MALA #66
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #66.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.. e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Encontro de titãs: Henry Rollins, Joe Strummer, o produtor Rick Rubin e Johnny Cash, em algum momento da década de 1990.
POR AÍ..
“Shang-Chi” abriu forte nas bilheterias americanas, com o segundo melhor fim de semana da retomada pós-pandemia.
Uns vem, outros vão….O segundo “Venom” foi antecipado em duas semanas, para 01 de outubro.
Os rumores que dizem que Andrew Garfield e Tobey Maguire iriam reprisar seus papéis de Homem-Aranha no novo filme “Homem Aranha: Sem Volta Para Casa”, como parte do multiverso aranha, foram negados por Garfield, que confirmou que não está no filme. Bom, Maguire não negou…
Detalhes sobre a cerimônia do Emmy divulgados nos últimos dias mostram que a cerimônia deste ano, ainda que seja presencial, terá muito pouca gente no local. Alguns indicados para prêmios mais técnicos nem serão convidados.
Os festivais de Veneza e Telluride deste ano mostraram como estes eventos conseguir sobreviver ao Covid e apontaram direções interessantes para o futuro.
A cadeia de cinemas norte-americana AMC lançou uma campanha milionária com Nicole Kidman, na tentativa de atrair o público de volta para as salas.
Patty Jenkins não tem gostado muito de filmes em streaming.
Phoebe Waller-Bridge abandonou o projeto da série “Mr. and Mrs. Smith”, da Amazon, por diferenças criativas com seu co-astro, Donald Glover.
Morgan Freeman + Al Pacino + Helen Mirren + Danny DeVito + o diretor Taylor Hackford = “Sniff”.
Benedict Cumberbatch deu seu palpite sobre a ação Scarlett Johansson x Disney, chamando tudo de “uma confusão”.
O canal Adult Swim divulgou mais dois comerciais em live action para promover a série de animação "Rick and Morty”. Christopher Lloyd é a estrela dos filmes.
E que tal uma reunião de “Dawson's Creek” nos mesmos moldes de “Friends The Reunion”? Joshua Jackson topa.
A nova série “Gossip Girl” foi renovada para uma segunda temporada.
Falando em Gossip….Beth Ditto, lembra? Da banda Gossip? Vai estrelar uma série musical na Fox.
Sim, teremos um filme de Natal spinoff da série “Zoey's Extraordinary Playlist”, que foi cancelada.
Shonda Rhimes, Eva Longoria e Jurnee Smollett sairam do conselho da organização Time's Up.
Vem aí um documentário sobre Adriano, o Imperador, no Paramount+.
Miles Teller, protagonista da série “The Offer” sobre os bastidores do filme “O Poderoso Chefão”, testou positivo para Covid, o que levou os produtores a paralisar as filmagens. O detalhe é que Teller se recusa a tomar a vacina. O resultado tá aí.
Bob Odenkirk está de volta às filmagens de “Better Call Saul”, depois do ataque cardíaco que o deixou de molho por algum tempo.
Jack Bauer pode estar voltando à telinha em uma nova temporada de “24”. Por enquanto tudo está no nivel de conversas, mas elas existem.
Uma ação da Netflix italiana deixou 100 fãs de “La Casa de Papel”, considerados os maiores divulgadores de spoilers da série, isolados durante 5 horas em um avião para impedir que eles soltassem algo da quinta temporada da série.
Jimmy Page disse no Festival de Veneza, que o Led Zeppelin nunca autorizou documentários sobre a banda porque eles não eram sobre a música. “Becoming Led Zeppelin”, o primeiro doc autorizado por eles, teve sua primeira exibição no festival.
Alguns artistas veteranos, quando estão prestes a entrar em turnê, começam a malhar para entrarem em forma. Vince Neil, do Motley Crue, fez um tratamento pra queimar gordura rápido. No meu dicionário, isso aí é lipoaspiração, hein?
“Donda” é o décimo álbum de Kanye West a atingir o 1o lugar na Billboard.
“Blue Bannisters”, o segundo álbum de Lana Del Rey em 2021, inicialmente planejado para julho, tem lançamento confirmado para 22 de outubro.
Alô indiezada: as datas da turnê de 2022 do Pavement já sairam.
Corey Taylor apresentou uma nova máscara no primeiro show do Slipknot desde o início da pandemia. E ela é mais assustadora do que as anteriores.
David Crosby, em uma entrevista ao The Guardian, mostrou todo seu ódio por seu ex-colega de banda Neil Young.
Um concerto-tributo a Kenny Rogers, filmado antes de sua morte, com a presença do próprio e com participações de Dolly Parton, Chris Stapleton e Lionel Richie, entre outros, vai ser exibido neste mês na tv norte-americana.
A campanha #freebritney parece que chegou ao fim. O pai da cantora, Jamie Spears, entrou com uma ação para encerrar a tutela da filha.
DICA DA SEMANA
Quando este filme apareceu no meu radar, minha primeira e prematura impressão foi: “Filme de advogado? Será?”
Ainda bem que não era só isso e eu fui prematuro na avaliação.
“Quanto Vale?” é sim um filme de advogado mas vai além e discute várias questões morais e legais em cima de um fato que eu, pelo menos, desconhecia.
Em 2001, o governo norte-americano resolveu criar um fundo de indenização para as vítimas do 11 de setembro. O intuito principal era evitar que os familiares das vítimas entrassem com ações contra as empresas aéreas, paralisando o setor e estendendo o problema por décadas. Coisas do capitalismo selvagem.
Para gerir este fundo e convencer as vítimas a aderirem, o governo contratou um advogado de Washington, que criou uma fórmula para calcular o valor da indenização que deveria ser paga a cada uma das vítimas. A fórmula levava em conta o salário que a pessoa recebia na empresa quando morreu, o tempo de serviço e até mesmo a classe social a que ela pertencia.
Óbvio que isso não deu certo e a gritaria foi enorme. O desfecho desta história eu deixo para vocês descobrirem no filme, mas o que parecia ser apenas mais um filme de leis e advogados envereda para um drama que questiona não só a legalidade de se fazer um cálculo destes como a sua moral. Afinal, quanto vale uma vida humana?
Michael Keaton interpreta magistralmente Ken Feinberg, o tal advogado, enquanto Stanley Tucci é seu adversário, presidente da associação das vítimas do 11 de setembro, que não aceita a tal conta.
Às vésperas do 11 de setembro, “Quanto Vale?” tinha tudo para parecer um filme caça-níqueis, mas vai muito além disso e é uma grata surpresa.
“Quanto Vale"?” está disponível na Netflix.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
MATRIX REVELATIONS
PAREM AS MÁQUINAS! Chegou o trailer de um dos filmes mais esperados dos últimos anos! Matrix 4 ou Matrix Revelations, que traz Keanu Reeves de volta ao papel que o transformou em um mega astro. Estréia em dezembro.
PHOEBE BRIDGERS - THAT FUNNY FEELING (COVER DE BO BURNHAM)
O Festival Bonnaroo foi cancelado, mas Phoebe Bridgers, Brittany Howard e Sylvain Esso acabaram fazendo um show no último sábado em Nashville para saciar a vontade dos fãs. E Bridgers mandou logo esta versão de “That Funny Feeling”, que está no especial “Inside”, do comediante Bo Burnham, na Netflix.
BELFAST
A Universal divulgou o trailer de “Belfast”, filme escrito e dirigido por Kenneth Branagh, que teve sua estréia no Festival de Veneza e saiu de lá aclamado e como sério candidato ao Oscar de Melhor Filme no ano que vem.
NÃO OLHE PARA CIMA
A Netflix divulgou o teaser de “Não Olhe Para Cima”, filme de Adam Mackay, com Leonardo Di Caprio e Jennifer Lawrence interpretando dois cientistas às voltas com uma informação que pode destruir a Terra. O filme também tem Meryl Streep, Cate Blanchett, Timothee Chalamet, Jonah Hill, Ariana Grande e mais um punhado de gente no elenco. Estréia em dezembro.
THE MANY SAINTS OF NEWARK
Temos um novo trailer do filme prequel dos Sopranos, que estréia em outubro.
EDDIE VEDDER - LONG WAY
O frontman do Pearl Jam divulgou esta canção, primeiro single de seu novo álbum solo, “Earthling”, ainda sem data de lançamento divulgada.
RADIOHEAD - IF YOU SAY THE WORD
Esta música, divulgada esta semana pela banda, faz parte do pacote que eles lançam dia 5 de novembro com canções inéditas, versões alternativas e sobras de estúdio das sessões dos discos “Kid A” e “Amnesiac”.
JONI MITCHELL - THE DAWNTREADER
Em 1968, Jimi Hendrix tinha um show para fazer em Ottawa, no Canadá. Na noite anterior, Jimi foi até um café para ver um show de uma cantora que ele admirava: Joni Mitchell. Jimi tinha um gravador portátil e registrou o show, que ficou inédito por 53 anos. O resultado vai ser lançado em outubro pela Rhino, como parte dos “Joni Mitchell - Archives Vol. 2: The Reprise Years (1968-1971)”. “The Dawntreader” é uma pequena amostra desta pérola.
UNIDENTIFIED WITH DEMI LOVATO
O Peacock liberou o trailer desta série que mostra a cantora Demi Lovato e seus amigos tentando entender o que realmente aconteceu durante uma suposta experiência com extraterrestres.
PODCASTS
No episódio desta semana de "Cinema, Etc..." enveredamos para o cinema comercial e vamos falar de blockbusters.
Vamos tentar entender como isso começou e por que o cinema está completamente dominado pelos blockbusters nos dias de hoje. Não há mais espaço para filmes adultos nas bilheterias? E qual nossa relação com isso tudo?
E, claro, no nosso quadro "Qual o último filme que você viu?" algumas dicas de filmes e séries que vimos recentemente, incluindo aí alguns blockbusters em cartaz no Brasil.
Ouça:
Depois curta, compartilhe e comente.
Fale com a gente, através do direct, comentários e tudo mais no instagram @podcastcinemaetc ou no facebook.com/podcastcinemaetc. Se preferir, pode também usar o bom e velho email podcastcinemaetc@gmail.com
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
Estou com um outro podcast, novíssimo, na praça.
É o OUVA.
OUVA é um podcast sobre música. Para recuperar o nosso prazer em ouvir música.
Todas as semanas eu vou contar algumas histórias sobre as músicas (algumas bem pessoais) e as amarrar de acordo com o que me der na telha.
Então aumente o som do seu fone de ouvido, caixinha bluetooth ou quem sabe um valvulado para embarcar comigo nesta viagem.
O primeiro episódio, “Quem? Como? Onde? E Por que Ouva?” já está no ar. Quer ouvir?
OUVA é um podcast que utiliza a plataforma “Music + Talks” do @spotify. Por isso mesmo, ele é exclusivo desta plataforma.
Portanto, ouça, só ir até o link que está na minha bio.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: