MALA #111
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua. Considere ser um assinante pago:
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Subscribed
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Os guitarristas Jeff Beck, Eric Clapton, Jimmy Page, Brian May e a Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira. Mais uma da série “imagina o papo…”
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
“Marte Um”, que eu falei aqui na semana passada (“MALA #110”) será o representante brasileiro na luta por uma vaga no Oscar. Mais sobre ele lá embaixo.
A exibição de “The Whale”, novo filme de Darren Aronofsky, no Festival de Veneza, levou Brendan Fraser, o protagonista, às lágrimas, depois de 6 minutos de aplausos de pé.
Outro que foi aplaudido de pé: Colin Farrell, um dos protagonistas de “The Banshees Of Inisherin”, novo filme de Martin McDonagh, diretor do ótimo “In Bruges”.
“Armageddon Time”, com Anne Hathaway, Anthony Hopkins e Jeremy Strong, dirigidos por James Gray, ganhou trailer esta semana:
“Top Gun: Maverick” já é a quinta maior bilheteria da história dos Estados Unidos. Passou “Pantera Negra”.
Viola Davis vem ao Brasil ainda neste mês para promover “A Mulher Rei”.
A produção da série “The Crown” deu uma pausa nas filmagens da temporada 6, em homenagem à Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira.
A Netflix divulgou o trailer do filme “Luckiest Girl Alive” que conta a história de uma jornalista que é obrigada a confrontar seu passado. Mila Kunis estrela.
“Euphoria”, “Stranger Things” e “The White Lotus” foram as maiores vencedoras do Creative Arts Emmy 2022, no último fim de semana - uma espécie de segundo escalão ou pré-prêmio da cerimônia principal, já que nem tudo cabe nas poucas horas reservadas para o Emmy na próxima segunda-feira.
Falando nisso, aqui estão as séries que você precisa assistir até segunda-feira para acompanhar o Emmy.
E você quer previsões para o Emmy? Então toma!
A Hollywood Foreign Press Association adicionou 103 novos eleitores ao Globo de Ouro, dobrando de tamanho e aumentando a diversidade pós-escândalo.
Vem aí a temporada de outono da tv norte-americana. E aqui tem uma lista das principais novidades.
Acontece nesse fim de semana a D23, também conhecida como a Comic-Con da Disney. É o evento onde eles apresentam suas maiores novidades para os próximos meses. E a grande expectativa é sempre em cima da Marvel. Neste ano, espera-se que Kevin Feige dê mais detalhes sobre o filme do Quarteto Fantástico, incluindo aí a apresentação do elenco que fará parte do reboot, além de séries como “Invasão Secreta” e a segunda temporada de “Loki”.
Os caçadores de erros em séries encontraram um erro de chroma key no terceiro episódio de “A Casa do Dragão”:
Falando nisso, a audiência deste terceiro episódio caiu na tv americana, em comparação aos dois primeiros.
Você já viu “House of Hammer”, a série que reconta a trajetória de Armie Hammer, o ator que caiu em desgraça, e sua família? Pois aqui tem os nove momentos mais chocantes da série.
Ben Stiller e Sean Penn estão na lista de 35 pessoas banidas permanentemente de entrada na Rússia.
A Arábia Saudita e outros países do Golfo estão ordenando que a Netflix remova conteúdo não islâmico de sua plataforma.
Aqui tem uma matéria sobre a maldição dos atores de séries bem sucedidas que não conseguem emplacar carreiras sólidas em filmes.
Saiu o trailer de “Glass Onion: A Knives Out Mistery”, o segundo filme da franquia (já podemos chamar assim?) “Entre Facas e Segredos”:
Vem aí um doc sobre o lendário Abbey Road Studios, dirigido por Mary McCartney, filha do homem.
Mais um doc exibido em Veneza: “The Italian Who Invented America” sobre o diretor Sergio Leone, dirigido por sua filha Rafaella.
Aparentemente Elon Musk não gostou de “Os Anéis do Poder”, série da Amazon, empresa de seu rival na bilionariedade, Jeff Bezos. Musk disse que “Tolkien deve estar revirando no túmulo”.
Vem aí um reboot dos Teletubbies na Netflix.
Erin Moriarty, a Starlight de “The Boys” falou sobre as críticas (misóginas) que tem recebido de certa parte dos fãs da série. Eric Kirpke, o criador da série, saiu em defesa dela e não economizou palavras. 2022 e a gente ainda falando sobre esse tipo de coisa. Que vergonha….
Aliás, já que falamos de julgamento na internet, cancelamentos e tudo mais, o compay Salem, da newsletter vizinha, fez um ótimo texto sobre o estado das coisas em Hollywood, o backlash em cima de “Não Se Preocupe, Querida” e como isso se conecta conosco:
Em assuntos relacionados, Harry Styles, que está no olho do furacão desta polêmica, é também o astro de “My Policeman”, cujo trailer a Netflix divulgou esta semana:
No último sábado rolou a versão londrina do tributo a Taylor Hawkins, no estádio de Wembley. E em meio a tantos astros (Paul McCartney, Josh Homme, John Paul Jones, Geddy Lee, Alex Lifeson, Joe Walsh e Chrissie Hynde, entre outros tantos), a nova geração se destacou: Violet Grohl, filha de Dave, mandou muito bem em sua performance interpretando canções de Jeff Buckley e Amy Winehouse; e Shane Hawkins, filho de Taylor, emocionou e assombrou o mundo ao se apresentar com o Foo Fighters mostrando os mesmos trejeitos do pai atrás da bateria. Você confere as duas apresentações aqui.
E o meme da semana - Justin Bieber saindo do hotel para se apresentar no Rock In Rio - adiou os shows que faria em São Paulo na próxima semana.
E essa versão de “Panama”, do Van Halen, que Dave Lee Roth disponibilizou em seu canal do Youtube esta semana? Aparentemente com a banda em estúdio, tocando ao vivo.
John Williams deu, no último fim de semana, no Hollywood Bowl, em Los Angeles, uma prévia da trilha de “Indiana Jones 5”, durante sua performance anual “Maestro On the Movies”. “Helena's Theme”, a peça apresentada, faz referência à personagem de Phoebe Waller-Bridge no filme.
Michael Stipe fez história ao lançar sua música “Future If Future” no primeiro vinil bioplástico de 12 polegadas disponível comercialmente.
The Weeknd precisou interromper um show em Los Angeles no meio depois de ter ficado sem voz.
Acabou a batalha judicial entre Spencer Elden, “o garoto da capa de Nevermind” e o espólio do Nirvana.
Temos um novo single de Bjork: “Atopos” faz parte de “Fossora", novo disco da cantora, que chega no dia 30 de setembro.
Outro artista prestes a desembarcar no Brasil com single novo na praça é o Pixies. A canção é “Dregs of the Wine”. “Doggerel”, novo disco do grupo, sai também no dia 30 de setembro:
Os integrantes da banda country Florida Georgia Line fizeram seu último show na semana passada. Tyler Hubbard e Brian Kelley tem visões políticas opostas e decidiram dar um tempo na banda em função disso.
Aceito de presente esta edição especial de “Revolver”, dos Beatles, que Giles Martin está preparando e sai no fim do mês de outubro.
Sabe a mudança de Ozzy e Sharon Osbourne de volta para a Inglaterra? Pois vai ser documentada e mostrada em um reality show. Claro.
Paul McCartney, os Rolling Stones, Slash e outros estão leiloando guitarras Gibson em prol das vítimas da guerra na Ucrânia.
Kelly Clarkson celebrou nesta semana os 20 anos de seu título no primeiro American Idol. Sim, eu disse 20 anos.
Eu já falei aqui que o Dry Cleaning é uma das bandas que eu mais curto nos dias de hoje, não falei? Então toma mais um single deles:
PARA ASSISTIR NO STREAMING
“AS ÚLTIMAS ESTRELAS DO CINEMA”
Direção: Ethan Hawke
Durante a pandemia, o ator Ethan Hawke recebeu um convite da família de Paul Newman e Joanne Woodward: fazer um documentário sobre o casal, um dos mais queridos da história de Hollywood e com uma história de amor ímpar, como poucas vezes tivemos nesta mesma Hollywood.
O ponto de partida seriam as transcrições das conversas gravadas para uma nunca publicada autobiografia de Newman, na década de 1980. As fitas originais, com as gravações, foram destruídas por ele no início da década de 1990, mas como as transcrições estavam por aí, Hawke fez uma série de videochamadas para amigos como George Clooney, Laura Linney, Sam Rockwell, Martin Scorsese, Mario Andretti e muitos outros, para que eles “narrassem” as transcrições e assumissem os personagens.
Assim, em “As Últimas Estrelas de Cinema”, Clooney fez a voz de Newman, Linney fez a de Woodward e Hawke costura a história do casal, valendo-se de um sem número de imagens de arquivo. O resultado é uma série bastante sui generis, que não só refaz a linha do tempo dos dois, como introduz algumas novidades nesta história até então desconhecidas por muitos (eu, principalmente).
Eu não sabia, por exemplo, que toda a renda da Newman’s Own - a marca de molhos para saladas e afins criada por ele na década de 1990 - foi para a filantropia. Nem que o alcoolismo quase separou o casal, tido como dos mais sólidos da realeza hollywoodiana, apesar de o doc deixar nas entrelinhas que Newman dava suas escapulidas. Nem que Woodward (que até o início do romance dos dois era a mais famosa do duo), foi pouco a pouco diminuindo o ritmo quando as filhas demandaram sua atenção, dando espaço para que a carreira de seu cônjuge decolasse.
Entre estas histórias, estão um sem número de cenas dos filmes dos dois, comentários de bastidores, o ambiente histórico em que as obras e seus intérpretes estavam inseridos, e como sua trajetória mudou não somente a história de Hollywood, mas de como olhamos para celebridades. Fica a saudade: se existissem mais Pauls Newmans e Joannes Woodwards no universo das celebridades, teríamos, no mínimo, um pouco mais de conteúdo no mundo.
ONDE: HBO Max.
COTAÇÃO: ****
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Fim da Estrada - estréia neste 09 de setembro na Netflix:
Cobra Kai - 5a Temporada - estréia na Netflix neste 09 de setembro:
Gente de Coragem - estréia neste 9 de novembro na Apple TV+:
O QUE MAIS EU ANDO FAZENDO….
CINEMA ETC.
Nesta semana falamos sobre “Marte Um”, filme de Gabriel Martins, que será o representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar 2023. Será que gostamos do filme? (spoiler: sim!)
Ouça aqui:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?