MALA #214
"Gosto de fazer filmes porque gosto de entrar em outro mundo. Gosto de me perder em outro mundo. É simplesmente fantástico se perder no mundo do cinema." - David Lynch (1946-2025)
"Hollywood agoniza". Você ainda não leu esta matéria por aí, mas em breve ela vai ocupar os pensamentos de todos os que trabalham nesta indústria.
Não é que a indústria morreu, mas talvez seja hora de repensar que sua sede não pode mais ser Los Angeles. A grande maioria dos filmes não são mais feitos ppor lá, existe uma migração de profissionais e até mesmo a Marvel se mudou de mala e cuia para Londres. Sem falar nos incêndios, que destruíram parte da cidade e, ainda que existe um esforço para reconstruir, podem ter certeza que muita gente não vai voltar
O que isso significaria para a indústria? Ninguém sabe, mas é nítido que muita coisa deve mudar num curto espaço de tempo.
Espero que depois do Oscar para "Ainda estou Aqui"....
IMAGEM DA SEMANA
Já pesou o seu celular ou computador recentemente? Deve ter ficado mais pesado neste momento, ao carregar esta foto de João Bosco, Ney Matogrosso e Paulinho da Viola, tirada no último fim de semana.
A SEMANA DA CULTURA POP
Saiu o trailer de “The Alto Knights”, novo filme de Barry Levinson, com Robert De Niro no papel principal e roteiro de Nicholas Pileggi (“os Bons Companheiros”). Estréia em março prometendo muito:
“Ainda Estou Aqui” venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival de Palm Springs.
A revista Variety está cravando Fernanda Torres como uma das indicadas a Melhor Atriz no Oscar 2025. A lista final de indicados sai no dia 23. Sim, a Academia adiou novamente a data da divulgação, em função dos incêndios de Los Angeles.
Saíram as indicações do WGA (Sindicato dos Roteiristas). “Wicked”, “Duna: Parte 2” e “Rivais” estão entre os indicados.
Saíram também as indicações do PGA (Sindicato dos Produtores), que costuma acertar os indicados ao Oscar de Melhor Filme.
Saíram também as indicações ao BAFTA, com “Conclave” e “Emilia Perez” liderando. “Ainda Estou Aqui” emplacou uma indicação a Melhor Filme Internacional.
Já o Critics Choice Awards, que aconteceria no dia 12 e já havia sido adiado para o dia 26, foi adiado novamente para uma data ainda a definir, em fevereiro.
Karla Sofia Gascón e Jacques Audiard virão ao Brasil para enfrentar a ira da fanbase brasileira lançar “Emilia Perez”.
Jude Law vai interpretar o presidente russo Vladmir Putin no novo filme de Olivier Assayas.
Um ranking deveras nerd: os primeiros oficiais de todas as séries “Star Trek”.
Saiu o trailer de “The Performance”, que traz Jeremy Piven como um dançarino, diretor de uma companhia de ballet, contratado para se apresentar para Hitler:
Jesse Armstrong, criador de “Succession", está preparando um filme para a HBO sobre uma crise financeira.
Eu estou louco pra ver, mas aparentemente os estadunidenses não tiveram muito interesse em “Better Man”, a cinebiografia de Robbie Williams, em que ele interpreta a si mesmo no papel de um macaco.
O novo filme de Bong Joon Ho, “Mickey 17”, com Robert Pattinson, vai ter sua premiere no Festival de Berlim deste ano.
Aqui os detalhes da nova série de ficção que tem o time Kansas City Chiefs, da NFL, como pano de fundo.
A Marvel está perto de escalar um novo ator para o papel do Pantera Negra. Mas será que eles deveriam fazer isso?
Entra ano, sai ano e tem um novo “Goonies” sendo desenvolvido na Warner.
Já sonhou em apresentar o Saturday Night Live mas não é da A-list de Hollywood? Seus problemas acabaram.
Mudanças nas datas de lançamentos de filmes da Universal, envolvendo “Minions 3” e “Shrek 5”.
Saiu o trailer da nova série do “Demolidor” e olha…….
A segunda temporada de “Ruptura” estréia hoje e a Apple fez uma ação divertida em Nova York esta semana, colocando o elenco da série para trabalhar em plena Grand Central Station.
Já a segunda de “Round 6” é a terceira temporada de série mais assistida da história da Netflix, perdendo exatamente para a primeira da mesma série e “Wandinha”.
E o efeito Fernanda Torres? “Tapas e Beijos” já é a série mais vista do Globoplay.
David Simon, criador de “The Wire” disse que a tv mudou e ele não consegue mais vender séries. Se tá difícil pro David Simon….
Uma ótima história sobre um episódio da série clássica “Star Trek” que foi proibido no Reino Unido por mais de 30 anos.
A AppleTV+ e M. Night Shyamalan estão enfrentando um processo de mais de 80 milhões de dólares por plágio da série “Servant”.
Sylvester Stallone, Mel Gibson e Jon Voight serão algo como embaixadores do Governo Trump para recuperar Hollywood.
Aqui um single novo de M.I.A., lançado sem alarde, que marca sua conversão ao cristianismo:
O “MTV Unplugged” de Eric Clapton vai ganhar um relançamento, remasterizado, com faixas inéditas, e será exibido em cinemas.
Pelo menos uma das cerimônias de premiações programadas para Hollywood não vai mudar de data: o Grammy.
Mas a Universal Music vai cancelar seus eventos relacionados ao Grammy e doar o dinheiro para as vítimas dos incêndios. O Spotify também.
“Lemonade”, da Beyoncé, foi eleito o melhor disco do século 21 até agora, pela revista Rolling Stone. Discutam.
Falando nela, o grande anúncio prometido por ela para a última terça-feira, que muitos julgam ser um novo disco, foi adiado em função dos incêndios em Los Angeles. Aliás, Beyoncé fez uma doação de 2.5 milhões de dólares.
Tem música nova do My Morning Jacket, precedendo um novo álbum:
O 4 Non Blondes vai se reunir.
“Killing in the Name”, do Rage Against the Machine, atingiu a marca de 1 bilhão de reproduções no Spotify. E isso deve ter rendido uns 60 centavos pra eles…..
Você consegue imaginar quais as três artistas norte-americanas mais streamadas no Spotify em 2024?
Mark Mothersbaugh, do DEVO, contou esta semana que ganha mais de 1 milhão de dólares anuais com um tema de uma série da MTV.
O festival mais legal do mundo - New Orleans Jazz Fest - anunciou seu lineup pra 2025.
A polêmica do início da semana: esta matéria da New York sobre Neil Gaiman, relatando inúmeros casos de assédio cometidos por ele, com foco maior em um, que envolve uma mulher que foi babá de seu filho com Amanda Palmer.
David Ehrlich é o crítico de cinema principal da Indiewire e, anualmente, lança um video com uma edição dos melhores filmes do ano anterior. Vale a pena o play:
Que tal uma caixa com a série completa “Twin Peaks” em 4K, para celebrar David Lynch, um dos maiores gênios do cinema moderno, que nos deixou esta semana?
E o Bob Dylan que abriu uma conta no TikTok dias antes de ele ser banido nos Estados Unidos?
Qual a música mais odiada dos Beatles? (Polêmica à vista)
Os membros remanescentes do Soundgarden se apresentaram esta semana em um evento beneficente em Seattle com outro vocalista. Estaria a banda prestes a retomar as atividades?
E o Village People, que vai se apresentar na posse de Donald Trump? Carrie Underwood também.
Por fim, uma música nova de Lucy Dacus, apresentada ao vivo no Tonight Show:
MERCADO, ETC
Se nada mudar até lá, o TikTok será bloqueado para novos usuários e downloads a partir deste domingo, nos Estados Unidos. Por isso mesmo, surgiram notícias de que a China estaria cogitando vender a plataforma para - vejam só! - Elon Musk! A Fortune diz que isso é pura ficção.
Um texto interessante sobre o fenômeno que é a CCXP.
PARA (NÃO) ASSISTIR NO CINEMA
Lobisomem
Direção: Leigh Whannell
Elenco: Christopher Abbott, Julia Garner, Matilda Firth
OUÇA A CRÍTICA NO PODCAST “MENINOS, EU VI”:
ONDE VER: nos cinemas de todo o Brasil
O podcast “Meninos, Eu Vi” está disponível no Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Youtube, além do Spotify. Clique aqui para obter os outros links.
EU ACHAVA ESTAS MÚSICAS UM LIXO, ATÉ QUE…
Fiz este video para o meu canal do Youtube falando do doc “Yacht Rock” (ainda inédito no Brasil) e relacionando com artistas e músicas que eu negligenciei durante muito tempo. Assistam:
ESTRÉIAS DA SEMANA
Ruptura - 2a temporada - estréia hoje no Apple TV+:
With Love, Meghan - estreou esta semana na Netflix:
De Volta à Ação - estréia hoje na Netflix:
Câmera Entre Balas - estreou esta semana no Max:
Harley Quinn - estreou ontem no Max:
A Cozinha - estréia hoje no Max:
Missão Porto Seguro - estréia hoje no Prime Video:
DISCO DA SEMANA
Outro dia, em um destes fios infindáveis em uma das redes sociais que uso, alguém perguntou por onde andava o Franz Ferdinand, porque desde “take Me Out” a pessoa não ouvi falar deles. Foi a deixa para que dezenas de fãs enumerassem hits e mais hits da banda e houve até quem lembrasse que a banda passou pelo Brasil no ano passado com um show lotado em São Paulo. E boto fé que, se mais shows eles fizessem pelo Brasil, mais shows lotados aconteceriam.
De fato, o Franz Ferdinand tem uma capacidade ímpar de construir hits. Nem todos tem o apelo de um “Take Me Out”, “This Fire”, “No You Girls” ou “Do You Want To” mas se você ouvir atentamente os discos da banda vai sempre encontrar canções deliciosas.
Como neste “The Human Fear”. O disco já abre com uma mais do que grudenta, “Audacious” e a partir daí mostra que o tempo fez bem a Alex Kapranos, colocando outros elementos em seu som e não deixando que a banda ficasse perdida no passado. Vale lembrar que o FF tem um projeto em especial - “FFS", gravado em parceria com o Sparks - que mostra direitinho o quanto a banda sempre soube caminhar para as direções certas em busca do melhor.
Confiram:
Os discos que eu indico aqui vem sempre com um player do Spotify, mas eles podem ser encontrados em todas as outras plataformas: Apple Music, Deezer, Amazon Music, Tidal e por aí vai, se este for o seu caso.
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as quintas, ao vivo, às 11h30.
Podcast “Meninos, Eu Vi”
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu TikTok
Meu BlueSky
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Ou comenta aí embaixo.