Ano novo, vida nova! Ou quase.
Depois de algumas semanas de férias, a MALA está de volta.
O ano virou, mas tudo parece igual, não acham? 2023 durou uns 23 anos. Foi tanta coisa que, revendo algumas edições, percebi como não dei conta de falar sobre tudo o que queria. Foram dezenas de filmes, séries, discos, livros, podcasts, consumidos por aqui, mas nem de longe esgotaram o assunto.
Para 2024 a ordem é manter o ritmo mas ir direto ao que realmente interessa. Chega de perder tempo com o que traz pouco conteúdo realmente interessante. Vamos falar do que nos traz algo realmente novo para a alma.
E tudo no seu tempo certo, sem aquela pressa de estar na frente de tudo.
Vamos nessa?
E eu começo renovando o pedido:
Esta newsletter é feita de forma totalmente independente e a produção de conteúdo desta forma é das coisas mais importantes que podemos ter nos nosso dias. Sem amarras, sem nada imposto.
Por isso considere ser um apoiador.
Periodicamente, eu publico conteúdos exclusivos para estes apoiadores. São críticas, matérias, pensatas e outros conteúdos, com análises mais aprofundadas de aspectos que envolvem a cultura pop e o entretenimento.
Clique aqui para apoiar:
E se você chegou aqui agora, espero que goste.
Leia, compartilhe e comente.
E espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Em tempos de premiações do cinema, da tv e da música, nada melhor do que uma foto no melhor estilo “amigos para sempre”: Guillermo del Toro, Martin Scorsese, Agnès Varda e Robert De Niro no Festival de Cinema de Marrakesh, em 2018.
A SEMANA DA CULTURA POP
Saiu o trailer de “Back to Black”, a cinebiografia de Amy Winehouse, e eu fiquei meio cabreiro. Será, hein? Confiram:
Aconteceu na última segunda-feira a entrega do Emmy Awards. Adiada em função da greve dos roteiristas e atores no ano passado, a cerimônia foi emocionante, com algumas presenças em especial que arrancaram lágrimas do público. “Succession”, “Treta” e “O Urso” foram os grandes vencedores da noite, como já haviam sido no Globo de Ouro. Confira a lista completa dos vencedores.
Mas a audiência……bem, foi a pior da história.
Outro prêmio que rolou no início da semana foi o Critics Choice Awards. Poucas surpresas. “Oppenheimer”, “Succession”, “O Urso” e “Treta” premiados, como já havia rolado no Globo de Ouro e rolou depois no Emmy (será que os votantes destes prêmios só assistiram a três séries no ano inteiro??). Confira aqui a lista completa.
Saíram as indicações ao BAFTA britânico. “Oppenheimer”, que parece ser o bicho-papão do ano, lidera as indicações, com 13.
Ainda no departamento “prêmios”, a audiência do Globo de Ouro deste ano foi 50% maior do que a do ano passado. Lembrando que este foi o primeiro ano em que a CBS assumiu a transmissão lá nos Estados Unidos.
No The New York Times, um interessante texto sobre como o Emmy deste ano pode significar o fim da tal era de ouro da tv.
Saiu a lista de indicados do PGA, o Sindicato dos Produtores de Hollywood. Esta lista costuma ser a principal prévia do Oscar.
Falando em Oscar….
LIVE INDICADOS AO OSCAR 2024
Na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 10h (da manhã) vou comentar ao vivo no meu Instagram @rodrigojames as indicações ao Oscar 2024. Vem comigo!
“Wonka” atingiu a marca de 500 milhões de dólares na bilheteria global.
O Rotten Tomatoes listou os melhores filmes de terror de cada ano, desde 1988. Você já assistiu a todos? Concorda com a lista?
Saiu o trailer de “O Astronauta”, com Adam Sandler, Paul Dano e Carey Mulligan. Estréia em 1 de março na Netflix:
Que tal um remake de “A Bolha Assassina”?
Neve Campbell, que saiu da franquia “Pânico”, disse que pode voltar “sob as circunstâncias corretas”.
David O. Russell vai dirigir uma cinebiografia da cantora Linda Ronstadt, com Selena Gomez no elenco.
Jonathan Majors perdeu mais um papel depois de sua condenação por assédio: o de Dennis Rodman, em um filme que estava sendo preparado sobre o astro da NBA.
Você sabia que Jodie Foster recusou o papel de Princesa Leia em “Star Wars”?
“Top Gun 3”? É, deve rolar. Mas por que não rolaria, não é?
Sim, vai rolar um filme “Star Trek” dirigido por Toby Haynes (“Andor”).
Um documentário sobre a geração d atores jovens da década de 1980 conhecida como Brat Pack (Rob Lowe, Demi Moore, Emilio Estevez, Judd Nelson, Ally Sheedy…) está em desenvolvimento na ABC.
Vem aí uma sequência de “Extermínio”, novamente dirigida por Danny Boyle e roteirizada por Alex Garland.
A ótima série brasileira “Bom Dia Verônica”, com Tainá Muller e Rodrigo Santoro, teve o trailer de sua terceira (e última) temporada divulgado:
Adivinhem qual ator vai estar no novo filme de Wes Anderson? Dica: já participou de vários outros.
E essa história de que Taylor Swift seria a verdadeira autora do livro que inspirou o filme “Argylle”, que estréia em breve?
Começaram a pipocar por aqui e por ali os filmes que farão parte do Festival de Berlim deste ano.
E você consegue imaginar qual o filme número 1 do Top 10 do Festival de Sundance das últimas quatro décadas?
Uma ótima matéria sobre os 25 anos da série que mudou tudo: “Os Sopranos”.
Aliás, David Chase, o criador da série, disse que “a tv de qualidade morreu”.
A Apple TV+ divulgou o trailer de “The New Look”, série com Ben Mendehlsson e Juliette Binoche sobre a relação entre Coco Chanel e Christian Dior:
Quais as séries mais esperadas de 2024?
E vocês sabiam que “Better Call Saul” se tornou a maior perdedora da história do Emmy?
Depois do reboot criativo, a nova série do Demolidor terá conexão direta com série da Netflix.
Mais adições para o cast da terceira temporada de “The White Lotus”.
Kim Gordon lançou uma música nova. É daquelas que sempre terá lugar cativo aqui nesta news:
Um filme sobre a criação do álbum “Nebraska”, de Bruce Springsteen, está em produção.
“Stop Making Sense”, o filme dos Talking Heads, vai voltar para os cinemas de novo!
A banda da série “Daisy Jones & The Six” estava ensaiando para sair em turnê quando veio a greve dos roteiristas, de acordo com Riley Keough.
Serei o primeiro a acessar a Netflix no dia 29 para assistir a “The Greatest Night In Pop”, sobre os bastidores da gravação de “We Are the World”:
E Morrissey, que sempre parece ter algo a dizer, agora está reclamando que a mídia (sempre ela) está querendo diminuir sua importância na história dos Smiths.
Saiu o lineup do festival Coachella deste ano. A minha, a sua, a nossa Ludmilla tá lá. E o Blur também. Mas a banda não tinha acabado de novo, Damon?
Saiu também o lineup do festival de New Orleans (o meu favorito). Vai ter só Stones, Neil Young e….Heart!
Billie Eilish, Olivia Rodrigo e Dua Lipa vão se apresentar no Grammy.
Olivia, Taylor Swift e SZA lideram a lista de indicações ao iHeartRadio Music Awards.
Tá aqui o primeiro single do Black Crowes em 15 anos:
A vitória de Elton John no Emmy fez com que ele entrasse para o seleto grupo dos EGOT.
Vem aí um doc sobre a banda The Mars Volta.
E se tem Lollapalooza Brasil, tem cancelamento de show. Sai Paramore, entra Kings of Leon. Que zica…
Outra banda que anunciou novo disco com participações de Beck e Noel Gallagher foi o Black Keys. Aqui o primeiro single:
Da série “frases que soam como ameaças”: “Eu definitivamente acho que há esperança de novas músicas”, disse Scott Stapp, do Creed.
Quais são os 30 discos de hard rock e metal mais esperados de 2024?
“Paradise City”, do Guns N’ Roses, atingiu a marca de 1 bilhão de plays no Spotify.
Lily Collins apareceu em um promo da NBC das Olimpíadas de Paris interpretando sua Emily de “Emily In Paris”.
A dinastia do New England Patriots na NFL virou série documental que estréia em fevereiro no Apple TV+:
A ESPN foi obrigada a devolver 37 Emmys que recebeu ao longo de vários anos, depois de constatada uma fraude envolvendo os nomes dos profissionais vencedores.
Daqui a 10 anos os direitos de Batman e Superman caem em domínio público. E aí? O que vai acontecer?
MERCADO, ETC
A Disney e a NFL estão costurando uma parceria para que alguns ativos da liga, como a Redzone, façam parte do portifólio da empresa do Mickey.
O site Pitchfork passou por uma grande mudança estrutural e sua redação vai para dentro da redação da revista GQ.
E o Presidente Lula sancionou a lei de cota de tela para o cinema brasileiro.
PARA VER NO CINEMA
Segredos de Um Escândalo
Direção: Todd Haynes
Elenco: Natalie Portman, Julianne Moore, Charlie Melton
O ator é um voyeur. Não sei se esta frase já foi dita, mas se não foi, aqui estou eu para dizer. Não são poucas as histórias de atores e atrizes que passam do ponto ao observarem pessoas para compor um determinado personagem. Assim como não são poucas as histórias de atores que não conseguem mais sair de seus personagens, tamanha é a identificação e a entrega para interpretá-los. Vide Heath Ledger e seu Coringa, por exemplo.
“Segredos de um Escândalo” é uma destas histórias, mas não se limita a simplesmente mostrar uma atriz (Natalie Portman) estudando uma mulher controversa (Julianne Moore) para compor seu personagem. A história vai além e nos entrega uma relação que vai ficando cada vez mais íntima entre as duas e o marido da segunda, interpretado magistralmente por Charlie Melton (da série “Riverdale”).
Inspirada em fatos reais, a trama do filme é focada no trio e nos é entregue através de muitos olhares, silêncios e reações a situações limítrofes. Ao se envolver com a família de Grace, a atriz Elizabeth acaba por se despir de sua própria personalidade e incorporar seu alvo, levando isso às últimas consequências e nos fazendo questionar quais os limites do voyeurismo e até onde este tipo de relação pode soar saudável.
Com atrizes do porte de Julianne Moore e Natalie Portman no elenco, seria óbvio afirmar que as duas, por si só, já valem o filme. Mas, incrivelmente, é a performance de Charlie Melton que impressiona e até mesmo ofusca as duas protagonistas. “Segredos de Um Escândalo” é um filme para assistir, observar e até mesmo questionar a intimidade e a proximidade que pode ser estabelecida em determinados momentos de uma relação.
COTAÇÃO: ***1/2
ONDE: nos cinemas de todo o Brasil
ESTRÉIAS DA SEMANA
A Mulher na Parede - estréia amanhã no Paramount+:
Cristóbal Balenciaga - estreou esta semana no Star+:
LIVE SESSIONS SONASTÉRIO CDL-FM
Foi tanta coisa no fim do ano que eu nem falei do programa novo que estreei na CDL-FM.
É uma parceria entre a rádio e o estúdio Sonastério, um dos principais do país e referência até mesmo fora dele.
O programa tem sempre uma entrevista que eu faço com o artista e músicas em versões exclusivas, gravadas ao vivo no estúdio.
Os dois primeiros episódios, que foram ao ar dezembro e janeiro, tiveram Paula Lima e Pato Fu como convidados. E estão aqui pra você ouvir:
Roteiros e entrevistas feitos por este que vos fala. Edição do Marcelo Pêra.
DISCO DA SEMANA
Até o ano passado, eu publicava sempre aqui neste espaço uma playlist que eu ia alimentando todos os dias com músicas que estavam sendo lançada e eu estava ouvindo.
Este ano resolvi mudar um pouco.
Vou sempre indicar um disco específico ou uma música.
O primeiro é este disco aqui, do Ryan Adams:
Sim, eu sei que Adams é um artista cancelado, controverso por sua postura e por seus atos, mas o cara ainda anda lançando coisas boas.
Logo no início de 2024 ele lançou nada mais nada menos do que cinco discos (!) Este é um deles e o que mais me agradou.
O link aqui é do Spotify, mas você encontra os discos todos em todas as plataformas de streaming.
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Episódio de Hoje”, na Rádio CDL-FM, de segunda a sexta às 6h20, 15h40 e 22h.
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as sextas, às 15h30.
Podcast “Cinema, Etc”.
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Ou comenta aí embaixo.
Vai ver Queen Rock Montreal em IMAX este fim de semana? Não esqueça de nos contar depois 😉