MALA #56
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #56.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Esta foto de Orson Welles é de 1945, foi tirada por Irving Penn e tem o título de “Portrait With Symbols”. Não poderia ter outro nome melhor.
POR AÍ..
“O cinema voltou!” A frase, dita por Vin Diesel para celebrar a bilheteria de 70 milhões de dólares conquistada por “Velozes e Furiosos 9” em seu primeiro fim de semana de exibição nos Estados Unidos, também serve para dizer que as filmagens de blockbusters estão a todo vapor. “Aquaman 2” e “John Wick 4” são dois dos filmes que em breve vão engrossar este caldo.
O DGA, Sindicato dos Diretores de Hollywood, anunciou a data da entrega do seu prêmio em 2022 e uma mudança em suas regras, na direção de valorizar as estréias nas salas de cinema.
Wagner Moura, Robert Pattinson, Andra Day e Steven Yeun estão entre os novos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. São 395 ao todo.
Um diretor chamado Quentin Jerome faria o mesmo sucesso que Quentin Tarantino? Jamais saberemos.
Falando em Tarantino, ele acabou de lançar seu primeiro livro, inspirado no filme “Era Uma Vez em Hollywood”. Mas será que o final é o mesmo?
No Washington Post, um especial sobre os 50 anos de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
Dwayne Johnson vai estrelar um filme natalino para a Amazon que vai unir as divisões de streaming e e-commerce da empresa. Como vai funcionar? Teremos ofertas no roteiro? Curioso…
Vem aí “The Old Guard 2”.
Kevin Spacey, que teve a carreira interrompida em função de acusações de assédio, anunciou que aceitou um papel em um filme independente italiano, dirigido por Franco Nero.
Começaram as filmagens de “Black Panther: Wakanda Forever”.
Nicola Coughan, de “Bridgerton” e Eve Hewson, de “Por Trás dos Seus Olhos” estão entre as indicadas para o prêmio de Estrela em Ascensão da Academia de Filmes e TV da Irlanda.
Alex Trebek e o game show “Jeopardy”, que ele apresentava até sua morte, estão entre os vencedores do “Daytime Emmy Awards”, dedicado à programação diurna das tvs norte-americanas.
A série “Belas Maldições”, ou “Good Omens”, foi renovada para a segunda temporada.
Confirmado: a terceira temporada da série “Succession” estréia na temporada de outono do hemisfério norte.
Já que é tudo Disney mesmo, porque não um crossover Simpsons e Marvel/ Pois vai acontecer agora em julho no especial “The Good The Bart and the Loki”. Sintam o drama do cartaz:
Falando em “Lóki”, a audiência da série vem caindo. Teria a ver com o fato de o personagem ter saido do armário e se declarado bissexual?
O festival Primavera Sound anunciou uma nova edição em Los Angeles, a partir do ano que vem.
The Weeknd e o criador da série “Euphoria”, Sam Levinson, estão desenvolvendo juntos uma série para a HBO. The Weeknd, ou Abel Tesfaye, que é seu nome verdadeiro, vai co-escrever, estrelar e ainda atuará como produtor executivo da produção.
“Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, atingiu 1 bilhão de execuções no Spotify e entrou para o seleto “Spotify's Billions Club”, onde já estão canções como “Bohemian Rhapsody”, do Queen.
Olivia Rodrigo e BTS estão entre as previsões do Spotify para a canção do verão de 2021.
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá venceram a batalha judicial pelo uso do nome da Legião Urbana. O STF decidiu nesta semana que os dois podem continuar usando o nome da banda que criaram.
Trent Reznor e Atticus Ross, a dupla vencedora do Oscar este ano por “Soul” são os produtores do novo disco da cantora Halsey.
Já Ed Sheeran vai lançar não um, mas dois álbums nos próximos 18 meses.
Megan Thee Stallion, Andra Day e Queen Latifah estão entre as vencedoras da edição de 2021 do BET Awards.
Christina Aguilera foi outra artista que saiu em defesa de Britney Spears na semana passada. Britney esteve em um tribunal de Los Angeles recentemente para pedir o fim da tutela que cuida de sua vida e carreira.
Mas a campanha #freebritney não está surtindo efeitos. A juíza do processo negou o pedido da cantora.
