MALA #112
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua. Considere ser um assinante pago:
Subscribed
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Subscribed
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Acreditem: foi possível, um dia, deixar Marlon Brando feio. E vou dizer que até a Elizabeth Taylor não tava lá grandes coisas nesse dia….
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
Na última segunda-feira aconteceu a entrega do Emmy, em uma cerimônia apresentada por Kenan Thompson e sem muitas surpresas nos premiados. “Ted Lasso”, “Succession” e “The White Lotus” foram as principais vencedoras da noite e a HBO foi a emissora/plataforma que levou para casa o maior número de troféus: 38 ao todo, contra 26 da Netflix. Confira aqui a lista dos vencedores.
Como sempre, temos uma lista de esnobados. E, vá lá, algumas surpresas… Mas nada se compara à esnobada de “Better Call Saul”, que teve 46 indicações e nenhum prêmio. Os fãs (eu incluído) estão fulos da vida.
E, como quase sempre, a audiência da cerimônia caiu. E não foi pouco.
E um detalhe chamou a atenção de quem assistiu à cerimônia: os discursos de agradecimentos foram acompanhados por textos na tela, enviados pelos vencedores, que agradeciam os principais parceiros e quem eles quisessem. Uma boa inovação que agradou.
Já o episódio em que Jimmy Kimmel simula estar desmaiado aos pés de Quinta Brunson durante o discurso dela gerou um buzz negativo nas redes e um pedido de desculpas por parte dele.
No último fim de semana aconteceu o D23, que é o maior evento da Disney, onde a empresa do Mickey apresenta suas novidades para a temporada. E apesar de não ter rolado a apresentação do elenco de “Quarteto Fantástico”, como os fãs da Marvel especularam durante toda a semana, muita coisa foi anunciada. Vamos às principais:
“The Marvels” teve suas primeiras imagens mostradas para o público presente no evento.
Outros trailers exibidos apenas para quem estava lá: “Echo” e “Ironheart”.
Um emocionado Harrison Ford subiu ao palco do evento para apresentar o primeiro olhar de “Indiana Jones 5'“.
A quinta temporada de “The Mandalorian” já tem um trailer:
A série de animação “Tales of the Jedi” vai contar as histórias de vários jedi cânones de “Star Wars”.
Jude Law vai fazer seu debut no universo Star Wars na série “Skeleton Crew”.
Duas novas adições para o elenco de “Captain America: New World Order”: Shira Haas e Tim Blake Nelson.
Ke Huy Quan estará no elenco de “Loki - parte 2”
O trailer que eu mais curti: “Werewolf By Night”, especial da Marvel que estréia em 7 de outubro:
“Thunderbolts”, filme que apresenta o novo time de vilões (?) da Marvel, foi apresentado. No elenco, Julia Louis-Dreyfus, Florence Pugh, Sebastian Stan e David Harbour, entre outros.
James Cameron mostrou trechos em 3D de “Avatar: The Way of Water”, que estréia em dezembro.
Ariana DeBose será a estrela da animação “Wish”, da Disney.
Tivemos o trailer de “Desencantada”, sequência de “Encantada”:
Já America Ferrera estará em “Elio”, nova animação da Pixar.
Tivemos uma apresentação da versão live action de “Branca de Neve” só para os presentes no evento.
E o esperado trailer de “A Pequena Sereia”:
“Musafa: The Lion King” é o nome da prequel do “Rei Leão” anunciada na D23.
Por fim, o trailer de “Invasão Secreta”, a série que traz Nick Fury de volta à Terra para combater skrulls:
“The Fabelmans” é o novo filme de Steven Spielberg, baseado em sua vida. Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen estão no elenco:
E quais as chances de Brendan Fraser no Oscar 2023? E de Harry Styles, por “The Policeman”?
O trailer de “A Pequena Sereia”, que você viu aí em cima, gerou uma chuva de dislikes por parte de muitos imbecis que não aceitam uma protagonista negra neste papel.
Em compensação, viralizou um video com várias crianças negras reagindo quando percebem que Ariel é negra no trailer. É o video mais emocionante que você vai ver esta semana, com certeza.
Nesta semana perdemos um mestre: Jean-Luc Godard. E aí a Paste Magazine teve a audácia de fazer esta lista com os 100 melhores filmes franceses de todos os tempos. Uma daquelas listas que, em uma roda de críticos, demoraríamos uns 100 anos para concordar, se é que isso é possível.
O documentário “All the Beauty and the Bloodshed”, de Laura Poitras, sobre a artista Nan Goldin, ganhou o Leão de Ouro do Festival de Veneza deste ano. Aqui tem a lista completa dos premiados.
Um “Baz Luhrmann Cut” de “Elvis” com 4 horas de duração? Queremos!
E saiu o trailer de “Babylon”, dirigido por Damien Chazelle, com Brad Pitt, Margot Robbie e grande elenco. Estréia só em 2023:
No próximo fim de semana (23 e 24 de setembro) acontece o TUDUM, o evento global onde a Netflix apresenta novidades. Aqui tem o lineup e um guia de como acompanhar as novidades.
O episódio de “Last Week Tonight with John Oliver” em que ele fala sobre a morte da Rainha Elizabeth II foi editado pela emissora que o exibe no Reino Unido, a Sky. E isso provocou a ira dos espectadores, que invadiram o twitter com críticas.
Adivinhem se a série “The Crown” deu uma impulsionada depois da morte da Rainha? E se você é um deles, aqui tem uma lista de episódios para você assistir e saber mais sobre ela.
E Olivia Colman falou sobre o legado da Rainha Elizabeth e se ela deu algum conselho para Imelda Staunton, que vai interpretar a Rainha na quinta temporada da série “The Crown”.
Lisa Simpson pode ser queer, segundo Al Jean, showrunner dos Simpsons.
Quentin Tarantino fez um acordo com a Miramax, no caso que envolve os NFTs de “Pulp Fiction”.
“Não use drogas pesadas e não faça filmes de super-heróis.”
Leonardo DiCaprio, dando conselho sobre carreira no cinema, para Timothée Chalamet, segundo o último.
A nova série “Criminal Minds” já tem um título e uma nova adição ao elenco.
Depois de estrear em “Funny Girl” na Broadway e ser aplaudida de pé, Lea Michele pegou Covid e teve que cancelar várias apresentações do clássico musical.
Você foi ao Rock In Rio? Não? De uma forma ou de outra, concorda com esta ou com esta listas de melhores e piores do festival?
Aqui tem uma matéria com Nita Strauss, aquela guitarrista da banda de Demi Lovato que, segundo a própria cantora, é a alma do seu novo som.
Falando em Demi, parece que a turnê “Holy Fvck” não anda muito bem pelo resto da America Latina, suscitando inclusive um post, que já foi apagado, dizendo que esta turnê seria sua última.
O site Consequence está celebrando seus 15 anos e liberou sua lista de 100 Melhores Discos de todos os tempos. O primeiro lugar na lista é uma surpresa absoluta.
Uma das personagens mais interessantes do pop - Sinead O’Connor - é o tema do doc “Nothing Compares”, que estréia dia 30 de setembro na Showtime norte-americana, depois de ter sido exibido em Sundance, no início do ano:
E já que estamos falando de grandes cantoras, saiu o trailer de “I Wanna Dance With Somebody”, a cinebiografia de Whitney Houston, com Naomi Ackie no papel principal:
Sabe o Tommy Lee, aquele do Motley Crue, da Pamela Anderson e que andou mostrando seu membro por aí? Agora está também na plataforma OnlyFans.
Essa é ótima: Simon Cowell ofereceu ao compositor e produtor Max Martin um Mercedes se o grupo 5ive pudesse ficar com a canção “…Baby One More Time” em vez de Britney Spears.
Falando nela, para a tristeza de muitos, entre eles este que vos fala, Britney Spears anunciou que não deve se apresentar ao vivo novamente.
“Deus abençoe a Rainha. Ela aguentou muito. Não tenho animosidade contra ninguém da família real. Nunca fiz. É a instituição disso que me incomoda e a suposição de que devo pagar por isso. É aí que eu traço a linha. É como, 'Não, você não vai ter férias de esqui com meu imposto.'"
John Lydon, a.k.a. Johnny Rotten, o homem que um dia escreveu a letra de “God Save the Queen”, dos Sex Pistols, em um texto publicado no britânico The Times.
MERCADO, ETC
A Netflix se associou com a Ubisoft para produzir a game mobile “Assassin's Creed” e outros.
Ainda Netflix: a plataforma está considerando abandonar seus princípios e começar a liberar episódios de suas séries semanalmente, e não mais no esquema de binge watching.
Mais Netflix: a divisão de animação da empresa demitiu 30 funcionários esta semana.
A Live Nation criou um passe para que, com o pagamento de uma mensalidade, você tenha acesso a shows ilimitados em vários clubes espalhados pelos Estados Unidos, até o fim do ano.
PARA OUVIR
“V”- Maglore
Este disco não saiu esta semana. Tampouco trata-se de uma banda nova. Entretanto, eu preciso fazer uma mea culpa, porque já deveria ter falado deles aqui. E o pretexto apareceu: fui ao show de lançamento deste disco aqui em Belo Horizonte no último fim de semana e saí de lá com uma certeza: se o mundo fosse um lugar justo, a Maglore seria a maior banda do país.
Espanta inclusive que eles não estejam na programação do Rock In Rio, que aconteceu no mesmo fim de semana. Azar do Rock In Rio. A baiana Maglore é a mais contundente, pulsante e inteligente representante do tal rock brasileiro com sotaque. Alguém falou em Los Hermanos? Sim, temos isso no DNA da banda, mas só isso não seria suficiente não fossem as inspiradas composições de Teago Oliveira que, a cada dia que passa, fica mais perto da perfeição na junção letra e melodia.
E é aí que entra “V”, o quinto disco da banda (descontado o ao vivo, lançado em 2019) e, na minha modesta opinião, seu melhor. Só pela canção “Eles”, o disco já valeria. Com uma letra urgente e atual, a canção é um ótimo cartão de visitas não só para o disco, como para a banda, mas outras como “A Vida é uma Aventura” e a belíssima “Para Gil e Donato”, que encerra o disco estão entre as melhores canções lançadas no Brasil neste ano e, talvez, nesta década.
Durante o show do último sábado, alguém virou pra mim e perguntou: “Essa banda não tem música ruim não?” Ao que eu respondi: “Não.” E ponto final.
ONDE: em todas as plataformas de streaming
COTAÇÃO: ****
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Santo - estréia neste 16 de setembro na Netflix:
The Handmaid's Tale - 5a temporada - estréia no Paramount+ neste 18 de setembro.
Justiceiras - estreia nesse 16 de setembro na Netflix.
O QUE MAIS EU ANDO FAZENDO….
MALA EM VIDEO - MOONAGE DAYDREAM
Falei esta semana sobre o excepcional documentário de Brett Morgen sobre David Bowie, que entrou em cartaz em todo o país ontem.
A MALA EM VIDEO é exclusiva para os assinantes pagos da MALA. Considere ser um, clicando aqui e tendo acesso a todo este conteúdo:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
NA PRÓXIMA SEMANA…..
Vou falar sobre “Não se Preocupe, Querida”, o filme do momento, em função das tretas nos bastidores. Sim, já assisti e vai ser tema de um video especial lá no MALA EM VIDEO.