Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins.
Chegamos à última MALA de 2022. Não se preocupem porque no ano que vem estaremos de volta, depois de umas duas semaninhas aí de descanso.
Quero agradecer muito a todos vocês que por aqui estiveram neste ano. A base de assinantes da MALA dobrou neste ano e isso não é pouca coisa. Significa, no mínimo, que vocês gostam de mim…
Esta edição será um pouco menor porque esta semana já é uma daquelas em que todo mundo está enrolando no trabalho. A indústria do entretenimento também está.
Mas vamos lá!
e você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Considere também apoiar financeiramente este projeto, que faço de maneira totalmente independente:
Ah sim, e pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Que você tenha tanta felicidade no seu fim de ano quanto o olhar da Audrey Hepburn (a segunda da direita para a esquerda) nesta foto, prestes a comer uma fatia deste apetitoso bolo natalino.
A SEMANA NO MUNDO DA CULTURA POP
A HBO Max divulgou este trailer com seus lançamentos para 2023 e, pelo jeito, teremos um ano muito louco com muita coisa boa. No trailer podemos ver, por exemplo, as primeiras imagens da quarta temporada de “True Detective”, com Jodie Foster no elenco:
“Avatar: O Caminho da Água” abriu em primeiro lugar, como era esperado (no Brasil também). Mas não foi a abertura que a indústria esperava. O filme ainda precisa render muito mais para se pagar.
E será que a visão de James Cameron para a franquia Avatar é um sonho ou uma ilusão?
E a Edie Falco disse que filmou sua participação no filme há tanto tempo que achava que ele já havia estreado e flopado.
Alguns cinemas no Japão tiveram seus projetores quebrados em função da tecnologia inovadora do filme de James Cameron.
Saiu a shortlist para o Oscar 2023 e o nosso ”Marte Um” ficou fora dela na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.
Confira aqui todas as shortlists divulgadas pela Academia esta semana.
“Adão Negro 2” não vai mais acontecer, de acordo com James Gunn, o novo diretor da DC. As mudanças promovidas por Gunn na empresa mataram não somente este filme, mas o novo “Homem da Aço” com Henry Cavill e “Mulher Maravilha 3”.
Daniel Craig disse que não se arrepende nadinha de ter deixado o papel de James Bond: “Ele não está (SPOILER)” (clique por sua conta)
Não sei vocês, mas eu curti bastante esse teaser de “Barbie”, que vem aí no ano que vem e promete muito:
O diretor Asghar Farhadi protestou contra a prisão da estrela de “O Vendedor”, Taraneh Alidoosti, no Irã. Vários festivais europeus acompanharam o relator.
“Banshees of Inisherin” e “Aftersun” lideram as indicações para o prêmio do London Critics’ Circle.
Será mesmo que não existem filmes bons de Natal neste ano na Netflix?
“Deadpool 3” terá viagem no tempo, de acordo com Hugh Jackman.
Saiu o trailer oficial de “Oppenheimer”, novo filme de Christopher Nolan, sobre o criador da bomba atômica:
Você sabia que um dos personagens mais marcantes de “Bastardos Inglórios” foi escrito para Adam Sandler?
James Cameron revelou que conduziu um estudo científico para provar que a morte de Jack em “Titanic” era necessária e que ele e Rose não sobreviveriam se ficassem juntos.
“The Fabelmans”, o filme autobiográfico de Steven Spielberg, vem aí e é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme. Talvez seja então a hora de rankearmos os filmes de Spielberg.
Aqui uma matéria sobre o filme “Quando Falta o Ar”, documentário brasileiro sobre o SUS durante a pandemia, que quer uma vaga no Oscar de 2023.
A temporada final de “Riverdale” se passará nos anos 1950.
A estréia de “1923”, série prequel de “Yellowstone” foi bem boa.
Se liguem no calendário do Emmy de 2023.
A segunda semana de “Wandinha” foi a melhor segunda semana de uma série na história, desde que a Nielsen passou a medir as audiências de streaming.
O tema de “The White Lotus” está se transformando em um sucesso nas pistas de dança.
Este teaser do Disney+ com as novidades de 2023 mostra as primeiras imagens de algumas séries, em especial a segunda temporada de “Loki”:
Por que as músicas de David Bowie são perfeitas para cenas de impacto em filmes como “Top Gun”?
O Pink Floyd lançou 18(!) álbuns ao vivo da era “Dark Side of the Moon”. E você já pode ouvi-los nos streamings.
Trevor Noah será o host do Grammy 2023.
Direitos musicais vendidos na semana: Justin Bieber.
Aqui tem o video para “Count Me Out”, de Kendrick Lamar, com Helen Mirren no elenco:
Aqui uma ótima história sobre o disco “A Very Special Christmas”, de 1987, que mudou a maneira como vemos os discos de Natal.
O festival Tomorrowland, voltado para a música eletrônica, está de volta ao Brasil.
O Rage Against the Machine teve um ano de altos e baixos, com o cancelamento da (vitoriosa) turnê em função da perna quebrada de Zach de La Rocha e a revelação da batalha contra o câncer de Tim Commeford. Portanto, é hora de você aumentar o volume e ouvir as dez melhores canções da banda, rankeadas.
O Pavement está trabalhando em um filme a partir do musical que eles apresentaram na Broadway.
Little Simz lançou um belíssimo curta de 11 minutos para promover seu novo álbum “NO THANK YOU”:
Lembram do video do TikTok do skatista que viralizou com a música “Dreams”, do Fleetwood Mac? Pois bem, ele foi preso esta semana por posse ilegal de maconha.
Aqui tem uma linda performance de “These Days”, de Nico, por Phoebe Bridgers, Trey Anastasio, Lucy Dacus, Weyes Blood, Matty Healy do The 1975, e Jack Antonoff, gravada durante o evento beneficente “The Ally Coalition”, criado por Jack e sua esposa Rachel pela igualdade de direitos LGBTQIA+:
A final da Copa do Mundo entre Argentina x França é o jogo de futebol mais assistido da história dos Estados Unidos, segundo a Nielsen.
MELHORES DE 2022
Ou piores. A Variety publicou sua lista dos piores filmes de 2022. Concordo com praticamente tudo.
E como a gente não se cansa de uma lista, a mesma Variety publicou simplesmente sua lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, de acordo com um colegiado de jornalistas e críticos.
Aqui as Top 30 Melhores Canções de Hard Rock e Metal do ano, de acordo com a Consequence.
E os 15 Melhores Discos Country, para o Brooklyn Vegan.
Os 10 Melhores Podcasts de Negócios (em inglês) para a Variety.
Os Melhores Filmes de Gênero do ano, para o New York Times.
Também no New York Times, o Melhor da Música Clássica em 2022.
VEM AÍ…
Os Melhores de 2022 da MALA!
Quer colaborar? Mande através dos comentários ou via email quais filmes, séries, discos, fizeram o seu 2022. Vou compilar tudo e fazer um especial no ano que vem.
MERCADO, ETC
No início da semana, Elon Musk fez uma enquete em sua conta do Twitter perguntando se ele deveria sair do cargo de CEO da empresa. Adivinha no que deu?
O post de Lionel Messi sobre a vitória da Argentina na Copa do Mundo já é o mais curtido da história do Instagram.
CANCELADOS
Gary Glitter, que está preso, condenado por abuso sexual de menor na década de 1970, deve ser solto no ano que vem.
IN MEMORIAN
Morreu Terry Hall, vocalista do The Specials e também Fun Boy Three e The Colourfield, aos 63 anos de idade. Hall foi um pioneiro cultural que uniu gêneros musicais e divisões raciais. O músico nasceu em 1959 e foi criado em Coventry. Sua vida deu uma guinada sombria quando, aos 12 anos, foi sequestrado por uma professora. "Fui sequestrado, levado para a França e abusado sexualmente por quatro dias", disse ele ao The Spectator em 2019. "E então levei um soco no rosto e fui deixado na beira da estrada." Hall disse que o incidente o deixou com depressão ao longo da vida e o levou a abandonar os estudos aos 14 anos, depois de se tornar viciado em Valium. "Eu não fui à escola, não fiz nada. Apenas sentei na minha cama balançando por oito meses." A música era uma forma de consolo; e Hall se juntou a uma banda punk local chamada Squad, recebendo seu primeiro crédito como compositor na canção “Red Alert”. Então, ele foi descoberto por Jerry Dammers, do The Specials, que o recrutou como frontman. O resto é história…
PARA ASSISTIR NO STREAMING
Se Estas Paredes Cantassem…
Direção: Mary McCartney
Elenco: Paul McCartney, Ringo Starr, Elton John, Noel Gallagher, Liam Gallagher, Roger Waters, David Gilmour, John Williams, George Lucas
Em 2008, eu tive o imenso prazer de fazer uma vista ao lendário estúdio Abbey Road, com a equipe do Alto-falante, da Rede Minas. Na ocasião, entrevistamos o produtor do programa “Live From Abbey Road”, que era gravado lá dentro, mas o qu queríamos mesmo era entrar em um dos mais sagrados templos da música do mundo. E as recordações são muitas. Desde o nosso entrevistado tocando os sagrados pianos que um dia foram usados pelos Beatles em todas as suas gravações, até o café no jardim de inverno com a inscrição “Lennon’ gravada na madeira de um dos bancos.
Por isso tive um prazer todo especial em assistir a este documentário, dirigido por ninguém menos que Mary McCartney, filha do homem. Aqui estão não só a história do estúdio, mas uma tentativa de explicar sua mística para seres humanos não habituados a ela. As histórias dos irmãos Gallagher e de suas relações com Abbey Road são as mais legais, mas também são incríveis os depoimentos de Elton John (que relata uma caso emocionante vivido ali dentro com Paul McCartney) e de Giles Martin, ao falar da relação de seu pai, o lendário produtor George Martin, com os Beatles e com o estúdio.
Pra quem gosta de música e sabe da importância de Abbey Road para ela, um documentário imprescindível. Para quem não entende desse riscado, vale assistir e acreditar que sim existe uma mística ali dentro, que vai além de qualquer palavra que pode ser dita.
ONDE: Disney+
COTAÇÃO: ***1/2
PARA ASSISTIR NO CINEMA
Avatar: O Caminho da Água
Direção: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Kate Winslet
Existem duas maneiras de se assistir a “Avatar: O Caminho da Água”.
A primeira é encarar o filme como um avanço na tecnologia e no cinema. E aí realmente o filme impressiona. A técnica de captura de performance inventada por Cameron no primeiro filme, em 2009, e aperfeiçoada aqui, é algo nunca visto nas telonas. O realismo alcançado por ele (e por toda a equipe envolvida) é algo muito à frente do que vemos por aí. As cenas filmadas na água em 48fps (uma qualidade superior aos 24fps, que são o padrão do cinema) são alucinantes e bastam cinco minutos de filme para esquecermos que todos aqueles personagens e cenários são gerados artificialmente com o uso de computadores. E aí, sobre isso, recomendo vocês irem para o Youtube para assistirem a videos de entrevistas com Cameron, o elenco e os bastidores da produção. Só depois de assistir a isso, tive a dimensão do salto que este filme promove para o cinema.
Dito isso…
A outra maneira de assistir a este filme é indo para o cinema sem maiores informações e se deixar engajar pela história. Óbvio que a parte visual salta aos olhos, mas a partir do momento em que você se acostuma com ela, sobre o roteiro e a trama para acompanhar. E aí, “Avatar: O Caminho da Água” falha miseravelmente. Minha impressão é que o roteiro deve ter umas dez páginas. A história - se é que podemos chamar de história - poderia ser resumida em uma frase: o povo do céu volta a Pandora para capturar Jake Sully, que se muda com sua família para uma outra parte do planeta, coberta de água. Claro que existem mais alguns outros pequenos elementos envolvidos, mas não há muitos conflitos realmente dignos de se prestar atenção. O que sobra são muitas cenas de fundo do mar, de diálogos às vezes infantis e o pano de fundo - este sim, dá pra prestar atenção - da preservação da natureza.
Ainda é cedo para medirmos o impacto que este filme vai causar. Mas não é exagero dizer que “Avatar: O Caminho da Água” é um daqueles filmes que vamos nos lembrar como um filme que marca história pela técnica e não pela linguagem cinematográfica. Como havia sido o primeiro, ainda que lá tudo fosse novidade e existisse uma história melhor a ser contada.
Dica: veja na maior tela possível. De preferência, em um IMAX (se sua cidade tiver) e com 3D. Este é um filme que não faz o menor sentido se assistido em celulares ou até mesmo na tv da sua casa.
ONDE: Nos cinemas de todo o Brasil
COTAÇÃO: ***
CALENDÁRIO DE ESTRÉIAS
Jack Ryan - 3a temporada - estreou esta semana no Amazon Prime Video:
The Boy, The Mole, The Fox and the Horse - estréia este domingo no Apple TV+
The Witcher: A Origem - estréia domingo na Netflix:
Glass Onion: Um Mistério Knives Out - estréia hoje na Netflix
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
O ano tá acabando mas ainda dá tempo de você ouvir a playlist com canções lançadas em 2022, feita pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje.
E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Episódio de Hoje”, na Rádio CDL-FM, de segunda a sexta às 6h20, 10h40, 15h30 e 22h.
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as sextas, às 15h30.
Podcast “Cinema, Etc”.
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Discord da MALA
QUER ANUNCIAR NA “MALA”?
Me manda um email para podermos conversar. Tenho projetinhos novos saindo do forno, relacionados a isso aqui.
Um deles sendo feito em parceria com o Paulo Emediato, da newsletter Marmitex, que se você ainda não conhece, merece conhecer: