Bom dia, boa tarde e boa noite!
Esta newsletter é feita de forma totalmente independente e a produção de conteúdo desta forma é das coisas mais importantes que podemos ter nos nosso dias. Sem amarras, sem nada imposto.
Por isso considere ser um apoiador.
Periodicamente, eu publico conteúdos exclusivos para estes apoiadores. São críticas, matérias, pensatas e outros conteúdos, com análises mais aprofundadas de aspectos que envolvem a cultura pop e o entretenimento.
Clique aqui para apoiar:
E se você chegou aqui agora, espero que goste.
Leia, compartilhe e comente.
E espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Você não está vendo coisas e nem é uma foto gerada por IA.
São os irmãos Iggor e Max Cavalera emoldurando ninguém menos que Zeca Pagodinho. Mundos que se chocam.
A SEMANA DA CULTURA POP
Saiu o trailer de “One Life”, com Anthony Hopkins. A trama segue a história real de Nicky Winton, um jovem corretor de Londres que arrisca a própria vida para ajudar a salvar judeus que tentavam fugir da Tchecoslováquia antes da ocupação nazista antes da Segunda Guerra Mundial.
E saíram as indicações ao Oscar 2024. Nenhuma surpresa entre os indicados a Melhor Filme. Conforme previsto, “Oppenheimer” teve 13 indicações e “Pobres Criaturas”, 12. Confira aqui a lista dos indicados. A cerimônia de entrega acontece no dia 10 de março.
Aqui, aquela tradicional lista “Esnobados e Surpresas” do Oscar 2024.
E nunca é demais lembrar que estas 20 performances foram solenemente ignoradas pela Academia.
E Scorsese é agora o diretor vivo mais indicado para o Oscar. Passou Spielberg.
Você sabe quem são os brasileiros que votam no Oscar?
Saíram também os indicados ao Framboesa de Ouro. Já dava pra imaginar que um certo filme, estrelado por um certo Sylvester conseguiria muitas indicações. Teve até filme da Marvel sendo indicado….
E em uma semana cheia, o César francês também divulgou seus indicados. “Anatomia de uma Queda” e “Le Règne Animal” encabeçam a lista.
“Anatomia de uma Queda” fez barba, cabelo e bigode no Lumiere Awards, uma espécie de Globo de Ouro francês.
Saiu o trailer de “Constellation”, nova série de ficção da Apple TV+ com Noomi Rapace e Jonathan Banks no elenco:
Confirmado: teremos Supergirl em “Superman: Legacy”.
Acredite se quiser: tem mais um filme da série “Jurassic” sendo planejado.
“O Livro de Eli” vai ganhar uma prequel em série, estrelada por John Boyega.
Sofia Coppola disse que sua série “The Custom of the Country”, que estava em produção na Apple TV+ foi cancelada porque os executivos não entenderam muito bem a personagem principal e porque…..não havia mais dinheiro.
Você sabe porque Julia Roberts não faz cenas de nudez?
O primeiro longa em lingua inglesa de Pedro Almodóvar será estrelado por Julianne Moore.
Saiu o trailer de “Hitman”, o novo Richard Linklater, que estréia na Netflix em junho:
A resposta para a pergunta “O que tem pra ver na Netflix” em fevereiro já está entre nós.
A audiência do segundo episódio de “True Detective: Night Country” aumentou 28% no segundo episódio. Você está assistindo? Curtindo?
O elenco da terceira temporada de “The White Lotus” tá parecendo ser gigantesco. Toda semana saem novas adições.
Você não entende o fenômeno “Yellowstone”? Aqui tem um ótimo texto explicando tudo.
“Tuesday”, novo drama com toques surrealistas da A24, traz Julia Louis-Dreyfus confrontando a morte. Estréia no verão do hemisfério norte:
Os bônus que Tom Holland tinha direito pelo sucesso nas bilheterias de seus filmes na Marvel foram enviados para……Tom Hollander. E era uma grana federal.
O diretor Doug Liman não vai à pré-estréia de seu filme, “Road House” no SXSW deste ano em protesto pelo fato de o Prime Video não promover uma estréia dele nos cinemas.
Chris Evans, Aubrey Plaza e Margaret Qualley estão no elenco do novo filme de Ethan Coen.
A ABC norte-americana publicou um video para promover as estréias de suas séries e podemos ver cenas das próximas temporadas de “Abbott Elementary” e “Grey's Anatomy”, entre outras.
“Ripley”, baseada na obra de Patricia Highsmith, com Andrew Scott no elenco, teve seu trailer divulgado esta semana. Em breve na Netflix:
“Thank You, Goodnight. The Bon Jovi Story”. Não tem como passar incólume a esta série que estréia em breve no Star+, não é?
Treta entre os herdeiros dos Ramones estão barrando a cinebiografia da banda.
Tem tanta gente dizendo que Madonna vem ao Brasil este ano que a gente só está esperando o anúncio oficial.
Aliás, Madonna e a Live Nation estão sendo processadas por alguns fãs em função das duas horas de atraso para o início de seu show de 13 de dezembro em Nova York. Ela respondeu.
Ozzy Osbourne vai fazer dois shows para encerrar a carreira.
Você sabia que o Green Day já teve um disco inteiro gravado e roubado?
E o Justin Timberlake que lançou single novo, precedendo seu novo álbum? O título, considerando o que se anda falando dele por aí, é bem significativo: “Selfish”.
Eu iria fácil no festival Just Like Heaven, que tem um cheirinho de 2008 e acontece em maio (de 2024. hehehe) na California.
O Cansei de Ser Sexy, ou CSS, vai tocar nesse festival aí e de quebra anunciou uma nova turnê norte-americana.
The Killers vai fazer uma temporada em sua terra natal - Las Vegas - tocando seu disco “Hot Fuss” na íntegra, em agosto.
Norah Jones lança disco em março, mas “Running” já está entre nós:
Fletcher e The Driver Era serão os side shows do Lollapalooza Brasil este ano.
Mais performers anunciados para o Grammy Awards deste ano. Incluindo ninguém menos que Billy Joel.
Os shows de Jão no Allianz Parque no último final de semana impressionaram muita gente, que diz que o fenômeno precisa ser estudado. E para quem perdeu os shows em São Paulo, vem aí mais uma data. No ano que vem.
Rick Bonadio andou falando umas coisas esquisitas em uma entrevista e muita gente achou graça nas redes.
Johnny Marr reprovou o uso de uma música dos Smiths em uma peça da campanha de Donald Trump. E aí eu pergunto: O Morrissey também reprovou?
André 3000 foi até o talk show do Stephen Colbert e mostrou uma música de seu mais recente disco, em uma performance no mínimo inusitada:
Mr. Beast, o youtuber mais popular do mundo, está negociando para apresentar um reality no Prime Video.
50 anos depois, será que o hip-hop ainda é radical?
Uma banda de black metal chamada Martyrdom pediu desculpas depois que uma cabeça de porco decepada foi jogada em um show seu recente.
Frank Farian, o produtor por trás de Boney M e Milli Vannili, morreu aos 82 anos. Quem viu o doc sobre o MV sabe do que ele era capaz.
Que tal um escape room inspirado em “CSI: Miami”? Em São Paulo.
O Justice vai lançar disco novo em abril e já soltou esse single, que tem um feat com ninguém menos que Tame Impala:
MERCADO, ETC
Agora é a Associação dos Músicos de Hollywood que está demandando algumas questões relacionadas aos famigerados resíduos e o uso de inteligência artificial nos filmes.
O HBO Max vai passar a se chamar Max em fevereiro aqui no Brasil, acompanhando a mudança que já havia acontecido lá fora.
Em mais um passo na direção dos esportes, a Netflix adquiriu os direitos para transmissão do WWE Raw.
O jogo da NFL entre o Kansas City Chiefs e o Miami Dolphins, que nos Estados Unidos foi exclusivo do Peacock, rendeu 2.8 milhões de novas assinaturas para a plataforma.
Falando em Netflix, a empresa divulgou seus números do quatro trimestre de 2023 e eles são gigantes. Já são mais de 260 milhões de assinantes no mundo todo.
Passaralho no Los Angeles Times.
E se criássemos um Youtube e um Spotify públicos?
PARA VER NO CINEMA
Vidas Passadas
Direção: Celine Song
Elenco: Greta Lee, Teo Yoo, Moon Seung-ah
A vida dá voltas e voltinhas.
Há alguns anos, um amigo disse esta frase em uma mesa de bar e ela não me saiu mais da cabeça. Não me lembro exatamente qual era o assunto, mas a frase por si só acaba por dizer tudo. Serve para que nos lembremos que os atos de nossa vida, pensados ou não, tem consequência. E que nossa vida não é linear, podemos mudá-la o tempo todo e os caminhos tortuosos pelos quais passamos durante nossa existência quase nunca são os planejados.
“Vidas Passadas” poderia ser facilmente descrito como um grande “a vida dá voltas e voltinhas”. O longa autobiográfico da diretora Celine Song me fez pensar que sua vida deu muitas voltas, muitas voltinhas, e elas não saem de seu pensamento. Na trama, Nora (Greta Lee) é uma garota que emigra com sua família da Coréia do Sul para o Canadá (e depois para os Estados Unidos) em busca de uma nova vida. Neste processo, ela deixa para trás Hae Sung (Tee Yoo), seu melhor amigo da escola e, de certa forma, seu primeiro namorado, ainda que a idade precoce dos dois não permitisse que eles consumassem sua relação como tal.
Anos depois, Hae Sung procura Nora e os dois começam um relacionamento virtual fadado ao fracasso, pois nenhum dos dois tinha disponibilidade para viajar e consumar a relação ao vivo (fica a dica para quem leva adiante relacionamentos 100% virtuais). Os anos passam, Nora se casa, Hae Sung também embarca em uma nova relação, mas durante uma pausa nela, viaja para Nova York para, enfim, reencontrar sua “amada”.
O “amada” não está entre aspas à toa. “Vidas Passadas” nos mostra que existem muitos significados desta palavra e muitos níveis em uma relação de amor. De certa forma, nos mostra que existem muitos amores. O que Nora e Hae Sung nutrem um pelo outro é difícil de definir e vai bater de maneira diferente em cada um de nós. A relação entre os dois, no final das contas, é definida pelo tempo e pelos encontros e desencontros da vida. Às vezes o melhor momento para uma pessoa não é para a outra e por isso um relacionamento amoroso é algo tão complicado e difícil de levar adiante.
Por vezes, durante o filme, vamos dar razão para Nora; por outras vamos odiar suas atitudes. E é assim também com Hae Sung. Entretanto, nenhum dos dois tem culpa de terem se deixado levar pela vida e feito escolhas que mudaram seus rumos, para o bem ou para o mal. A metáfora das vidas passadas, dita várias vezes durante o filme, serve para que imaginemos que, durante uma mesma existência, passamos por várias destas vidas e somos atropelados por elas. Para o bem ou para o mal.
Um pequeno, belo e arrebatador filme, que merece ser visto e revisto.
COTAÇÃO: ****
ONDE: nos cinemas de todo o Brasil
ALÉM DELE….
Estréia esta semana o sensacional “Anatomia de Uma Queda”, também indicado ao Oscar de Melhor Filme, e que eu já falei sobre aqui.
ESTRÉIAS DA SEMANA
Mestres do Ar - estréia hoje no Apple TV+:
Sexy Beast - estreou ontem no Paramount+:
Griselda - estreou ontem na Netflix:
Extraordinária - estreou ontem no Star+:
DISCO DA SEMANA
Dentro da proposta “dê tempo ao tempo” que eu comentei no número anterior da newsletter, a dica de hoje é um disco de 2023, que tem crescido bastante por aqui.
Peter Gabriel não lança discos sempre. Na verdade, seu último disco só de canções inéditas havia sido “Up”, de 2002. De lá pra, uma infinidade de projetos, discos ao vivo, versões, com orquestra, e por aí vai.
Por isso mesmo, a expectativa para este “i/o” era enorme. E ele não decepcionou. Um artesão das canções, Gabriel é único e seu som é meio inclassificável. Já foi progressivo, pop, anteviu tendências, e hoje parece não se interessar muito por gêneros. Há alguns anos ele seria descrito como “world music”, mas como nem eu nem ele gostamos de classificações como esta, vou deixar pra lá.
É o que se espera de um artista do calibre dele. Ouçam e depois a gente conversa:
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Episódio de Hoje”, na Rádio CDL-FM, de segunda a sexta às 6h20, 15h40 e 22h.
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as sextas, às 15h30.
Podcast “Cinema, Etc”.
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Ou comenta aí embaixo.