MALA #66 1/2
Oi. Tudo bem?
Estou passando por aqui hoje pra dizer que nesta semana não tem edição da MALA propriamente dita.
A semaninha foi bem curta, passei dois dias dela imerso em um trabalho que me tomou todo o tempo extra e, por isso mesmo, me dei esta folguinha da newsletter. Semana que vem estaremos de volta à programação normal.
Mas pra você não dizer que não te dei nada de útil essa semana….
Resolvi fazer um breve comentário aqui sobre isso:
Não. Não é sobre esta imagem.
É a nova lista das 500 MELHORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS, feita pela Rolling Stone.
Por sua conta e risco, se quiser ler tudo, a lista está aqui.
Já vou confessando que eu não li tudo. Por que? Ora, porque na medida em que eu ia passando os olhos, eu ia ficando irritado.
Eu sei, eu sei. O único intuito de uma publicação como a Rolling Stone fazer uma lista como esta é me irritar. E te irritar. E irritar todos os fãs de música de toda parte. E provocar discussões. E fazer com que a gente escreva textos sobre ela.
Muita gente pode achar que uma publicação da Rolling Stone, ao fazer uma lista como esta, está querendo se renovar, se rejuvenescer ou até mesmo mostrar que a música não foi feita só no passado. Que existem coisas boas sendo feitas nos dias de hoje.
Eu até acho que existem e que a música não vive do passado. Não sou do tipo que acha que tudo o que existe de bom na música já foi feito. Muito pelo contrário, sou um dos maiores entusiastas do que é produzido nos dias de hoje.
Mas tudo tem limite….
Vamos aos pormenores? Peguemos então algumas inclusões:
490 - Lil Nas X, 'Old Town Road'
491 - Guns N' Roses, 'Welcome to the Jungle'
492 - Miles Davis, 'So What'
Por mais que eu goste da música do Lil Nas X e entenda a importância dele para a música dos dias de hoje, do ativismo dele, não consigo engolir isso. Colocar “Old Town Road” à frente de “So What”??? Isso sem falar no Guns N’ Roses aí no meio.
384 - Cardi B, J Balvin, and Bad Bunny, 'I Like It'
393 - James Brown, 'Say It Loud (I’m Black and I’m Proud)'
394 - Jeff Buckley, 'Grace'
Se eu fosse o trio aí - Cardi B, J Balvin e Bad Bunny, eu teria vergonha de estar nesta posição, acima destas duas canções.
267 - Drake feat. Rihanna, 'Take Care'
280 - The Beatles, 'Penny Lane'
283 - Ray Charles, 'Georgia on My Mind'
Não é implicância minha com o Drake….tá bom, é sim. Nunca gostei e agora gosto ainda menos. Não, Rolling Stone, “Take Care” não é melhor do que “Penny Lane” e “Georgia On My Mind” nem aqui nem na…….
137 - Ariana Grande, 'Thank U, Next'
143 - The Clash, 'London Calling'
149 - Elton John, 'Rocket Man'
Nada contra a Ariana Grande, mas….jura, Rolling Stone???
93 - Kelly Clarkson, 'Since U Been Gone'
97 - Patti Smith, 'Gloria'
100 - Bob Dylan, 'Blowin' in the Wind'
Eu até gosto dessa música da Kelly Clarkson, mas acho que isso aí fala por si só.
E aí chegamos ao Top 10.
1. Aretha Franklin, 'Respect'
2. Public Enemy, 'Fight the Power'
3. Sam Cooke, 'A Change Is Gonna Come'
4. Bob Dylan, 'Like a Rolling Stone'
5. Nirvana, 'Smells Like Teen Spirit'
6. Marvin Gaye, 'What’s Going On'
7. The Beatles, 'Strawberry Fields Forever'
8. Missy Elliott, 'Get Ur Freak On'
9. Fleetwood Mac, 'Dreams'
10. Outkast, 'Hey Ya!'
Serião, achei muito foda a Aretha Franklin no topo da lista. Muito foda também ter Marvin Gaye, Nirvana e Sam Cooke nesse Top 10, mas ao mesmo tempo é uma coisa tão esquizofrênica que não sei nem por onde começar. Parte de mim quer acreditar que “Hey Ya” é uma das 10 melhores canções da humanidade, mas a outra parte não consegue admitir que tanta coisa foda ficou aí pra baixo. Pra começar, todas dos Rolling Stones estão aí pra baixo.
Óbvio que se a Rolling Stone fizer uma nova lista no ano que vem, é bem provável que a Aretha já não esteja neste topo. Não dá pra esquecer que existe uma cinebiografia dela nas salas de cinema, sem falar na série “Genius: Aretha”, que passou recentemente e está indicada para o Emmy no próximo domingo. Por isso mesmo, a "melhor música de todos os tempos” pode tranquilamente estar aí porque está viva na cabeça dos críticos. Assim como “Dreams”, do Fleetwood Mac, que eu adoro, mas está aí única e exclusivamente por conta do meme.
No final das contas, o que resta mesmo é uma tentativa patética de se rejuvenescer por parte da Rolling Stone. E provocar a ira de todos os fãs de música.
E aí? Gostou da lista? Encontrou mais bizarrices?