MALA #102
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Da série “queria ser uma mosquinha para pescoçar o papo” entre Chuck Berry e Lorde.
A SEMANA NO MUNDO POP
Por que “Minions 2” triunfou nas bilheterias, enquanto “Lightyear” bombou? (palpite: o filme é bom)
E você sabe por que a geração Z está vestindo ternos para assistir a “Minions 2” nos cinemas?
O British Independent Film Awards anunciou que vai juntar as categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz em uma só, sem distinção de gêneros.
Nos 60 anos de Tom Cruise, quais suas 15 melhores performances em Hollywood?
Saiu o trailer de “Amsterdam”, o novo David O. Russell, que traz Christian Bale, John David Washington, Margot Robbie, Anya Taylor-Joy, Taylor Swift, Rami Malek, Michael Shannon e Robert De Niro no elenco:
Tom Hanks também não entende porque Tim Allen não fez a voz de Buzz em “Lightyear”.
E como fica o ranking dos filmes da Marvel depois de “Thor: Amor e Trovão”, que estréia nesta semana em todo o mundo?
A propósito: já falei sobre o filme na MALA EM VIDEO desta semana, para os assinantes pagos. Ainda não fez sua assinatura? Clique aqui:
Depois da minha reclamação (não foi, mas poderia ter sido), os produtores de “Stranger Things” decidiram fazer episódios menores na temporada final.
Falando em “Stranger Things”, os números da série não cansam de surpreender. Agora, a Netflix divulgou que a quarta temporada da série foi o segundo título a atingir 1 bilhão de minutos assistidos. Só perde para “Round 6”.
No Twitter também não se fala em outra coisa.
E vem aí um spinoff da série? Os Duffer Brothers, criadores, dizem que sim.
Em assunto relacionados, David Harbour, o Hopper, disse que um filme como “Os Bons Companheiros” não existiria nesta era de dominação dos cinemas por filmes da Marvel e coisas do tipo.
“Eu realmente gosto da Peppa Pig. Eu assisto muito. Eu vou dizer – Peppa Pig é a maior importação britânica desta década.” Quentin Tarantino, exaltando a porca mais famosa do universo dos cartoons.
Elliot Page disse que quer substituir Ezra Miller como The Flash.
Charlie Cox e Vincent D’Onofrio vão reprisar seus papéis de Demolidor e Rei do Crime na nova série “Echo”, da Marvel, que também trará Alaqua Cox interpretando Maya Lopez, que apareceu no MCU pela primeira vez na série “Gavião Arqueiro”.
Vem aí “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez”, série documental no HBO Max que reconta a história de um dos crimes que chocaram o país na década de 1990. O trailer já está aqui:
Lista do dia: as 15 melhores séries de true crime na Netflix.
Marta Kauffman, criadora de “Friends” doou 4 milhões de dólares para um programa de estudos africanos da Brandeis University, em meio a acusações de que o programa nunca teve diversidade.
O elenco de “The Boys” esteve no Brasil esta semana para divulgar a série e foi ao jogo do Palmeiras no Allianz Parque.
Viola Davis como uma guerreira africana? Queremos. É “The Woman King”:
O órgão regulador da mídia britânica recebeu mais de 700 denúncias sobre o reality “Love Island”. Os motivos? Variados. Vão desde bullying contra alguns participantes até tempo de tela maior de alguns outros.
O calendário de estréias da tv norte-americana, para a próxima temporada de outono, já foi divulgado.
Kevin Smith divulgou o trailer de “O Balconista 3”, segunda continuação de seu filme de 1994:
“Eu não quero ver ninguém reclamando do tamanho quando eles se sentarem e maratonarem [séries] por oito horas. Eu quase posso escrever esta parte da resenha: ‘O filme de três horas agonizantemente longo…’ Dá um tempo! Eu assisti meus filhos sentarem e assistirem a cinco episódios de uma hora seguidos. Aqui está a grande mudança de paradigma social que precisa acontecer: não há problema em se levantar e fazer xixi.” James Cameron, defendendo a longa duração (3 horas) de seu “Avatar 2”.
O momento fofo musical da semana foi Olivia Rodrigo interpretando “Torn”, de Natalie Imbruglia, em Manchester:
O catálogo de Crosby Stills & Nash, que havia sido retirado do Spotify, em meio a protestos contra o podcast de Joe Rogan, voltou para a plataforma.
O Metallica gostou do uso de sua "Master of Puppets” no clímax da quarta temporada de “Stranger Things”. E, claro, os streams da música cresceram.
Vocês já tiveram um momento, em um show ou ouvindo uma música, em que vocês pensaram “minha vida nunca mais será a mesma depois disso”? Bono, do U2; Robert Smith, do The Cure; Boy George, do Culture Club; Nick Rhodes, do Duran Duran; Mick Jones, do The Clash e Dave Gahan, do Depeche Mode; são apenas alguns que já disseram que a performance de David Bowie no programa Top of the Pops, em 1972, cantando “Starman”, foi um destes momentos. Pois bem, o video e o audio daquele momentos foram recuperados, restaurados e o resultado é este:
Carlos Santana desmaiou no palco de um show em Michigan. Tudo bem com ele.
Já que Axl Rose não tem aguentado cantar as notas mais altas das canções do Guns N’ Roses na atual turnê, levando a banda inclusive a cancelar datas, que tal chamar uma ajuda? No show em Londres foi Carrie Underwood:
Três músicas de Michael Jackson, que fazem parte de seu disco póstumo “Michael” foram retiradas das plataformas de streaming. A suspeita é que os vocais não sejam do Rei do Pop, mas de um imitador.
“Você tem que ter abusado de muitas substâncias para ser tão estúpido e estar tão desconectado do bem sobre o mal ao invés de apoiar o mal sobre o bem.” Ted Nugent, ao comentar a decisão de Billie Joe Armstrong, de renunciar à sua cidadania americana depois da decisão da Suprema Corte, que proibiu o aborto no país.
Dave Rowntree, baterista do Blur, está lançando sua carreira solo com este single, “London Bridge”:
O CCXP Awards, evento que premia as melhores séries brasileiras e estrangeiras, acontece no dia 15 de julho, com transmissão online.
Joe Rogan, aquele do podcast do Spotify, rejeitou uma oferta para entrevistar Donald Trump, “porque ele não é um apoiador de Trump”.
O podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, que eu recomendei aqui, virou febre na podosfera e chegou ao mundo real, com gente indo visitar a casa, Instituto Luisa Mell indo resgatar os cachorros abandonados por lá e muito mais. O Buzzfeed fez um apanhado do que tem rolado por aí. O próprio Chico Felitti, criador do podcast, falou sobre isso ao Papel Pop e ainda deu spoilers do que vem por aí.
O infame uniforme de Batman usado por George Clooney no filme “Batman & Robin” (aquele dos mamilos) vai ser leiloado. Lance inicial: 400 mil dólares.
Quem lembra do LimeWire? Pois então, ele foi relançado em um outro formato.
Você tem um pênis grande? Mora no Reino Unido? Então corra porque você pode estar sendo procurado para uma nova série.
A Disney vai perder os direitos sobre o Mickey? Entenda.
SEÇÃO “CANCELADOS”:
Como se não bastasse tudo que Tina Turner sofreu nas mãos dele, agora foi a cantora P.P. Arnold, que integrou a banda de Ike and Tina Turner, quem vem a público dizendo que o músico, morto em 2007, a estuprou.
Macy Gray disse, no programa de Piers Morgan, que mulheres trans não são mulheres.
Woody Allen está planejando um filme em francês, mas ainda não tem financiamento.
E lá vai o Morrissey de novo arrumar mais treta: agora é com a letra de uma música, “Bonfire of Teenagers”, que faz alusão ao massacre durante um show de Ariana Grande em Manchester e usa uma letra do Oasis para isso.
PARA VER NO STREAMING
Série “Menudo: Sempre Jovens”
Sabe aquele momento em que você diz “finalmente fizeram um filme/série sobre isso”? Tenho certeza que vocês já tiveram algum ao dar de cara com algum assunto recontado pela dramaturgia ou por um documentário. Pois eu tive um destes momentos quando soube que “Menudo: Sempre Jovens” estrearia no HBO Max.
Não que eu tenha sido um fã do grupo. Longe disso. Até consigo cantar umas cinco músicas, que aprendi depois de velho, mas o fato é que Menudo foi não só um fenômeno inigualável na América Latina, como criou um formato que seria repetido ao redor do mundo nas décadas seguinte e até hoje: a boy band.
E para deleite dos fãs e dos curiosos em geral, está tudo lá. A idéia original de Edgardo Vivas, o criador do grupo, o sucesso estrondoso na década de 1980 e a queda de popularidade na seguinte, em meio à concorrência dos similares norte-americanos e ingleses, além de uma espécie de auto-sabotagem, quando acusações de assédio sexual e moral vieram à tona, integrantes foram presos com drogas e coisas do tipo.
Não se iluda: nem tudo são flores na série. O que conta muitos pontos pra ela. Todas as acusações de assédio estão lá, recontadas por ex-integrantes que, visivelmente, trazem consigo sequelas da época em que fizeram parte do grupo. Mas também estão os dias de glória, com a banda lotando estádios em países como Venezuela, Argentina e Brasil. O que fica ao final é uma sensação de que pode até ter valido a pena para os mais de 30 integrantes que fizeram parte do projeto, mas o preço que eles pagaram foi bem alto.
Disponível no HBO Max.
COTAÇÃO: ***1/2
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Better Call Saul - 6a temporada, volume 2 - estréia dia 11 de julho na Netflix.
This Much I Know To Be True - estréia neste dia 8 de julho no MUBI.
Sem Limites - minissérie com Rodrigo Santoro e Álvaro Morte - estréia neste 8 de julho no Amazon Prime Video.
Black Bird - minissérie com Taron Egerton e Greg Kinnear - estréia neste dia 8 no Apple TV+
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
NÃO CUSTA LEMBRAR….
A edição desta semana da MALA EM VIDEO trouxe minha crítica para “Thor: Amor e Trovão”, que estreou nos cinemas nesta quinta-feira.
Lembrando que a MALA EM VIDEO é exclusiva para os assinantes pagos da newsletter.
Considere ser um assinante pago da MALA.
Só clicar aí embaixo. É baratinho. Um cafezinho por mês, vai.