MALA #106
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Ah, os loucos anos 80…
Aqui, os artistas John Sex, Jean Michel Basquiat e Keith Haring em 1984.
Não, você não viu errado. É uma camisa do Vasco.
A SEMANA NO MUNDO POP
O filme “Batgirl”, que estava em fase final de pós-produção foi cancelado pela Warner. “Batgirl” já estava 100% filmado ao custo de 90 milhões de dólares e iria estrear direto no HBO Max. Os diretores do filme se manifestaram sobre o assunto. E isso é só mais uma das muitas crises dentro da Warner nos dias de hoje, depois da fusão com a Discovery. A empresa inclusive já anunciou que os serviços HBO Max e Discovery vão se fundir a partir do verão norte-americano de 2023. Mas, para minha alegria, uma boa notícia: pelo menos o Pacificador não está nos planos de ser cancelado.
Sylvester Stallone continua com a treta pra cima do produtor da série “Rocky”. Agora foi por conta do possível spinoff com o personagem Drago. Sobrou até pra Dolph Lundgren, que minimizou os fãs dos dois, dizendo que eles “já estão em contato” para esclarecer.
Reese Witherspoon ainda sonha com um “Legalmente Loira 3”. Segundo ela, “Top Gun: Maverick” a inspirou.
“Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” é o primeiro filme da A24 - a produtora queridinha dos indies cinéfilos - a atingir a marca de 100 milhões de dólares em bilheteria em todo o mundo.
Falando nisso, os diretores Daniels estão trabalhando no piloto de uma comédia surrealista para o canal Showtime. Steven Yeun produz e estrela.
Um remake de “Matador de Aluguel”, filme de 1989 com Patrick Swayze, está sendo preparado para a Amazon Prime Video. Jake Gyllenhall encabeça o elenco.
Arnoldão Schwarzenegger está fazendo 75 anos. Quais suas dez melhores performances no cinema?
O próximo filme de Martin Scorsese, depois de “Killers of the Flower Moon”, vai ser “The Wager”, novamente com Leo di Caprio e ambientado no Brasil do século 17.
Aparentemente, o espólio de Marilyn Monroe aprovou Ana de Armas no papel principal de “Blonde”.
Confirmados os boatos: Lady Gaga estará mesmo em “Coringa 2”, que será um musical.
O Festival de San Sebastian anunciou seu lineup. Novos de Sebastián Lelio e Hong San-Soo na competição.
Por que será que Michael Keaton não assistiu muitos filmes do Batman ao longo das últimas décadas?
Saiu o trailer de “Andor”, a nova série da franquia Star Wars, que esperamos ser bem melhor do que “Obi Wan Kenobi”:
Vem aí uma série “Cinema Paradiso”, com produção de Giuseppe Tornatore. Mais uma da série: pra que?
A Netflix processou os produtores do musical de “Bridgerton” por infringir a lei de copyright.
Aconteceu: Joseph Quinn, o Eddie Munson, de “Stranger Things”, tocou com o Metallica. Por enquanto no backstage, mas boto fé que em breve no palco.
Já “The First Lady” foi cancelada depois de uma temporada.
Cyndi Lauper vai estrelar uma série na Amazon Prime Video.
Saiu o trailer da quarta e última temporada de “Atlanta”:
Vem aí um reboot de “Todo Mundo Odeia o Chris”, em animação.
A HBO Max disponibilizou a série “Game of Thrones” em qualidade 4K. Corre pra assistir, porque do jeito que as coisas andam lá pelos lados da Warnermedia, sei lá o que pode acontecer….
Agora que um mês se passou, já podemos dizer que a quarta temporada de “Stranger Things” não conseguiu quebrar o récorde de “Round 6” como a série mais assistida em todos os tempos na Netflix.
Vicente Amorim será o diretor da série “Senna”, descrita como a mais ambiciosa produção da Netflix na America Latina.
Quem diria que “American Horror Story” chegaria à sua 11a temporada….
Quais as bandas campeãs de bilheteria nos últimos 40 anos? Uma pesquisa da Pollstar mostrou quais artistas venderam mais ingressos nesse período.
Sempre gostei do Heart. Por isso, quando apareceu esse video da Ann Wilson cantando “Bridge of Sighs”, do Robin Trower, com a participação de ninguém menos que Warren Haynes na guitarra, eu parei pra ouvir:
Outra que parei pra ouvir: “When The Levee Breaks”, do Led Zeppelin, com o Porno for Pyros e Billy Corgan no Lollapalooza Chicago, no último fim de semana:
E o tanto que o disco da Beyoncé está sendo tratado como obra-prima? Mas nem tudo são flores. A letra de uma das canções (“Heated”) foi alterada, em função do backlash provocado pela cantora Kelis. E Monica Lewinsky entrou na onda, pedindo que a letra de uma outra canção - “Partition” - , mais antiga, que faz referência a seu caso com Bill Clinton, fosse alterada.
E Diane Warren, a compositora multi-premiada, foi ao Twitter para perguntar como é que 24 pessoas podem ter crédito de compositor em uma só música - no caso, “Alien Superstar”, do “Renaissance”. Mas depois ela já se desculpou, disse que ama Beyoncé, yada yada yada.
E já que Kate Bush está na crista da onda, que tal uma lista com as dez melhores canções dela?
Pelo menos uma artista rema na contramão da atual trend de venda de catálogos musicais: Madonna.
Teve uma época que, quando um artista vinha ao Brasil, a imprensa amava falar sobre as exigências de camarim. Pois bem, vem aí o Rock in Rio e, com ele, o Guns N’ Roses. E suas exigências de camarim.
E o Metallica continua a surfar na onda “Stranger Things”. Agora foi uma linha de produtos Metallica/Hellfire Club.
Um single novo de John Cale é sempre motivo pra gente comemorar. Ouçam “Night Crawling” e seu clima bem noturno:
Uma nova lei na Georgia que amplia as áreas onde se pode carregar armas livremente fez com que os organizadores do festival Music Midtown, que teria Jack White e Fall Out Boy no lineup, cancelassem o evento.
E a Amazon Prime Video que confundiu o Motley Crüe com o Steel Panther em uma arte de um documentário? Bom, mas considerando a estética das duas bandas….eu até perdôo.
Na rusga BTS x Serviço Militar da Coréia do Sul, uma vitória para o grupo.
Um em cada cinco clubes do Reino Unido fechou nos últimos cinco anos.
Quem quer me dar essa caixa com as trilhas dos filmes de John Hughes?
Você, endinheirado que é, compraria as jóias de Elvis Presley em um leilão?
E esse novo boneco do Lemmy? Quero:
MERCADO, ETC
O TikTok está criando um app de streaming de música?
O Winamp, o mais popular player de MP3 dos anos 1990, está de volta.
Já o Soundcloud está cortando 20% de seus funcionários.
PARA ASSISTIR NO STREAMING
PISTOL
Direção: Danny Boyle
Elenco: Toby Wallace, Sydney Chandler, Christian Lees
“Pistol”, a minissérie de Danny Boyle sobre os Sex Pistols, é mais uma cinebiografia de estrelas da música que merece a ressalva: cinebiografia não é documentário.
Digo isso porque os fãs, historiadores e demais conhecedores da vida e da obra da banda símbolo do punk rock inglês poderão estranhar algumas decisões tomadas por Boyle em direção ao melhor entretenimento, mas que não correspondem totalmente à realidade do que aconteceu. E, em se tratando de Sex Pistols, que teve uma carreira curta, bastante falada, discutida e esmiuçada ao longo das últimas décadas, é bem provável que até mesmo quem não é ligado em rock saiba que algumas histórias ali contadas não são verdadeiras.
Mas, se você deixar isso de lado e embarcar na série, será recompensado com seis deliciosos episódios que não só recontam a origem, ascensão e queda da banda, como será teletransportado para a Inglaterra da segunda metade da década de 1970 e vivenciará uma das épocas mais frutíferas para os costumes do velho mundo, em especial aquela época em que a música podia mudar tudo.
Baseada livremente nas memórias do guitarrista Steve Jones - e por isso mesmo com um foco um pouco diferente do que conhecemos por aí, com John Lydon e Sid Vicious roubando as atenções - “Pistol” tem algumas performances que se destacam, começando por Thomas Brodie-Sangster interpretando um visionário e sonhador Malcolm McLaren, o empresário da banda. Outros que se destacam no elenco são Louis Partridge como John Lydon; Maisie Williams, como Pamela Rooke, uma das fãs-símbolo da banda; e Sydney Chandler como Chrissie Hynde, a cantora dos Pretenders, que trabalhou na loja “Sex”, acompanhou o início da banda, teve um caso com Steve Jones e desempenhou um papel crucial no início da banda, ainda que na série esse papel seja um pouco exagerado na série.
Entretenimento de primeira com uma direção e uma estética mais do que agradáveis, “Pistol” é obrigatório para quem gosta e respira rock, mas também é uma ótima dica para quem quer conhecer um pouco desta parte da história do mundo, já que hoje é bem difícil a música mudar algo.
ONDE: A partir do dia 31 de agosto no Star+
COTAÇÃO: ****
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Sandman - estréia dia 05 de agosto na Netflix:
Luck - estréia dia 05 de agosto na Apple TV+:
Memória - estréia dia 05 de agosto no Mubi:
Predador: a Caçada - estréia dia 05 de agosto no Star+
NA MALA EM VIDEO…
Falei sobre a brilhante série “Better Call Saul”, que depois de seis temporadas está chegando ao fim (faltam apenas dois episódios).
A MALA EM VIDEO é uma exclusividade dos assinantes pagos da MALA.
Considere ser um. Colabore com a produção de conteúdo independente. É baratinho, vai. Um cafezinho por mês.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?