Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Bowie, Sarandon e Deneuve, na década de 1980. Não precisamos dos primeiros nomes, certo?
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
A gente adora uma fofoca, não é? Então estamos todos adorando o que está acontecendo nos bastidores de “Não Se Preocupe, Querida”, o novo filme de Olivia Wilde, envolvendo ela mesma, o ator Shia LaBeouf, que saiu do filme, Florence Pugh, a estrela do filme; e Harry Styles, astro do filme e namorado de Wilde na vida real. O resumo de tudo está aqui.
Mas LaBeouf não está em baixa. Emplacou um papel em “Megalopolis”, o novo Francis Ford Coppola.
E já que falamos de atores problemáticos, Mary Harron, a diretora de “Dalíland”, disse que Ezra Miller não será cortado de seu filme e que ele não deu problemas no set de filmagens. “Dalíland” é o filme que encerra o Festival de Toronto deste ano.
O último fim de semana nas bilheterias americanas já está sendo considerado um dos mais catastróficos da história. Foi o pior desde maio de 2021, quando ainda estávamos vivendo sob a Covid. Dá pra perceber. Tá ruim de estréia nos cinemas por aqui também….
A coisa tá tão feia que a Sony resolveu relançar “Homem-Aranha: SemVolta Para Casa” em uma versão estendida nas salas de cinema.
Está nos Estados Unidos? Amanhã é o National Cinema Day e as salas vão vender ingressos a 3 dólares.
Estragaram a minha infância: o Ursinho Pooh agora é personagem de um filme de terror/slasher:
Vem aí um novo “Um Tira da Pesada” na Netflix. E Joseph Gordon-Levitt estará nesta empreitada, ao lado de Eddie Murphy.
Cinco anos depois, Rian Johnson está mais orgulhoso do que nunca de “Os Últimos Jedi”. Por que? Entenda.
Nicholas Cage em um filme da A24? E produzido por Ari Aster, diretor de “Hereditário”? Já estou fichado.
“Blonde” ainda nem estreou e Ana de Armas já veio reclamar dizendo que a censura do filme (NC17 nos Estados Unidos) é injusta e tem muito mais filme por aí com mais cenas de sexo que não tem esse rigor. Lembrando que este é o primeiro filme NC17 da Netflix.
“Cidade de Deus” está completando 20 anos. Aqui, como ele mudou a cara e a história do cinema brasileiro.
O diretor Ruben Ostlund prestou um tributo à atriz Charlbi Dean, estrela de seu filme, “Triangle of Sadness”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. Dean faleceu esta semana, vítima de uma doença misteriosa.
Será que vem aí uma sequência de “Não! Não Olhe!”? Jordan Peele disse que é possível, já que a história não foi toda contada. Eu falei sobre o filme na MALA EM VIDEO da semana passada:
Chris Rock recusou um convite para voltar a apresentar o Oscar. Segundo ele, seria como se a esposa de OJ Simpson, asassinada pelo ex-jogador da NFL, voltasse ao restaurante onde eles foram antes do crime.
Uma matéria sobre como os principais festivais na Europa estão levando os documentários mais a sério.
“Halloween Ends”, cujo título sugere que é o último filme da franquia, pode não ser isso.
O DC Fandome, aquele evento online em que a DC anunciava seus lançamentos, não vai acontecer em 2022. O comunicado oficial diz que a empresa quer focar em eventos presenciais, mas eu tô apostando que é por outro motivo.
No último domingo aconteceu a entrega do VMA, o prêmio da MTV para os melhores da indústria da música (ainda que a emissora não seja mais de música, mas a gente aceita a licença poética). Taylor Swift levou o principal troféu da noite, o de “Melhor Video do Ano” e a minha, a sua, a nossa Anitta fez história ao ser a primeira artista brasileira a ser premiada com um astronauta de prata na cerimônia principal, por “Envolver”. Confira aqui a lista dos premiados.
Aqui tem um “melhor e pior” do que aconteceu na noite de domingo. Aqui tem uma crítica da cerimônia, que sentiu falta de muita gente graúda da indústria.
E a performance de Anitta na noite foi eleita a terceira melhor do VMA 2022. Já a audiência do evento foi ligeiramente melhor do que no ano passado.
E será que os aplausos para Johnny Depp foram fake?
Uma das idéias mais loucas para adaptações de “Sandman” que não foram pra frente era a de Michael Jackson como Morpheus. Segundo Neil Gaiman, isso foi cogitado na década de 1990.
Aqui o trailer final de “Weird”, a cinebiografia de “Weird” Al Yankovic, estrelada por Daniel Radcliffe:
Megan Thee Stallion estará em “She-Hulk”. Em algum momento no futuro.
A audiência do segundo episódio de “A Casa do Dragão” foi maior do que o primeiro. E a série já foi renovada para uma segunda temporada.
E Barbie Ferreira vai estrelar, ao lado de Ariana DeBose, o thriller psicológico “House of Spoil” na Prime Video.
Aqui a lista “Lançamentos na Netflix” de setembro.
Lembram da série “The Vow”, da HBO, que investigava o culto da seita NXIVM? Pois bem aí ”The Vow Part Two”.
A Variety publicou uma lista recentemente com os piores finais de série da história. E “Família Dinossauro” estava entre elas. Mas os produtores e os fãs protestaram.
Como assim você não viu a lista???? Já vou dizendo que discordo de vários. O primeiro lugar então, é um absurdo….
E que tal o trailer da série espanhola “Santo”, da Netflix, com Bruno Gagliasso no elenco?
Win Butler, do Arcade Fire, foi acusado de assédio sexual por quatro pessoas, entre 2016 e 2020. Em função disso, rádios do Canadá pararam de tocar músicas da banda. E Feist, que chegou a abrir alguns shows da atual turnê do Arcade Fire na Europa, comprometeu-se a doar todos os rendimentos obtidos com suas vendas de mercadorias para a Women's Aid. Mas depois ela acabou cancelando as datas.
E o mundo vai parar no dia 21 de outubro, quando Taylor Swift lançar seu novo álbum, ”Midnights”, inspirado em algumas noites de insônia que a assombraram por sua vida.
O Fugees cancelou a turnê de reunião que faria agora. O motivo? Pras Michel foi condenado por lavagem de dinheiro na Malásia.
Demi Lovato, que está no Brasil para shows, estreou no Top 10 da Billboard com seu “Holy Fvck”. Foi o oitavo disco dela consecutivo a entrar para o Top 10.
Aliás, um dos shows de Demi no Brasil é no Rock In Rio, que começa nesta sexta-feira. E aqui tem uma matéria sobre como os altos preços de passagens aéreas e hotéis no Rio de Janeiro espantaram muita gente do festival.
O novo disco do Gorillaz terá participações especiais de Bad Bunny e Stevie Nicks, entre outros.
E já temos uma nova música do Arctic Monkeys, bem na linha do que eles fizeram no disco anterior:
Aproveitando, quais as dez melhores músicas do Arctic Monkeys?
Madonna é a primeira mulher a ter um álbum no Top 10 da Billboard em todas as décadas desde os anos 1980.
Saíram os indicados ao Prêmio Multishow. Anitta e Gloria Groove lideram. Lembrando que o Prêmio também tem um juri especializado que escolhe outras categorias.
E essa galera que espalhou cartazes procurando Rihanna, já que ela não lança nada novo desde 2016?
E a Britney que divulgou um audio de 22 minutos (um podcast?) falando que a tutela quase acabou com sua vida.
E o Leonardo Di Caprio que se separou da namorada e o mundo se lembrou da teoria dos 23 anos? Não sabe qual é? Clique aqui.
SEÇÃO “CANCELADOS”
O novo livro de JK Rowling terá uma personagem assassinada depois de ser acusado de transfobia. O livro foi escrito antes mesmo de Rowling ser cancelada.
“Eu não quero morrer nos Estados Unidos”.
Ozzy Osbourne, explicando porque vai voltar para sua terra natal, o Reino Unido.
MERCADO, ETC
A Warner está a procura de um novo chefe para o DC Studios. Dan Lin, produtor de “Lego Batman” é o favorito até agora. Enquanto ele não é confirmado, aqui tem uma lista dos pepinos que ele vai ter que enfrentar no futuro bem próximo.
O Snap (ex-Snapchat) anunciou a demissão de 20% de seus funcionários e o encerramento de sua divisão de produção de conteúdo original.
Você sabe quanto tempo tem passado na Netflix?
PARA ASSISTIR NO CINEMA
“MARTE UM”
Direção: Gabriel Martins
Elenco: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião, Rejane Faria
Tudo deu errado, mas tudo vai dar certo. Esta frase é uma das possíveis interpretações para “Marte Um”, filme produzido pela mineira Filmes de Plástico e dirigido por Gabriel Martins, que faturou 5 Kikitos no Festival de Gramado deste ano (incluindo o de Melhor Roteiro) e que está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Mas para não ficarmos apenas na primeira camada, “Marte Um” é um estudo sobre os dilemas que uma família negra de classe baixa vive no Brasil dos dias de hoje. Dilemas que acabam por ser muito próximos das vidas da maioria de nós, e por isso mesmo são de fácil identificação. Assim, o intuito de Gabriel Martins aqui não é outro senão fazer com que nos identifiquemos e nos emocionemos em muitos momentos das quase duas horas de projeção, de uma forma oposta à da emoção barata. Aqui a emoção tem um propósito.
A família de “Marte Um” é composta pelo pai, Wellington (Carlos Francisco), porteiro de um prédio, que luta contra o alcoolismo; a mãe, Tércia (Rejane Faria, a melhor do elenco), diarista, que após um determinado incidente, acredita estar amaldiçoada; a filha Eunice (Camila Damião), estudante de direito, que quer sair de casa e morar com a namorada, mas reluta em contar a verdade para os pais; e o filho mais novo, Deivinho (Cícero Lucas), que sonha em ser astrofísico, mas precisa conviver com o desejo do pai, que quer que ele seja jogador de futebol.
E aí, nestas idas e vindas da vida da família Martins (não por acaso o mesmo sobrenome do diretor), o cotidiano vai ficando cada vez mais cruel e o que parecia, em muitos momentos, ser apenas um conjunto de situações comuns para a vida de qualquer família trabalhadora brasileira, vai se degradando e chegando a situações limítrofes, ameaçando até mesmo o seio familiar. Os Martins vão caminhando para o fundo do poço, em função de uma série de acontecimentos que levariam qualquer um de nós a apelar para a religião e pensar “o que eu fiz de errado pra Deus me dar este castigo”?
Construído a partir de um sonho do diretor, “Marte Um” teve seu roteiro escrito em 2014 e, por isso mesmo, as menções à eleição de Jair Bolsonaro e à era em que vivemos, só foram inseridas depois, mas foram o toque final para que o filme encontrasse seu rumo. Ao fazer a analogia com o momento do Brasil, Gabriel Martins parece querer nos dizer que, em 2018, tudo começou a dar errado, mas que vai dar certo em algum momento. Seja para a família Martins, seja para nós todos. E, cá entre nós, não dá pra deixar de acreditar que a partir de outubro as famílias Martins de todo o país terão a esperança impressa em suas almas.
ONDE: nos cinemas de todo o Brasil.
Confira na programação da sua cidade ou no instagram da Embaúba Filmes.
COTAÇÃO: ****
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder - estréia neste 02 de setembro no Amazon Prime Video.
O Diabo em Ohio - estréia na Netflix dia 02 de setembro:
Um Lugar Bem Longe Daqui - estréia nos cinemas do Brasil esta semana.
O QUE MAIS EU ANDO FAZENDO….
RÁDIO 98FM.
Se você está lendo isso na sexta-feira, dia 02, pela manhã ou no início da tarde, venha me ouvir ao vivo na Rádio 98FM a partir das 15h30. O assunto? O Rock In Rio, que começa hoje. Para ouvir (e ver) a 98, clique aqui.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Muita coisa boa na edição. Valeu!