MALA #105
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Willie Nelson, John Belushi e um integrante dos Hell's Angels compartilhando um cigarrinho bem inocente em 1980. Você acha que é um baseado? Mas por que você acha isso?
A SEMANA NO MUNDO POP
E então aconteceu a San Diego Comic Con, com muitas novidades, datas de lançamentos e anúncios de novos filmes e séries. O painel mais esperado foi mesmo o da Marvel e Kevin Feige não decepcionou, anunciando todos os filmes e séries que farão parte da Fase 5, como adiantou alguma coisa da fase 6, incluindo aí o reboot de “Quarteto Fantástico” e mais dois filmes dos Vingadores. Mas não foi só isso. Teve novidade sobre “The Walking Dead”, “Sandman”, “See”, “Adão Negro” e mais. Aqui tem um bom resumo de tudo o que rolou por lá, com direito a trailer mil.
E pelo menos um dos novos filmes dos Vingadores já tem diretor escolhido.
Falando em “Sandman”, Neil Gaiman falou nas redes sociais sobre sua relação com o país e a adoração dos brasileiros por seu clássico.
Os irmãos Russo estão sugerindo Regé Jean-Page para assumir o papel de James Bond.
Já imaginaram Keanu Reeves como Batman? Ele já.
Cate Blanchett é a estrela de “Tár”, filme de Todd Field que estréia em outubro sobre uma maestrina que se torna a titular de uma importante orquestra alemã. Oscar bait? Talvez:
Margot Robbie, que um dia fez parte da novela australiana “Neighbours”, confirmou que vai fazer uma participação especial no último capitulo dela, que vai ao ar neste fim de semana. Outros artistas que fizeram parte do elenco, como o ator Guy Pearce e as cantoras Kylie Minogue e Natalie Imbruglia também estarão lá.
Demorou, mas Chris Rock fez piadas sobre o incidente no Oscar com Will Smith.
Você já assistiu ao filme “X”? Não? Ele estreou esta semana no Brasil. Pois toma que a continuação, “Pearl”, já tem trailer:
E “Agente Oculto”, na Netflix? Você já assistiu? Não? Então corre porque já tem sequência e spinoff sendo produzidos.
O BAFTA divulgou suas regras de eligibilidade e datas para as indicações para seu prêmio de 2023.
Temos o lineup completo do Festival de Toronto - tradicionalmente o evento que dá start à temporada do Oscar, estreando os filmes que estarão nas premiações do próximo ano. Teremos novos filmes de Steven Spielberg, Sam Mendes, Sarah Polley, Tyler Perry e Darren Aronofsky, entre outros.
Já “Killers of the Flower Moon”, o novo Martin Scorsese, não vai ser lançado em 2022. Sua estréia será em Cannes 2023.
“The Kingdom Exodus”, a terceira temporada da série “The Kingdom”, de Lars Von Trier, vai estrear exclusivamente no Mubi.
“Oppenheimer”, o filme de Christopher Nolan sobre o criador da bomba atômica ganhou seu primeiro trailer. No elenco, Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr e Florence Pugh, entre outros:
Vem aí mais uma minissérie estrelada por Kate Winslet na HBO. E com Stephen Frears dirigindo.
Com o Emmy sendo dominado por séries de serviços de streaming, fica a pergunta: por que as emissoras abertas norte-americanas ainda querem transmitir o prêmio, que é uma espécie de funeral delas próprias?
Sabe “Pacto Brutal”, a série sobre o assassinato da Daniella Perez? Se tornou a original HBO Max mais assistida no Brasil e na América Latina.
Saiu o trailer da série “A League of Their Own”, que estréia em agosto no Prime Video:
E o Joseph Quinn que foi detido em um aeroporto norte-americano mas liberado depois que o oficial do aeroporto em questão o reconheceu como Eddie Munson, de “Stranger Things”?
Saiu o trailer de “Pinocchio”, a animação de Guillermo del Toro. E é o trailer mais fofo da temporada:
Este é o video mais emocionante e importante que você vai ver esta semana. Aconteceu no último fim de semana durante o Newport Folk Festival. É simplesmente a primeira a aparição de Joni Mitchell em um palco depois de mais de 20 anos. Mitchell, notória reclusa, teve um aneurisma no cérebro em 2015 e desde então vem se recuperando. A responsável por tudo foi Brandi Carlisle, que convenceu a veterana cantora a se apresentar. E a música escolhida foi “Both Sides Now”:
Outro que saiu da aposentadoria para uma performance no mesmo festival foi Paul Simon. Aqui tem ele com a clássica “Sound of Silence”:
Rita Lee vai ser homenageada no Grammy Latino deste ano.
Saíram os indicados ao VMA 2022 e adivinhem qual artista brasileira foi indicada? Começa com A e termina com nitta.
E saiu também a shortlist do Mercury Prize britânico. Harry Styles e Little Simz estão nela.
Adele remarcou suas datas em Las Vegas, que haviam sido adiadas na véspera da estréia. O curioso é que na época se falou que teria sido em função da Covid. Agora ela esclarece que foi simplesmente porque o show não estava pronto.
Rob Halford tá P. da vida com o Rock and Roll Hall of Fame porque o Judas Priest vai entrar pra lá de uma forma diferente.
Que tal a The Linda Lindas fazendo uma cover de “Tonite”, das Go-Go's?
Não tá nada fácil a vida pro Rage Against the Machine na atual turnê norte-americana. Primeiro, Zack de la Rocha machucou a perna. Agora Tom Morello foi derrubado no palco no show de Toronto por um dos seguranças da banda para protegê-lo contra um possível ataque de uma pessoa do público.
Sim, o Pulp vai se reunir em 2023, de acordo com Jarvis Cocker.
Steve Morse deixou o Deep Purple para cuidar da saúde sua esposa.
Um dueto de Elton John e Britney Spears? Cantando “Tiny Dancer”? Pois é, vem aí.
O elenco de “Stranger Things” continua a se aventurar na música. Depois de Maya Hawke, agora é Joe Keery quem lança esta “Gloom”, sob a alcunha de Djo:
A MTV entregou o seu prêmio MTV Miaw na última terça-feira, que tem foco no mercado de influenciadores e artistas mais populares. Os vencedores estão aqui.
Mais um país vai receber o Lollapalooza a partir de 2023: Índia.
Não sei vocês, mas eu iria fácil no Farm Aid 2022. É a minha cara.
Fim da novela: o Eurovision de 2023 vai ser no Reino Unido.
MERCADO, ETC
Seguindo o que já aconteceu no Brasil, a Amazon Prime Video aumentou seus preços na Europa.
Mais de um terço do que se viu na TV nos Estados Unidos em junho foi via streaming, de acordo com a Nielsen.
A base de assinantes do Spotify cresceu 14% no segundo trimestre de 2022.
Existe uma guerra silenciosa sendo travada nos bastidores da indústria musical pelos royalties que vem dos serviços de streaming. Aqui tem mais detalhes sobre isso.
Então, sabe os filmes do “Harry Potter”, que estão lá no HBO Max? Aparentemente vão mudar de casa. Mas será que no mundo inteiro?
Vocês sabiam que tem ouro brasileiro dentro do Iphone? E que pode ser ilegal?
PARA OUVIR
Jack White - Entering Heaven Alive
Se eu falar “rock and roll” pra vocês, nos dias de hoje, é bem provável que, de bate-pronto, você vá me responder “Jack White”. O músico norte-americano é uma das principais referências do gênero nas últimas duas décadas, ao lado de nomes como Foo Fighters, e é um dos responsáveis por não deixar que esse tal de roquenrou caia no ostracismo ou se torne gênero exclusivo de sete de meia idade.
Por isso mesmo não deixa de ser curioso ouvir um disco como “Entering Heaven Alive”, que ele lançou na semana passada. Não custa lembrar que ele colocou na praça um outro disco, “Fear of the Dawn”, em abril. Este segundo, sim, um disco de rock com a guitarra na linha de frente, com os outros espaços sendo ocupados por uma criativa produção e instrumentação, vindas de um dos melhores produtores da atualidade. No caso, o próprio White.
“Entering Heaven Alive” é, digamos, um yang para o tin apresentado em abril. Aqui temos canções contidas, compostas ao piano e ao violão e orientadas para que o resultado final seja palatável aos ouvidos de quem não se interessa por guitarras distorcidas. Estaria Jack White abrindo seu leque e mirando outros públicos?
Sem deixar de lado o esmero de sua produção, Jack White nos oferece uma coleção de 11 canções que soam como um alento aos ouvidos. Um respiro em tempos onde tudo parece urgente, para ser consumido de uma forma rápida. Se em “Fear of the Dawn” o clima era de arena lotada com jogo de luzes, aqui as luzes são apagadas e o volume, por incrível que pareça, é para ser abaixado. Uma heresia em se tratando de Jack White? Nem tanto. E nem é tão inédito assim em sua carreira. Alguém aí se lembra de “We’re Going to be Friends”, do repertório do White Stripes?
Aliás, um ótimo exercício para entender as intenções e os resultados alcançados por ele é ouvir “Taking Me Back (Gently)”, canção que fecha este disco. Trata-se de uma versão meio ragtime da mesma canção que abre o disco anterior. Percebe?
OUÇA:
COTAÇÃO: ***1/2
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Paper Girls - estréia dia 29 de julho no Prime Video:
Pretty Little Liars: Um Novo Pecado - estreou dia 28 de julho no HBO Max:
Uncoupled - estréia no dia 29 de julho na Netflix:
Crimes do Futuro - chega no Mubi nesta sexta
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?