Bom dia, boa tarde e boa noite!
Esta newsletter é feita de forma totalmente independente e a produção de conteúdo desta forma é das coisas mais importantes que podemos ter nos nosso dias. Sem amarras, sem nada imposto.
Por isso considere ser um apoiador.
Periodicamente, eu publico conteúdos exclusivos para estes apoiadores. São críticas, matérias, pensatas e outros conteúdos, com análises mais aprofundadas de aspectos que envolvem a cultura pop e o entretenimento.
Clique aqui para apoiar:
E se você chegou aqui agora, espero que goste.
Leia, compartilhe e comente.
E espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Absolute cinema com dois mestres: Akira Kurosawa e Federico Fellini.
A SEMANA DA CULTURA POP
O Festival de Veneza ainda não acabou e a editoria “tempos de aplausos” está à toda. Mas desta vez foi o nosso “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, com Fernanda Torres e Selton Mello, que recebeu dez minutos na sua exibição de gala e arrancou elogios da imprensa internacional, já colocando Fernanda como uma das possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz. Veja o trailer:
Aliás, aqui está a lista dos filmes brasileiros indicados pela Academia Brasileira de Cinema para o Oscar 2025. Um deles será o representante do país na premiação.
Continuando na editoria dos aplausos, “The Room Next Door”, de Almodóvar, teve incríveis 17 minutos. “Babygirl”, com Nicole Kidman, teve 6.5. “Queer”, de Luca Guadagnino, teve 11. “Wolfs”, com George Clooney e Brad Pitt, cinco. “Coringa: Delírio a Dois”, onze.
Aliás, como é que é a história de que o Daniel Craig gravou cenas de sexo explícito para “Queer”? Explícito mesmo, Bond?
Veneza e Telluride são festivais famosos por esquentarem a corrida para o Oscar. O vencedor do Palma de Ouro de Cannes, “Anora” saiu fortalecido de Telluride. “The Piano Lesson” também. “Saturday Night” também.
Alfonso Cuarón está considerando fazer uma versão reduzida de sua série “Disclaimer” para inscrever no Oscar.
E que tal o trailer de “Nightbitch”, com Amy Adams no papel de uma mulher que está convencida que está se transformando em um cachorro?
“Deadpool & Wolverine” ultrapassou 600 milhões de dólares na bilheteria doméstica dos Estados Unidos. É a segunda maior bilheteria do ano, até agora.
Ethan Hawke disse que propôs a Richard Linklater que eles fizessem “Blue Moon” 12 anos atrás mas o diretor disse que o ator era “muito atraente” e que eles precisariam esperar mais um pouco.
E a Anya Taylor-Joy que disse que seu papel dos sonhos na Disney seria a princesa Elsa de “Frozen”. Tem a ver hein?
Channing Tatum disse que quer fazer um remake de “Ghost”. Demi Moore não curtiu.
Nosso bravo agente 007 foi notícia esta semana. Primeiro, Daniel Craig disse que James Bond poderia ter sido gay. Depois foi Jenna Ortega quem disse que não gostaria de ver uma Bond mulher.
Ian MacKellen revelou que recebeu uma sondagem para reprisar seu papel de Gandalf nos novos “Senhor dos Anéis”, de Andy Serkis.
Temos um novo trailer de “Irmãos Menendez: Assassinos dos País”, que estréia dia 19 na Netflix:
“Cidade de Deus: A Luta Não Para” já foi renovada para uma segunda temporada.
A série do Visão na Marvel deve resolver algumas questões que ficaram pendentes em outras séries.
Christopher Abbott está conversando para fazer o papel que foi de James Dean na versão para série de “Vidas Amargas”, ao lado de Florence Pugh.
Cenas de uma comédia com Jerry Lewis, filmada em um campo de concentração em 1972, e perdida para sempre no tempo, foram vistas pela primeira vez em um documentário sobre a produção, que estreou no Festival de Veneza.
A Netflix apertou o pause na produção da série “Dead Boy Detectives”, baseada em uma série de quadrinhos de Neil Gaiman, depois das acusações de assédio feitas para o escritor. Mas aí os fãs fizeram um abaixo assinado para que não só a série, mas todo o universo “Sandman” do autor seja continuado.
Vem aí uma série spinoff de “Reacher”.
Vem aí: a segunda temporada de “Poker Face” com um ótimo elenco.
“Only Murders in the Building” foi renovada para a quinta temporada, para surpresa de ninguém.
Os Duffer Brothers (“Stranger Things”) emplacaram uma série de mistério sobrenatural chamada “The Boroughs” na Netflix, com Alfred Molina, Geena Davis, Alfre Woodard e Bill Pullman no elenco.
Stevie Wonder lançou uma música nova cujo título diz tudo: “Can We Fix Our Nation's Broken Heart?”
Parece que Gem Archer é mais um ex-integrante que vai se juntar ao “novo” Oasis.
Aliás, aqui uma matéria sobre o Oasis e o negócio milionário que existe por trás da volta de bandas do passado.
É claro que os ingressos para os shows do Oasis acabaram em minutos. E o governo britânico anunciou que vai investigar a política de preço dinâmico da Ticketmaster UK. Eu já vi essa história antes….
O Angra anunciou uma pausa na carreira depois da atual turnê.
