MALA #103
Emmy, Elvis, O Senhor dos Anéis, Harrison Ford, Breaking Bad, David Beckham, Belle & Sebastian, Eurovision, Cat Power, Nick Cave e mais.
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Benedict Cumberbatch e Michael Fassbender, no melhor estilo “curtindo as festinhas da Hollywood”.
A SEMANA NO MUNDO POP
Saíram as indicações para o Emmy. “Succession” lidera a lista, com 25 indicações. “Ted Lasso” e “The White Lotus” vem na sequência, com 20 cada. “Hacks” e “Only Murders in the Building” tem 17 e “Euphoria” tem 16. A lista completa está aqui.
E quais foram os esnobados do Emmy?
Já aqui tem uma lista com as mais estranhas, as mais loucas e as mais surpreendentes indicações.
“Top Gun: Maverick” já é o maior sucesso da história da Paramount nos Estados Unidos. Ultrapassou “Titanic”.
Vocês já repararam que nos cartazes e promocionais em geral dos filmes que estréiam nos cinemas hoje em dia tem um “only in theaters” ou coisa similar? Isso não é coincidência. É uma campanha de Hollywood para valorizar e trazer as pessoas de volta para as salas.
Tá aí o trailer de “She Said”, sobre a investigação do New York Times que levou à queda de Harvey Weinstein e mudou Hollywood:
As cenas de Lena Headey, Peter Dinklage e Jeff Goldblum foram cortadas de “Thor: Amor e Trovão” porque não eram boas o suficiente, segundo Taika Waititi.
Já que falamos em Taika, que tal rankearmos os filmes dele?
“Bad Boys 4”? Martin Lawrence disse que nem o episódio do tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar vai impedir a produção.
Saiu o teaser para “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”:
Aaron Paul e Josh Hartnett estão no elenco da próxima temporada de “Black Mirror”.
Falando em Aaron Paul, seu personagem em “Breaking Bad”, Jesse Pinkman, foi eternizado através de uma estátua, ao lado de outra, alusiva a Walter White, na cidade de Albuquerque, no estado do Novo México.
A série documental “Gutsy”, comandada por Hillary e Chelsea Clinton, estréia em setembro na Apple TV+. Nela, as duas percorrem o país conversando com mulheres que impactaram comunidades e o país com seus trabalhos.
Já a entrevista que o Príncipe Andrew deu, em 2019, para a BBC, sobre seu envolvimento com Jeffrey Epstein, vai virar filme.
Saiu o trailer da versão de Rob Zombie para “The Munsters”:
Que tal um ranking com os filmes de Cameron Crowe?
Daniel Kaaluya não estará em “Pantera Negra: Wakanda Forever”. O bom e velho conflito de agendas.
Harrison Ford aos 80 anos de idade: quais suas 10 melhores performances no cinema?
O sonho de sua personagem Rachel, na série “Glee”, será realizado por Lea Michelle: estrelar “Funny Girl” na Broadway. E os preços dos tickets aumentaram consideravelmente após o anúncio.
Atenção fãs de “Criminal Minds”: o revival da série foi autorizado e, quando rolar, será no Paramount+.
Jamie Foxx e Dave Franco caçam vampiros no trailer de “Day Shift”, novo filme da Netflix, que estréia em agosto:
“[Tom Cruise] faz o mesmo papel há 35 anos. Não tenho respeito por isso. Não me importo com dinheiro ou poder. Eu me importo com... quando eu assisto Al Pacino ou Christopher Walken trabalhando, ou os primeiros trabalhos de De Niro e Richard Harris e Ray Winstone, esse é o tipo de ator que eu quero ser. Muitos caras que tentaram se esticar como atores.” Mickey Rourke, que aparentemente tem tudo contra o velho Cruise.
Mal estreou a segunda temporada e “Only Murders In The Building” já foi renovada para a terceira.
“This Is Us”, que como bem sabemos já acabou, vai estrear na Globo.
David Beckham vai ser tema de uma série documental na Netflix.
Ainda no setor “séries sobre esportes”, vem aí uma sobre Enzo Ferrari, o criador da indústria que leva seu nome.
Aqui, o trailer de “American Gigolo”, a série da Paramount+ baseada no filme da década de 1980, estrelado por Richard Gere. Nesta nova versão, o papel principal é de Jon Bernthal:
O livro “Liberdade”, de Jonathan Franzen, um dos grandes best-sellers deste século, vai virar série.
Chegou o que você queria! O teaser da segunda temporada de “The Kardashians”. Com direito a Pete Davidson, o novo affair de Kim, no elenco:
Vem aí uma cinebiografia de Amy Winehouse, dirigida por Sam Taylor-Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”)
Zack de La Rocha machucou sua perna no segundo show da turnê de reunião do Rage Against the Machine mas terminou o show sentado. O que, acreditamos, deve ter sido um senhor sacrifício.
Fazia tempo que eu não via um NPR Tiny Desk Concerts. Dei play nesse do Belle & Sebastian e quase não consegui parar:
Se você tinha dúvida que os anos 90 estavam de volta, que tal um show do Prodigy? A banda se apresentou no último dia 8 pela primeira vez desde a morte de Keith Flint:
Já Shawn Mendes pausou sua turnê para cuidar de sua saúde mental.
Anitta no Guinness Book? Temos.
E se eu te falar que bandas como Charlie Brown Jr e O Rappa, que não existem mais, ainda figuram no Top 200 semanal do Spotify? Todas as semanas. Surpresa? Pra mim, não.
O curador do Rock and Roll Hall of Fame foi acusado de conspiração para vender os originais da letra de “Hotel California”, dos Eagles, roubados nos anos 1970.
Aqui tem o Metallica fazendo dueto com o personagem Eddie Munson em “Master of Puppets”, na já icônica cena da série “Stranger Things”:
Aliás, “Master of Puppets” entrou no Top 100 da Billboard pela primeira vez desde seu lançamento.
Cat Power vai recriar o famoso e icônico show de Bob Dylan em Manchester no ano de 1966 em uma performance no Royal Albert Hall londrino, no mês de novembro.
E depois da versão norte-americana, vem aí a versão latino-americana do Eurovision.
Sim, vai ter série do BTS e documentário sobre o grupo nos streamings da Disney.
Marcos Mion, Linn da Quebrada e Gloria Groove serão os apresentadores da edição de 2022 do Prêmio Multishow.
E que tal Shane, filho de Taylor Hawkins, dando uma canja em um show da banda The Alive, em uma festinha em Laguna Beach? A música? “My Hero”:
Sabe a Surfer Boy Pizza, que está em “Stranger Things”? Tem pra vender no Walmart norte-americano.
O filme “Não! Não Olhe!”, de Jordan Peele, ganhou uma estranha experiência em realidade aumentada dentro do multiverso da Meta.
Sabe aquele jogo “Heardle", que você tem que adivinhar as canções, inspirado no “Wordle”? O Spotify comprou.
Quem me dá esse livro com as letras de Gilberto Gil?
SEÇÃO “CANCELADOS”:
Lembram do Armie Hammer? Pois então, ele está trabalhando em um hotel nas Ilhas Cayman. Porque os boletos nunca param de chegar….
PARA VER NO STREAMING
Doc “This Much I Know To Be True”
Não são poucos os documentários com músicos em que o enfoque é a força de suas canções, com performances intimistas, feitas especialmente para as câmeras. Eu poderia citar inúmeros exemplares desta especie aqui, mas neste momento poucos importam mais do que “This Much I Know To Be True”, em cartaz no Mubi.
Dirigido brilhantemente por Andrew Dominik, não é um documentário sobre Nick Cave, mas sim sobre a força de suas canções e a parceria, companheirismo e ligação astral que ele tem com Warren Ellis, integrante de sua banda The Bad Seeds e seu principal parceiro musical nos dias de hoje. Juntos, os dois já cometeram obras primas, como os discos “Ghosteen” e “Carnage”, feitos sob uma ótica pessimista, após a morte acidental do filho de Cave.
Entretanto, “This Much I Know To Be True” não é um doc pessimista. Mostra um Nick Cave um tanto quanto relaxado, fazendo interpretações simples e sóbrias das canções destes dois discos, ao lado de uma banda igualmente simples, com destaque óbvio para Ellis, uma espécie de faz-tudo dela, tocando vários instrumentos e dando uma ambientação ímpar para que Cave possa cantar e brilhar.
Como bônus luxuoso, ainda temos a participação de Marianne Faithfull, lendo um poema no início de uma das canções. Um doc que, apesar dos temas pesados das letras das canções, traz um pouco de esperança para cada um de nós, ao mostrar que é possível sobreviver e encontrar um outro caminho na pós-tragédia. E não é isso que todos nós procuramos neste momento?
Disponível no Mubi.
COTAÇÃO: ****1/2
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Persuasão- estréia dia 15 de julho na Netflix:
Bob's Burgers - o Filme - estréia dia 20 de julho no Disney+
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
NA MALA EM VIDEO DESTA SEMANA….
A edição desta semana da MALA EM VIDEO trouxe minha crítica para “Elvis”, cinebiografia do Rei do Rock que estreou nos cinemas esta semana.
Lembrando que a MALA EM VIDEO é exclusiva para os assinantes pagos da newsletter.
Considere ser um assinante pago da MALA.
Só clicar aí embaixo. É baratinho. Um cafezinho por mês, vai.