MALA #47
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #47. Se você não acessou a da semana passada, saiba que agora estamos em outra plataforma, com mais alguns recursos, novo visual, mais amigável.
Para quem é novo por aqui, ela é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Isso aí que você está vendo é o maior QR Code do mundo, feito com drones, para comemorar o aniversário da versão chinesa do jogo “Princess Connect: Re Drive”. Mais sobre isso aqui.
POR AÍ..
Domingo acontece a cerimônia de entrega do Oscar 2021, cercada de muita expectativa. Sabemos pouco sobre ela até agora. Entre os detalhes que já foram divulgados, estão os locais onde ela vai acontecer - a Union Station, em Los Angeles, com dois outros hubs em Paris e Londres, para os indicados aparecerem -; a ausência de um apresentador oficial; e os números musicais, que já foram gravados no terraço do Academy Awards Museum e que os indicados e participantes não estarão de máscaras.
Mais sobre a cerimônia e para saber como assistir à transmissão aqui.
Ainda sobre o Oscar, o que acontece quando co-protagonistas competem pelo mesmo prêmio de atuação em um filme, como é o caso de LaKeith Stanfield e Daniel Kaaluya, em “Judas e o Messias Negro”? (paywall)
A ABC anunciou que os intervalos comerciais do Oscar estão todos vendidos.
Aqui, os vencedores do Independent Spirit Awards, ontem à noite.
Saíram as indicações para o MTV Movie and TV Awards. “Wandavision”, “The Boys” e “Emily In Paris” são os destaques.
O Festival de Tribeca anunciou o lineup da sua edição de 2021, que acontecerá de forma presencial, e celebrará os 20 anos do evento. Entre os destaques, um documentário sobre Anthony Bourdain e a estréia de “In The Heights”, filme baseado no musical da Broadway de Lin-Manuel Miranda.
Rian Johnson, diretor de “Os Últimos Jedi”, quer dirigir um episódio de “The Mandalorian”. Por mim, tudo bem.
Confirmado: Michael Keaton vai retornar como Batman no filme “The Flash”.
Olivia Colman no Universo Cinematográfico da Marvel? Pode estar acontecendo. E Emilia Clarke estará na mesma série.
Dakota Johnson vai estrelar uma adaptação de "Persuasão”, livro de Jane Austen
Vem aí “Downton Abbey 2”.
A cinebiografia que todos precisamos: “Shout It Out Loud”, sobre o KISS.
Quais são as 21 piores sequências de filme da história?
E os 25 melhores thrillers do atual século (até agora)?
“Furiosa”, a prequel de “Mad Max” será o maior filme já filmado na Austrália e terá incentivos fiscais do Governo. Uma espécie de Lei Rouanet de lá.
John Carney, diretor de “Sing Street”, entre outros, vai fazer um filme inspirado na vida de George Gershwin, com Martin Scorsese produzindo.
Ranking: as temporadas de “American Horror Story”.
Fãs de “How I Met Your Mother”, vem aí “How I Met Your Father”.
Micaela Coel vai estrear na literatura com “Misfits: A Personal Manifesto”.
A série “Joe Exotic”, produzida e estrelada por Kate McKinnon acaba de encontrar seu protagonista: John Cameron Mitchell.
Já a série que a HBO está fazendo baseada em “Parasita” vai ser uma história original, ambientada no mesmo universo do filme, segundo Bong Joon Ho e Adam MacKay, que estão comandando o projeto.
Aquela pergunta “O que tem pra ver na Netflix?” foi respondida neste link, com os lançamentos de maio da plataforma.
O incansável Marco Antônio “Bart” Barbosa fez mais uma de suas listas. Desta vez, homenageou o octogenário da semana e rankeou as 488 canções de Roberto Carlos. Concorda? Acho difícil discordar do primeiro lugar.
Falando em ranking, que tal os 85 singles de Prince rankeados do pior para o melhor? (paywall)
Morrissey não ficou muito feliz com a paródia que os Simpsons fizeram dele.
Uma matéria interessante no El País sobre como a pandemia (e o Spotify) mataram os grupos musicais.
A turnê de reunião do Genesis deve acontecer na temporada de outono do hemisfério norte.
Saíram os vencedores do American Country Music Awards de 2021.
Ali Tamposi, autora de canções gravadas por Camilla Cabello e Beyoncé, vendeu os direitos de seu catálogo para um novo fundo focado em nomes femininos da cadeia produtiva da música.
O BTS emplacou um BTS Meal no cardápio do McDonald's. E você ainda duvida da popularidade deles.
Você já entrou no hype do Radio Garden? O Ronaldo Lemos fala, em sua coluna na Folha, sobe o surgimento e o sucesso do app.
O Facebook deve integrar o player do Spotify para você ouvir música podcasts direto no app.
Vem aí uma série documental sobre a ascensão e queda da Nokia.
A P-MRC Holdings, que controla, entre outras publicações, a Variety, a Rolling Stone e a Billboard adquiriu 50% do festival SXSW.
Os números da Netflix no primeiro trimestre de 2021 não foram tão bons quanto a companhia queria. Aparentemente a velocidade com que ela conquista novos assinantes diminuiu.
Falando na gigante do mercado de streaming, o CEO Reed Hastings falou novamente sobre a possibilidade de a empresa proibir o tal compartilhamento de senhas pelos usuários.
O Weezer fez uma parceria com a Irobot, fabricantes de robôs aspiradores de pó e está lançando uma edição limitada chamada Wroomba.
DICA DA SEMANA
“Seduced: Inside The NXIVM Cult” é uma série do Starz Play que conta mais ou menos a mesma história de outra série, “The Vow”, já exibida pela HBO. No entanto, aqui a história é contada por India Oxemberg, filha da atriz Catherine Oxemberg, famosa na década de 1980 pela série “Dinastia”. Foi Catherine quem foi à mídia para desmascarar o culto e dizer que sua filha havia sido abduzida por ele. Recapitulando: India fazia parte do culto NXIVM (lê-se “nexium”) que, de um culto meio auto-ajuda, foi se transformando, à medida em que India ia se aprofundando nele, em uma espécie de rede de prostituição, com direito a elos de escravidão sexual para satisfazer os desejos de seu líder, Keith Raniere. Este caso ficou bem famoso a alguns anos porque envolvia atrizes de Hollywood, como Alisson Mack, que um dia fez parte da série “Smallville” e era uma das cabeças do culto, responsável pelo recrutamento das escravas. A série mostra com detalhes o dia-a-dia do culto, com direito a práticas bizarras, como a cerimônia em que as escravas eram marcadas com ferro quente. Uma daquelas histórias que, se fosse ficção, nós estaríamos criticando, dizendo que os roteiristas foram longe demais na viagem.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
LOVE DEATH + ROBOTS - VOLUME 2
Saiu a segunda temporada de uma das séries de animação mais legais dos últimos tempos. Na Netflix.
SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS
A Marvel divulgou, no início desta semana o trailer do filme com seu herói Shang-Chi. É o primeiro filme da empresa com um herói de ascendência asiática.
ANNETTE
Mais um trailer interessante: “Annette”, musical de Leos Carax, com Adam Driver e Marion Cotilliard, que será o filme de abertura do próximo festival de Cannes, em julho.
GENESIS AO VIVO EM 1973
E essa pérola? Um show do Genesis na fase Peter Gabriel, na turnê do disco “Foxtrot”, se apresentando em Paris, no mítico Bataclan. O video foi recuperado e restaurado para 4k pelo Genesis Museum. Vale a pena inclusive ler a descrição do video para entender o quão difícil foi o processo de restauração.
TED LASSO - 2a TEMPORADA
A Apple mostrou, durante seu evento online desta semana, o trailer da segunda temporada de sua premiada série, “Ted Lasso”.
THE BLACK KEYS - CRAWLING KINGSNAKE
O duo de Pat Carney e Dan Auerbach divulgou esta música/clipe, prévia de “Delta Kream”, seu disco de covers de blues.
INVOCAÇÃO DO MAL 3: A ORDEM DO DEMÔNIO
A Warner divulgou o trailer do terceiro filme da franquia. Não sei quanto a vocês, mas eu nunca fui muito fã. Entretanto, este trailer me chamou a atenção. Talvez eu dê uma chance.
CINEMA, ETC… #07
No sétimo episódio de "Cinema, Etc...", chegou a hora de Carol Braga, Fernanda Ribeiro, Rodrigo James, Terence Machado e o convidado especial, Leonardo Costa, aluno do Centro Universitário UNA, falarem sobre o Oscar, cuja edição de 2021 acontece no próximo domingo.
Mais do que falar de indicados e vencedores, vamos pensar um pouco no significado deste prêmio, relembrar algumas curiosidades, falar sobre esnobados e, por que não, fazer uma prévia da cerimônia deste ano, a partir dos quatro filmes que ainda não foram abordados neste podcast: "Bela Vingança", "Minari", "Mank" e "Judas e o Messias Negro".
E não se esqueça de ficar ligado nas redes sociais da UNA, do Esquema Novo e do Culturadoria para ter acesso à live pós-Oscar no dia 26/04.
Siga o "Cinema, Etc..." nas plataformas de podcast e participe com sugestões, críticas, comentários e demais missivas através do email podcastcinemaetc@gmail.com.
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts. Esta primeira temporada tem o patrocínio do Centro Universitário UNA (www.una.br).
E também está no ar o especial que nós, da equipe do “Cinema, Etc…” produzimos para o Youtube da UNA sobre o Oscar 2021.
A cerimônia, as apostas, as barbadas, tudo o que já sabemos e o que apenas estamos conjecturando sobre a cerimônia que acontece neste domingo.
2021 NA MÚSICA
A playlist que eu montei apenas com canções lançadas em 2021 tem novas adições. É apropriada para quem diz que “não tem nada de novo pra ouvir”. Tem, e não é pouco.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
A partir das próximas semanas, vou oferecer também uma outra mini-newsletter, com textos mais analíticos, críticas exclusivas de filmes, séries e tudo mais.
Esta outra mini-newsletter vai para assinantes pagos. Quem quiser, clique aqui e colabore: