MALA #116
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua. Considere ser um assinante pago:
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Que tal esse encontro do Clube do Mickey, em 1930? Quem aí achou creepy?
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
Temos o trailer final de “Enola Holmes 2”, com Millie Bobby Brown, que estréia no dia 4 de novembro na Netflix:
Será que as boas estréias de filmes que farão parte da temporada de premiações de 2023, como “Tár” e “Triangle of Sadness” podem ajudar a recuperar as bilheterias em 2022?
Aliás, aqui tem uma ótima entrevista com Hildur Guðnadóttir sobre o processo de criação da trilha sonora para “Tár”, um filme em que a música é primordial.
Usuários da Netflix estão reclamando com a plataforma pelo fato de ela não ter adicionado uma mensagem antes do filme “Uma Garota de Muita Sorte”, alertando sobre os gatilhos que o filme pode disparar.
Mudança de datas geral nos lançamentos Marvel/Disney, envolvendo “Blade”, “O Quarteto Fantástico” e outros.
Nessa semana perdemos a grande Angela Lansbury. E durante a repercussão de sua morte, uma entrevista antiga sua ressurgiu, em que ela conta como salvou sua filha de ser seduzida pelo culto de Charles Manson.
Saiu o trailer de “My Mind and Me”, documentário que mostra os últimos seis anos da vida de Selena Gomez e a recuperação de sua saúde mental:
Guillermo Del Toro disse que filmou o seu “Pinóquio" utilizando a técnica de animação em stop-motion para salvá-la da possível extinção.
Um documentário sobre o ator John Candy está em produção.
E a Jamie Lee Curtis, que escreveu para a Disney para que fizesse uma sequência de “Sexta-feira Muito Louca”, com ela e Lindsay Lohan?
"A obsessão pela bilheteria é 'repulsiva' e 'insultante'“
“Boogie Nights” fez 25 anos. Onde estão os astros do filme, hoje?
A gente adora um ranking: as 12 melhores performances de Hugh Jackman.
Dos mesmos criadores de “Westworld”, vem aí “The Peripheral", no Prime Video, que parece ser interessante:
Keanu Reeves e o diretor Todd Field deixaram o projeto (problemático?) da série “The Devil In White City”, produzido por Leonardo diCaprio e Martin Scorsese.
Saiu um livro oficial de receitas de “Seinfeld”.
Colin Farrell deu mais informações esta semana sobre a série do Pinguim, na HBO Max.
Vem aí uma série sobre os bastidores e tragédias ocorridos em “Glee”.
Saiu o trailer de “Wednesday Adams” ou “Wandinha”, a série com a personagem da Família Adams. Isso promete muito.
Na Folha de São Paulo: Beatles fazem 60 anos ainda como a banda de garagem que mudou o mundo.
Vem aí o primeiro Museu do Punk Rock do mundo. Em Las Vegas.
Sim, o Blink 182 vai se reunir.
Os Strokes gravaram um novo álbum com produção de Rick Rubin, “no topo de uma montanha, ao ar livre, na Costa Rica.”
Saiu o lineup do Lollapalooza Brasil 2023. Billie Eilish, Rosalia e Lil Nas X estão nele.
Aliás, Lil Nas X celebrou no Twitter de uma forma bem….peculiar:
Aqui tem um doc na íntegra sobre Jay Bennett, um dos fundadores do Wilco, que deixou a banda no início do século e faleceu há alguns anos. Uma história comovente:
Madonna está sendo acusada de usar a causa LGBT para se promover.
O Duran Duran vai lançar um filme de um show que fez em um terraço na cidade de Los Angeles.
Não é todo dia que a gente ouve uma canção inédita do Queen com Freddie Mercury nos vocais. “Face It Alone” estará no box set de “The Miracle”, que ainda será lançado:
O Animal Collective cancelou a turnê européia que fariam este ano? O motivo? Não encontraram uma viabilidade financeira para tal. Aliás, este é um problema que tem acontecido muito. os custos aumentaram tanto que está ficando inviável para alguns artistas, de porte médio, excursionarem.
O Grammy latino acontece no dia 17 de novembro. Em quem você deve prestar atenção?
Saíram as indicações para o American Music Awards. Bad Bunny lidera.
Como sempre, de surpresa, o SAULT liberou mais um EP: “Angel”:
Alan Moore, criador de “Watchmen” disse que adultos que amam filmes de super-heróis são 'infantis' e podem ser um 'precursor do fascismo'.
Aqui tem dois trechos de “The Philosophy of Modern Song”, o primeiro livro de Bob Dylan desde “Crônicas: Volume Um”. (paywall)
Depois da adaptação de “Véspera”, ainda inédita, outro livro de Carla Madeira, “Tudo é Rio”, vai ser transformado em filme.
E o AC/DC que virou inspiração para a alfabetização infantil na Austrália?
Nova de Weyes Blood, “Grapevine”, que faz parte de seu disco novo, “And In the Darkness, Hearts Aglow”, que sai em novembro:
MERCADO, ETC
Socorro: agora dá pra montar grupos com até 1024 pessoas no Whatsapp.
Sabe quantos episódios de séries a Netflix lançou no terceiro trimestre deste ano? 1024. Sim, é o récorde.
“Foi um dos sentimentos mais fortes de luto que já encontrei”
William Shatner, descrevendo sua experiência ao ir para o espaço em 2021 na nave Blue Origin
PARA ASSISTIR NO CINEMA. OU NÃO.
Amsterdam
Direção: David O. Russell
Elenco: Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington, Chris Rock, Anya Taylor-Joy, Zoe Saldaña, Mike Myers, Michael Shannon, Timothy Olyphant, Andrea Riseborough, Taylor Swift, Matthias Schoenaerts, Alessandro Nivola, Rami Malek e Robert De Niro
Se você acompanha esta newsletter, já viu notícias sobre este filme, em especial sobre seu elenco, que periga ser o mais estelar e bacana de 2022. Seu diretor, David O. Russell, fez alguns filmes que agradam e outros nem tanto, mas andou envolvido em algumas questões complicadas em sua vida pessoal, que acabou por deixá-lo na condição de cancelado. Por isso mesmo, Amsterdam chega em um momento estranho.
Entretanto, eu creio que em qualquer momento, o filme é que seria o mais estranho de tudo. Amsterdam é ambientado na década de 1930 e conta a história de uma grande amizade e um assassinato que pode ameaçar a vida dos protagonistas e abalar toda uma sociedade. A trama policial segue três amigos íntimos: dois soldados e uma enfermeira (Christian Bale, John David Washington e Margot Robbie), que fizeram um pacto no passado, de sempre se protegerem enquanto trio, não importa o que aconteça. Mas, eles se perdem no centro do caso de um assassinato, do qual se tornam os principais suspeitos. Para provar que não estão envolvidos na morte, o grupo contará com a ajuda de aliados para tentar investigar o crime, e assim se proteger e enfrentar o verdadeiro assassino. Mas, novamente por acaso, os três amigos descobrem uma das tramas mais surpreendentes da história norte-americana, que em parte, é baseada em uma história real.
O grande problema de “Amsterdam” é que ele é um “quase” filme. Uma quase comédia, um quase thriller, um quase filme histórico e outros tantos quases que fazem com que não nos interessemos por nenhuma destas facetas. Quando você acha que o filme engrena na comédia, ele muda de clima e nós voltamos à estaca zero em nossa empatia. Assim, a trama não decola e nem empolga. Fica tudo no meio do caminho, indefinido, e a resolução da tal trama ligada à história norte-americana que nos é apresentada no final, tem até o seu charme mas, como diz o ditado, agora Inês é morta.
Mas nem tudo está perdido. O elenco é legal, está bem e garante alguns bons momentos, sejam eles engraçados ou não. Só por isso, “Amsterdam” se salva do desastre total. Um trabalho bem aquém de um diretor que chegou ao cinema com uma proposta diferenciada mas aparentemente se perdeu.
COTAÇÃO: ***
ONDE: Nos cinemas de todo o Brasil. Confira a programação da sua cidade.
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Shantaram - estréia nesta sexta no Apple TV+:
A Maldição de Bridge Hollow- estréia na Netflix nesta sexta-feira:
Trick or Treat Scooby Doo, estréia na HBO Max neste sábado
The Vow - 2a temporada - estréia na HBO Max na próxima segunda-feira.
O QUE MAIS ESTOU FAZENDO…
CINEMA, ETC - Nesta semana, conversamos sobre o futuro do cinema. Você tem ido? Como estão as sessões? Vazias? Cheias? E o que isso significa para a indústria como um todo? E ainda aproveitamos para falar um pouco sobre documentários. Clica aí pra ouvir e saber:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
NA SEMANA QUE VEM…
Vou tirar uns diazinhos de férias. Portanto, não teremos edição inédita da MALA. Voltamos em duas semanas.