Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #53.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Harrison Ford vestindo o icônico figurino de Indiana Jones na primeira foto vazada do set de “Indiana Jones 5”, que ainda está sendo filmado, com direção de James Mangold.
POR AÍ..
Os filmes de suspense estão dominando as bilheterias gringas nesse começo da retomada. No último fim de semana, “Invocação do Mal 3” desbancou “Um Lugar Silencioso 2” do topo. Aliás, vale a pena ler a análise que o Salem fez disso.
“Velozes e Furiosos 9” vai ser exibido no festival de Cannes. Será que finalmente a série será reconhecida como arte?
Carey Mulligan e Zoe Kazan vão interpretar a dupla de jornalistas que escancarou o escândalo sexual envolvendo Harvey Weinstein, no filme “She Said”, dirigido por Maria Schrader (“Nada Ortodoxa”).
E “Um Lugar Silencioso 3” já está em produção. Assim como “Cruella 2”.
Falando em continuações, vem aí “John Wick 4”.
E em assuntos relacionados, “Christine”, um dos clássicos do horror, baseado na obra de Stephen King, vai ganhar um remake, dirigido por Bryan Fuller.
Além do filme estrelado por Kirsten Stewart e do musical na Broadway, vem aí mais um documentário e mais uma série com foco na Princesa Diana.
Quais são os 16 filmes imperdíveis do festival de Tribeca, que acontece até o dia 20 em NY?
A seleção oficial do festival de Cannes está completa. O novo filme de Gaspar Noé foi um dos últimos a entrar na lista.
Aqui tem uma bela lista dos 100 melhores documentários da história, em que pese não ter nenhum de Eduardo Coutinho. Bem, talvez nem seja uma bela lista então.
Todos os filmes e séries do Marvel Cinematic Universe rankeados.
“I May Destroy You”, “Small Axe” e “Normal People” estão entre as séries vencedoras da edição de tv do BAFTA britânico.
A Netflix divulgou o visual dos personagens da série live action de “Cowboy Bebop”.
Ben Winston, diretor de “Friends The Reunion” teve que se defender das críticas da falta de diversidade do especial.
Jon Stewart vai ser o primeiro convidado do “The Late Show With Stephen Colbert” na volta às gravações com platéia, na semana que vem.
“Sombra e Ossos” foi renovada para a segunda temporada.
Aqui um texto sobre como séries tipo “Bridgerton” e “Dickinson” estão ajudando a corrigir injustiças do passado.
Mike Myers vai interpretar sete personagens diferentes na nova série “The Pentaverate”, da Netflix.
Milo Ventimiglia estará na quarta temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel”.
Sam Elliott, Laurence Fishburne e Mickey Rourke entraram para o elenco da série “MacGruber”, que vai ser produzida pelo Peacock. Para quem não se lembra, trata-se de um personagem do Saturday Night Live, que parodia (óbvio) o infame MacGyver.
Será que “Ratatouille: The TikTok Musical” pode ser indicado ao Emmy?
Falando nisso, o Feinberg Forecast, feito pela Hollywood Reporter, com as previsões dos prêmios, foi atualizado com as previsões do Emmy.
A quarta temporada de “Stranger Things” virá acompanhada de um podcast e cards especiais.
Aliás, tem gente nova chegando pro elenco da série.
A NBC cancelou “Zoey's Extraordinary Playlist”. Mas isso não significa que a série vai acabar. A Lionsgate TV, sua produtora, vai tentar encontrar uma nova casa para ela.
Aqui uma entrevista com Elizabeth Moss em que ela fala sobre sua estréia na direção, na atual temporada de “The Handmaid's Tale” e quais cenas da série a fizeram chorar.
Um mega concerto produzido por Clive Davis vai celebrar a volta à vida normal no Central Park, em Nova York. no dia 21 de agosto.
O primeiro show do Madison Square Garden, em Nova York, pós-pandemia, com capacidade total de público, será do Foo Fighters.
O VMA, premiação da MTV, já anunciou que vai ser presencial este ano, em setembro.
Sinead O’ Connor primeiro disse em seu twitter que “No Veteran Dies Alone”, programado para ser lançado ano que vem, será o último de sua carreira e que ela iria se aposentar. Dias depois mandou um brinks, não é nada disso.
“Springsteen On Broadway”, o espetáculo que Bruce Springsteen fez em um teatro de NY, vai voltar em julho para mais uma curta temporada.
David Duchovny, o ator de “Arquivo X” e “Californication” anunciou o lançamento de um álbum.
Será que Lorde anunciou um novo álbum?
Quais são os melhores álbums de 2021 até agora, segundo a NME?
A quem interessar possa: Diplo lançou uma coleção de crocs.
Você também viu o Tesseract na Avenida Paulista?
Será que Indiana Jones era um predador sexual?
Bryan Adams, o cantor, será o fotógrafo do calendário de 2022 da Pirelli.
DICA DA SEMANA
Preciso confessar: não sou um grande fã destas versões live action dos clássicos da Disney, principalmente as mais recentes (“Dumbo”, “Rei Leão", “Mulan”, “Aladdin” e por aí vai). Nenhuma delas acerta e deixa o clássico original ainda melhor. O que, cá entre nós, é até uma vantagem.
Dito isso…
Cruella é um DESLUMBRE. Talvez por não ser uma refilmagem, mas uma história original, o roteirista Tony McNamara (“A Favorita”) e o diretor Craig Gillespie (“Eu, Tonya”) tenham encontrado um espaço interessante para trabalhar e desenvolver idéias que até então não poderiam ser pensadas.
A primeira coisa que me veio à cabeça ao assisti-lo foi: como deve ter sido difícil fazer esse roteiro! Afinal, Cruela DeVil ou Cruela Cruel é uma das maiores vilãs da Disney (para quem não está ligando o nome à pessoa, é ela mesma, dos “101 Dálmatas”) que queria matar cachorros para fazer casacos com suas peles! Nada pode ser mais politicamente incorreto do que isso nos dias de hoje!
Por isso mesmo, o mérito de “Cruella” é ainda maior. A personagem principal, interpretada por uma inspirada Emma Stone, fica no meio do caminho entre vilã e heroína e este é um dos maiores acertos do filme. Sua transformação de Estella em Cruella vai se dando aos poucos, mas ainda assim a quilômetros de distância da vilania do filme original. A própria relação dela com os dálmatas nesse filme exemplifica isso.
Mas não dá pra falar de “Cruella” sem citar dois aspectos: 1. Emma Thompson. A veterana atriz rouba o filme no papel da Baronesa, a verdadeira vilã do filme. Aliás, como é bom ver uma atriz de verdade incorporando uma personagem bem escrita e com alma.
Finalmente, 2. os figurinos. Até quem não é ligado em moda fica boquiaberto com o trabalho da figurinista Jenny Beavan, em especial o vestido feito de lixo.
Assista “Cruella” já! Um dos melhores filmes de 2021 e o melhor live action desta fase recente da Disney.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
NO SUDDEN MOVE
A HBO Max divulgou o trailer do próximo filme de Steven Soderbergh, com Don Cheadle, Benicio del Toro e grande elenco. Chega ao streaming no dia 1 de julho.
VAN HALEN - SO THIS IS LOVE
Em 1981, o Van Halen filmou um video de “So This Is Love” para a tv italiana em um parque perto de Milão. Durante anos, os fãs da banda ouviram falar do tal “video dos dinossauros”. Agora, ele foi liberado no Youtube e é sensacional.
NEIL GAIMAN NOS BASTIDORES DE SANDMAN
A Netflix divulgou este video, com Neil Gaiman em pessoa mostrando os bastidores da série de “Sandman”, que está em produção.
APPLE TV+: NOVIDADES
A Apple TV+ divulgou este trailer com suas novidades para os próximos meses. Entre elas, as novas temporadas de “Ted Lasso”, “The Morning Show” e a nova série de ficção “Foundation”.
THE EYES OF TAMMY FAYE
Jessica Chastain está irreconhecível no papel da televangelista Tammy Faye, no trailer divulgado nesta semana. Além dela., Andrew Garfield está no elenco, como Jim Bakker, no filme dirigido por Michael Showalter.
THE WALLFLOWERS - ROOTS & WINGS
Jakob Dylan deu uma passadinha no “Late Show With James Corden” e de quebra mostrou uma performance de uma música nova de sua banda, a sumida The Wallflowers.
GOSSIP GIRL
Saiu o trailer final do reboot de “Gossip Girl”, que estréia no HBO Max em julho.
ANDRÉ MATOS: MAESTRO DO ROCK
Saiu o trailer do doc sobre o cantor, considerado uma das principais vozes do rock brasileiro em todos os tempos.
TICK TICK…BOOM!
Saiu o trailer também deste filme, baseado no musical homônimo, e que marca a estréia de Lin-Manuel Miranda na direção.
CINEMA ETC…
No episódio desta semana de "Cinema, Etc...", investigamos a indústria cinematográfica indiana, mais conhecida como Bollywood.
Responsável por mais de 1000 filmes produzidos anualmente (pelo menos antes da pandemia), Bollywood ainda é muito pouco conhecida por nós e é bem provável que o maior contato que você tenha com ela seja através do filme "Quem Quer Ser Um Milionário", uma interseção entre a Índia e o cinema ocidental.
Toda a discussão foi provocada por um filme que assistimos na Netflix, "O Último Desejo de Sardar", que comentamos aqui no episódio.
Acreditem, a discussão foi parar inclusive na Coréia do Sul...
E pra completar, temos também o nosso quadro "Qual O Último Filme Que Você Viu", que hoje está bem mais "Etc" do que o normal.
OUÇA:
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Está recheada de novidades. Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
A partir das próximas semanas, vou oferecer também uma outra mini-newsletter, com textos mais analíticos, críticas exclusivas de filmes, séries e tudo mais.
Esta outra mini-newsletter vai para assinantes pagos. Quem quiser, clique aqui e colabore: