MALA #52
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #52.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Fábio Junior e Betty Faria na sessão de fotos de divulgação do filme “Bye Bye Brasil”.
POR AÍ..
Depois da fusão Warnermedia e Discovery, mais um negócio abalou as estruturas (adoro este termo!) do mercado: a Amazon comprou a MGM. Segundo o comunicado das duas empresas, o negócio não vai afetar os lançamentos já previstos para o cinema, como o novo 007.
A HBO Max divulgou seus planos e preços para o lançamento no Brasil. Oficialmente, chega no dia 29 de junho substituindo o HBO Go mas com muito mais conteúdo. Os valores dos planos variam de R$14 a R$28.
Temos uma data para o Oscar 2022: 27 de março.
Confirmado: Timothée Chalamet vai interpretar Willy Wonka em um filme derivado de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
Zack Snyder disse que quer fazer um remake de “O Lutador”, com Amy Adams protagonizando. Sim, é aquele mesmo filme de Darren Aronofsky, com Mickey Rourke.
Val Kilmer é tema de um documentário produzido pela A24 para a Amazon.
“Small Axe” e “I May Destroy You” foram os grandes vencedores da edição deste ano do BAFTA TV Craft Awards, que premia a criatividade por trás das câmeras.
A Paramount Plus anunciou suas primeiras produç˜ões latino-americanas. Aqui no Brasil temos uma série produzida pelo Porta dos Fundos, com Maria Bopp no elenco; e uma comédia dirigida por Guel Arraes.
Saíram as indicações do Daytime Emmy, dedicado aos programas que são exibidos nas grades das tvs americanas durante o dia. Alex Trebek, lendário apresentador do “Jeopardy” recebeu uma indicação póstuma.
O piloto da série das Meninas Superpoderosas não agradou e será retrabalhado.
Uma adaptação de “Anna Karenina” será a primeira produção original da Netflix na Rússia.
O “Late Show With Stephen Colbert” anunciou que vai voltar às gravações normais, com platéia completa, no Ed Sullivan Theater, em Nova York, no mês de junho.
Algumas performances teatrais britânicas, como “Fleabag”, estrelada por Phoebe Waller-Bridge e “Frankenstein”, estrelado por Benedict Cumberbatch e dirigido por Danny Boyle, serão exibidas pela Amazon Prime Video no Reino Unido e Irlanda.
Quais foram os programas de tv mais assistidos dos Estados Unidos na temporada de 2020-2021?
A cerimônia de entrega do Tony Awards deste ano vai acontecer no dia 26 de setembro e será parte de um grande especial de quatro horas, celebrando a volta aos palcos das peças da Broadway.
O Megadeth demitiu o baixista David Ellefson depois que ele foi acusado de assédio sexual.
The Weeknd foi o grande vencedor do Billboard Music Awards, que aconteceu no último fim de semana, levando pra casa três dos principais prêmios da noite: Top Artist. Top Male Artist e Top Hot 100 Artist.
Megan Thee Stalion e DaBaby lideram as indicações para o BET Awards.
A Ericsson Globe, arena com capacidade para 15 mil pessoas em Estocolmo foi rebatizada de Avicii Arena, em homenagem ao DJ, morto em 2018. Avicii é natural de Estocolmo.
Thom Yorke e Jonny Greenwood, do Radiohead, se juntaram ao baterista de jazz Tom Skinner e ao produtor Nigel Godrich para criarem uma nova banda: The Smile. A estréia do projeto aconteceu no último fim de semana, durante a live Glastonbury Live From The Worthy Farm, promovida pelo icônico festival. No Twitter oficial deles e neste outro twitter você vê trechos de duas canções apresentadas na live.
E que tal uma lista com os 20 discos mais importantes da Tropicália, compilados pela gringa Pitchfork?
Quincy Jones disse que jamais teria trabalhado com Elvis Presley porque “ele era um filho da puta racista”. E Jones não foi o primeiro a acusar Elvis de racista.
Robert Plant já instruiu seus filhos para liberarem gratuitamente todo o seu arquivo musical não lançado quando ele morrer.
A Popload fez uma análise banda-a-banda dos 170 nomes que vão se apresentar na edição deste ano do Lollapalooza Chicago.
O New York Times pergunta: os Black Keys ainda podem ser considerados azarões no mercado musical.
O sertanejo está perdendo terreno no mercado brasileiro?
Semana passada Noel Gallagher disse que uma volta do Oasis estava descartada. Nesta semana, Liam Gallagher disse que toparia até de graça. Eu pergunto: por que vocês não marcam um almoço na casa da mamãe e decidem lá?
O festival Primavera Sound liberou seu lineup para a edição de 2022 e a internet não foi mais a mesma:
Aparentemente os eventos teste feitos em Liverpool foram bem sucedidos e não foram detectadas infecções por Covid.
O homem fez 80 anos na última segunda-feira e o site Consequence se desefiou a rankear os 15 melhores álbuns de Bob Dylan. Você concorda?
A Itália venceu a edição de 2021 do concurso Eurovision. A banda de metal Måneskin e sua canção “Zitti e buoni” representou o país. E teve polêmica: o vocalista foi acusado de cheirar cocaína durante a final, mas se defendeu.
E que tal uma banda de extreme metal chamada Ultra Vomit se apresentando para o presidente francês Emmanuel Macron?
Rambo e John McClane, personagem icônico do filme “Duro de Matar”, agora são avatares jogáveis no “Call of Duty”.
Como se não bastasse ser um dos homens mais poderosos da indústria da música, Jay-Z agora também é um dos mais poderosos da indústria da cannabis.
John Davis, uma das vozes reais do Milli Vanilli, morreu nesta semana.
DICA DA SEMANA
A série “1971: The Year That Music Changed Everything” estreou na Apple TV+ na semana passada. Baseada em um livro do inglês David Hepworth, sua premissa é a de que o ano de 1971 foi um dos mais importantes para o mundo nos âmbitos social, cultural e político e a música acompanhou estas transformações, produzindo álbuns e canções que acompanharam e fizeram a trilha sonora perfeita para o que viria daí em diante. Assim, passamos por Marvin Gaye e seu clássico disco “What's Goin’ On”, vamos até “Imagine”, de John Lennon, além de outros trabalhos clássicos de David Bowie, The Who, Carole King, Sly and the Family Stone e por aí vai. Asif Kapadia e James Gay-Rees, a dupla por trás de documentários já clássicos, como “Amy" e “Senna" assina a produção executiva e o sabor da série está mesmo em suas imagens de arquivo e depoimentos de alguns dos protagonistas deste ano de transformações, sem falar em alguns anônimos que ajudaram a construir esta história. Logo no primeiro episódio, a história contada por Chrissie Hynde, sobre como ela foi testemunha ocular dos acontecimentos que deram origem à canção “Ohio”, do Crosby Stills Nash and Young, já é de tirar o fôlego e já vale a série.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
ETERNOS
Saiu o primeiro trailer da nova produção da Marvel, dirigida por Chloe Zhao.
LA CASA DE PAPEL - 5a TEMPORADA
A Netflix divulgou o primeiro trailer da quinta e última temporada da série, que será dividida em duas partes, exibidas nos meses de setembro e dezembro.
THE LINDA LINDAS
A apresentação deste quarteto na biblioteca pública de Los Angeles viralizou na última semana em função de uma canção cujo título diz tudo: “Racist Sexist Boy”.
LAST NIGHT IN SOHO
Saiu também o trailer de “Last Night In Soho”, dirigido por Edgar Wright, com Anya Taylor Joy, Matt Smith e Diana Rigg, em seu último filme.
TIM MAIA - YO TE AMO
Clique aqui para ouvir “Yo Te Amo”, álbum inédito de Tim Maia, com alguns de seus maiores sucessos gravados em espanhol.
MANESKIN - ZITTI E BUONI
Assista aqui à apresentação vencedora do Eurovision de 2021.
SLEATER-KINNEY - HIGH IN THE GRASS
E temos um novo single da lendária banda Sleater-Kinney. “High In The Grass” estará em “Path Of Wellness”, novo álbum que sai no dia 11 de junho.
COBRA KAI - 4a TEMPORADA
Temos um teaser que indica a volta de um certo personagem à série.
TEMPO
E temos também o trailer do novo M. Night Shyamalan, que mostra algumas famílias presas em uma ilha em que o tempo passa mais rápido.
CINEMA ETC…
Com a chegada do HBO Max ao Brasil, a batalha dos streamings por aqui ficou mais acirrada.
Para muitos, só existe a Netflix e é ela que importa. Mas será que é isso mesmo? Quais os pontos positivos e negativos de termos mais de 10 serviços de streaming disponíveis por aqui? Como lidar com todos eles?
E, principalmente, como fica o cinema nisso tudo?
Por isso, este episódio de "Cinema Etc..." preparou uma espécie de Guia Comentado do Mercado Brasileiro de Streaming. Vamos passear por todos os serviços disponíveis no pais e discuti-los um pouco, relacionando-os com o futuro do cinema e do audiovisual.
Ah sim, e tem o nosso quadro "Qual O Último Filme Que Você Viu" em que Carol Braga, Fernanda Ribeiro, Rodrigo James e Terence Machado falam sobre as últimas obras que assistiram.
OUÇA:
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Está recheada de novidades. Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
A partir das próximas semanas, vou oferecer também uma outra mini-newsletter, com textos mais analíticos, críticas exclusivas de filmes, séries e tudo mais.
Esta outra mini-newsletter vai para assinantes pagos. Quem quiser, clique aqui e colabore:
ANTES QUE EU ME ESQUEÇA…
Semana que vem a MALA não circula porque eu vou dar uma descansada no feriadão Corpus Christi.