês. Deixa só eu organizar umas coisinhas aqui.
Por enquanto…..
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Em 1967, Paul McCartney e Mick Jagger pegaram um trem para Bangkok. O que foram fazer lá? Quem é a misteriosa mulher ao lado de Jagger? Não sei. Sobrou apenas a foto pra gente conjecturar.
A SEMANA NO MUNDO POP
Por que “Lightyear” não foi bem nas bilheterias? (Minha resposta: porque o filme é ruim).
Não tá entendendo nada da atual fase da Marvel? Não tema. Ela vai ficar mais clara daqui a pouco, segundo Kevin Feige.
Enquanto isso, Chris Evans disse que interpretaria Johnny Storm de novo na Marvel, porque seu arco não foi completo.
Nova adição para o elenco de “Duna: Parte 2”: Léa Seydoux.
Da série “tudo vira série”: “Vidas Amargas”, clássico com James Dean e Julie Harris, baseado no livro de John Steinbeck, vai ser serializado com Florence Pugh. Curiosidade: a atriz Zoe Kazan é quem vai roteirizar a série. Zoe é neta de Elia Kazan, diretor do filme original.
Lena Dunham, a criadora da série “Girls” (e que andava meio sumida) é a roteirista e diretora deste “Sharp Stick”, que estréia em agosto nos cinemas. Com Jon Bernthal, Jennifer Jason Leigh e Taylour Page no elenco:
Nos 30 anos de “Batman - o Retorno” tem gente dizendo que trata-se do melhor filme de super-heróis de todos os tempos. (É bom, mas calma aí gente…).
Renate Reinsve, a protagonista do ótimo “A Pior Pessoa do Mundo”, vai fazer sua estréia em Hollywood no filme “A Different Man”, ao lado de Sebastian Stan.
“Casamento Grego 3”? Vai rolar.
Quais os dez melhores papéis de Frances McDormand?
Austin Butler, o Elvis do filme de Baz Luhrmann, teve nada mais nada menos que 90 figurinos durante as filmagens.
“Parece-me que o trabalho da comédia é ofender, ou ter o potencial de ofender, e esse potencial não pode ser drenado. Toda piada tem uma vítima. Essa é a definição de uma piada. Alguém ou alguma coisa ou uma ideia é feita para parecer ridícula”. Rowan Atkinson, o Mr. Bean, em uma entrevista.
A notícia de que a HBO estaria preparando uma continuação de “Game of Thrones” ficada em Jon Snow, fez com que a série subisse para o topo do ranking Trending TV, que mede o engajamento no Twitter.
A segunda parte da quarta temporada de “Stranger Things” vai ser uma carnificina, segundo os produtores.
Aliás, que tal a gente dar uma olhada no trailer deste final de temporada?
Ainda “Stranger Things 4”: o maior sucesso em língua inglesa da Netflix ainda está mais de 700 milhões de horas atrás do maior sucesso da história da Netflix, que é “Round 6”.
Tudo o que se sabe até agora sobre a segunda temporada de “Round 6”.
Você também achava que o personagem Homelander, de “The Boys”, era um análogo a Donald Trump? Eric Kripke, o criador da série, confirmou os boatos.
O casal Obama anunciou a produção de sua primeira série de ficção para a Netflix e escalou Will Forte no papel principal.
O ator que vai interpretar Mohammed Al-Fayed em “The Crown” foi escolhido.
O podcast “Paciente 63”, com Mel Lisboa e Seu Jorge, sucesso no Spotify, vai ter uma terceira temporada. Em paralelo, vai ganhar uma versão em inglês, com as vozes de Oscar Isaac e Julianne Moore.
O musical “De Volta Para o Futuro” estréia na Broadway em 2023.
E depois da série “Winning Time”, da HBO, chegou a hora da história do Los Angeles Lakers ser contada em uma outra série, agora documental:
O homem fez 80 anos no fim de semana e não poderia escapar de um ranking. As 80 melhores canções de Paul McCartney rankeadas.
Os 60 anos dos Rolling Stones serão tema da série “My Life as a Rolling Stone”, com episódios dedicados a cada um dos membros da banda, incluindo aí o saudoso Charlie Watts.
A trilha de “Indiana Jones 5” pode ser a última do mestre John Williams.
Falando nisso, mais um video da série “Quando em New Jersey, convide Bruce Springsteen para uma canja em seu show”. Depois do Coldplay, agora foi a vez de Macca:
Johnny Depp, aquele do julgamento do ano, lançou disco em parceria com Jeff Beck e, nele, tem uma cover de “Venus In Furs”, do Velvet Underground. Que você ouve aqui:
Falando em Depp, os preços de itens usados por ele em “Edward Mãos de Tesoura” que estavam em leilão, dobraram depois do julgamento.
Aqui uma lista de gemas garimpadas na Record Store Day no último fim de semana. Tem Prince, Wilco, Pearl Jam, Miles Davis…
“['Stranger Things'] é uma série tão boa, pensei que a faixa chamaria atenção. Mas eu nunca imaginei que seria algo assim. É tão emocionante. Mas é realmente chocante, não é? Quero dizer, o mundo inteiro enlouqueceu.” Kate Bush, saiu da toca e deu uma rara entrevista para a BBC para falar do sucesso de “Running Up That Hill”.
Falando nisso, Christian Bale revelou que uma cena de “Thor: Amor e Trovão” em que seu personagem, Gorr, fazia uma dança com inspiração em Kate Bush, foi cortada do filme para evitar comparações.
Lorde lançou um video para “The Path”, música que abre seu disco “Solar Power”, lançado a um ano e aproveitou para se defender das críticas que o álbum recebeu na época. Veja o video, que é bem parecido com o da faixa-título:
O Iron Maiden vai cobrir os custos da cirurgia e do tratamento do seu ex-vocalista Paul Di’anno.
Lembram da história fofa do bebê que nasceu no show do Metallica em Curitiba? Pois o Metallica foi ainda mais fofo e mandou um pacote de presentes para o recém-nascido. Ooooooon!
H.E.R. está processando sua gravadora e pedindo liberação do seu atual contrato.
Temos uma nova música de Beyoncé entre nós:
Adivinha onde o disco do BTS estreou nas paradas?
Justin Bieber anunciou que vários de seus shows estão adiados em função de uma doença que paralisou parte de seu rosto.
King Gizzard and the Lizard Wizard, que provavelmente é a banda que mais lança discos no mundo, disse que vai lançar “pelo menos mais três” ainda este ano.
Nao. O concurso Eurovision de 2023 não vai acontecer na Ucrânia, como muitos queriam.
E essa história da banda emo gospel NLM, que fez shows no Brasil evangelizando o público, que não sabia de nada?
O The Mars Volta voltou (sorry!). Com música nova:
Steve Albini, o produtor de discos do Nirvana e Pixies, virou um exímio jogador de poker e faturou seu segundo torneio, dentro da World Series of Poker.
Mais uma canção da trilha do filme “Elvis”. Agora é a vez do Maneskin nos apresentar “If I Can Dream”:
MERCADO
A Paramount+ foi lançada no Reino Unido e Sylvester Stallone roubou a festa.
Em assuntos relacionados: como a Paramount+ e a MTV encontraram sucesso na nostalgia.
A Netflix demitiu mais funcionários esta semana.
Ainda os Obamas: sua produtora Higher Ground fechou um acordo para produzir conteúdos para a plataforma Audible. Mas depois que o atual contrato com o Spotify acabar.
A Covid custou aos cinemas da Europa cerca de 20 bilhões de dólares em prejuízo.
Você sabe quanto valem os grandes conglomerados de mídia do mundo?
“Eu me considero na minha última etapa, neste último semestre ou trimestre. O que vai ser essa seção? E como eu quero projetar isso?” Brad Pitt, em uma recente entrevista, em que sugeriu que pode estar caminhando para o final de sua carreira.
PARA OUVIR
Podcast “A Mulher da Casa Abandonada”
Eu sou fã confesso do Chico Felitti desde que li no Buzzfeed Brasil a brilhante reportagem que ele fez sobre o Ricardo Corrêa da Silva, o Fofão da Augusta. De lá pra cá, Felitti publicou livros, fez outras matérias escritas, mas acho que ele se encontrou mesmo no universo dos podcasts. É dele a série “Além do Meme”, por exemplo, que investiga o que há por trás dos memes famosos do Brasil.
Agora, em parceria com a Folha de São Paulo, ele está com mais um podcast na praça. É o “A Mulher da Casa Abandonada”, em que ele investiga uma mulher, conhecida como Mari, que mora num casarão meio abandonado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e que, por trás das aparências e das desconfianças da vizinhanças, está uma pessoa procurada pela justiça norte-americana por ter cometido um crime hediondo.
No melhor estilo “audio-reportagem”, Felitti tem o dom da narrativa e consegue nos prender entre sua narração tranquila e os audios coletados em entrevistas. Isso sem falar no trabalho de apuração, que envolve viagens e muita pesquisa. Mais um daqueles para não perder um episódio, semana a semana.
Em todas as plataformas de podcast ou direto na Folha.
PARA VER NO STREAMING
Filme “Pleasure”
Direção: Ninja Thyberg
Elenco: Sofia Kappel, Zelda Morrison, Evelyn Claire
Certamente você já deve ter ouvido aquele clichê “o filme que causou furor no festival X”. Clichê ou não, esta máxima se aplica a “Pleasure”, filme que causou furor e polêmica no festival de Sundance do ano passado e que está disponível na plataforma Mubi desde a semana passada.
Só a sinopse de “Pleasure" já indica o que vem aí: uma garota sueca se muda para Los Angeles para ser atriz pornô. Polêmica pura, não é? Mas se você está esperando um filme de sexo explícito ou até mesmo um pornô a lá Gaspar Noé, pode ir tirando o cavalinho da chuva. “Pleasure" tem sexo sim, tem gente pelada sim, mas nada é explícito e, inteligentemente, nos conduz a uma reflexão sobre a condição da mulher em uma das indústrias mais machistas do mundo.
Assim, somos convidados a entrar (penetrar?) na indústria pornô norte-americana e entender seus meandros. Como são feitos os filmes? Como as garotas são escolhidas? Como uma atriz pode chegar ao topo desta cadeia? Tudo isso sob a ótica de uma atriz em específico, Bella Cherry (a estreante Sofia Kappel), que envereda por estúdios, faz amizades, se propõe a fazer cenas mais pesadas em busca de um algo mais em uma indústria cruel, que não titubeia em desprezar mulheres, fazendo-as se sentirem descartáveis a todo momento.
Dirigido por Ninja Thyberg, “Pleasure” foi feito com atores e personagens reais da indústria pornô. Daí seu clima de documentário e ficção misturados - o que dá um ar ainda mais cruel para a história, já que em muitos momentos o que vemos é uma cena que pode ser real. Para quem está a procura de um algo mais para refletir, principalmente em relação à condição feminina, “Pleasure" é uma ótima pedida.
Disponível no Mubi.
COTAÇÃO: ***1/2
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Menudo: Sempre Jovens - estreou no HBO Max no último dia 23 de junho.
“Beavis and Butthead Do The Universe” estreou no Paramount+ no último dia 23 de junho.
The Umbrella Academy - 3a temporada - estreou na Netflix no dia 22 de junho
Westworld - 4a temporada - estréia na HBO e no HBO Max no domingo, dia 26 de junho.
Only Murders In The Building - 2a temporada - estreia no Star+ na terça, dia 28 de junho.
SEÇÃO “ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA”:
Você já leu aqui a minha dica mas essa semana eu gravei um video falando mais umas coisinhas sobre “Tudo Em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo”. Clica, dá um like e assina o canal:
E ontem subiu mais um episódio do podcast CINEMA, ETC, em que eu, Carol Braga, Fernanda Ribeiro e Paulo Azevedo falamos sobre a série “Our Flag Means Death”, da HBO e o que são as chamadas confort series, ou séries de conforto.
Ouve aí:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore:
AGRADECIMENTO ESPECIAL
À Natália Dornellas por ser a primeira assinante paga desta newsletter na modalidade “one year advanced”. Isso que é confiança no conteúdo. Faça como ela e colabore com a “MALA” para receber contéudos exclusivos. O link tá aí em cima no “Subscribe now”.