MALA #124
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins.
E aí? Agora que não temos mais o Brasil na Copa, você continua a prestar atenção ou já está esperando o peru (opa!) da ceia de Natal?
O que eu sei é que, sim, eu estou assistindo porque gosto. Mas sobrou mais tempo também pra ver mais filmes e séries. E já pensar nas minhas listas de Melhores do Ano. E nas suas também! Vai lendo aí que tem novidade sobre isso…..
Falando em tempo, esta é a penúltima edição de 2022. Vamos dar aquela paradinha pro Natal mas voltamos no ano que vem, ok?
E se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Considere também apoiar financeiramente este projeto, que faço de maneira totalmente independente:
Ah sim, e pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
O grande Willie Nelson comparece aqui nesta semana com um moletom natalino que traz uma mensagem bem edificante e que, tenho certeza, vários de vocês vão tomar para si como meta de vida.
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
Chegou o trailer de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, que estréia em junho do ano que vem:
James Gunn já começou as mudanças na DC. Está escrevendo o roteiro do próximo Superman e “aposentou” Henry Cavill do papel.
E Ben Affleck pode dirigir um filme para a nova DC.
A gente ainda nem assistiu a “Avatar: O Caminho da Água” e já tem gente com síndrome pós-exibição.
Aliás, se você não se lembra do primeiro, aqui está tudo o que você precisa saber para assistir a “Avatar: O Caminho da Água”.
Saíram os indicados ao Globo de Ouro de 2023. Não sei se você se importa com esse prêmio em função de tudo o que rolou com ele nos últimos anos, mas se você se importa, toma!
Pois a imprensa já começou a malhar: falou da falta de representatividade nas indicações a Melhor Direção.
E nós já sabemos que pelo menos um dos astros indicados não estará presente à cerimônia.
E o Oscar este ano parece caminhar na direção da metalinguagem: filmes sobre cinema.
Kristen Stewart será a presidente do Júri do próximo Festival de Berlim.
Saiu o teaser de “Pânico 6”. Não precisa dizer mais nada, né?
Nossa Taylor Swift vai estrear como roteirista e diretora de um longa-metragem.
“Pinóquio”, de Guillermo del Toro, tomou o twitter de assalto com sua estréia na Netflix.
As filmagens de “Duna 2” chegaram ao fim, de acordo com Timothee Chalamet.
Christopher Nolan, diretor de “Oppenheimer”, disse que não usou efeitos digitais para reproduzir a explosão da bomba atômica em seu filme, que estréia no ano que vem.
“White House Plumbers” traz Justin Theroux e Woody Harrelson como os dois mentores do escândalo de Watergate, que derrubou o presidente norte-americano Richard Nixon:
Agora que a segunda temporada de “The White Lotus” acabou (você viu? o que achou? conta que eu quero saber!), Mike White, seu criador, já deu dicas de onde pode ser ambientada a terceira temporada.
Falando nesse final, a internet foi à loucura com o desfecho. Aqui tem alguns dos melhores memes (ATENÇÃO: SPOILERS!). E aqui tem uma lista de perguntas não respondidas.
Por fim, a audiência do final da temporada da série, foi altíssima.
Preparem-se porque o primeiro episódio de “The Last of Us” terá duração de um longa-metragem.
Chegou o (misterioso) teaser da segunda temporada de “Yellowjackets”. Aliás, a série já foi renovada para a terceira.
Pelo jeito, muita gente reclamou da cobertura excessiva que a BBC fez da série “Harry & Meghan”, da Netflix.
Falando em reclamações, vai rolar uma segunda temporada da série “O Rei da TV”, sobre Sílvio Santos, apesar de a família do apresentador e empresário não tem curtido nadinha.
“RuPaul's Drag Race - Brazil”? Vai rolar.
“The Price of Glee” é um novo documentário que fala sobre as três mortes que aconteceram no elenco da série:
Chegou a lista “Novidades da Netflix” pra janeiro de 2023.
A coreografia de “Wandinha” continua rendendo:
Temos imagens do spinoff “Dead City”, de “The Walking Dead”, focado em Negan e Megan.
Daisy Edgar-Jones vai interpretar Carole King em uma cinebiografia.
Centenas de fãs foram impedidos de entrar em um show de Bad Bunny no México. O país vai multar a Ticketmaster por isso.
Direitos musicais vendidos esta semana: Keith Urban.
Adivinha qual musica natalina de Mariah Carey chegou ao número 1 das paradas de sucesso nesta semana? Pelo quarto ano consecutivo.
Kiss, Scorpions e Deep Purple estão no lineup do festival Monsters of Rock de 2023. Mas poderia ser de 1983 também….
Você, que assistiu à já famosa cena da dança em “Wandinha” e quer saber mais sobre a banda Cramps, autora e intérprete da canção “Goo Goo Muck”, que embala a sequência, aqui tem uma lista das dez melhores canções da banda.
A lendária Siouxsie Sioux vai voltar aos palcos, depois de dez anos afastada.
O The Smile lançou de surpresa um disco ao vivo, gravado durante o festival de Montreux deste ano. Você ouve aqui:
E esse documentário em três partes sobre a ascensão e queda (e retorno!) do soft rock?
Um show de Patti LaBelle em Milwaukee foi evacuado depois de uma ameaça de bomba.
Annie Mac, a lendária DJ da BBC, está à procura de um pen drive que foi roubado enquanto ela discotecava em um clube na última sexta. Segundo ela, o pendrive contem décadas de boa música. Duvido que o ladrão devolva.
E essa história? Imagens raras de um jogo live-action da Sega com Michael Jackson que se acreditava estarem perdidas foram redescobertas em uma venda de carro.
Gravações de um musical perdido de Stephen Sondheim foram encontradas.
Roger Waters lançou oficialmente as “Lockdown Sessions”: novas versões de clássicos seus, gravados durante a pandemia:
“The McCartney Legacy - Volume 1” é a primeira parte da mais extensa biografia de Paul McCartney já feita, e que cobre sua vida pós-Beatles.
Elon Musk foi vaiado ao participar de um show do comediante Dave Chappelle, no último fim de semana. O video foi parar no Twitter. Obviamente foi deletado na sequência. A conta que publicou também foi suspensa. Mas aqui na MALA você vê.
Kevin Hart, Jimmy Fallon e Madonna estão entre os acusados em uma ação coletiva contra a empresa Bored Ape, que comercializa NFTs.
MELHORES DE 2022
Aqui a lista dos Melhores Álbuns de 2022 para a NPR.
E aqui a lista dos 15 Melhores Álbuns Latinos, pela mesma NPR.
“Tár” e “Tudo Em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo” empataram como Melhor Filmes de 2022 na lista da Los Angeles Film Critics.
E quais são os Top 15 Álbuns de Rap de 2022 para a Consequence?
Aqui os 10 Melhores Álbuns de Jazz de 2022, de acordo com a Stereogum.
Os 33 Melhores Filmes de 2022, para a TimeOut.
E a lista dos Melhores Filmes do ano, de acordo com o site Rotten Tomatoes.
VEM AÍ…
Os Melhores de 2022 da MALA!
Quer colaborar? Mande através dos comentários ou via email quais filmes, séries, discos, fizeram o seu 2022. Vou compilar tudo e fazer um especial no ano que vem.
MERCADO, ETC
A partir de janeiro, a Netflix terá medição de seus dados feita pela Kantar (ex-Ibope). isso significa que ela saberá a quantas anda a sua audiência, frente às emissoras de tv lineares.
O Spotify vai voltar atrás e cancelar sua iniciativa de programas em audio ao vivo. Talvez porque eles estejam com medo da concorrência de um meio novo aí chamado “rádio”.
O TikTok está testando a reprodução de videos na horizontal. Youtube que se cuide.
MEMÓRIA
Perdemos esta semana o grande Angelo Badalamenti, compositor de trilhas sonoras para cinema e que ficou famoso pela parceria com David Lynch, em especial no filme “Veludo Azul” e na série “Twin Peaks” - este sim, seu trabalho mais conhecido. Aqui tem uma lista de seus dez melhores trabalhos (com e sem Lynch) e aqui embaixo você vê um video dele mostrando como compôs sua trilha mais famosa:
PARA ASSISTIR NO STREAMING
Robert Downey, Sr.
Direção: Chris Smith
Elenco: Robert Downey Sr., Robert Downey Jr.
Todos nós, todos os dias, homenageamos nossos pais. O simples fato de pensarmos neles, falarmos com eles e reverenciarmos aqueles que nos deram a vida, já é uma homenagem, mas tenho certeza que muitos de vocês devem imaginar maneiras de fazer um algo mais para eles, ressaltando sua importância, mostrando para o mundo que grandes pessoas eles são ou foram.
Robert Downey Jr., nesse sentido, é um de nós. Seu pai, Robert Downey Sr., foi um cineasta underground e uma figura ímpar. Com um senso de humor aguçado e um talento infinito para agregar pessoas, construiu uma obra que, se não foi vista por muita gente, pelo menos serviu para escrever seu nome na história do cinema. Mas para seu filho, isso ainda era pouco.
O documentário “Robert Downey, Sr.”, ou simplesmente “Sr.”, no original, é uma grande homenagem de filho para pai, mas que não se limita a ficar reverenciando o tempo todo. Vendo o avanço da doença do pai (Parkinson), Downey Jr. chamou uma equipe de filmagem e a “entregou” para o pai. O intuito era deixar que ele, nos últimos meses ou anos de vida, fizesse aquilo que mudou sua vida e o que mais lhe deu prazer: filmar. Assim, vemos o velho Downey nas ruas de Nova York, onde construiu sua carreira, filmando pombos ou qualquer coisa que aparecesse na sua frente, para depois montar tudo em sua casa, até quando a doença passou a impedi-lo de se levantar da cama.
Ao mesmo tempo, Downey filho faz uma série de ligações telefônicas e visitas ao pai antes e durante a pandemia, para conversar sobre a vida, a família e mostrar a maneira peculiar com que o pai tratava isso tudo. Alguns momentos de “Sr.” são tão comoventes que é impossível não chorar. Mas não se trata de um choro triste. As lágrimas que nós - e os Downey - derramamos são lágrimas de homenagem, de reverência e de missão cumprida. Por vezes, a inveja me consumiu. Tivesse eu a capacidade e os recursos de Downey filho, teria feito algo parecido para meu pai. Tenho certeza que depois que você assistir a este filme, vai concordar comigo.
ONDE: Netflix
COTAÇÃO: ****
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Filho da Mãe - estréia hoje no Amazon Prime Video
About Fate - estréia nesta sexta no Amazon Prime Video:
Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades - estréia hoje na Netflix
Recruta - estréia hoje na Netflix:
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Episódio de Hoje”, na Rádio CDL-FM, de segunda a sexta às 6h20, 10h40, 15h30 e 22h.
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as sextas, às 15h30.
Podcast “Cinema, Etc”.
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Discord da MALA
QUER ANUNCIAR NA “MALA”?
Me manda um email para podermos conversar. Tenho projetinhos novos saindo do forno, relacionados a isso aqui.
Um deles sendo feito em parceria com o Paulo Emediato, da newsletter Marmitex, que se você ainda não conhece, merece conhecer: