MALA #104
Beastie Boys, Sylvester Stallone, Halloween, Dungeons & Dragons, San Diego Comic Con, Bruna Marquezine, The Weeknd, Soccer Mommy, Lou Reed, Maya Hawke e mais
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Os Beastie Boys e Billy Idol, em 1985.
Dois detalhes:
A foto foi tirada nos bastidores de um show de Madonna
Vida longa e próspera
A SEMANA NO MUNDO POP
Esta é a semana da San Diego Comic Con, o maior evento de cultura pop do planeta. Portanto, na semana que vem teremos muitas novidades por aqui. Se você quiser acompanhar alguma coisa online, a lista completa dos painéis está no site oficial.
Falando nisso, no último fim de semana aconteceu o CCXP Awards, o prêmio criado pela CCXP, o maior evento de cultura pop do país, para premiar séries, filmes, etc. A lista dos vencedores está aqui.
Lembram da campanha feita nas redes sociais para que a Warner lançasse o tal “Snydercut” de “Liga da Justiça”? Coisa que acabou acontecendo, com aquela versão de quase 4 horas (Quase “inassistível”. Eu sofri pra chegar ao final. E vocês?). Pois então, a Rolling Stone descobriu que a tal campanha foi feita, em sua maioria, por bots. Orquestrados por quem? O próprio Zack Snyder. A mesma prática usada por certos Presidentes da República aqui e acolá.
Sylvester Stallone começou uma treta com o produtor Irvin Winkler pelos direitos da série “Rocky”.
Será que precisamos mesmo de um ranking com as 12 melhores performances de Will Ferrell?
Saiu o trailer de “Halloween Ends”, o último (será?) filme da franquia, que estréia nos cinemas…..no Halloween, claro. Confira:
Você sabia que “John Wick” seria originalmente um homem de 75 anos de idade? Só que Keanu Reeves apareceu na parada e o resto você já sabe.
O filme “Eu, Cristiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída”, que fez muito sucesso na década de 1980 por aqui foi remasterizado e vai ser relançado em determinados cinemas nesta semana no Brasil como parte das comemorações de seus 40 anos.
Semana que vem acontece o Festival de Veneza. Quais os filmes mais badalados que vão estrear por lá?
“Senhor, por favor, desligue o telefone, eu imploro. Desculpe. Eu amo o seu entusiasmo, mas não vou tolerar nenhuma calúnia de John Carpenter!”
Jordan Peele, respondendo a um fã no Twitter que o chamou de o melhor diretor de horror de todos os tempos.
Saiu o trailer de “Dungeons and Dragons”, o primeiro divulgado na San Diego Comic Con:
Começaram as filmagens de “Duna: Parte 2” e o elenco completo foi revelado: Austin Butler, Christopher Walken, Florence Pugh e Léa Seydoux são as novas adições ao elenco.
Mais um da série “Pra que?”: “Venom 3”
E o Bruce Willis, que celebrou os 34 anos do lançamento de “Duro de Matar” no topo do “Nakatomi Plaza” do filme, que na verdade é o Fox Plaza, em Los Angeles?
Temos imagens de Bruna Marquezine caracterizada no set de “Besouro Azul”:
Matthew Modine se recusa a acreditar que seu personagem em “Stranger Things”… (SPOILER). Clique para entender o porquê.
A série “Resident Evil” tomou de assalto o ranking de engajamento do Twitter nesta semana.
Chegou o “Estréias da Netflix” de Agosto.
Saiu o trailer de “The Idol”, a série de Sam Levinson e The Weeknd, com ele e Lili Rose-Depp no elenco. Em breve na HBO:
Vem aí uma série documental sobre o agora quase ex-Primeiro Ministro britânico Boris Johnson.
Um membro da equipe da série “Law & Order: Organized Crime” foi assassinado em Nova York, em uma das locações da série.
O filme dos Funko Pop agora pode ser uma série.
“The Patient” é uma nova série com Steve Carell e Domnhall Gleesson, dos mesmos criadores de “The Americans”. Em breve no Hulu e Star+:
Eddie Vedder expulsou um fã de um show do Pearl Jam em Zurique por comportamento violento.
Então, sabe “Running Up That Hill”, de Kate Bush? Já ultrapassou os 100 milhões de views no Youtube.
Vamos com mais uma sessão “Tiny Desk Concerts”? Desta vez é com uma das minhas bandas favoritas dos últimos 5 anos, o Big Thief:
Harry Styles, Olivia Rodrigo e Kendrick Lamar lideram as vendas de vinis em 2022. Mas o Top 50 está mesmo é lotado de veteranos.
O Woodstock de 1999, que já gerou um ótimo documentário na HBO, agora vai virar série na Netflix:
E os ingressos para a próxima turnê norte-americana de Bruce Springsteen que chegaram a 5 mil dólares, em função da nova política de preços dinâmicos da Ticketmaster?
Tem Lollapalooza em Chicago no próximo fim de semana e o lineup da transmissão online já saiu.
E essa versão da Soccer Mommy para “Losing My Religion”?
A nova moda agora é criticar o tom político de shows de gente como Roger Waters e Rage Against The Machine. Sobre isso, só posso dizer uma coisa: 🤷♂️
Em agosto sai “Words & Music, May 1965”, uma coletânea com material inédito e versões demo de alguns dos maiores clássicos de Lou Reed e do Velvet Underground. Como esta demo de “Heroin" - provavelmente a primeira gravada por ele:
Uma ótima entrevista com Jack White sobre seus discos gêmeos, a cultura do vinil e muito mais.
Steven Spielberg dirigiu o primeiro videoclipe de sua carreira. Foi para Marcus Mumford, do Mumford & Sons, que está lançando disco solo. A música é “Cannibal”. A produção mais do que caseira incluiu Kate Capshaw empurrando a cadeira usada por Spielberg no processo e Carey Mulligan fazendo o som e o figurino. O resultado está aqui:
O cruzamento da Ludlow Street e a Rivington Street, em Nova York, imortalizado na capa do disco “Paul's Boutique”, do Beastie Boys, deve ganhar o título de "Beastie Boys Square” em breve.
Taylor Swift pode concorrer ao Grammy 2023 com sua versão de “Red”. Entenda.
Maya Hawke, que você conhece pela série “Stranger Things” e talvez não saiba que é também cantora, lançou um ~polêmico~ clipe esta semana para “Therése”. O enredo do clipe é: uma orgia na floresta interrompida pela polícia. Assista:
“Com todo o respeito ao The Weeknd ou Drake ou qualquer um deles, sou muito, muito, muito mais importante do que qualquer um deles jamais será, não importa quantos bilhões de streams eles tenham. Há coisas acontecendo aqui que são fundamentalmente importantes para todas as nossas vidas.”
Roger Waters, mandando ver na humildade.
SEÇÃO “CANCELADOS”:
O advogado do diretor Roman Polanski vai renovar o pedido para que o diretor seja sentenciado à revelia no caso de estupro de 45 anos atrás.
Sabe o Joe Rogan? Aquele do podcast que provocou a saída de Neil Young e outros artistas do Spotify? Pois então, ele continua aprontando e falando atrocidades.
MERCADO, ETC
Saíram os resultados do segundo trimestre da Netflix e a empresa registrou uma perda de cerca de 970 mil assinantes. É muito, mas é abaixo dos 2 milhões que eles projetavam.
Ainda Netflix: o cerco está fechando para você que compartilha senha da plataforma: mais cinco países foram adicionados ao novo plano de compartilhamento de senha.
O Crunchyroll, streaming especializado em anime, anunciou uma redução nos preços de suas assinaturas no Brasil.
Adele, Ed Sheeran e Dua Lipa são apenas alguns dos responsáveis pelos mais de 700 milhões de dólares gerados com a exportação da música britânica no ano de 2021 - um récorde.
Para quem reclamava do visual e da usabilidade do Amazon Prime Video, ele mudou. E para melhor.
O Instagram, o TikTok e o Youtube já são a principal fonte de notícias dos adolescentes britânicos, de acordo com o órgão regulador da mídia por lá. BBC está abaixo na lista.
“Definitivamente, TV linear vai chegar ao fim nos próximos cinco a 10 anos”.
Reed Hastings, CEO da Netflix, ao discutir os resultados financeiros e de assinantes da empresa.
PARA VER NO YOUTUBE
Canal “Rick Beato”
Não sei quanto a vocês, mas eu passo muito tempo no Youtube assistindo a videos de canais diversos que assino. Sobre cinema, sobre séries, canais de hard news e sobre música. E ando viciado no canal do Rick Beato.
Primeiro, as apresentações: Rick é um músico, produtor e engenheiro musical norte-americano. Talvez você não o conheça de nome porque ele sempre foi músico de estúdio e não tem muitos trabalhos famosos. Sua fama veio mesmo quando um video em que ele mostrava o ouvido absoluto de seu filho atingiu 1 milhão de views. Rick decidiu então criar seu canal para falar de música.
Em seu canal, Rick Beato faz um pouco de crítica, com a propriedade de quem é bacharel em música pelo Ithaca College e mestre em estudos de jazz pelo New England Conservatory of Music. Mas o grande atrativo do seu canal são as análises técnicas de canções, solos de guitarras, discos e até mesmo de músicos.
O quadro “What Makes This Song Great”, portanto, nos mostra, tintim por tintim, porque uma canção é sensacional. Nele, Rick esmiuça os acordes, as progressões, as letras, as instrumentações, as produções e nos ensina que nem sempre é necessária uma progressão de acordes complexa ou multicamadas para que uma canção seja boa. Assistam, por exemplo, o video em que ele enumera (e toca) suas três canções de dois acordes prediletas.
Ah sim, Rick também entrevista artistas. Sting, Pat Metheny, Eric Johnson e Peter Frampton são apenas alguns dos nomes que já passaram por lá. Um canal para quem gosta de música, de canções e quer entender porque gosta.
Para assistir ao canal de Rick Beato, clique aqui.
PARA NÃO OUVIR NO STREAMING:
“18” - Jeff Beck e Johnny Depp
Fui dar uma chance a esse disco e achei tudo muito chato, datado e sem sal. Estou ficando chato, datado e sem sal ou o disco é isso mesmo?
Não ouviu? Tá aí. Ouça por sua conta e risco:
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Agente Oculto- estréia dia 22 de julho na Netflix:
Maldito Rap - estreou dia 21 de julho no HBO Max:
Pacto Brutal: o Assassinato de Daniella Perez - estreou no dia 21 de julho no HBO Max:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
NA MALA EM VIDEO DESTA SEMANA….
A edição desta semana da MALA EM VIDEO trouxe minha crítica para “Crimes do Futuro”, o novo - e polêmico - filme de David Cronenberg, que está em cartaz em cinemas selecionados de algumas cidades e entra na plataforma Mubi na próxima semana.
Lembrando que a MALA EM VIDEO é exclusiva para os assinantes pagos da newsletter.
Considere ser um assinante pago da MALA.
Só clicar aí embaixo. É baratinho. Um cafezinho por mês, vai.