Em tempo: #freebritney chegou ao Congresso Nacional. Ao nosso Congresso.
Vem ai uma cinebiografia de Scott Weiland, do Stone Temple Pilots.
Instrumentos musicais e memorabilia de gente como Eddie Van Halen, Jimi Hendrix, Paul McCartney e Elton John, estão em um mega leilão beneficente que vai acontecer em julho.
Bruce Dickinson, que votou a favor do Brexit, agora pede para o Reino Unido reconsiderar. Um dia precisaremos falar das posturas dos roqueirões velhos. No Brasil e fora dele.
Um teste programado para o último sábado em Paris para estudar a transmissão do coronavírus em festas com pessoas vacinadas foi adiado devido à falta de voluntários suficientes.
A Superliga Européia de Futebol, que nasceu e morreu em alguns dias de abril deste ano, vai ser tema de um documentário.
Já que estamos falando de esportes, Bernie Ecclestone, o outrora todo poderoso da Formula 1, também vai ter sua vida contada em uma minissérie.
Depois de Karol Conká, agora é a vencedora do BBB, Juliette, que ganhou um documentário no Globoplay.
Imagina você fazer 18 cirurgias plásticas para ficar parecido com um membro do BTS.
Vem aí “The Elvis Presley Channel”. Sim, é um canal de streaming totalmente dedicado ao Rei do Rock e suas influências.
Funko do Pearl Jam? Queremos!
DICA DA SEMANA
“This Is Pop”, que a Netflix disponibilizou há duas semanas é uma daquelas séries tão deliciosas que a gente economiza os episódios para não sofrer de abstinência quando ela terminar.
Dividida em oito episódios, a série faz um panorama de alguns aspectos da história da música pop, desconhecidos para a maioria das pessoas. Preciso confessar que alguns episódios não foram novidade para mim, em especial o do britpop e o do pop sueco, mas mesmo assim “This Is Pop” é tão bem feita e bem humorada que mesmo um assunto batido para alguns se torna algo agradável e com uma sensação de frescor.
Sendo assim, temos episódios dedicados à batalha Blur x Oasis e o britpop; ao pop sueco, que exportou e importou talentos; ao country, que flertou e flerta com o pop; ao Brill Building, que era uma espécie de indústria da criação da hits no coração de Nova York, e por aí vai. Até mesmo o infame auto-tune - o software que afina vozes, ganha um episódio para discutir sua importância e seu legado.
Talvez a série não agrade tanto aqueles que não se interessam por detalhes de produção e de bastidores da música pop, mas ainda assim vale a pena ver e rever ídolos do passado contando suas histórias e relembrando os momentos que os fizeram famosos e, por consequência, alegrando nossas vidas.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
THE MANY SAINTS OF NEWARK
Saiu o primeiro trailer de “The Many Saints of Newark”, a prequel de Os Sopranos, mostrando a juventude de Tony Soprano. Ray Liotta e Vera Farmiga estão no elenco.
HOMER SIMPSON ENTREVISTA CONAN O’BRIEN
O final do talk show de Conan O’Brien foi desse jeito aí, com Homer Simpson entrevistando. Lembrando que Conan foi roteirista da série e fez alguns episódios considerados clássicos.
JELLYSTONE
Zé Colméia, Catatau, Tutubarão e muitos outros estão no trailer de “Jellystone”, nova série do HBO Max.
ST. VINCENT - SAD BUT TRUE
A versão de Annie Clark para o clássico do Metallica estará no disco de covers que a banda vai lançar para celebrar os 30 anos de seu “Black Album” .
BIG RED MACHINE - LATTER DAYS (FEAT. ANAIS MITCHELL)
O projeto Big Red Machine, dos músicos Justin Vernon (Bon Iver) e Aaron Dessner (The National) anunciou um novo álbum, “How Long Do You Think It’s Gonna Last?”, com participações de Taylor Swift, Fleet Foxes e Sharon Van Etten. Esta “Latter Days”, com participação de Anais Mitchell, é o primeiro single.
OLIVIA RODRIGO - SOUR PROM
A cantora, que lidera as paradas pop no momento, lançou este mini-doc para promover seu álbum “Sour”.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Está recheada de novidades. Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: