MALA #115
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua. Considere ser um assinante pago:
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Comparados com os palcos de hoje, os dos Beatles pareciam um teatro de bonecos. Esse é o do show no Japão, aquele que você encontra por aí pelo Youtube como Beatles at Budokan.
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
Começou ontem e vai até o dia 16 o Festival do Rio, voltando à sua edição presencial, depois da pandemia. Na abertura, “Império da Luz”, de Sam Mendes, que já desponta como um dos prováveis indicados ao Oscar de Melhor Filme. A programação completa está aqui.
Nesta semana tivemos o trailer de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, com direito a um novo Pantera (?), Namor voador e muitas cenas de luta. Promete.
Aliás, Ryan Coogler, diretor de “Pantera Negra” e “Wakanda para Sempre” disse que cogitou encerrar sua carreira de diretor depois da morte de Chadwick Boseman.
O novo filme de Robert Eggers (“O Homem do Norte”, “o Farol”) vai ser simplesmente “Nosferatu”, com Bill Skarsgard e Lily-Rose Depp.
A personagem Velma agora é oficialmente queer no novo filme do Scooby-Doo.
Lembram da matéria sobre Malala Yousafzai em Hollywood? Pois ela está como produtora executiva do filme indicado pelo Paquistão ao Oscar 2023.
Continua a busca pelo novo James Bond. Agora os produtores disseram que não será um ator jovem. “Bond já é um veterano.”
O primeiro ato de “Avatar 4” já está pronto, segundo o produtor Jon Landau. Nós nem vimos o 2, nem o 3, e o 4 já está sendo finalizado.
John Waters vai voltar a dirigir um filme.
“Emancipation”, o filme-”problema” da Apple TV+, já está sendo assistido e as primeiras críticas dão conta que ele pode sim obter uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. Ainda que Will Smith, seu astro, esteja banido da cerimônia de 2023.
Aliás, saiu o trailer dele:
Falando nisso, a imprensa especializada já está a mil com as previsões para o prêmio de 2023. A Indiewire, por exemplo, já tem uma página com muitos palpites.
Alec Baldwin chegou a um acordo com a família de Halyna Hutchins, a diretora de fotografia morta acidentalmente por ele no set do filme “Rust”. E, acreditem, as filmagens vão recomeçar.
Jared Leto vai estrelar a cinebiografia de Karl Lagerfeld.
A segunda temporada de “Os Anéis de Poder” já está sendo filmada.
Aliás, você sabia que antes de os herdeiros de Tolkien fecharem com a Amazon, HBO e Netflix entraram na parada com propostas bem interessantes?
E essa agora? Fãs de “Game of Thrones” estão boicotando o próximo livro de George R.R. Martin, acusando seus co-autores de racismo.
Algumas cenas do episódio desta semana de “A Casa do Dragão” provocaram reclamações de alguns fãs na HBO por serem muito escuras. A HBO rebateu, dizendo que é uma decisão criativa e não se trata de defeito.
“Duna” está virando uma franquia. Uma série prequel foi anunciada na HBO.
Acredite: Al Jean, showrunner dos Simpsons, está preocupado com a cultura do cancelamento.
Em “Causeway”, que estréia em novembro no Apple TV+, Jennifer Lawrence é uma soldada que volta da guerra e tem problemas para se readaptar:
A gente adora uma fofoca, não é? Então toma essa: Kaley Cuoco e Johnny Galecki desconfiam que Chuck Lorre, o criador de “The Big Bang Theory” adicionou mais cenas de beijo e sexo entre os dois personagens deles na série - Penny e Leonard - depois que os atores se separaram na vida real. Lorre nega.
Lembra da Naomi Watts, que eu falei na semana passada? Pois ela deu uma entrevista esta semana dizendo que temeu que sua carreira acabasse depois dos 40 quando ela se tornasse “incomível”.
Essa semana eu fiquei fascinado com esse doc, que mostra como George Romero concebeu e filmou um dos maiores clássicos do horror: “Madrugada dos Mortos”:
Chris Martin pegou uma infecção pulmonar e adiou os shows que o Coldplay faria no Rio e em São Paulo ainda neste mês de outubro. Para 2023. Teve inclusive fã desesperado porque tatuou a data do show, agora adiado. Um dia eu converso com vocês sobre tatuagens desse tipo…..
Será que os novos comentários de Roger Waters sobre Israel e a Ucrânia podem fazer com que o valor estimado para a venda do catálogo do Pink Floyd diminua?
Saiu o trailer de “Meet Me In The Bathroom”, filme baseado no livro homônimo que documenta a cena de Nova York no início dos anos 2000, com The Strokes, Yeah Yeah Yeahs, The Rapture, LCD Soundsystem, etc:
O Depeche Mode anunciou um novo álbum e uma nova turnê para o ano que vem. É o primeiro depois da morte de Andy Fletcher.
Quem também prepara turnê mundial para o ano que vem é Taylor Swift.
Não teve jeito: o Rage Against the Machine cancelou o restante de sua turnê norte-americana depois que Zack de la Rocha machucou a perna. Ficou inviável para ele dar conta do recado.
Aqui vemos Nick Cave em uma performance de “Earthlings”, canção da época de seu disco “Ghosteen”. A performance é um outtake até então inédito do filme “I Know This Much Is True”, que está em cartaz na plataforma MUBI:
Vem aí uma turnê solo de Bono, promovendo sua autobiografia, “Surrender”.
Outra book tour: Quentin Tarantino.
Kendrick Lamar foi o grande vencedor do BET Hip-Hop Awards, que aconteceu na última terça-feira.
A lista que todos precisávamos: os álbuns do Fleetwood Mac, do pior pro melhor.
E o Lil Nas X, que interrompeu um show em Atlanta no último fim de semana para…..fazer o no. 2?
Para os fãs dos Smiths (eu incluído): Andy Rourke e Johnny Marr em “There Is a Light That Never Goes Out” no último fim de semana, abrindo para os Killers no Madison Square Garden:
O vocalista do Korn, Jonathan Davis, anunciou o lançamento de sua nova marca de produtos para pets, Freak On A Leash.
Aqui tem o Arctic Monkeys desacelerando tudo no The Tonight Show. A música é “Body Paint”, música que estará em “The Car”, seu novo disco, que será lançado ainda este mês:
O espólio de Prince negou a permissão para a utilização da canção “Nothing Compares 2U” no documentário "Nothing Compares”, sobre Sinead O’ Connor, que foi exibido no canal Showtime no último domingo.
O livro “Torto Arado” vai ganhar um audiolivro narrado por Zezé Motta.
MERCADO, ETC
“Pantanal”, a novela-sensação que termina esta semana, se beneficiou bastante do fim dos contratos fixos com a Globo. Aqui tem um texto que explica esta lógica.
Reviravolta no caso Elon Musk/Twitter: parece que agora vai.
“Qualquer papel que alguém consiga, é apenas porque ele o passou de antemão”
Christian Bale, sobre Leonardo DiCaprio
PARA ASSISTIR NO STREAMING
O Caso Figo - A Transferência que Mudou o Futebol
Direção: David Tryhorn, Ben Nicholas
Um dos meus gêneros prediletos dentro da seara “documentários” é o doc sobre esporte. E ainda bem que, de uns tempos pra cá, o volume de produções dentro deste gênero tem aumentado bastante. Em outras eras, seria muito difícil para qualquer um de nós assistir a um doc como este “O Caso Figo”. Sairíamos todos perdendo.
“O Caso Figo” conta, com todos os detalhes, como se deu a transferência do jogador português Luis Figo, do Barcelona para o Real Madrid, no início do século. Figo, àquela época, era o maior jogador do mundo e havia levado o time catalão a vários títulos. Era praticamente impossível uma transferência dele para qualquer outro clube, quanto mais o Real Madrid, arquirrival do Barcelona dentro e fora dos campos.
Então, o candidato à presidência do Madrid, Florentino Perez (que, por coincidência - ou não - é também o atual presidente do clube) prometeu que, caso fosse eleito, levaria Figo para Madrid. Mas ele não prometeu isso da cabeça dele. Foram muitas as reuniões entre ele e o empresário de Figo para que isso acontecesse, e tudo mudou de patamar quando Florentino, um empresário de sucesso, prometeu pagar a multa rescisória de Figo no Barcelona, que girava em torno de 30 milhões de euros. Na sequência, o empresário de Figo assinou um pré-contrato com Perez, sem o consentimento do jogador, praticamente obrigando Figo a se transferir.
O que aconteceu a partir daí é história. Figo se transferiu meio a contragosto de Barcelona para Madrid, virou persona non grata na Catalunha e iniciou a era dos Galáticos no Real Madrid, abrindo as portas para que Ronaldo, Zidane, Beckham e outros rumassem para lá. Duas cenas impressionam: a apresentação de Figo em Madrid, com um semblante fechado, visivelmente contrariado; e o primeiro Barcelona x Real Madrid pós-contratação, em Barcelona, com um verdadeiro clima de guerra no estádio Camp Nou, praticamente impedindo o português de jogar futebol naquele dia.
Uma história de bastidores, que envolve uma série de filhadaputagens de empresários e demais homens do futebol, que traz à tona apenas um dos muitos casos que devem ser gerados todos os dias por trás das quatro paredes das salas de reuniões dos clubes de futebol.
COTAÇÃO: ***1/2
ONDE: Netflix
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Eleita - estréia nesta sexta no Prime Video
Uma Garota de Muita Sorte- estréia na Netflix nesta sexta-feira:
O Clube da Meia-Noite, estréia na Netflix nesta sexta-feira:
O QUE MAIS ESTOU FAZENDO…
CINEMA, ETC - Tem episódio novo no ar, sobre “Blonde”, a “cinebiografia” (bem entre aspas mesmo) de Marilyn Monroe, vivida por Ana de Armas no filme. Mas será que nós gostamos? Clica aí pra ouvir e saber:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?