Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #50.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Mais uma da série “Mick Jagger jogado pra escanteio”.
Bom, mas se você fosse a Marianne Faithful, você resistiria ao Alain Delon?
POR AÍ..
A bomba da semana foi o cancelamento da transmissão do Globo de Ouro pela rede NBC norte-americana. A decisão vem na sequência de um boicote que estava em prática contra o prêmio, em função da falta de diversidade do seus corpo de votantes. Antes disso, a Netflix e a NEON, produtora de “Parasita”, foram alguns dos players que já haviam anunciado que não mais trabalhariam com a HFPA, produtora do prêmio e gente como Tom Cruise devolveu troféus. Será o fim do Globo de Ouro?
O Oscar de 2022 já começou. A Apple TV+ garantiu os direitos de distribuição de “The Tragedy of Macbeth”, filme de Joel Coen, baseado no clássico de Shakespeare, com Denzel Washington e Frances McDormand nos papéis principais.
Vem aí mais um filme sobre a Covid. Desta vez, dirigido pela dupla Phil Lord & Chris Miller. O tom é descrito por eles como algo meio “Todos os Homens do Presidente”.
A Paramount+ vai lançar um filme original por semana em 2022. Pelo menos é o que está nos planos deles.
Rudy Giuliani, o ex-prefeito de Nova York e “astro” de “Borat 2'“ vai ser tema do documentário “What Happened to America's Mayor?”
Janelle Monae, Dave Bautista e Edward Norton se juntaram ao elenco de “Entre Facas e Segredos 2”.
O Festival de Berlim confirmou uma edição presencial para junho.
Vem aí, em junho, a 13a edição do In-Edit Brasil, dedicado a docs musicais. Por enquanto, inscrições abertas.
E está rolando até domingo o festival Matula, dedicado a cinema e comida. Docs que falam de comida, comidas que lembram cinema, palestras, debates e tudo mais. Tudo gratuito, no site oficial.
E a semana não foi tão boa para Gal Gadot, por conta de seus comentários sobre o conflito Israel-Palestina, que teve novos episódios sangrentos nas últimas semanas.
27 de maio. Esta é a data de exibição de “Friends”The Reunion”, o esperadíssimo especial de reunião do elenco de uma das séries mais queridas de todos os tempos. Será no HBO Max e, além do sexteto original da série, o especial trará participações de BTS, David Beckham, Justin Bieber, Lady Gaga, Kit Harington, Cindy Crawford, Tom Selleck, Reese Witherspoon e Malala Yousafzai. Mais sobre isso lá embaixo.
“Grey's Anatomy” foi renovada para mais uma temporada. Isso porque já circulavam boatos do seu fim.
Já a novela “Days of Our Lives” foi renovada para mais duas temporadas: 57 e 58 (!)
“Enola Holmes” é outra série que foi renovada para uma segunda temporada. Millie Bobby Brown e Henry Cavill estarão de volta a seus papéis.
E agora é oficial: “This Is Us”, uma das melhores e mais bem sucedidas séries da atualidade, vai acabar na sexta temporada. Quem assiste à série já imaginava isso, mas tenho certeza que vai ser uma comoção.
A série produzida pelo Príncipe Harry e Oprah Winfrey sobre saúde mental já tem data de estréia na Apple TV+. Lady Gaga e Glenn Close estão entre as entrevistadas.
Kiefer Sutherland vai estrelar uma série de espionagem na Paramount+. Jack Bauer está de volta?
Apesar das críticas, o episódio de Saturday Night Live do último sábado, apresentado por Elon Musk, foi bem na audiência.
O talk show de Ellen De Generes vai acabar em 2022. O programa, que sofreu um backlash gigantesco depois de vários funcionários denunciarem um ambiente tóxico nos bastidores, ao que parece, sucumbiu a ele.
Marcelo D2 vai repetir a dose e gravar o seu “Assim Tocam os Meus Tambores vol. 2” através de lives no Twitch a partir de hoje.
Foo Fighters, Jay-Z, Tina Turner, The Go-Go's, Carole King e Todd Rundgren estão entre os indicados de 2021 para o Rock and Roll Hall of Fame.
Chrissie Hynde vai lançar um disco de covers de Bob Dylan.
Billie Eilish, Lizzo, Tame Impala e The Killers estão no lineup do Firefly Festival, presencial, em setembro.
The Strokes acústico? Sim, vai rolar. Mas vai ser beneficente para uma causa política, nesse sábado.
Já o Hollywood Bowl, uma das casas mais icônicas do mundo, divulgou sua programação para 2021. Kamasi Washington, H.E.R., Brittany Howard e Christina Aguilera estão entre os artistas confirmados.
Falando em Billie Eilish, depois do ótimo documentário disponível na Apple TV+, ela vai lançar um livro com um relato íntimo de sua jornada.
Taylor Swift, Arlo Parks e Dua Lipa estão entre os vencedores da edição de 2021 do Brit Awards.
Drake receberá o prêmio de Artista da Década no Billboard Music Awards deste ano.
Vem aí o Bob Dylan Centre, no estado do Oklahoma. Não, eles não querem chamar de museu, mas é.
Um dos finalistas da atual edição do “American Idol” foi eliminado depois de descobrirem tuítes racistas em sua conta.
Quanto você conhecia da vida e obra de Cassiano, nosso soulman que se foi na semana passada? Tenho certeza que muito pouco. Que tal ler sobre ele no excelente texto de Pedro Alexandre Sanches, no Farofafá?
A Netflix está querendo se transformar em uma rede social?
A Marvel apresentou seu primeiro Capitão América nativo-americano.
“Hamilton”, Wicked” e “O Rei Leão” estão entre os musicais que já tem data de reestréia na Broadway.
Dave Chapelle e Mos Def lançaram um podcast, “The Midnight Miracle”.
Quem é a voz da Alexa?
Por que os bilionários amam a obra de Basquiat?
DICA DA SEMANA
Nesta semana um amigo me disse uma frase que me parece bem verdadeira: “Tudo que eu já vi na Apple TV+” é, no mínimo, bom.”
Não posso dizer quanto à totalidade dos conteúdos ali publicados, mas o fato é que tudo que eu assisti até agora na plataforma tem nota 3 pra cima. Talvez o fato de eles não investirem em quantidade, como a Netflix, mas em qualidade, esteja dando a eles este diferencial, que a HBO já tem faz tempo por trabalhar da mesma forma.
O fato é que eu nunca titubeio para assistir a algo por lá. Como foi o caso desta “The Mosquito Coast”, série criada por Neil Cross e Tom Bissell, baseada no romance homônimo de Paul Theroux publicado em 1981 e estrelada por Justin Theroux, sobrinho do autor do romance. Na trama, Theroux é Allie Fox, um inventor sonhador que parte, com sua família, para uma jornada pelo México, fugindo da polícia, em função de algo que ele fez no passado e que pelo jeito só saberemos mais para frente o que é.
Nesta jornada, que tem um clima meio “Breaking Bad”, eles vão se encontrando com traficantes, coyotes que fazem a travessia da fronteira EUA-México e outros personagens que vão adicionando mais tensão à trama, na medida em que vamos ficando aflitos por saber qual é o grande mistério do passado dos Fox e porque até mesmo a Agência de Segurança Nacional está atrás deles. Seriam os Fox mocinhos ou vilões nesta história?
E se você acha que já viu este nome em algum lugar, você não está errado. A série é baseada no mesmo livro que deu origem ao filme “A Costa do Mosquito”, dirigido por Peter Weir e estrelado por Harrison Ford, em 1986. Se a série vai chegar ao mesmo lugar do filme, saberemos nas próximas semanas, já que a Apple divulga um episódio por sexta-feira. Por enquanto, vale muito a pena acompanhar a saga dos Fox em busca desta tal liberdade.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
VENOM - TEMPO DE CARNIFICINA
Saiu o trailer da continuação de “Venom”, filme de 2018. Eu não gostei do original, mas vou até dar uma chance pra esse aí.
ST. VINCENT - DOWN
No melhor clima seventies, Annie Clark divulgou mais uma música/clipe de “Daddy's Home”, álbum de seu projeto St. Vincent que sai hoje.
THE WEEKND - SAVE YOUT TEARS (LIVE AT THE BRIT AWARDS 2021)
Confira aqui a performance de The Weeknd na cerimônia de entrega do Brot Awards, na última terça-feira.
LUPIN - PARTE 2
A segunda parte da minissérie francesa da Netflix, baseada na obra de Arsene Lupin, estréia em julho.
HALSTON
Também na Netflix estréia hoje a minissérie “Halston” sobre o estilista que revolucionou a moda norte-americana na década de 1970. Aliás, a Vogue já publicou o que é real e o que é ficção na série.
FRIENDS: THE REUNION
Aqui o teaser do especial “Friends: The Reunion”, que a HBO Max exibe dia 27 de maio.
CINEMA, ETC
No nono episódio de "Cinema, Etc...", ainda vivemos a ressaca do Oscar 2021, mas projetamos o futuro.
Vamos passar pela lista de lançamentos importantes neste ano de 2021 e imaginar qual deles estará na temporada de premiações do ano que vem. Mas principalmente vamos saber se estamos ou não empolgados para cada um deles.
E também vamos aproveitar que alguns lançamentos desta lista são musicais para conversarmos sobre este gêneros que causa repulsa em tanta gente nos dias de hoje. Quais os motivos para que isso aconteça? Será mesmo que os musicais não tem espaço no cinema moderno?
Aperte o play para ouvir o que Carol Braga, Fernanda Ribeiro, Rodrigo James e Terence Machado acham disso tudo.
E você? O que achou? Conta pra gente.
Siga o "Cinema, Etc..." nas plataformas de podcast e participe com sugestões, críticas, comentários e demais missivas através do email podcastcinemaetc@gmail.com.
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Está recheada de novidades. Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
A partir das próximas semanas, vou oferecer também uma outra mini-newsletter, com textos mais analíticos, críticas exclusivas de filmes, séries e tudo mais.
Esta outra mini-newsletter vai para assinantes pagos. Quem quiser, clique aqui e colabore: