MALA #62
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #62.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
- “Festinha doida, hein David Bowie? Tem fogo aí?”
- “Doidimai, Mickey Rourke. Tá na mão.”
POR AÍ..
Começamos esta semana de olho no movimento das salas de cinema no Hemisfério Norte e as notícias não foram tão boas. “O Esquadrão Suicida” liderou as bilheterias nos EUA no primeiro fim de semana mas com um valor bem abaixo do esperado. Por que isso aconteceu? O Rodrigo Salem tenta entender aqui.
Um dos personagens mais marcantes de “O Esquadrão Suicida” é o Pacificador, interpretado por John Cena, que vai ganhar uma série no HBO Max. Aqui, James Gunn explica porque resolveu fazer uma série deste personagem.
A cadeia norte-americana de cinemas AMC e a Warner Bros fizeram um acordo para aumentar a janela entre a exibição dos filmes nas salas de cinema e a disponibilização deles na plataforma HBO Max para 45 dias. Uma grande vitória para os amantes das salas de cinema. A partir do ano que vem.
Enquanto isso, as distribuidoras estão com medo do avanço da variante delta. A estréia do novo “Venom” foi adiada.
O novo streaming da Disney, Star+, terá mensalidade de R$ 32,90 no Brasil.
Vários filmes que causaram no Festival de Cannes deste ano, incluindo o vencedor da Palma de Ouro, “Titane”, estão no lineup do New York Film Festival deste ano, que acontece entre setembro e outubro deste ano.
O documentário “Ennio”, de Giuseppe Tornatore, sobre o grande Ennio Morricone, entrou para o lineup do Festival de Veneza.
“Gremlins 3”? Pode acontecer.
Margot Robbie também estará no novo filme de Wes Anderson. Isso assim que ela encontrar um espaço na agenda.
Bam Margera processou Johnny Knoxville por ter sido demitido de “Jackass para sempre”.
O Instagram tirou o cartaz do filme mais recente de Pedro Almodóvar, “Madres Paralelas” do ar por conter um mamilo, mas já pediu desculpas.
Só que aqui na MALA não tem censura:
A cerimônia do Emmy este ano vai ser ao ar livre e com limite de convidados.
A série sobre a Wandinha Addams, que a Netflix está preparando, já havia confirmado Luis Guzmán para o papel de Gomes e agora confirma Catherine Zeta Jones como Morticia.
A série “The White Lotus”, cuja primeira temporada acaba neste domingo, foi renovada para a segunda com outro elenco.
Já a série baseada em “Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado” já tem data para estrear no Prime Video.
“How I Met Your Father”, spinoff de “How I Met Your Mother”, já tem elenco escolhido.
Mais um elenco revelado: o da série “Avatar: A lenda de Aang”, da Netflix.
O avanço da variante Delta nos Estados Unidos fez sua primeira grande vítima na música: o festival New Orleans Jazz & Heritage adiou sua edição de 2021, programada para setembro, para 2022. Rolling Stones, Stevie Nicks e Foo Fighters estavam entre as atrações. Nicks, inclusive, aproveitou o ensejo, e cancelou todo o restante de sua turnê.
Na mesma toada, o Limp Bizkit também cancelou sua turnê.
Por outro lado, existe uma outra tendência crescendo pelo hemisfério norte: a exigência de prova de vacinação para que o público frequente shows. Jason Isbell é um dos artistas que estão fazendo isto. O festival Bonnaroo também divulgou que vai fazer o mesmo.
O Primus vai fazer uma turnê tocando o disco “A Farewell to Kings”, do Rush, como forma de homenagear a banda, e principalmente Neil Peart, o baterista já falecido. E Les Claypool, o baixista e lider da banda, foi procurar a fonte certa para aprender as canções.
Justin Bieber e Demi Lovato são as primeiras atrações internacionais confirmadas para o Rock In Rio de 2022.
Falando em Bieber, saíram as indicações para o MTV VMA Awards de 2021. O cantor canadense e Megan Thee Stallion lideram as indicações.
Finalmente o catálogo do De La Soul vai chegar às plataformas de streaming.
Jon Stewart e Pete Davidson vão fazer um especial de comédia para marcar os 20 anos do 11 de setembro. Dave Chapelle e Amy Schumer estão entre os convidados.
A audiência dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos foi a pior da história. Apesar disso, o evento foi lucrativo.
Beyoncé também está entrando para o negócio do cultivo de maconha. Não, você não leu errado. E mel também.
Sim, o Robin, aquele mesmo parceiro do Batman, é bissexual.
Miley Cyrus lançou uma nova coleção de peças de merchandising com dizeres pouco apropriados para menores. Uma das peças diz: “Miley can go fuck herself”.
Mais um jogador de basquete vai ser tema de um documentário: Stephen Curry.
O Brasil é o segundo mercado de streaming do mundo, concluiu uma recente pesquisa.
DICA DA SEMANA
Um documentário sobre um ator? Val Kilmer? Será que rende?
Talvez você também tenha se feito estas perguntas ao acessar o Prime Video nos últimos dias e dar de cara com “Val”, documentário sobre a vida do ator. Acontece que ele é surpreendente.
Primeiro, o final da história: Val Kilmer teve um câncer da garganta, se curou, mas ficou com sequelas nas cordas vocais e fala com a ajuda de um aparelho. E justamente quando ele estava interpretando um dos papéis de sua vida, pelos palcos dos Estados Unidos: o escritor Mark Twain.
Então, voltando no tempo, vemos um ator que, desde a infância, fazia home movies e sempre teve uma câmera de video na mão, documentando absolutamente tudo que acontecia com ele: o primeiro papel no teatro, o primeiro filme, “Top Gun”, “The Doors” (são incríveis as cenas dos testes dele para este papel), “Batman” e tantos outros.
Tido como difícil em Hollywood, Kilmer não parece mesmo ser um ator qualquer. Seu maior ídolo, Marlon Brando, acabou sendo seu amigo depois de, juntos, estrelarem a bomba “A Ilha do Dr. Moreau”. Sonhava em interpretar Hamlet. Escolhia os papéis comerciais para que pudesse interpretar outros mais artísticos depois.
Durante as quase 2 horas do doc, vemos um ator preocupado com sua profissão, que soube desde o início o que queria fazer e que queria, acima de tudo, levar cultura para a população, em que pese algumas escolhas equivocadas. No seu íntimo, um pai carinhoso, apaixonado pelos filhos e sua esposa (Joanne Whalley, de quem ele se separou mas mantém um ótimo relacionamento até hoje) e, de certa forma, pacato, prezando pela vida na fazenda no New Mexico à badalação de Hollywood por opção.
Um belo documentário, com imagens valiosas, que valem o play.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
MISSA DA MEIA-NOITE
Temos o trailer de mais uma série de terror na Netflix. Idealizada por Trevor Macy e Mike Flanagan, de “A Maldição da Residência Hill” e “A Maldição da Mansão Bly“, o projeto chega ao serviço de streaming em 24 de setembro.
EVERYBODY'S TALKING ABOUT JAMIE
O Prime Video divulgou um novo trailer de “Everybody’s Talking About Jamie“, adaptação de aclamado musical homônimo. O longa marca a estreia de Jonathan Butterell na direção de longas-metragens.
BIG THIEF - SPARROW
Uma das bandas mais legais da atualidade, a novaiorquina Big Thief, lançou dois singles esta semana. Um deles é esta canção, “Sparrow”, que reconta um conto inspirado na Bíblia que parece uma espécie de poema épico. A faixa foi gravada em um único take, dando um toque íntimo e natural.
GORILLAZ - MEANWHITE (FEAT. JELANI BLACKMAN & MANGROVE STEEL PANS)
A banda lançou três músicas novas durante seu show na última terça-feira em Londres, exclusivo para trabalhadores do sistema de saúde britânico e seus familiares. Uma delas é esta aqui.
BIG RED MACHINE - NEW AUBURN
O projeto de Aaron Dessner, do The National, e Justin Vernon, do Bon Iver, esteve no programa de Stephen Colbert esta semana apresentando mais uma linda canção que estará em seu novo álbum, que sai no fim do mês.
AMERICAN CRIME STORY: IMPEACHMENT
Temos o primeiro teaser da terceira temporada da série, que vai contar a história do quase-impeachment do Presidente Bill Clinton, em função do caso dele com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.
DOPESICK
A minissérie de Barry Levinson para o Hulu tem Michael Keaton no elenco e mostra o início da epidemia de opióides nos Estados Unidos.
ROBERT PLANT & ALISON KRAUSS - CAN'T LET GO.
Treze anos depois de “Raising Sand", Plant e Krauss voltam a se reunir neste single, que faz parte de “Raise the Roof”, novo disco da dupla, que sai em novembro.
PHOEBE BRIDGERS - NOTHING ELSE MATTERS.
A cantora divulgou sua versão para o clássico do Metallica, que estará no álbum que a banda vai lançar em breve, para celebrar os 30 anos do “Black Album”.
CINEMA, ETC…
VOLTAMOS!
Após algumas semanas de folga, o "Cinema, Etc..." está de volta com uma discussão que não só promete pegar fogo, como vai fazer você pensar um pouco.
Por que o cinema está povoado de anti-heróis?
Você sabe o que é um anti-herói? Se identifica com ele? Acha que ele é mais legal até mesmo do que os heróis e vilões?
Mas quais as principais características dele?
Neste episódio, Carol Braga, Fernanda Ribeiro, Rodrigo James e Terence Machado passeiam pelo conceito e investigam o porque de o anti-herói estar na ordem do dia do cinema.
E tem também o quadro "Qual o último filme que você viu?" com algumas dicas de filmes que envolvem anti-heróis e outras nem tanto.
Outra novidade para esta temporada é que agora o "Cinema, Etc..." tem suas próprias redes sociais.
Portanto, se você quiser falar com a gente, pode mandar direct, comentários e tudo mais no instagram @podcastcinemaetc ou no facebook.com/podcastcinemaetc. Se preferir, pode também usar o bom e velho email podcastcinemaetc@gmail.com
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
OUÇA:
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: