MALA #55
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #55.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Eu sempre achei que a foto da capa do disco “London Calling”, do The Clash era a foto que resumia o rock. Mas esta, do Iggy Pop em um show dos Stooges é páreo duro. E você pode adquiri-la para pendurar na sua parede, de forma oficial.
POR AÍ..
Steven Spielberg, através de sua produtora, a Amblin, firmou uma parceria com a Netflix para produzir vários filmes por ano.
O SAG Awards é outro prêmio que anunciou sua data de 2022 e a volta à cerimônia presencial.
O Festival de Cannes deste ano vai servir de cenário para um documentário: “Cannes Uncut”.
Falando em Cannes, Kleber Mendonça Filho vai integrar o júri deste ano, presidido por Spike Lee e com cinco mulheres em seu corpo.
Vem aí um musical baseado em “Thelma & Louise”. Não sei porque eu sempre acho essas notícias bizarras…
Que tal uma lista com dez boas performances de Meryl Streep que não foram premiadas?
Olivia Wilde, Tobey Maguire e o diretor Spike Jonze se juntaram ao elenco de “Balylon”, novo filme de Damien Chazelle (“La La Land”), que já tinha Brad Pitt e Margot Robbie no elenco. A trama é ambientada na Hollywood da virada dos filmes mudos para os sonoros e a ascensão e queda de vários personagens da época.
"‘I May Destroy You” deve causar no Emmy deste ano, de acordo com pesquisas feitas com alguns votantes.
Quando os Simpsons vão acabar? Nunca, se depender dos roteiristas.
Outra série que nunca vai acabar, pelo jeito: “Transformers”. Vem aí mais um filme.
O novo “Space Jam” com LeBron James ainda nem estreou e já tem game para Xbox engatilhado.
Scarlett Johansson vai receber o prêmio da American Cinemateque deste ano.
Rachel Zegler, a protagonista da nova versão de “Amor Sublime Amor”, dirigida por Steven Spielberg, vai ser a Branca de Neve no live action que a Disney está preparando.
Seria Loki o personagem mais queer da Marvel? Este texto diz que sim.
Você assistiu à série “The Vow”? Ou “Seduced: Inside the NXIVM Cult”? Então se liga nesta notícia, que é um desdobramento do que acontece nestas duas séries?
Vem aí a série “Entrevista com o Vampiro”.
O Reino Unido está considerando leis mais rígidas que regulem os serviços de streaming, em especial Netflix, Amazon Prime e Disney+.
Simon Cowell, o homem por trás de quase todos os reality shows musicais, está com maus um formato na praça: “Walk The Line”.
Anitta deu uma entrevista para a Variety em que fala sobre o significado de seu single “The Girl From Rio” entre outras coisas.
Aqui tem um review do show do Foo Fighters no Madison Square Garden no último fim de semana, que marcou a reabertura daquela arena com capacidade total.
Inicialmente, a organização das apresentações de Bruce Springsteen na Broadway havia divulgado que só aceitariam ingressos comprados por pessoas que se vacinaram com as três vacinas reconhecidas pela FDA norte-americana (Pfizer, Moderna e Janssen). A polêmica foi grande, principalmente entre os canadenses, que tomaram, em sua maioria, a Coronavac. Três dias depois, a produçao do “Springsteen on Broadway” voltou atrás e disse que vai aceitar pessoas vacinadas com qualquer uma das aceitas pela OMS.
E já que os shows estão de volta (no Hemisfério Norte), que tal uma lista com 30 deles para ficar de olho no verão de lá?
“Get Back”, o filme de Peter Jackson feito a partir do material que gerou o filme “Let It Be”, dos Beatles, agora é uma série de três episódios de duas horas de duração cada e vai estrear no Disney+ no feriado do Dia de Ação de Graças.
O festival Download realizou um evento-teste para 10 mil pessoas, no último fim de semana.
“Solar Power”, o novo disco de Lorde, já está em pré-venda em seu site, assim como os ingressos para sua nova turnê.
Outra que está com single e álbum novos saindo do forno: Shakira.
Já Britney Spears não está lançando nada mas demandando que a tutela que cuida de sua vida e carreira chegue ao fim. Pelo menos foi o que ela disse a um tribunal de Los Angeles nesta semana. Justin Timberlake foi um dos que saiu em defesa dela depois da audiência.
Winston Marshall deixou o Mumford and Sons depois de elogiar um livro de uma personalidade da extrema direita norte-americana.
David Crosby, Rufus Wainwright, Elton John e muitos outros estão nesta matéria especial do Los Angeles Times sobre os 50 anos do disco “Blue”, de Joni Mitchell. (paywall)
Elton John vai se apresentar ao vivo pela última vez em sua carreira no estádio do Dodgers, em Los Angeles, no ano que vem. Você acredita?
Falando em celebrações, o Metallica anunciou uma edição especial do seu “Black Album”, que está completando 30 anos e um álbum de covers de canções do disco, com gente como Miley Cyrus, Elton John, Phoebe Bridgers, St. Vincent e outros envolvidos.
Várias trilhas sonoras de filmes, como “Os Bons Companheiros” e “Jackie Brown” vão ganhar lançamentos em vinil este ano pela Warner.
Emilia Clarke também é autora de comics.
Já Antônio Fagundes é um gamer e curte “The Last of Us II”. Quem diria…
Aqui tem um excelente texto sobre como fazer comédia nos dias de hoje, quando o mundo está em chamas. “Inside”, de Bo Burnham e a série “Hacks” são dois produtos analisados.
Três festivais brasileiros - Bananada, DoSol e Coquetel Molotov - estão criando um NFT que dá passe livre aos eventos virtuais e presenciais dos três.
DICA DA SEMANA
A série “Meu Amigo Bussunda” estreou na Globoplay na semana passada e seu nome é autoexplicativo. Trata-se da vida e obra de Cláudio Besserman, o Bussunda, um dos comediantes mais famosos do país nos últimos 30 anos e que morreu precocemente em 2006, durante a Copa do Mundo da Alemanha.
O mais interessante do formato da série, além do tradicional “vida e obra”, é a divisão dos episódios. Os três primeiros (e um pedaço do quarto), dirigidos por Cláudio Manoel, são dedicados a contar a história dele, desde a infância, adolescência, a faculdade de comunicação e seu jeitão de ser “vagabundo”, como ele mesmo diz no doc. Daí a amizade com os demais membros da Casseta Popular e a transição para a tv, quando passaram por programas como “Tv Pirata” até desembocarem no “Casseta e Planeta Urgente”, um dos mais importantes programas de humor da tv brasileira e que marcou época.
Dito isso, o episódio 4 é bem interessante. Julia Besserman, filha do humorista, investiga, através de uma série de entrevistas com personalidades, o humor de Bussunda e seu legado (positivo ou negativo) para os dias de hoje. Júlia chega a declarar que não concordava com várias passagens do humor do pai, mas entendia, em função do recorte temporal em que ele viveu.
Se eu fosse apontar algum ponto negativo, seria o episódio três, que não é tão focado nele, mas no “Casseta e Planeta Urgente” e o sucesso do programa. Um pequeno deslize que não chega a comprometer a produção.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
ESQUADRÃO SUICIDA
Saiu o trailer do reboot do Esquadrão, escrito e dirigido por James Gunn.
TED LASSO - 2a TEMPORADA
Temos um novo trailer da segunda temporada de uma das mais premiadas e divertidas séries do ano passado.
JURASSIC WORLD DOMINION
Saiu um mini-teaser de “Jurassic World: Dominion”. O teaser completo será exibido antes de “Velozes e Furiosos 9” na salas IMAX.
FOO FIGHTERS + DAVE CHAPELLE - CREEP
Confira aqui como foi a participação do comediante Dave Chapelle no show do Foo Fighters no último fim de semana, em New York, na reabertura do Madison Square Garden. Juntos, eles fizeram uma cover de “Creep”, do Radiohead.
CATCH AND KILL
Também saiu o trailer da série da HBO sobre os casos de assédio de Harvey Weinstein, contados pelas próprias pessoas envolvidas e compilados por Ronan Farrow.
MODEST MOUSE - WE ARE BETWEEN
A veterana banda indie deu uma passadinha no Tonight Show para mostrar a ótima “We Are Between”.
CONAN O’BRIEN E SETH ROGEN FUMANDO MACONHA NA TV
Os últimos dias do talk show de Conan estão imperdíveis. Seth Rogen passou por lá e os dois fumaram no ar porque……bem, por que não?
THE SHRINK NEXT DOOR
Baseada no podcast homônimo, esta série de humor negro da Apple TV+ traz Paul Rudd e Will Ferrell no papel de um psiquiatra e seu paciente. Baseada em fatos reais.
CINEMA, ETC..
No episódio desta semana de "Cinema, Etc...", partimos para investigar este formato que tomou conta do audiovisual mundial e nos colocou de plantão permanente esperando os próximos episódios ou temporadas.
Por que as séries se tornaram o que são? Em que momento isso aconteceu? E qual o paralelo com as nossas telenovelas? E como será que Carol, Fernanda, James e Terence consomem séries? Onde eles buscam informações sobre isso?
E pra completar, temos também o nosso quadro "Qual O Último Filme Que Você Viu", que hoje, por motivos óbvios, tem indicações apenas de séries.
Aperte o play para ouvir mais este episódio e depois comente. Mande um email para podcastcinemaetc@gmail.com com sua opinião ou mande mensagens para nossos Instagrans @culturadoria e @esquemanovobh
Siga o "Cinema, Etc..." nas plataformas de podcast.
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Está recheada de novidades. Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: