MALA #65
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #65.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Senhoras e senhores, Elvis Presley x Muhammad Ali.
Quem será que venceu?
POR AÍ..
Já está rolando o Festival de Veneza e a Rolling Stone fez uma lista dos 15 filmes imperdíveis (para ela) do evento.
Outro festival, o Telluride, divulgou seu lineup, que inclui “Spencer”, “Belfast” e “King Richard”.
Vem aí mais um filme da série “Os Mercenários”. Stallone, Dolph Lundgren, Jason Statham, 50 Cent e Megan Fox estão no elenco.
Outro “vem aí”: “Jungle Cruise 2”. Mais do que previsível.
Capitão América e Viúva Neg…..ops…..Chris Evans e Scarlett Johansson estarão juntos mais uma vez no filme “Ghosted”, para a Apple.
Os dois novos filmes de Tom Cruise, “Top Gun: Maverick” e “Missão Impossível 7” tiveram suas datas de lançamento alteradas.
O filme prequel de “Cemitério Maldito” escalou John W. Lawson para o elenco. A curiosidade é que ele é bi-amputado das duas mãos.
Já que estamos falando em clássicos do horror, os direitos do novo “Massacre da Serra Elétrica” foram adquiridos pela Netflix para exibição no ano que vem.
A Marvel está procurando um ator latino para seu especial de Halloween.
Frank Oz disse que a Disney não quer que ele interprete os personagens dos Muppets mais. Detalhe: ele é O CRIADOR dos Muppets.
A O2 Filmes anunciou a retomada de produções de séries e filmes em São Paulo e no Rio de Janeiro, depois de mais de um ano parados em função da pandemia.
Segundo Sarah Snook, a Shiv de “Succession”, os roteiros da terceira temporada da série não foram reescritos para incorporarem o Covid porque “o Covid não afetou os muito ricos”. É, faz sentido.
“I May Destroy You” e “Hacks” estão entre os premiados do Dorian TV Awards, entregue pela Sociedade dos Críticos de Entretenimento LGBTQ.
“The Problem With Jon Stewart”, o programa que marca a volta do comediante ao ofício de comandar um talk show estréia no dia 30 de setembro na Apple TV+.
“Seinfeld” vai aterrissar na Netflix a partir de outubro.
“The Mandalorian” vai mudar de nome?
“Donda” foi finalmente lançado, mas Kanye West reclamou que a Universal soltou o disco sem sua aprovação.
Falando nisso, que tal rankear os álbums de Kanye?
Lil Nas X divulgou esta semana a capa de seu primeiro disco, “Montero” e a internet quebrou, buscando explicações para seu conceito:
O álbum sai no dia 17 de setembro.
Lil Nas X também está em “The Lockdown Sessions”, novo disco de Elton John, que sai em outubro. Além dele, Nicki Minaj, Miley Cyrus, Stevie Wonder e Eddie Vedder, entre outros, completam a lista de participações especiais.
Sai nesta sexta, “Dawn of Chromatica”, disco de remixes de Lady Gaga, com Pabllo Vittar entre os convidados.
Falando em Pabllo, ela e Rafael Portugal serão os apresentadores do prêmio MTV MIAW 2021, que acontece no dia 23 de setembro.
Adam Levine saiu em defesa de Olivia Rodrigo em função das múltiplas acusações de plágio que ela vem sofrendo. Para ele, o que Rodrigo faz é normal no pop.
O festival LoveOly Summer Fest, na cidade de Olympia, no estado americano de Washington, havia escalado o “modern lover” Jonathan Richman para seu lineup. Até descobrir que não era o verdadeiro Richman.
Já o Bonnaroo, dias antes de começar, anunciou seu cancelamento em função do alagamento provocado pelo Furacão Ida.
A Apple comprou a Primephonic, serviço de streaming especializado em música clássica. A idéia é ampliar a oferta de seu Apple Music.
A partida de estréia de Messi pelo PSG foi a maior audiência da história do Campeonato Francês.
No The New York Times, uma entrevista com Sally Rooney, autora de “Normal People”, que está prestes a lançar seu novo livro, “Belo Mundo, Onde Você Está”.
O furacão Ida, que passou esta semana causando destruição no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, destruiu a The Karnofsky Shop, a primeira loja de discos de jazz da cidade e o local onde Louis Armstrong deu seus primeiros passos na música.
Outra vítima do Ida? O carro com a bandeira dos confederados da série “Os Gatões”. General Lee, pra quem não se lembra do nome.
E esta história de Nick Cave envolvendo Charlie Watts?
DICA DA SEMANA
Meu primeiro pensamento ao saber da existência deste filme foi: “O que??? Um musical com Adam Driver???”. Na minha cabeça, não poderia haver um ator menos musical do que o nosso querido Kylo Ren. Entretanto, este é um filme de Leos Carax, conhecido por nos causar estranheza. Quem assistiu a algum de seus filmes anteriores, em especial “Holy Motors”, sabe do que estou falando. Sendo assim, por que não passar pouco mais de duas horas ouvindo os dotes musicais de Driver? E sabe o que mais? Até que funciona. Dentro do universo de Carax, claro.
“Annette” foi o filme que abriu o Festival de Cannes deste ano e não poderia ser mais Cannes. A idéia original é do duo Sparks que, assim como Carax, tem muitos serviços prestados ao universo da estranheza, com a diferença de serem mais longevos (estão na ativa, acreditem, desde a década de 1960) e militarem no mundo musical. Aliás, se vocês ainda não assistiram, recomendo bastante o documentário “The Sparks Brothers”, sobre eles.
A trama é focada no casal Henry McHenry (Driver), um comediante com a carreira em franco declínio; e sua amada, a cantora lírica Ann (Marion Cotillard), cuja carreira está no auge. Os dois se apaixonam e ela acaba engravidando e dando a luz a uma garota, Annette. A partir daí, tudo o que eu disser sobre a história pode cair no spoiler.
Melhor dizer que Carax é, sem dúvida, um dos diretores mais criativos e geniais da atualidade e o prêmio de Melhor Direção em Cannes não foi à toa. Para não usar novamente a palavra “estranheza” neste texto, vou dizer que “Annette” é um filme ímpar, uma espécie de ópera rock/musical da Broadway muito torto, que em determinados momentos apela para o kitsch, enquanto em outros nos faz querer estar na platéia do teatro cantando junto com os personagens (a trilha dos Sparks é muito grudenta) Finalmente, na medida em que o filme avança, Carax nos mostra que os caminhos da vida (e do cinema) não são tão retos e com a moral intacta como pensamos. Sim, nós terminamos odiando o personagem de Driver por sua conduta e para algumas pessoas deve ter sido difícil chegar ao final do filme, tamanha a antipatia causada por ele, mas o diretor nos propõe exatamente isto: discutir a moral deste personagem e até onde ele pode chegar.
“Annette”, será lançado na plataforma MUBI em novembro.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
ABBA - I STILL HAVE FAITH IN YOU
Se não é a notícia mais importante do pop nos últimos anos, então eu não sei mais nada! O ABBA está de volta não com uma, não com duas, mas com dez (!) novas músicas, que serão lançadas em um disco - “Voyage” - em novembro. E mais: uma série de shows com avatares do quartetos interpretando as canções. E a primeira delas está aqui: A bela balada “I Still Have Faith In You”.
RED NOTICE
A Netflix divulgou o trailer do filme de ação e espionagem que junta Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot. Estréia no dia 12 de novembro.
THE VELVET UNDERGROUND
Chegou o trailer do documentário de Todd Haynes sobre o Velvet Underground. Estréia em outubro na Apple TV+.
007 - SEM TEMPO PARA MORRER
Saiu o trailer final do filme, que estréia em outubro (se não adiarem de novo).
DURAN DURAN - ANNIVERSARY
O Duran Duran liberou mais um single de seu próximo álbum, “Future Past”. A canção, que celebra os 40 anos da banda, é cheia de “easter eggs” de outras canções clássicas da banda.
JOHNNY MARR - SPIRIT POWER AND SOUL
O guitarrista inglês liberou esta canção, que fará parte de “Fever Dreams Pts 1-4”, álbum duplo que sai em outubro.
FOO FIGHTERS WITH NANDI BUSHELL - EVERLONG
Depois de passarem a pandemia se desafiando através da internet para duelos de bateria, Dave Grohl e a garota Nandi Bushell, de 11 anos de idade, finalmente se encontraram para uma performance ao vivo, no show que os Foo Fighters fizeram em Los Angeles, no último fim de semana.
THE DOORS - RIDERS ON THE STORM (DEMO)
Que tal ouvir a demo deste clássico do The Doors? A faixa estará num relançamento que celebra os 50 anos do disco “L.A. Woman”.
THE WEEKND - THE SHOW
A apresentação de The Weeknd no intervalo do Superbowl deste ano virou um documentário que estréia no dia 24 de setembro no canal Showtime norte-americano.
STING - IF IT'S LOVE
Outro que está de volta ao mundo do disco. Este single faz parte de “The Bridge”, disco que ele lança em novembro.
FLAMING LIPS + NELL SMITH - GIRL IN AMBER
O Flaming Lips se juntou a um fã de 13 anos de idade e, juntos, fizeram um disco de covers de Nick Cave. Muita informação? Então só ouça “Girl In Amber”. O álbum, “Where the Viaduct Looms” sai em outubro.
A RODA DO TEMPO
A Amazon divulgou o trailer da série “A Roda do Tempo”, com Rosamund Pike no elenco e baseada na obra de Robert Jordan. Os livros são frequentemente comparados aos de J. R. Tolkien e a expectativa da Amazon é que a série atinja o mesmo público.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias. O ABBA já está lá.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: