MALA #60
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #60.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
FOTO DA SEMANA
Pode acreditar: essa é Brigitte Bardot, em Saint Tropez, no ano de 1967. Foto de Daniel Angeli.
POR AÍ..
Saiu a escalação do Festival de Veneza deste ano. Além de “Duna”, que vai abrir o evento, teremos, entre outros, os novos de Jane Campion, Paolo Sorrentino, Maggie Gyllenhall, Ridley Scott e Pedro Almodóvar.
Aliás, segundo Matt Damon, o roteiro de “The Last Duel”, que ele escreveu com Ben Affleck, demorou menos para sair do que aquele que os fizeram famosos: “Gênio Indomável”. “The Last Duel” é o filme de Ridley Scott que será exibido em Veneza. O trailer dele está na MALA #59.
Ainda Veneza: um novo documentário sobre Leonard Cohen, focado em sua canção “Hallelujah”, terá sua premiere mundial no Festival.
“Tempo”, de M. Night Shyamalan, estreou na primeira posição nas bilheterias norte-americanas no último fim de semana. O filme estreou esta semana aqui no Brasil. Será que vai repetir o bom desempenho? Lá embaixo eu falo mais sobre ele.
Mais um prêmio que anunciou data e linha do tempo de suas indicações e premiações, além da volta ao evento presencial: o PGA.
Saíram os indicados do 42o News and Documentary Emmy Awards.
O People's Choice Awards vai ser transmitido simultaneamente pelo E! e pela NBC nos Estados Unidos. Os especialistas estão dizendo que é o passo que a NBC está dando em direção a outro prêmio, depois que dispensaram o Globo de Ouro.
Vem aí uma nova trilogia “O Exorcista”, com Ellen Burstyn e Leslie Odom Jr.
Uma matéria sobre o documentário que mostra a busca pela única cópia do corte do diretor que se tem notícia de “Soberba”, clássico de Orson Welles. E ela pode estar no Brasil.
Aqui tem uma história sensacional relembrando os bastidores de “Howard, o Pato”, considerado um dos maiores fracassos da história do cinema, que está completando 35 anos.
“McClane”, a prequel de “Duro de Matar” não vai mais sair do papel. Pena.
Regé-Jean Page vai estrelar uma nova versão de “O Santo”, filme baseado na série dos anos 1960 com Roger Moore.
Por que Vicky Krieps, a atriz que despontou para o estrelato no filme “Trama Fantasma” não vingou em Hollywood naquela época e só reapareceu agora em “Tempo”?
Você também achou o visual de Luke Skywalker em “The Mandalorian” perfeito? Saiba que ele foi feito por um especialista em deep fake.
E essa agora? Scarlett Johansson está processando a Disney pelo lançamento de “Viúva Negra” em streaming, simultaneamente aos cinemas.
“Hawkeye”, a série do Gavião Arqueiro, estréia em novembro no Disney+.
A última temporada de “The Walking Dead” será exibida em três partes a partir de setembro deste ano.
Jodie Whitaker vai deixar “Doctor Who” em 2022.
“Sweet Tooth” foi renovada para uma segunda temporada e o video do anúncio é fofo. Quem se lembra do comercial de tv em que ele se inspira?
Bob Odenkirk foi hospitalizado depois de desmaiar no set de filmagens de “Better Call Saul”. Mas já está tudo bem com ele.
A Netflix está desenvolvendo uma série live-action do Pokemon.
Aliás, sabe aquela pergunta “o que tem pra ver na Netflix”, que vocês sempre me fazem? Pois a resposta de agosto está aqui.
Sabe a confusão que eu, você e todo mundo estamos fazendo com os nomes dos serviços Starz Play (já lançado) e Star+ (da Disney, a ser lançado em agosto)? Pois parece que a Starz entrou com uma ação para impedir o lançamento do irmão mais novo. Pelo menos não com esse nome.
A audiência da estréia da segunda temporada de “Ted Lasso” na semana passada foi a maior de uma estréia no Apple TV+.
Kevin Smith disse que concebeu a nova série do He-Man, “Masters of The Universe: Revelation” para agradar aos fãs do personagem. Mas não deu tão certo assim…
Depois de 17 anos ininterruptos, o reality musical “The X-Factor” foi cancelado no Reino Unido.
Vem aí, Michael B. Jordan como Superman. Ou quase isso.
Saiu o lineup do show no Central Park que vai marcar a volta à vida normal na cidade de Nova York, no dia 21 de agosto. O evento, produzido por Clive Davis, vai contar com Bruce Springsteen, Paul Simon, Patti Smith, Jennifer Hudson, Elvis Costello, The Killers, Earth Wind & Fire, Andrea Bocelli e muitos outros.
Na semana passada, Kanye West fez um evento em um estádio de Atlanta, onde mostrou, para 40 mil pessoas, seu novo disco, “Donda”, em primeira mão. O disco, que deveria ter saído na sexta-feira passada, foi adiado para o dia 6 de agosto. Agora, chega a notícia que, desde o evento, Kanye está morando no estádio. Como se isso não bastasse, o rapper está finalizando o disco por lá, em um estúdio de gravação montado por sua equipe no local. Megalômano, eu?
E. enquanto você espera por “Donda”, que tal ler esta matéria que investiga a história por trás dos discos não lançados de Kanye?
Esta foi a semana em que Ryan Adams, com medo de que sua carreira seja encerrada em função das inúmeras acusações de relacionamentos abusivos, suplicou para que as gravadoras não esqueçam dele.
Finalmente! Uma série documental sobre Willie Nelson.
Em 1999, David Bowie filmou, montou, mas arquivou um clipe para “The pretty things are going to hell” em que ele “dialogaria” com todos os seus personagens do passado. Por que?
Bono fazendo uma carreira solo fora do U2? Bem, se isso acontecesse, a banda estaria super de boa.
Apesar da morte de Dusty Hill esta semana, o ZZ Top vai continuar.
Rita Lee é tema de um novo podcast, com participações de Tom Zé, Marisa Monte, Anavitória e Glória Groove.
O rapper DaBaby fez comentários homofóbicos e o mundo caiu em cima. Até Dua Lipa, com quem ele divide uma canção, se posicionou. Aí ele pediu desculpas.
Quase todos os festivais já estão anunciando e preparando suas edições presenciais para os próximos meses. Mas o quão seguros serão estes eventos, nesta era em que a Covid não só não desapareceu como ameaça voltar com uma outra cepa mais poderosa?
Depois da apresentação de Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Tóquio, em que ela usou a música “Baile de Favela”, as buscas pela canção na internet cresceram 500%.
E já que estamos falando de Olimpíadas, até Mariah Carey parabenizou a fadinha Rayssa Leal por sua Medalha de Prata.
Apesar da queda geral em numero de novos usuários, o Spotify registrou um aumento no número de usuários pagos.
Até a CNN vai criar seu serviço de streaming chamado…..adivinhem?
O governo francês lançou um app que dá 300 euros para cada jovem do país usar em cultura, comprando livros, indo ao cinema, etc. E o que eles compraram? Mangás. (paywall)
DICA DA SEMANA
Poucos cineastas são mais “ame ou odeie” no cinema atual do que M. Night Shyamalan. O criador de “O Sexto Sentido” (seu filme de estréia e até hoje o melhor) consegue agradar bastante e desagradar bastante com um único filme. Entretanto, são poucos os filmes em sua carreira que ficam no meio termo.
“Tempo” é um destes. A partir de uma premissa interessante (um grupo de pessoas fica preso em uma praia deserta e começa a envelhecer rapidamente), Shyamalan constrói uma trama que não procura, em momento algum, apelar para subtextos escondidos ou metáforas que precisam de um vasto conhecimento filosófico para a compreensão. Tudo o que ele quer dizer está ali na tela: os efeitos do envelhecimento rápido nos corpos e mentes das pessoas, as mudanças de humor e atitudes em função disso e as estranhezas que isso causa nas pessoas.
Some a isso um clima “Twilight Zone” em que nós e os personagens tentamos entender o porquê de aquilo estar acontecendo com aquelas pessoas naquele lugar, enquanto procuramos soluções para os problemas. Pensando bem, “Tempo” até poderia render um episódio bem interessante de uma destas séries, como a própria “Além da Imaginação” ou ‘Amazing Stories” se cortássemos algumas cenas de seu segundo ato, que acaba por falhar em avançar com a trama.
Ainda assim, algumas situações funcionam bastante, enquanto outras servem somente para que falemos mal do cinema de Shyamalan. E o final……ah, o final! Talvez para que as pessoas não saiam do cinema com mais perguntas do que respostas, Shyamalan nos entrega uma solução bastante discutível e, de certa forma, com um ar meio de “final Scooby Doo”. Lembram? Quando todos os personagens se reunem e relembram a trama para mostrarem como chegaram na solução? Pois é.
“Tempo” está em cartaz nos cinemas do Brasil a partir de hoje.
COTAÇÃO: ***
E MAIS…
DEXTER: NEW BLOOD
Saiu o trailer da nova temporada de “Dexter”, que não está sendo considerada uma continuação pelos produtores, mas um outro olhar, meses depois dos acontecimentos do fatídico último episódio da série.
MADRES PARALELAS
Pedro Almodovar também divulgou o trailer de seu novo filme, com Penelope Cruz e Rossy de Palma no elenco, que estará no Festival de Veneza deste ano.
CHUCKY
O trailer da nova série do boneco assassino também foi divulgado na Comic-Con na semana passada.
GHOSTBUSTERS: AFTERLIFE
Saiu o trailer do novo filme da franquia Caça-Fantasmas, que sugere que pelo menos um dos antigos combatentes do sobrenatural pode estar de volta à ativa.
AMOR SUBLIME AMOR
Temos um novo teaser da versão de Steven Spielberg para um dos musicais mais famosos do cinema.
KING RICHARD
A história do pai das irmãs Venus e Serena Williams ganhou um trailer, depois de ter sido exibido em Cannes. Estréia em novembro.
FLAG DAY
Falando em Cannes, “Flag Day” é estrelado e dirigido por Sean Penn, com a participação de sua filha, Dylan Frances Penn. É um drama no melhor estilo “pai e filha”.
HOUSE OF GUCCI
Falar pra vocês que empolguei com esse trailer de “House of Gucci”, que conta a história do assassinato de Maurizio Gucci, herdeiro da marca que leva seu sobrenome. Mais um filme de Ridley Scott.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas. Nesta semana, por exemplo, os assinantes pagos receberam uma edição com dicas do que assistir no HBO Max.
Interessou? Clique aqui e colabore: