Depois de uma semaninha de folga, tamos aqui de volta com aquela curadoria de notícias e conteúdo que você gosta e espera todas as sextas. E aos poucos vou fazendo umas mudançazinhas por aqui no formato e até mesmo no conteúdo. Vai dando o seu feedback aí pra gente construir isso juntos, ok?
IMAGEM DA SEMANA
No melhor estilo “fotos domésticas”, aqui estão Bjork e Kylie Minogue, em Los Angeles, na década de 1990, provavelmente chegando da feira pra cozinhar o jantar.
A SEMANA DA CULTURA POP
Já tem um monte de histórias rolando sobre os bastidores do último Missão Impossível, que pode ser o filme mais caro da história. Mas a gente volta ao assunto no ano que vem, quando ele estrear (ou a qualquer momento, em edição extraordinária). Por enquanto, vamos apenas curtir o trailer:
Não teve pra ninguém. “Ainda Estou Aqui” liderou as bilheterias brasileiras na semana de seu lançamento, batendo “Venom 3” e “Operação Natal”, entre outros.
Você já ouviu minha crítica do filme? Tá lá embaixo.
E vem aí uma versão estendida do filme, em formato minissérie, no Globoplay.
No último fim de semana aconteceu a primeira edição da D23, a convenção da Disney, aqui no Brasil. Entre erros e acertos, aqui tem um bom resumo de tudo o que rolou por lá, com vários trailers e anúncios.
Já temos rumores sobre o elenco da série Harry Potter.
“The Last Showgirl” traz Pamela Anderson como uma artista veterana em Las Vegas. Dizem que é a melhor interpretação de sua carreira. Estréia em janeiro:
Sim, o próximo filme da série Alien será dirigido por Ridley Scott.
Alias, Scott e Paul Mescal já tem planos para trabalharem juntos novamente, depois que “Gladiador 2” cumprir sua jornada.
Já Denzel Washington disse que uma cena de um beijo gay de seu personagem (em quem?) foi cortada do filme.
Calma! “Gladiador 3”?
Aliás, também tem minha crítica desse filme lá embaixo.
Aquelas listas que a gente adora odiar: os 10 melhores filmes internacionais de todos os tempos e os nacionais, de acordo com a Rolling Stone.
Saiu o trailer de “Mad About the Boy”, a série que coloca um fim na saga de Bridget Jones:
“Juror No. 2”, o mais recente (e provavelmente último) filme de Clint Eastwood, foi planejado para um lançamento direto no streaming pela Warner. Aparentemente os planos mudaram. E devem mudar ainda mais.
Denzel Washington confirmou que “Pantera Negra 3” vai ser um de seus últimos filmes, antes de se aposentar.
Aliás, a Marvel continua jurando de pé junto que “Blade” vai sair.
Zendaya, Anne Hathaway e Lupita Nyongo se juntaram ao elenco do novo filme de Christopher Nolan.
É ator na faixa dos 30 anos? De qualquer raça? Você pode ser o próximo James Bond. Inscrições abertas.
Vem aí “A Era do Gelo 6”.
Aparentemente, os fãs de “Yellowstone” não estão satisfeitos com a morte de um personagem importante na série, que aconteceu logo no início da segunda parte da quinta temporada, que acaba de estrear. (MUITOS SPOILERS).
E o primeiro episódio sem o tal personagem teve uma audiência gigantesca.
A audiência do episódio final de “Pinguim” foi récorde para a série.
E já começaram a surgir teorias sobre o destino de alguns personagens em “Batman 2”, depois dos acontecimentos de “Pinguim”.
Muita coisa nesse preview da plataforma Max para o ano que vem. Tem a terceira temporada de “The White Lotus”, a segunda de “O Pacificador”, entre outras:
E o chefão da HBO ainda confirmou que uma quarta de “The White Lotus” e uma segunda de “Big Little Lies” estão em desenvolvimento.
Lady Gaga estará na segunda temporada de “Wandinha”.
Quem também fez um video do tipo foi o Disney+ e tem cenas da última temporada de “The Handmaid's Tale”, a quarta de “O Urso”, a segunda de “Andor”, entre outras:
Saiu o trailer da terceira temporada da série de animação da Marvel, “What If…?”
Talvez uma das indicações mais bizarras da história do Grammy tenha sido a de Andre 3000 este ano, com seu álbum “New Blue Sun”, um trabalho experimental baseado em flauta, como Álbum do Ano. Aqui ele fala sobre isso.
E aqui tem uma análise dos indicados a Melhor Artista Novo, que não são tão novos assim….
The Weeknd anunciou uma experiência imersiva em parceria com a Apple, para os óculos Apple Vision Pro.
A carreira de Beyoncé será estudada na Universidade de Yale.
Taylor Swift e Zach Bryan lideram as indicações do Pollstar Awards. E eu pergunto: pra quem mais uma premiação deste tipo?
Parece notícia velha mas é desta semana: Katy Perry é a primeira atração confirmada para o festival The Town deste ano.
Que tal um show de Beth Gibbons na Biblioteca Nacional da França?
Se a esta altura do campeonato você ainda não ouviu “Songs of a Lost World”, o novo The Cure, você está perdendo muito tempo. Aqui tem um resumo de como foi o lançamento, incluindo o show que eles fizeram no dia 1o e os especiais na BBC.
O Pitchfork Music Festival não vai acontecer em Chicago este ano.
Pelo menos um artista já falecido teve sua voz licenciada para narrações em geral em plataformas de inteligência artificial: Jerry Garcia.
E o Linkin Park que ainda nem fez os shows no Brasil e já anunciou que volta no ano que vem?
O ano tá acabando (já??) e as listas de melhores do ano já começaram a sair. Aqui a lista da Mojo de Melhores Álbuns de 2024.
Eu adoro o nome desta banda: Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs. Mas o som deles também é legal. Ouçam o novo single:
Uma versão de “Do They Know It's Christmas?”, combinando as vozes das três gravações da música, será lançada este ano para celebrar seus 40 anos.
O Coldplay vai fazer o maior show de sua história em janeiro, na Índia, para 132 mil pessoas.
Os ingressos para os dois shows já anunciados pelo Oasis para o Brasil, no Morumbis em novembro do ano que vem se esgotaram em uma hora. Uma nova data deve ser anunciada na próxima semana.
David Gilmour deu uma passada no Tonight Show with Jimmy Fallon e acabou falando sobre a lendária sincronização de “The Dark Side of the Moon” com “O Mágico de Oz”:
Mais um artista saindo do X/Twitter: The Last Dinner Party.
E a Mattel que colocou o endereço de um site pornô no verso das embalagens das bonecas alusivas ao filme “Wicked” por engano?
Será que o Papa está jogando “Baldur's Gate 3”?
Saiu o trailer de “Beatles 64”, o documentário sobre a primeira visita da banda aos Estados Unidos, produzido por Martin Scorsese:
Por fim, música nova do Beirut:
MERCADO, ETC
Crise no mercado de shows? Não para a Live Nation, que reportou o maior verão de sua história neste ano.
Crise no mercado da música em geral? Não para o Spotify, que superou as expectativas no terceiro trimestre deste ano.
A Nintendo lançou um app de música.
O plano com anúncios já representa metade das novas assinaturas da Netflix.
PARA ASSISTIR NO CINEMA
Ainda Estou Aqui
Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro
OUÇA A CRÍTICA NO PODCAST “MENINOS, EU VI”:
ONDE VER: nos cinemas de todo o Brasil.
O podcast “Meninos, Eu Vi” está disponível no Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Youtube, além do Spotify. Clique aqui para obter os outros links.
PARA ASSISTIR NO CINEMA
Gladiador 2
Direção: Ridley Scott
Elenco: Paul Mescal, Pedro Pascal, Denzel Washington
OUÇA A CRÍTICA NO PODCAST “MENINOS, EU VI”:
ONDE VER: nos cinemas de todo o Brasil.
O podcast “Meninos, Eu Vi” está disponível no Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Youtube, além do Spotify. Clique aqui para obter os outros links.
ESTRÉIAS DA SEMANA
Duna: A Profecia - estréia neste domingo na HBO/Max:
Detetive Alex Cross - estreou esta semana no Prime Video:
O Retorno do Rei: Queda e Ascensão de Elvis Presley - estreou esta semana na Netflix:
Cobra Kai - 6a temporada - 2a parte - estréia hoje na Netflix:
DISCO DA SEMANA
Um lançamento de um disco novo do The Cure (não lançavam nada inédito desde 2008), por si só, já é motivo de comemoração. Em especial por este que vos fala, fã confesso da banda e que já chegou à conclusão que trata-se do artista mais importante de sua vida. Mas existe sempre aquele receio de que o disco não seja lá motivo de comemorar, como havia sido o “4:13 Dream”. E se a banda não tiver mais fôlego pra construir algo de qualidade?
Felizmente, não é o caso.
“Songs of a Lost World” é o Cure em sua melhor forma, denso, introspectivo, soturno, falando de temas difíceis, que nem todo mundo se sente à vontade pra falar. As perdas na família de Robert Smith moldaram não só as letras como o clima de todo o disco, que não dá brechas para qualquer tentativa de soar mais pop. É o Cure de “Disintegration” e “Pornography” soando atual e urgente, sem qualquer tipo de concessão.
Da longa introdução de “Alone” aos mais de 10 minutos de “Endsong”, não há um segundo sequer dispensável ou fora do lugar neste trabalho. Pode até ser difícil para quem está acostumado com os hits pop da banda, mas é extremamente palatável para quem entende as entranhas da banda e sabe que é com discos como este que eles serão lembrados daqui a 50, 100, 1000 anos.
Ouçam já:
Os discos que eu indico aqui vem sempre com um player do Spotify, mas eles podem ser encontrados em todas as outras plataformas: Apple Music, Deezer, Amazon Music, Tidal e por aí vai, se este for o seu caso.
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as quintas, ao vivo, às 11h30.
Podcast “Meninos, Eu Vi”
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu TikTok
Meu BlueSky
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Ou comenta aí embaixo.
Gourgeous. Seu trabalho é muito bom !