Olá. Tudo bem?
Antes de mais nada, esta é a nova MALA. Em outra plataforma, com mais alguns recursos que eu ainda tô entendendo como funciona, portanto, a edição desta semana pode te causar alguma estranheza. Aos poucos a gente vai ajeitando a casa por aqui.
Este é o número 46 desta newsletter. Para quem é novo por aqui, ela é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Anita Ekberg se defendendo dos paparazzi com um arco-e-flecha na década de 1960.
POR AÍ..
Um perfil de Yuh-Jung Youn, a atriz de "Minari" que desponta como favorita ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No nosso podcast "Cinema, Etc..", a definimos como uma espécie de "Fernanda Montenegro da Coréia". Mais sobre isso lá embaixo.
Já aqui, Glenn Glose, também indicada ao Oscar, fala sobre a mudança nas campanhas dos indicados este ano, e relembra o teste mais terrível de sua carreira (spoiler: John Travolta estava envolvido)
As performances musicais do Oscar deste ano serão pré-gravadas no terraço do novo Academy Awards Museum.
Duas aquisições de peso para “Indiana Jones 5”: Mads Mikkelsen e Phoebe Waller-Bridge.
10 monstros que Godzilla deveria enfrentar.
Um ranking curioso: os 11 "Director's Cut" de Ridley Scott.
Os diretores do novo “Pânico” criaram estratégias para evitar vazamentos do filme, que incluem desde cortes alternativos até roteiros falsos.
Kevin Smith vai vender seu próximo filme como um NFT.
Hank Azaria, que durante anos foi a voz do personagem Abu, dos "Simpsons", disse que não vai mais dublá-lo e que deve desculpas a todos os indianos.
"The Nevers", que estreou no último domingo na HBO, teve a melhor estréia de uma série na história da emissora.
"Bridgerton" foi renovada para a terceira e a quarta temporadas.
A Netflix Espanha anunciou seus planos para 2021 e eles incluem sete novas produções, entre filmes, séries e realities.
David Beckham detalhou na semana passada seus planos para sua startup de produção Studio 99, incluindo uma série na Disney Plus que será estrelada por ele.
“The Boys” ganhou um podcast com bastidores, entrevista com equipe e atores, etc.
Você é da turma que curte “NCIS”? Então saiba que ela foi renovada para sua 19a temporada, ao lado de outras da CBS, como “Blue Bloods” e “Magnum P.I.”
Pete Davidson vai interpretar Joey Ramone na cinebiografia “I Slept With Joey Ramone”, na Netflix.
A série live action das "Meninas Superpoderosas" ganhou sua primeira imagem oficial. É esta aqui:
Os concertos da série New York's Summerstage, que acontecem no verão daquela cidade, no Central Park, vão voltar à ativa este ano, de forma presencial.
O Soft Cell está se reunindo para lançar um disco depois de 20 anos.
Eddie Vedder, Foo Fighters, Jennifer Lopez, H.E.R. e outros vão se apresentar no evento virtual "VAX Live: The Concert to Reunite The World" em prol do acesso global às vacinas.
Outra iniciativa interessante: um leilão de NFTs com renda revertida para as casas de shows independentes.
Vem aí um novo disco do Black Keys, só com covers de blues.
Da série “vem ni mim que eu tô facim”: um novo disco de David Bowie com 21 (!) canções não lançadas da era “The Man Who Sold the World”
Roger Taylor (Queen) vai instalar uma estátua de Freddie Mercury no quintal de sua casa. Justo.
A guitarra que Phoebe Bridgers destruiu no Saturday Night Live foi leiloada por 100 mil dólares.
O Arcade Fire criou uma peça de 45 minutos para o app de meditação Headspace.
O FCC norte-americano, uma espécie de Anatel de lá, recebeu mais de 1000 reclamações por conta da performance de “WAP”, música de Cardi B e Megan Thee Stallion no Grammy deste ano.
Um texto que pede para deixarem o baú de Prince em paz. Lembrando que semana passada o espólio do cantor anunciou o lançamento de "Welcome 2 America", disco que ele gravou e engavetou na década passada.
Uma matéria sobre a popularização do ukulele durante a pandemia - o mais “instagramável” dos instrumentos musicais.
JK Rowling vai lançar mais um livro infantil este ano.
Da série "notícias que parecem óbvias": roteirista da série "Assassin's Creed" gostaria de ver um jogo da franquia ambientado no Brasil. Me consultem porque eu tenho várias idéias.
Se você fosse Arnold Schwarzenegger, você diria “I'll be back” em todos os momentos da sua vida? Segundo o filho do ator, ele é desses.
O Spotify está testando um aparelho para o som de carros.
Ainda Spotify: a empresa fechou uma parceria com a Warner para produção de podcasts com foco no extenso catálogo de artistas da gravadora.
O Jovem Nerd foi comprado pelo Magazine Luiza, que está criando um hub de conteúdo.
E que tal conversar com um Alfred Einstein digital? Só não vale perguntar pra ele se a terra é plana, ok?
O funeral do Príncipe Philip neste sábado ocupará cinco horas da programação da BBC.
DICA DA SEMANA
“Shoplifters of the World” é um daqueles filmes que tem um potencial incrível para se tornar cult. Escrito por Stephen Kijak (do doc “If I Leave Here Tomorrow”, sobre a banda Lynyrd Skynyrd), em parceria com Loriane Hall e dirigido por ele, o filme parte de uma lenda urbana para criar uma história em torno da obra da banda The Smiths. Reza a tal lenda que no dia em que os Smiths anunciaram sua separação, um jovem fã da banda em Denver, nos Estados Unidos, invadiu uma rádio de rock da cidade e obrigou o DJ a tocar músicas deles a noite inteira. Não existe um registro que prove que esta história é verdadeira, mas o roteiro a homenageia, mostrando um grupo de jovens, suas dores, delícias, crises e conquistas enquanto vão para festas, bares e inferninhos naquela noite, como se estivessem velando um morto, mas também celebrando a vida e obra de sua banda predileta. Na trilha sonora, claro, mais de 20 canções dos Smiths (liberadas por Morrissey e Marr para o filme), que vão, no mínimo, te fazer colocar os discos da banda pra tocar. Por enquanto o filme não está disponível em nenhuma plataforma brasileira de streaming, mas já que os fãs da banda se encarregaram de fazer o boca-a-boca positivo em torno dele, podem ter certeza que já já aparece por aí.
E MAIS…
WHAT DRIVES US
Dave Grohl divulgou o trailer deste documentário que fala sobre a cultura das turnês dentro de vans pela estrada afora. Com depoimentos de um monte de gente bacana.
DANNY ELFMAN - TRUE
"True" estará em "Big Mess", primeiro disco de Danny Elfman em mais de 30 anos. O veterano compositor de trilhas sonoras para o cinema já foi integrante de uma banda chamada Oingo Boingo na década de 1980, caso você não se lembre.
ARMY OF THE DEAD - INVASÃO EM LAS VEGAS
Saiu mais um trailer do filme de zumbis de Zack Snyder para a Netflix.
CHADWICK BOSEMAN - PORTRAIT OF AN ARTIST
A Netflix divulgou este trailer do doc sobre Boseman que estréia neste sábado.
MICK JAGGER E DAVE GROHL - EASY SLEAZY
E que tal esta dupla? Grohl tocou guitarra, baixo e bateria na canção escrita por Jagger, que fala sobre a pandemia, o isolamento e o momento do mundo.
WOLF ALICE - THE LAST MAN ON EARTH
A banda londrina divulgou esta versão ao vivo da canção que estará em seu terceiro disco, “Blue Weekend”.
THOM YORKE - FROM THE BASEMENT
Esta sessão do cantor do Radiohead ao piano foi a primeira da série do produtor Nigel Godrich, que eu sou fã e já indiquei vários episódios aqui. Nela, Yorke mostra canções de “In Rainbows” e de seu disco solo, “Eraser”.
CINEMA, ETC… #06
No sexto episódio de "Cinema, Etc...", eu, Carol Braga, Fernanda Ribeiro, Terence Machado e o convidado especial, Leonardo Costa, aluno do Centro Universitário UNA, falamos sobre o filme "O Som do Silêncio", do diretor estreante Darius Marder, que está indicado ao Oscar de Melhor Filme e o impacto que ele proporcionou nas nossas vidas.
Além disso, damos uma passadinha na temporada de premiações, comentando a entrega do BAFTA, considerado o "Oscar britânico" e o prêmio do Sindicato dos Diretores, que deixa um certo filme e uma certa diretora com uma mão na estatueta mais cobiçada do cinema.
E também falamos sobre a volta às salas de cinema, com os audios que vocês nos enviaram. Como será esta volta? Em que momento? Será que nos sentimos ou nos sentiremos seguros para isto?
Siga o "Cinema, Etc..." nas plataformas de podcast e participe com sugestões, críticas, comentários e demais missivas através do email podcastcinemaetc@gmail.com.
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts. Esta primeira temporada tem o patrocínio do Centro Universitário UNA (www.una.br).
2021 NA MÚSICA
A playlist que eu montei apenas com canções lançadas em 2021 tem novas adições. É apropriada para quem diz que “não tem nada de novo pra ouvir”. Tem, e não é pouco.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
A partir das próximas semanas, vou oferecer também uma outra mini-newsletter, com textos mais analíticos, críticas exclusivas de filmes, séries e tudo mais.
Esta outra mini-newsletter vai para assinantes pagos. Quem quiser, clique aqui e colabore: