MALA # 122
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins.
Se você chegou aqui agora (e muita gente chegou nesta semana), espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Considere também apoiar financeiramente este projeto, que faço de maneira totalmente independente:
Ah sim, e pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Jimi Hendrix, que teria feito 80 anos na semana passada, tinha um ótimo gosto para leituras, enquanto dava um trato na cabeleira.
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
Saiu um dos trailers mais esperados do ano! “Indiana Jones and the Dial of Destiny”, a despedida de Harrison Ford de um dos mais icônicos personagens da história do cinema:
Novo trailer de “Babilônia”, de Damien Chazelle, com Brad Pitt e Margot Robbie, um dos filmes mais esperados do ano e com grandes chances de emplacar várias indicações ao Oscar 2023:
Falando em Oscar, todas as 23 categorias principais estarão na cerimônia de 2023, ao contrário do que aconteceu neste ano.
“Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor do Gotham Awards deste ano.
Sabe “aquela” participação especial em “Adão Negro”? A Warner foi contra.
Você viu o especial de natal dos “Guardiões das Galáxias”? Então saiba aqui quantas vezes que ele quebrou o cânone da Marvel.
Falando em Marvel, a tal Fase 4 das produções da companhia não tem agradado muito e está provocando textos como este.
“Mundo Estranho”, a animação da Disney que está em cartaz, fracassou nas bilheterias. Trata-se da primeira animação da empresa com personagens abertamente gays e que tem inclusive um romance entre eles. Já existe uma teoria da conspiração dizendo que a Disney deixou fracassar de propósito para dar um cala a boca na comunidade LGBTQIA+
E esse trailer de “Super Mario Bros - O filme”?
Emma Corrin disse que espera que em breve as premiações não tenham distinções de gênero.
Da série “Pra que?”: um reboot de “Easy Rider”.
Vem aí: cinebiografia de Bruce Lee dirigida por Ang Lee (sem parentesco) e interpretada por Mason Lee, filho de Ang.
Finn Wolfhard e Julianne Moore estrelam este filme escrito e dirigido por Jesse Eisenberg, que estréia no ano que vem:
Será que esta sequência de dança de Wandinha em sua série pode fazer pelos Cramps o que “Stranger Things” fez por Kate Bush?
Falando nisso, a série do universo da Família Addams na Netflix estreou batendo um récorde de “Stranger Things”.
O final de “The Walking Dead” deu à plataforma de streaming AMC+ a maior audiência de sua história.
E quais são as 10 questões não respondidas ao final da série? (CUIDADO: SPOILERS MIL!)
“Harry & Meghan”, nova série da Netflix, tem um título meio auto-explicativo, não acham? E boto fé que vai causar (isso porque tá rolando uns boatos que eles estão se separando….):
Que os Simpsons prevêem o futuro, você já sabe. Então aqui tem um Top 10 das previsões que se concretizaram.
Mais um astro do cinema que vai migrar para as séries: Robert De Niro.
E o trailer de “That 90's Show”, a série sequência da clássica “That 70's Show”?
Acontece neste fim de semana (na verdade, desde ontem), a CCXP 2022, o maior evento de cultura pop e nerd do país. Clique aqui para ver a programação oficial.
Aubrey Plaza pregou peças nos colegas de elenco de “The White Lotus”, durante as filmagens da segunda temporada na Itália.
Falando nessa série, aqui tem cinco teorias sobre quem vai morrer ao final dela.
Ainda “The White Lotus”: o episódio do último domingo, que terminou com “aquela” cena (sem spoilers) foi o mais visto da série inteira.
2022 está indo embora, então é hora de pensar no ano que vem e em quais diretores podem se destacar neste futuro próximo. Aqui tem uma lista de 10.
Inseguro sobre onde gastar seus reaizinhos com streaming? Aqui tem uma lista do que cancelar neste mês de dezembro. É relativo aos streamings em atividade nos Estados Unidos, mas quase tudo vale pra cá também
O Metallica anunciou novo álbum (“72 Seasons”), o primeiro desde 2016, nova turnê e já lançou novo single:
“All I Want for Christmas Is You”, de Mariah Carey, já está no segundo lugar do Spotify Global e dezembro está só começando.
Bob Dylan pediu desculpas pela treta dos livros autografados por ele que foram feitos, na verdade, por uma máquina.
Saiu o lineup do Primavera Sound de Barcelona do ano que vem, com Rosalía, Kendrick Lamar e Blur entre os headliners.
Já marcou na sua agenda as datas dos shows de The Weeknd no Brasil no ano que vem?
Um novo festival chamado The World is a Vampire terá sua primeira edição em março do ano que vem no México. Adivinhem quem será o headliner?
Curto a beabadoobee e as sessões Tiny Desk Concert, da NPR. Portanto, a junção dos dois é perfeita:
Você espera uma turnê do U2 para 2023? Pode esperar sentado. Larry Mullen Jr vai operar. De que? Não sabemos.
Aqui tem cinco coisas que você (ou os gringos) precisam saber sobre Anitta, indicada ao Grammy de Artista Estreante.
GG Allin vai ganhar uma cinebiografia, dirigida por Jonas Akerlund.
O jogo entre Inglaterra e Estados Unidos na Copa do Mundo bateu o récorde de audiência de um jogo de futebol nos Estados Unidos.
Enquanto isso, Casimiro e sua CazéTV batem récorde atrás de récorde de transmissão ao vivo no Youtube.
Dica: o clássico “Metropolis”, de Fritz Lang, entra em domínio público no dia 1 de janeiro.
Tá rolando uma trend de clipes gerados por inteligência artificial e os resultados tem sido alucinantes. Sintam o drama deste, a partir de “Echoes”, do Pink Floyd:
Chegou o Spotify Wrapped, com a lista dos mais tocados em 2022 na plataforma. E, claro, aquelas famigeradas artes com as nossas listas já invadiram nossas redes sociais. Os meus estão lá no meu perfil do Instagram. Vc quer ver? Clique aqui. E aqui tem as listas só do Brasil.
A Apple Music também publicou sua lista das músicas mais tocadas.
O Youtube também.
Esta edição de 20 anos, remasterizada, de “Yoshimi Battles the Pink Robots”, do Flaming Lips (também conhecido como “um de meus discos prediletos”), tá um xuxu de boa:
MELHORES DE 2022
A Paste puxou a fila e publicou sua lista de 50 Melhores Álbuns de 2022.
O New York Times também já publicou as listas de Melhores Álbums do ano e Melhores Séries do Ano, de acordo com três de seus críticos.
Indiewire publicou sua lista de Melhores Filmes de 2022 e eu gostei muito do primeiro lugar.
Rolling Stone soltou a sua de 100 Melhores Álbuns de 2022.
E a Cahiers do Cinema também publicou seu Top 10. De filmes, claro.
E a revista Sight & Sound, que elege os melhores filmes de todos os tempos de 10 em 10 anos (em anos terminados em 2) colocou “Jeanne Dielman”, da diretora Chantal Akerman em primeiro lugar. Mais de 1.600 críticos de cinema, acadêmicos, distribuidores, escritores, curadores, arquivistas e programadores votaram na enquete.
CANCELADOS
Morrissey lançou um novo single, bem Smiths. Mas cancelou sua turnê.
Nem Donald Trump aguenta mais o Kanye West. Aliás, West andou dizendo inclusive que gosta de Hitler.
MERCADO, ETC
Você compraria um smartphone de Elon Musk? Pois foi o que ele ameaçou fazer se Apple e Google realmente cumprirem a promessa e banirem o Twitter de suas lojas.
OBITUÁRIO
Se você chegou aqui recentemente, não deve saber que eu fazia uma seção chamada Obituário, homenageando os que nos haviam deixados naquela semana. Uns tempos depois eu desisti, porque achei mórbido demais ficar procurando gente que morreu pra homenagear. Mas essa semana eu abro uma exceção pela Christine McVie, ou Christine Perfect, que ficou mundialmente conhecida ao integrar o Fleetwood Mac. Tive a oportunidade de ver o Big Mac duas vezes, mas foi exatamente na época em que ela havia deixado a banda e se aposentado. Depois ela voltou e eu ainda nutria uma esperança de ver a formação clássica da banda no palco. Tarde demais.
E a homenagem vai com uma música da época em que ela era “perfect”, com a banda Chicken Shack:
““Há muitas nuances e complexidades nisso. Mas no final do dia, eu apenas - eu perdi, sabe?
Will Smith, em sua primeira entrevista na tv em oito meses, ao comentar o episódio do Oscar 2022.
PARA ASSISTIR NO CINEMA
Aftersun
Direção: Charlotte Wells
Elenco: Paul Mescal, Frankie Corio
O que você espera normalmente de um filme? Uma das respostas possíveis a esta pergunta é: “que algo aconteça”. Pois então talvez você se decepcione um pouco com “Aftersun”, filme de estréia da escocesa Charlotte Wells, escrito por ela a partir de suas memórias de um determinado verão passado ao lado de seu pai. Entretanto, o mérito de “Aftersun” é justamente este: deixar que o tempo passe, sem que aparentemente nada aconteça.
“Aftersun” é, então, uma sucessão de memórias coladas com maestria por Wells em que a necessidade de grandes acontecimentos não se faz necessária. No filme, Sophie (a espetacular estreante Frankie Corio) e seu pai, Callum (o ótimo Paul Mescal, de “Normal People”) vão passar férias em um balneário na Turquia e o que vemos na tela é uma delicada relação entre pai e filha, com todos os altos e baixos que isso pede, sob o olhar da garota. Aos 11 anos, Sophie está entrando na adolescência, não se interessa por amizades com crianças, mas ainda é muito nova para fazer amizade com os mais velhos. Este limbo faz com que ela se sinta meio à margem e encontre no pai a amizade necessária (mas nem tanto) para os dias de sol na Turquia.
Sobre Callum, não se sabe muito sobre ele, a não ser que ele é divorciado da mãe de Sophie e está passando por uma fase não muito boa. Pelo menos aos olhos da garota, que às vezes parece não perceber isso, mas deixa transparecer que quer entender o mundo dos adultos através de algumas perguntas feitas à queima-roupa em determinados momentos, e por comentários que deixa escapar em vários momentos do filme.
“Aftersun” é isso: um filme em que a memória é a personagem principal. Em seu desenrolar, somos enganados por ela e, numa direção oposta, determinados definitivamente pelo que ela provoca. A procura de Sophie por entender seu pai e o tal mundo dos adultos é o que acaba determinando seu futuro, presente e passado. Um filme de detalhes, de olhares, de gestos, delicado, singelo e arrebatador, daqueles impossíveis de serem esquecidos e para ficar pensando durante dias. Assista mais de uma vez.
COTAÇÃO: ****1/2
ONDE: Nos cinemas de todo o Brasil
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
O Amante de Lady Chatterley - estréia hoje na Netflix:
Slow Horses - 2a temporada - estréia nesta sexta na Apple TV+:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Episódio de Hoje”, na Rádio CDL-FM, de segunda a sexta às 6h20, 10h40, 15h30 e 22h.
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as sextas, às 15h30.
Podcast “Cinema, Etc”.
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Discord da MALA
QUER ANUNCIAR NA “MALA”?
Me manda um email para podermos conversar. Tenho projetinhos novos saindo do forno, relacionados a isso aqui.
Um deles sendo feito em parceria com o Paulo Emediato, da newsletter Marmitex, que se você ainda não conhece, merece conhecer: