SEGURA QUE LÁ VEM TEXTÃO!
Quando, com alguns meses de pandemia, eu comecei esta newsletter, não fazia a menor idéia de onde chegaria. Na minha cabeça, seria apenas um passatempo daquela era para escoar as notícias do mundo do entretenimento que tinha acesso e levá-las até um público que, àquela altura, não sabia muito bem o que aconteceria, mas precisava de uma fuga do cotidiano.
Hoje somos uma comunidade que cresce a cada dia e a sensação de estar fazendo a coisa certa no momento certo é gritante. Se hoje eu trabalho produzindo conteúdo para o Terra, por exemplo, é porque esta newsletter existe. Se hoje eu faço um podcast sobre cinema e séries, é simplesmente porque eu resolvi trazer este formato de crítica de filmes para dentro da newsletter.
Entretanto, mais do que isso tudo aí em cima, esta newsletter é um espaço de CURADORIA. E eu escrevi em caixa alta pra você prestar bastante atenção nesta palavra. Demorei muito tempo pra entender meu papel aqui e no que eu faço na vida (pelo menos na parte em que eu apareço pra vocês, porque eu tenho toda uma vida profissional sem aparecer que você pode encontrar no meu site).
Meu papel é te trazer notícias, dicas, críticas e FILTRAR o conteúdo para você. A experiência de mais de 30 anos militando nesta área me dá o respaldo para que eu possa discernir alhos de bugalhos e te indicar algo interessante (ou não) para ouvir, assistir, ler, consumir.
Só não consigo me dedicar exclusivamente a este propósito porque é difícil pagar as boletos só com isso. É por isso que eu sempre coloco aqui no início da newsletter o botão para você ser um apoiador do que eu faço. Quem sabe um dia a gente não cria um canal exclusivo para os apoiadores, com dicas diárias? Que sabe um dia eu não passo a me dedicar exclusivamente para isso aqui?
Aproveitando o ensejo….
Então, vamos um passo de cada vez. Por enquanto, eu só posso agradecer a você que vem aqui todas as semanas, curta, comenta, compartilha a newsletter e me ajuda a transformar este espaço em algo ainda mais agradável. Todos os dias.
Pensei em fazer um especial para celebrar este número 200, mas achei melhor que ele fosse apenas mais um número semanal da MALA. Celebrar fazendo o que sempre faço, mas aprimorando e aprendendo a cada dia que passa.
Vamo nessa?
Bom dia, boa tarde e boa noite!
Esta newsletter é feita de forma totalmente independente e a produção de conteúdo desta forma é das coisas mais importantes que podemos ter nos nosso dias. Sem amarras, sem nada imposto.
Por isso considere ser um apoiador.
Periodicamente, eu publico conteúdos exclusivos para estes apoiadores. São críticas, matérias, pensatas e outros conteúdos, com análises mais aprofundadas de aspectos que envolvem a cultura pop e o entretenimento.
Clique aqui para apoiar:
E se você chegou aqui agora, espero que goste.
Leia, compartilhe e comente.
E espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Esse é um rolê tão aleatório que eu nem identifiquei algumas pessoas aí na foto. Tem alguns Jacksons, incluindo o Michael, o Dan Aykroyd, o Magic Johnson e a Margot Kidder. Me ajudem a identificar o resto.
A SEMANA DA CULTURA POP
Saiu o teaser de “Wolf Man”, com Christopher Abbott como o Lobisomen. Julia Garner também está no elenco.
“The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar, faturou o Leão de Ouro do Festival de Veneza. Nicole Kidman ficou com o prêmio de Melhor Atriz por “Babygirl”. “Ainda Estou Aqui” ganhou o prêmio de Melhor Roteiro. Aliás, a estréia do filme de Walter Salles no Brasil vai ser na Mostra de SP.
Parece que “Ainda Estou Aqui” está realmente acontecendo nesta temporada. O Hollywood Reporter publicou uma matéria mostrando o sucesso que o filme fez no Festival de Toronto.
110 milhões de dólares. Foi o que “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice” faturou em sue primeiro fim de semana nas bilheterias dos Estados Unidos. Foi a segunda melhor abertura de um filme no mês de setembro, na história.
Aliás, você pegou todos os easter eggs e referências do filme?
O roteiro de “Duna 3” já está em desenvolvimento.
Jared Leto pode ser o Esqueleto no novo filme do He-Man, ainda em desenvolvimento.
Michael B. Jordan vai dirigir e estrelar uma nova versão do filme “Crown o Magnífico”.
Saiu o trailer final de “Venom: The Last Dance”. Veja por sua conta e risco.
Shailene Woodley vai ser Janis Joplin em uma cinebiografia.
Uma série de animação baseada em “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, está sendo produzida pela Gullane Filmes.
“Xogum” e “O Urso” dominaram o primeiro fim de semana de premiações do Emmy.
Já a cerimônia principal do Emmy Awards acontece neste domingo e os apresentadores foram anunciados.
Os dez filmes mais subestimados de Sylvester Stallone.
Judd Apatow vai dirigir um filme sobre a batalha entre a Coca e a Pepsi na década de 1980.
Para surpresa de zero pessoas, o novo projeto de “O Senhor dos Anéis”, de Andy Serkis, vai ser dividido em dois filmes.
Aliás, parece que Serkis vai usar inteligência artificial para trazer de volta alguns personagens dos filmes originais.
Saiu o trailer de “A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio”, que dispensa apresentações:
A sexta e última temporada de “The Handmaid's Tale” começou a ser produzida.
Começou o casting para a série “Harry Potter”. A procura é por um elenco mais inclusivo e diverso.
Executivos da HBO estão frustrados, porém não surpresos com as críticas de George R.R. Martin à série “A Casa do Dragão”.
Brendan Gleeson entrou para a série do “Homem-Aranha Noir”.
“Dexter: Original Sin” ganhou seu primeiro trailer e a data de estréia: 13 de dezembro no Paramount+
A NBC anunciou que o “The Tonight Show with Jimmy Fallon” vai ter apenas quatro edições inéditas na semana. Os motivos? Os de sempre: audiência e corte de custos.
A série “Good Omens”, do Prime Video, teve a produção de sua última temporada pausada depois das acusações de assédio contra Neil Gaiman, que já se ofereceu para se afastar dela.
Mais adições para a nova série “The Office”.
Os 4 primeiros episódios da segunda temporada de “Os Anéis de Poder” atingiram 40 milhões de espectadores em 11 dias, segundo o Prime Video.
Aparentemente, Colin Farrell não vai querer colocar o figurino de Pinguim novamente.
De Armando Ianucci e Sam Mendes, vem aí “The Franchise”, sobre os bastidores da produção de um filme de heróis:
Adivinhem qual cantora loirinha bateu o récorde de prêmios que era de Beyoncé no VMA deste ano? A cerimônia deste ano não teve nenhum momento memorável, mas teve prêmio pra todo mundo: Chappell Roan, Anitta, Taylor….Confira aqui a lista dos vencedores.
O diretor de “A Noite Que Mudou o Pop” está preparando um documentário sobre Jimi Hendrix.
Saíram as indicações para o CMA Awards. Fica a pergunta: cadê a Beyoncé?
1 bilhão de reais. Este é o valor da proposta que Adele teria recusado para uma residência em Macau.
Um dia ruim para os detratores do Radiohead: a banda voltou a ensaiar, de acordo com Colin Greenwood.
The Hard Quartet, também conhecida como “a nova banda de Stephen Malkmus” está com música nova na praça:
O Linkin Park anunciou sua nova cantora, Emily Armstrong, da banda Dead Sara. Mas ela já começou tendo que enfrentar uma treta relacionada ao seu envolvimento com a Cientologia e apoio ao ator Danny Masterson, condenado por estupro.
A propósito: o filho de Chester Bennington não gostou nadinha desta volta.
Você sabia que “Can You Feel the Love Tonight”, a canção vencedora do Oscar do filme “O Rei Leão”, escrita e interpretada por Elton John, quase foi cortada da versão final e foi salva pelo próprio Elton?
Falando em Elton, o documentário “Never Too Late”, que muitos já dizem ser o doc definitivo sobre ele, estreou no festival de Toronto e traz algumas revelações inéditas sobre o astro.
Já pensou o porquê de não existirem clipes de “Reinassance” ou “Cowboy Carter”? Segundo a própria Beyoncé, é para os fãs poderem focar na música.
Jerry Cantrell, que anunciou show no Brasil, lançou uma música nova:
O The New York Times assistiu à série documental sobre Prince, que talvez nunca vá ser exibida. Uma das revelações é a de que o solo dele em “While My Guitar Gently Weeps”, durante o Rock and Roll Hall of Fame pode ter sido motivado por vingança.
A NFL confirmou que Kendrick Lamar vai fazer o show do intervalo do Superbowl 2025.
Mais uma docussérie sobre esportes na Netflix: Aaron Rodgers.
Nova música de Soccer Mommy:
Vem aí: Fyre Festival 2. Não o doc, mas o festival mesmo. Se bem que eu desconfio que vai ter um outro doc….
E saiu o lineup do Lollapalooza…..India.
A HBO anunciou a produção de um documentário sobre o disco “Os Afro-sambas”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Muita gente reclamou da duração e da ausência de hits, mas aqui tem uma análise bem interessante do show de The Weeknd no último fim de semana, em São Paulo.
Saiu o trailer de “The Apprentice”, com Sebastian Stan no papel de Donald Trump no início de sua carreira:
Falando nele, Jack White está processando Donald Trump pelo uso de sua “Seven Nation Army” na campanha.
Matuê lançou um novo disco na última segunda-feira e os números no Spotify superaram até mesmo os de Taylor Swift.
Arnaldo Antunes, Liniker e FBC estão entre os shows que vão rolar na programação paralela do Rock In Rio, dentro dos stands de patrocinadores.
A curiosa história do show do Angra no Rock In Rio de 2011, considerado um fiasco pela banda e responsável indiretamente pela saída de André Mattos.
E quais os 40 shows dos 40 anos do Rock In Rio? O G1 perguntou a jornalistas do país inteiro e o resultado foi este.
Que tal Mdou Moctar no Tiny Desk Concert?
Agora Morrissey disse que Johnny Marr bloqueou o lançamento de uma coletânea dos Smiths. E vocês aí querendo que a banda se reunisse….
E o lançamento da nova coleção do Manchester City que teve Noel Gallagher como modelo e a recriação da capa de “Definitely Maybe”, do Oasis por Pep Guardiola e alguns jogadores?
E a nova do Franz Ferdinand? Aliás, a banda anunciou um disco novo para janeiro.
Larry David anunciou uma tour por 10 cidades dos Estados Unidos.
Por fim, uma música nova do Tears for Fears, que vai também lançar um disco ao vivo:
MERCADO, ETC
O que o Rock In Rio está preparando para seus 40 anos.
A Amazon Prime Video mostrou os recursos de IA que estarão disponíveis no seu Thursday Night Football.
Olha o Paramount+ aumentando os preços da assinatura….
PARA ASSISTIR NO CINEMA
Motel Destino
Direção: Karim Ainouz
Elenco: Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção
OUÇA A CRÍTICA NO PODCAST “MENINOS, EU VI”:
ONDE VER: nos cinemas de todo o Brasil.
O podcast “Meninos, Eu Vi” está disponível no Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Youtube, além do Spotify. Clique aqui para obter os outros links.
ESTRÉIAS DA SEMANA
Emily In Paris - 4a temporada - 2a parte - estreou esta semana na Netflix:
Feios - estréia hoje na Netflix:
Guga por Kuerten - estreou esta semana no Disney+:
A Amiga Genial - 4a temporada - estreou esta semana no Max:
DISCO DA SEMANA
Se você frequentou algum festival de música brasileira nos últimos anos, é bem provável que tenha esbarrado com Liniker, em alguma de suas encarnações.
Não me lembro a primeira vez que a vi ao vivo, mas me lembro de ficar impressionado com a voz, com a performance, com a banda numerosa e competente e com a resposta do público.
De lá pra cá Liniker se transformou em um dos principais nomes da música brasileira e este “Caju” chega para corroborar com isso. São 14 faixas em que ela mistura soul, jazz, funk, samba, disco e suas letras confessionais em um trabalho coeso, ainda que atirar para todos os lados na esfera musical possa parecer o contrário. Mas quem liga para gêneros, não é?
O destaque absoluto do disco é a linda “Ao Teu Lado”, com a participação de Amaro Freitas e das meninas Anavitória. 7 climáticos minutos que impressionam.
Ouçam:
Os discos que eu indico aqui vem sempre com um player do Spotify, mas eles podem ser encontrados em todas as outras plataformas: Apple Music, Deezer, Amazon Music, Tidal e por aí vai, se este for o seu caso.
ROCK IN RIO NO TERRA
Eu e o parceiro André Forastieri gravamos alguns videos falando de alguns aspectos do Rock In Rio deste ano, que começa nesta sexta. Os videos fazem parte da cobertura especial que o Portal Terra está fazendo do festival.
Mais alguns videos que gravamos. No primeiro eu falo das minhas recordações do festival, num tom bem pessoal. Clica aí nas imagens pra assistir:
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as quintas, ao vivo, às 11h30.
Podcast “Meninos, Eu Vi”
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu TikTok
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Ou comenta aí embaixo.
Parabéns pelo trabalho na newsletter. Atualmente, meio que só acompanho cultura pop na Mala; é um ótimo filtro em meio meio a tanta abobrinha publicada por aí. Portanto, obrigado rs
Parabéns, amigo! Você arrasa!