Adele também anunciou mais um hiato em sua carreira. O “please come to Brazil” vai ter que esperar.
O Green Day precisou ser retirado do palco de um show em Detroit por questões de segurança.
Neil Young e Stephen Stills reunidos? Vai rolar.
O Manic Street Preachers lançou uma nova música e a gente para pra ouvir:
A edição da semana passada já havia fechado quando chegou a notícia de que a edição de 2024 do Primavera Sound foi de arrasta.
Uns vem, outros vão. O Lollapalooza Brasil divulgou o seu lineup para 2025 e eu me animei a ir.
Já o Rock In Rio anunciou Will Smith. Dizem que pra cantar.
Enquanto isso, lá fora, o Desert Daze, festival que rolaria na California em outubro, com shows de Jack White e Fleet Foxes, entre outros, foi cancelado. O motivo? Os altos custos de produção.
Quais as 100 guitarras mas icônicas da história?
Catálogo vendido da semana: Ric Ocasek.
Lzzy Hale, do Halestorm, está sendo especulada como a nova integrante do Linkin Park, e esse seria o tal anuncio bombástico que eles estão preparando para os próximos dias. Será que ela vai se dar bem? Confira a cover de “Crawling” que ela postou em suas redes:
Chappell Roan andou cancelando uns shows na Europa e parece que o publico não ficou muito satisfeito com a desculpa não.
Elton John está com parte de sua visão prejudicada em função de uma infecção. Mas já está se recuperando.
As primeiras imagens do filmes sobre o Pavement com Joe Keery e jason Schwatzmann apareceram online.
David Gilmour está louco pra se desfazer do catálogo do Pink Floyd pra não ter que lidar com Roger Waters nunca mais.
E o Scott Stapp, do Creed, que vai interpretar Frank Sinatra na cinebiografia de Ronald Reagan. Não sei o que dizer, apenas sentir.
Já Charlie XCX se deu melhor: vai estar no novo filme de Gregg Araki, “I Want Your Sex”, ao lado de Olivia Wilde e Cooper Hoffman.
Vocês estão prontos para o programa comemorativo dos 10 anos do “Irmão do Jorel”?
“Landman” a nova série de Taylor “Yellowstone” Sheridan, teve seu trailer divulgado esta semana:
Você sabia que o nome real de Michael Keaton é Michael Douglas? E que ele quer assinar Michael Keaton Douglas daqui pra frente? Bom, tudo isso pra dizer que tem mais sobre Michael Keaton Douglas aí embaixo.
E o Fontaines D.C tocando “Let's Get Lost”, de Chet Baker, na BBC?
MERCADO, ETC
Mais uma matéria mostrando o óbvio: a crise climática está impactando nos shows e festivais.
O estado da Califórnia aprovou lei que exige consentimento para réplicas digitais de IA de artistas mortos.
PARA ASSISTIR NO CINEMA
Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
Direção: Tim Burton
Elenco: Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O’Hara, Jenna Ortega, Monica Bellucci
OUÇA A CRÍTICA NO PODCAST “MENINOS, EU VI”:
ONDE VER: nos cinemas de todo o Brasil.
O podcast “Meninos, Eu Vi” está disponível no Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Youtube, além do Spotify. Clique aqui para obter os outros links.
ESTRÉIAS DA SEMANA
O Casal Perfeito - estreou esta semana na Netflix:
Um dos Nossos: David Chase e a Família Soprano - estréia amanhã na Max:
Untold: Hope Solo vs U.S. Soccer - estreou esta semana na Netflix:
DISCO DA SEMANA
Lendo algumas coisas sobre o disco desta semana, descobri que seu autor cogitou chamá-lo de “Joy” mas desistiu porque pensou que o título poderia levar o público a pensar algo que ele não é.
Pois é isso mesmo ”Wild God” não é um disco alegre de Nick Cave & the Bad Seeds, mas é com certeza um passo em direção a uma luz que ele não dava faz tempo. Depois de alguns trabalhos em que o luto esteve presente (Cave perdeu dois filhos em um espaço de sete anos), não dá pra dizer que aqui ele não está, mas aparentemente Cave encontrou um caminho um pouco mais…..celestial para lidar com as perdas.
Os arranjos, as letras, a presença mais marcante dos Bad Seeds em determinados momentos, nos levam a crer que a dor sentida por ele se transformou, ainda que nunca vá deixar de existir.
Um disco adulto, maduro, sobre sentimentos que muitas vezes nos recusamos a aceitar que eles existam, mas que são inevitáveis.
Ouçam:
Os discos que eu indico aqui vem sempre com um player do Spotify, mas eles podem ser encontrados em todas as outras plataformas: Apple Music, Deezer, Amazon Music, Tidal e por aí vai, se este for o seu caso.
ROCK IN RIO NO TERRA
Eu e o parceiro André Forastieri gravamos alguns videos falando de alguns aspectos do Rock In Rio deste ano. Os videos fazem parte da cobertura especial que o Portal Terra está fazendo do festival.
Os primeiros já estão no ar. Clica aí nas imagens pra assistir:
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as quintas, ao vivo, às 11h30.
Podcast “Meninos, Eu Vi”
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu TikTok
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Ou comenta aí embaixo.