MALA #114
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua. Considere ser um assinante pago:
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
E também considere fazer uma assinatura paga para ter acesso a conteúdos exclusivos, como os videos com dicas que chegam semanalmente no seu email:
Subscribed
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Elvis, Sinatra e Astaire na mesma foto. Sem mais para o momento.
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
Eu tenho ido ao cinema. E vocês? E tenho notado que a frequência tem diminuído muito. Os números mostram isso. Esta matéria da Folha, por exemplo, mostra que as salas estão rebolando para se manterem e ninguém vê um futuro otimista para elas.
Saiu o trailer final de “Halloween Ends”, que, apesar do título, pode não ser o último filme da franquia. Eu acho que ela nunca vai acabar….
James Earl Jones vai se aposentar como a voz de Darth Vader, que será feita a partir de agora por inteligência artificial.
A corrida pelo Oscar 2023 já está a todo vapor. O filme “Armageddon Time”, por exemplo, já inscreveu todo o elenco para apreciação da Academia.
A Russia não vai submeter um filme para uma possível indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.
Kevin Feige, o chefão da Marvel, disse que Elizabeth Olsen pode voltar ao MCU. Wanda vai renascer?
Falando em Marvel, Ryan Reynolds e Hugh Jackman anunciaram nesta semana que “Deadpool 3” terá a volta de ninguém menos que Wolverine! Pela primeira vez no MCU! Vejam o video em que os dois tentam explicar como será isso.
Já temos o trailer de um filme sobre o julgamento Johnny Depp/Amber Heard. Mas sei não hein……
Você já assistiu a “Monster” na Netflix? Não? Pois parece que as famílias das vítimas do serial killer não estão gostando de rever os casos na série.
Mas pelo menos no Twitter a série está bombando. E na audiência global também.
A Paramount tirou o próximo filme da franquia “Star Trek” de seu lineup de lançamentos. Estaria ele cancelado?
Bruce Willis é a primeira celebridade a vender direitos para ser utilizado em deepfake.
E “Blonde", com Ana de Armas? Você já assistiu? Tem mais sobre ele lá embaixo, mas por enquanto aqui tem uma lista das diferenças entre o filme e o livro que deu origem a ele.
Tom Hanks, em um momento “sinceridade”, disse que só fez quatro filmes realmente bons. Você consegue adivinhar quais?
Aqui tem o trailer de “Stars at Noon”, novo filme de Claire Denis, com Margaret Qualley e Joe Alwyn:
Rob Zombie explicou que não permitiram que ele fizesse sua versão de “The Munsters” em preto e branco, então ele apelou para as cores surrealistas.
Kyle MacLachlan admitiu esta semana que não entende os filmes de David Lynch. Te entendemos, Kyle….
Mais um que saiu em defesa de Halle Bailey, contra os trolls que a tem criticado por seu papel em “A Pequena Sereia”: Lin-Manuel Miranda.
E saiu o mais do que esperado trailer de “The Last of Us”, a série da HBO baseada em um dos games de maior sucesso dos últimos anos:
Mais rápido que um gatilho, os internautas (“Olá, internautas”) já fizeram video comparando o game com as cenas do trailer.
A audiência do episódio 6 de “A Casa do Dragão” aumentou 3% nesta semana. Será que foi em função do salto temporal que a série deu?
Hannah Gadsby assinou um novo contrato com a Netflix para produzir novos conteúdos.
Já Oprah Winfrey encerrou o que tinha com a Apple TV+.
Uma boa matéria sobre como Malala Yousafzai está trilhando um caminho em direção a Hollywood.
Lembram de “Singles - Vida se Solteiro”? Completou 30 anos. E, ao que tudo indica, envelheceu muito mal.
Naomi Watts (por onde anda?) fez aniversário esta semana e aqui tem uma lista das 15 melhores performances de sua carreira.
Vem aí uma série sobre o ator pornô Rocco Sifredi. Na Netflix, acreditem.
Você tem curiosidade em saber como são feitas as cenas de incêndio de “Chicago Fire”?
A terceira parte de “Sandman” em audiobook foi lançada esta semana sem avisos prévios.
E, quem diria, o Globo de Ouro voltou para a NBC….
Você fica surpreso quando lê que o BBB tem mais de 20 edições no Brasil? Imagina nos Estados Unidos, onde o Big Brother de lá foi renovado para a 25a temporada?
Bela cover de Lucy Dacus para “It's Too Late”, de Carole King:
Alô, anos 90! O Paramore soltou um single e um clipe novos:
Nicki Minaj criticou o YouTube após a plataforma restringir a idade de seu novo videoclipe.
Será que “Vegas”, de Doja Cat, que sampleia “Hound Dog”, de Elvis Presley, se qualifica para uma possível indicação ao Oscar de Melhor Canção Original? Pelo filme “Elvis”, claro.
E será que o Foo Fighters vai continuar sem Taylor Hawkins?
Neil Young protestou contra a venda de uma versão de sua “Old Man”, com Beck, para um comercial da NFL.
Aqui tem Bruce Springsteen com o primeiro single de seu novo álbum, “Only the Strong Survive”, que contem covers de clássicos da soul music:
Tim Maia, que teria feito 80 anos esta semana, foi “uma ilha no país que sucateou a voz na música pop”.
O Nine Inch Nails fez um show histórico em sua cidade natal - Cleveland - no último fim de semana, depois de mais de dez anos sem se apresentar por lá. Que tal a gente ver um trechinho?
A família de Avicii vendeu 75% dos direitos do catálogo do DJ, falecido em 2018.
Ian Brown fez um show polêmico na Inglaterra porque não tinha banda e ele dublou tudo. Ah, se fosse no Rock In Rio…. Confiram:
O Blackpink se tornou o primeiro grupo feminino a estrear em primeiro lugar em mais de uma década na parada da Billboard.
“Barbie Girl”, a canção do Aqua, fez 25 anos e o grupo falou sobre isso (e o porque de não estarem no novo filme de Greta Gerwig, que vem aí).
Você é do tipo que gosta de exposições de bandas de rock? Então se liga porque vem aí uma do Pavement.
Uma penca de memorabilia de Superman, Harry Potter, Batman, James Bond e outros, vai ser leiloada em Londres.
Nesta semana rolou a versão norte-americana do Tributo a Taylor Hawkins. Apesar de não ter rolado transmissão online, vários momentos estão disponíveis na internet. Como estes aqui que eu separei pra vocês:
MERCADO, ETC
Sabe a plataforma Starzplay, que muitos confundem com o Star+? Vai mudar de nome.
Como você assistir ao Youtube? Saiba que o hábito de ver pela TV tem aumentado e já chega a 75 milhões de brasileiros.
PARA ASSISTIR NO CINEMA
A Mulher Rei (The Woman King)
Direção: Gina Prince-Bythewood
Elenco: Viola Davis, Lashanna Lynch, John Boyega, Thuso Mbedu
Viola Davis é uma força da natureza. Ponto. Uma das principais atrizes do mundo nos dias de hoje, a cada filme ela não só nos assombra com a intensidade e pertinência de suas performances, como nos entrega bem mais do que esperamos. E isso não é diferente no sensacional “A Mulher Rei”.
Nele, ela interpreta Nanisca, comandante do exército do Reino de Daomé (o atual Benin), um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar muitas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos na África Ocidental durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para o combate.
E aí, na trama do filme, somos apresentados também à jovem Nawi (Thuso Mbedu), que é oferecida como presente ao rei (papel de John Boyega) e se torna trainee das Agojie, mas com um elemento a mais: o desafiador. Rapidamente, Nawi e sua perspicácia desafiam tudo e todos, levando Nanisca e desconfiar de algo que envolve seu passado.
E tome cenas de luta fantásticas, referências ao Brasil (os vilões são colonizadores brasileiros) e um filme ímpar que coloca no protagonismo não só uma mulher negra, como uma história em que as mulheres negras são protagonistas, e tudo que isso acarreta. É incrível imaginar que Viola Davis não tenha sido, até agora, protagonista de um filme deste porte. Entretanto, não é difícil imaginar porque ela topou participar deste: exatamente para colocar o protagonismo negro em pauta e mostrar que, assim como no filme e na história (“A Mulher Rei” é baseado em uma história real), isso é mais do que urgente.
Um épico empolgante e eletrizante como há muito não se via. Assista preferencialmente nos cinemas e na maior tela que encontrar.
COTAÇÃO: ****
ONDE: nos cinemas de todo o Brasil. Confira a programação da sua cidade.
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Conspiração Explosiva - estréia nesta sexta no Prime Video
Operação Cerveja- estréia no Apple TV+ nesta sexta-feira:
Vortex, dirigido por Gaspar Noé - estreia no MUBI nesta sexta-feira
GameStop contra Wall Street - estréia nesta sexta-feira na Netflix:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?