MALA #250
Edição "1/4 de 1000"
IMAGEM DA SEMANA
Fotos tão inacreditáveis que a gente duvida da veracidade delas:
Bob Marley e o Jackson Five na Jamaica, em 1975.
Duzentos e cinquenta
Esta semana, assisti a um filme que aborda a resiliência e o ato de encontrar o próprio caminho diante das dificuldades que a vida impõe, entre outros temas. Ainda não posso falar sobre ele, mas na semana que vem voltarei ao assunto.
Fiquei pensando no filme, nesses temas e nos paralelos com a minha vida, quando percebi que estou aqui, fazendo esta newsletter há 250 semanas (não consecutivas, porque ninguém é de ferro).
Quando comecei, lá na pandemia, eu não fazia a menor ideia de onde queria chegar – ou se queria chegar a algum lugar. Tudo o que eu queria era encontrar algo para fazer enquanto esperava aquele pesadelo do confinamento chegar ao fim. Resolvi, então, juntar tudo o que recebia, lia e consumia sobre cultura pop e entretenimento em um só lugar, exercitando a arte da escrita.
Hoje, esta newsletter não traz apenas textos. Eu acredito piamente que a mistura de formatos, com um pouco de áudio, vídeo e fotos, é a maneira mais completa de fazer este conteúdo chegar até você. O mais legal de produzir uma newsletter é não estar preso a convenções. Por mais que ela tenha seções fixas, todas as semanas me proponho a criar algo diferente, escrever um texto a mais, subir um vídeo novo que eu tenha gravado. Experimentar faz parte de mim sempre, e podem ter certeza de que vou continuar fazendo isso por aqui.
Mas, voltando à resiliência, fiquei refletindo sobre como esse sentimento é fundamental para que qualquer projeto exista. Grande parte das pessoas que começou alguma coisa durante a pandemia – seja newsletter, pão ou cerveja artesanal – já desistiu. Mas eu não sou de desistir fácil. Meus projetos duram anos, passam por mudanças e só são descartados quando encontro um caminho melhor em outro.
Todas as semanas acho que não vou conseguir. Começo a rascunhar a MALA na segunda-feira e, quando vou dormir, sinto sempre a certeza de que não vai ter nada para colocar aqui. Os dias vão passando, as ideias vão surgindo e, quando chega a quinta à noite, faço apenas um arremate final. Sim, a MALA é um exercício diário de leitura, escrita, síntese e criação. Porque é assim que deve ser. Algumas pessoas acreditam na criação a partir de demandas e sob pressão de prazos. Até passo por isso de vez em quando, mas como meu dia a dia não é convencional, sem horários fixos para tudo, vou exercitando quando dá, ao longo dos dias. E tem funcionado muito bem.
A vida nos impõe muitas dificuldades todos os dias, mas é no prazer de produzir algo como esta newsletter que encontramos os caminhos certos para lidar com elas. De certa forma, acho que é fazendo esta newsletter que desanuvio um pouco dos problemas e aborrecimentos da vida. Ao mergulhar neste mundo, parece que entro em outra dimensão, uma das muitas que o multiverso nos proporciona.
No mais, gostaria de agradecer a você que tem me acompanhado por algumas (ou muitas, espero) destas 250 semanas. E quero te convidar a continuar me acompanhando, seguindo, falando da MALA com os amigos e, quem sabe, ser um apoiador dela. Um dia, quem sabe, quero viver de newsletter. Imagina só: fazer só isso todos os dias da semana? Eu e vocês iríamos gostar, não iríamos?
PARA ASSISTIR NO STREAMING
Task
Criação: Brad Ingelsby
Elenco: Mark Ruffalo, Tom Pelphrey, Emilia Jones
OUÇA A CRÍTICA NO PODCAST “MENINOS, EU VI”:
ONDE VER: na HBO Max
O podcast “Meninos, Eu Vi” está disponível no Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Youtube, além do Spotify. Clique aqui para obter os outros links.
A SEMANA DA CULTURA POP
Saiu o trailer de “O Filho de Mil Homens”, filme de Daniel Rezende, baseado na obra de Valter Hugo Mãe, com Rodrigo Santoro no papel principal. Estréia nos cinemas no dia 30 e no dia 12/11 na Netflix:
Mais notícias sobre o fracasso de “Tron: Ares”.
Agora já tem gente dizendo que devemos prestar atenção é em “Tron: o Legado”, o filme anterior da trilogia, que é subestimado.
E o Jared Leto que apareceu de surpresa em um cinema que estava exibindo “Tron: Ares? Até aí, tudo bem. Só que o cinema estava semi vazio.
Aqui, uma sugestão interessante do que fazer com a franquia.
Em compensação, “Telefone Preto 2” foi considerado um sucesso em seu primeiro fim de semana, com 42 milhões de dólares arrecadados no mundo todo.
Colman Domingo vai interpretar o Leão Covarde em “Wicked: For Good”.
Aliás, aqui tem uma entrevista com o diretor Jon M. Chu, em que ele diz que enxerga os dois filmes como um só.
Aqui o trailer da quinta temporada de “Emily In Paris”, um dos maiores sucessos da Netflix:
James Gunn disse que está conversando com Keanu Reeves sobre “Constantine 2”.
Michael Fassbender vai estrelar uma série sobre a família Kennedy, na Netflix. Com direção de Thomas Vintenberg.
Indo na contramão da indústria, Michael Mann disse que rejuvenescimento será importante para o seu “Fogo Contra Fogo 2” e ele pode experimentar IA.
No The Guardian, uma ótima entrevista com Cameron Crowe sobre sua vida e obra.
Aqui o trailer de “Ella McCay”, o primeiro filme de James L. Brooks em uma década. Jamie Lee Curtis, Kumail Nanjiani, Ayo Edebiri, e Rebecca Hall estão no elenco:
Adam Driver disse que tentou fazer um filme Star Wars com Steven Soderbergh dirigindo.
Você também está ansioso pelo reboot de “Arquivo X”, que Ryan Coogler está preparando? Agradeça à mãe dele.
Jeffrey Wright, Danny Ramirez e outros foram adicionados ao elenco de “Samo Lives”, cinebiografia de Jean Michel Basquiat.
Aqui tem as primeiras imagens de “I Play Rocky”, filme que conta a história real dos bastidores do clássico “Rocky” , destacando a trajetória de Sylvester Stallone. Estrelado por Anthony Ippolito.
Michael B. Jordan está em negociações para ser Ricardo Tubbs no reboot de “Miami Vice”, que Joseph Kominski está desenvolvendo.
Nos 30 anos de “Barrados no Shopping”, uma matéria que mostra como o filme estava correto em quase tudo e envelheceu bem.
O próximo festival de Sundance será o último em Park City e o primeiro sem Robert Redford, seu fundador. Por isso, uma série de eventos especiais estão sendo planejados.
Aqui o trailer de “Pluribus”, nova série de Vince Gilligan (“Breaking Bad”, “Better Call Saul”), com Rhea Seehorn no papel de Carol, a “pessoa mais infeliz da Terra”, que deve salvar a humanidade de uma felicidade suspeita que domina quase todos. Estréia em novembro:
David Chase, criador de “Os Sopranos”, está desenvolvendo uma nova série para a HBO, sobre Sidney Gottlieb, um químico e chefe de operações da CIA conhecido como “Black Sorcerer” — considerado o “padrinho” da cultura LSD.
A terceira temporada de “Falando a Real” estréia em junho do ano que vem na Apple TV.
O reality de moda “Project Runway” foi renovado pela Disney para a 22a temporada.
Já o reboot australiano de “The Office” já foi cancelado, depois de uma temporada.
Já imaginaram Mariska Hargitay em “Friends”? Então…
“Being Eddie”, documentário sobre Eddie Murphy, estréia na Netflix em novembro. Trailer:
Aliás, o que mais estreia na Netflix em novembro?
Confirmado: Eddie Munson, personagem de Joseph Quinn, não estará na quinta e última temporada de “Stranger Things”.
Aliás, o último episódio da série, com duas horas de duração, vai ser exibido nos cinemas.
Mais artistas p da vida com Donald Trump pelo uso indevido de suas músicas: Kenny Loggins.
Aliás, Robert De Niro, que tem sido um dos mais ferozes críticos de Trump, deu outra entrevista acabando com o presidente norte-americano.
Vem ai um musical no West End londrino baseado em “Karate Kid”.
Vem aí um disco ao vivo de Nick Cave & the Bad Seeds, gravado durante a turnês norte-americana e européia da banda entre o ano passado e este. Aqui uma das faixas, já liberada:
Outro que está lançando disco e filme ao vivo: Depeche Mode.
Os 84 Melhores Álbuns de 2025, de acordo com a Pitchfork. Até agora, claro.
O Rush adicionou mais cidades à sua turnê de reunião no ano que vem.
“Springsteen: Salve-Me do Desconhecido” estréia apenas na semana que vem (eu já assisti mas não posso contar nada ainda pra vocês) mas já sabemos que a trilha sonora, com Jeremy Allen White nos vocais, chega em dezembro.
Mike Moore, guitarrista da banda de Liam Gallagher, vai substituir Bonehead nos shows do Oasis em Goyang, Toquio, Sydney e Melbourne. Bonehead volta para a perna sul-americana.
Sam Rivers, baixista e fundador do Limp Bizkit, morreu no último fim de semana, aos 48 anos.
Aqui, o King Gizzard and the Lizard Wizard explicando sua decisão de sair do Spotify e as consequências disso.
Bora ouvir Jeff Tweedy e sua “Lou Reed Was My Babysitter” no Late Show with Stephen Colbert?
Lily Allen saiu da toca e anunciou o lançamento do disco “West End Girl” para esta sexta-feira.
Janelle Monáe: “Eu viajei de volta para a década de 1970 e vi David Bowie como Ziggy Stardust e foi incrível.”
Vale a pena ler a série que Tony Fletcher, que um dia já foi o autor da melhor biografia dos Smiths, está fazendo sobre a música de Manchester, em seu Substack.
Axl Rose andou se irritando com o som e atirando o microfone no chão. Aconteceu na Argentina. Já já o Guns N Roses chega por aqui, hein?
No O Globo, uma entrevista com Brian Bell, baixista do Weezer, que está prestes a desembarcar no Brasil para um show em São Paulo.
Adivinha quem se manteve na primeira posição da Billboard pela segunda semana consecutiva?
Taylor Swift, LL Cool J e David Byrne estão entre os indicados de 2026 da Songwriters Hall of Fame.
Tiny Desks da semana. Primeiro, a versão brasileira, carinhosamente apelidada de “Mesinha”, com o meu, o seu, o nosso Périclão:
Já o gringo disponibilizou uma sessão com os ótimos australianos do Parcels:
Já que estamos na seção Performances Especial, vai uma do Car Seat Headrest para a KEXP:
Pouco antes de morrer, Ace Frehley ouviu de uma vidente que viveria até os 100 anos…
E o Ryan Adams que surtou, xingou o público australiano, fez um post nas redes sociais com isso e depois apagou e pediu desculpas no melhor estilo “foi mal, tava doidão”?
Mais bandas se aposentando das turnês: The Cult.
Roger Goodell, o chefão da NFL, defendeu a escolha de Bad Bunny para o show do intervalo do Superbowl 2026.
Você sabia que vai inaugurar um The Cavern Club em São Paulo? E que o show de inauguração vai ser com…….Paulo Ricardo?
A Netflix fechou uma parceria com a Hasbro e a Mattel para produzir produtos do filme “Guerreiras do KPop”.
A Gibson vai celebrar os 40 anos de “De Volta Para o Futuro” com uma coleção especial de guitarras.
Na Vice, um obituário dos canais lineares da MTV.
Perdemos esta semana Dave Ball, metade do Soft Cell, aos 66 anos.
A loja temporária do Oasis em São Paulo já tem data e local de funcionamento.
MERCADO, ETC
É oficial: a Warner Bros Discovery está à venda.
A Netflix divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025 e eles só não foram melhores por causa de uma disputa fiscal aqui mesmo no Brasil.
As taxas de cancelamento dos serviços Disney+ e Hulu dobraram nos EUA em setembro de 2025, impulsionadas principalmente pela suspensão do programa “Jimmy Kimmel Live!”.
O Napster está de volta? Quase.
A Amazon fechou um acordo para transmitir o jogo da NFL entre Philadelphia Eagles e Chicago Bears, que vai acontecer na Black Friday, em sua plataforma, gratuitamente, em todo o mundo.
Uma pesquisa feita pela UCLA apontou que a Geração Z quer menos sexo e mais animação nas telas.
Censura nos Estados Unidos: clássicos como “Cem Anos de Solidão” estão na mira das proibições.
Uma matéria sobre o novo acordo da Formula 1 com a Apple e o futuro de “Drive to Survive” na Netflix.
Embora inicialmente houvesse especulações de que o valor superaria US$ 1 bilhão, a Amazon MGM pagou US$ 20 milhões para obter controle criativo sobre a franquia James Bond.
ESTRÉIAS DA SEMANA
ARMADO COM UMA CÂMERA: VIDA E MORTE DE BRENT RENAUD - estreou esta semana no HBO Max:
IT: BEM-VINDOS A DERRY - estréia domingo na HBO Max:
THE WALKING DEAD: DARYL DIXON - 3a temporada - estreou esta semana no Prime Video:
LAZARUS - estreou esta semana no Prime Video:
GUERRA À MÁFIA: FILADÉLFIA CONTRA O CRIME - estreou esta semana na Netflix:
NINGUÉM QUER - 2a temporada - estreou ontem na Netflix:
CASA DE DINAMITE - estreou ontem na Netflix:
STILLER & MEARA - NADA ESTÁ PERDIDO - estréia hoje na Apple TV+
E mais….
REENCARNE - estreou na Globoplay nesta semana
EDEN - Entra hoje para o catálogo do Prime Video
E nos cinemas….
DISCO DA SEMANA
Eu não me lembro direito quando foi que conheci o bar italia. Pode ter sido no disco anterior a este “Some Like It Hot”, o “The Twits”, ou até mesmo em “Tracey Denim”. A memória já me trai um pouco, porque desde que descobri a banda, fui atrás de tudo o que eles já tinham lançado — e acabei misturando completamente a ordem das coisas.
Pra tentar explicar o que é o bar italia (assim mesmo, em minúsculas), tenho que recorrer a duas palavrinhas mágicas: pós-punk e shoegaze. Toda vez que essas expressões aparecem por aqui, são sinal de coisa boa. Pode colocar um pouco de dream pop na mistura também. E, se você pensar que os três — Nina Cristante, Sam Fenton e Jezmi Tarik Fehmi — cantam, dá até pra arriscar um toque de Sonic Youth nessa salada sonora.
Neste disco novo, eu até acho que o lado dream pop está mais à flor da pele do que o shoegaze de antes. A banda continua cheia de energia (adjetivo usado por dez entre dez matérias sobre o álbum, aliás), mas com um som menos ruidoso, mais limpo, sem perder a intensidade. Soa novo, soa urgente e, o mais importante, soa fresco — como se o bar italia ainda estivesse, junto com a gente, descobrindo até onde pode ir.
E talvez seja justamente isso que faz o bar italia se destacar nesse momento da música alternativa. Enquanto muita gente tenta reviver o passado com fórmulas prontas, eles soam sinceros, quase despretensiosos, como quem faz música porque precisa — não porque quer encaixar em alguma tendência. É um som que lembra o quanto ainda é possível ser original sendo simples, e talvez por isso mesmo seja tão fácil criar um vínculo com eles.
Ouça:
Os discos que eu indico aqui vem sempre com um player do Spotify, mas eles podem ser encontrados em todas as outras plataformas: Apple Music, Deezer, Amazon Music, Tidal e por aí vai, se este for o seu caso.
TRÊS VIDEOS: MARISA MONTE
No último fim de semana, tive a oportunidade de assistir à estréia de “Phonica”, nova turnê de Marisa Monte, aqui em Belo Horizonte, no bucólico Parque Ecológico da Pampulha, local mais do que apropriado para este evento.
Nesta encarnação, Marisa sobe ao palco acompanhada de sua banda (Dadi Carvalho no violão e guitarra, Pupillo na bateria, Alberto Continentino no baixo e Pedrinho da Serrinha no cavaquinho e percussão) de uma orquestra de 55 músicos constituída especialmente para o evento, tendo o maestro André Bachur à frente de tudo.
Sou veterano em apresentações como esta, que reúnem o pop e o erudito. E posso afirmar, categoricamente, duas coisas: 1. Nem sempre isso funciona. 2. No caso da Marisa funcionou maravilhosamente bem (ainda que algumas músicas casem melhor do que outras).
Nos últimos tempos apresentações de artistas da MPB ao lado de orquestras tem sido mais frequente e alguns projetos, como o de Alceu Valença com a Orquestra Ouro Preto, já são mais do que vitoriosos. Sei que muita gente torce o nariz, em especial os puristas do erudito, que não aceitam a mistura. Sei também que a vida do músico erudito não é nada fácil. São poucas as oportunidades que um músico desta estirpe tem de entrar para uma grande orquestra e seguir carreira nela. Por isso mesmo, quando vejo uma orquestra formada especialmente para um projeto grandioso como este, só posso aplaudir a iniciativa e quem a colocou de pé/
Se tiver oportunidade, assista à “Phônica” se passar por aí pela sua cidade (claro, se você conseguir ingressos). Marisa e os músicos merecem.
Abaixo, três videos que fiz:
ONDE ME ENCONTRAR?
Meu site oficial
O site da Cotonísio Podcasts
Coluna “Mundo Pop” na Rádio 98FM, todas as quintas, ao vivo, às 11h30.
Coluna “Episódio de Hoje” na Rádio CDL-FM, todas as quintas, ao vivo, às 7h30.
Coluna “Zoom no Cinema” na Rádio 98 News, às segundas e quartas, 7h30, 10h45 e 15h16.
Podcast “Meninos, Eu Vi”
Meu Instagram
Meu Twitter
Meu Threads
Meu TikTok
Meu BlueSky
Meu canal no Youtube
Canal do Esquema Novo no Youtube
Site PHONO
QUER ANUNCIAR NA MALA?
Me manda um email para podermos conversar. Tenho um midia kit prontinho pra você.




