MALA #69
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #69.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Quem diria que Voldemort e Dumbledore seriam best friends, hein?
Bom, pelo menos Ralph Fiennes e Michael Gambon, os atores que os interpretaram na série “Harry Potter” são.
POR AÍ..
Agora que “Sem Tempo Para Morrer” está entre nós - e estréia esta semana nos Estados Unidos - você deve estar pensando que não viu todos os filmes do 007. Nem precisa. Aqui estão os 7 essenciais.
Os números finais de 2020 das bilheterias na Europa mostram que os europeus compraram 70% a menos de ingressos do que no ano anterior. Entretanto, a fatia de mercado de filmes locais, aumentou 40%.
Essa é divertida: um orc da série de filmes “O Senhor dos Anéis” foi projetado para se parecer com o produtor Harvey Weinstein, aquele mesmo que caiu em desgraça por inúmeros casos de assédio sexual. Quem deu a informação foi o próprio Elijah Wood.
O Festival de Cinema de Roma vai homenagear as mulheres em sua edição de 2021, que começa na próxima semana. 22 filmes dirigidos por elas estão na programação.
Depois de dois anos, “Marighella”, de Wagner Moura, ganhou data de estréia nos cinemas.
Quais são os k-dramas mais citados no Twitter (antes do fenômeno “Round 6”, claro)?
Falando em “Round 6”, a Academia de Televisão, que promove o Emmy, confirmou que a série é elegível para o prêmio principal e também para o Emmy International.
“Verdades Secretas 2” vai estrear dia 20 de outubro em uma transmissão ao vivo no Globoplay.
Um spinoff de “Wandavision” com foco na personagem de Kathryn Hahn, está sendo desenvolvido na Disney.
Andrew Lloyd Webber, o autor do musical “Cats”, disse que o filme baseado em sua obra foi tão ruim, que ele até comprou um cachorro.
A segunda temporada de “Swipe Night”, série original produzida pelo Tinder, já tem elenco e diretor escolhidos. Eu tenho certeza que você não sabia que o Tinder tem uma série original.
“Diana The Musical” já estreou na Netflix e a NPR fez um ranking das músicas, da pior para a melhor.
A atriz russa Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko embarcaram para a estação espacial internacional para filmarem cenas de um filme chamado “Challenge”, em que ela interpreta uma cirurgiã que é mandada para a estação para salvar um membro da missão que precisa de uma cirurgia. Será a primeira experiência na história de uma filmagem ficcional no espaço.
Já estava na hora de rankearmos as 10 melhores performances de Kate Winslet.
Eu já tinha visto esta história mas talvez você não: os Beatles quase demitiram George Harrison para substituí-lo por Eric Clapton.
Billie Eilish vai ser headliner do festival de Glastonbury no ano que vem. E ela será a artista mais jovem a fazer isso.
Adele lança no próximo dia 15 de outubro, “Easy On Me”, seu primeiro single em 6 anos. E outras notícias dão conta que ela pode estar preparando uma residência de shows em Las Vegas.
O filme “If I Can't Have Love, I Want Power”, que Halsey lançou para acompanhar seu mais recente e homônimo álbum, vai estrear no HBO Max.
Richie Faulkner, guitarrista do Judas Priest, sofreu um ruptura da aorta em plano palco durante um show no festival Louder Than Life. Impressionante ele estar vivo. Qual a música que a banda estava tocando? “Painkiller”.
Cardi B e Megan Thee Stallion se destacaram no BET Hip Hop Awards, que aconteceu nesta semana. Confira aqui a lista completa dos vencedores.
Surpreendendo um total de zero pessoas, a colaboração entre o Coldplay e o BTS, estreou no topo das paradas.
Será que o Nirvana vai mesmo alterar a capa de “Nevermind” em função das ações movidas por Spencer Elder, o garoto que aparece nu nela?
Os anos 90 nunca acabam: vem aí uma tour com New Kids on the Block, Salt N’ Pepa, Rick Astley e En Vogue.
O novo disco de Céu vai trazer a cantora fazendo releituras de Milton Nascimento, Rita Lee e Sade.
Lindsey Lohan, lembra? Fechou um acordo para fazer um podcast em que ela promete conversas “íntimas” com os convidados.
Emily Ratajkowski acusou Robin Thicke de tê-la assediado durante as filmagens do clipe de “Blurred Lines”. Aliás esse clipe já havia sido cancelado anteriormente por glorificar a cultura do estupro.
“The Fart Pedal”: um pedal de guitarra que transforma todos os sons que saem do seu instrumentos em “flatulentos”.
“Menina com Balão”, uma das mais famosas e icônicas obras de Banksy, vai a leilão pela primeira vez.
70 milhões de novos usuários. Foi o que ganhou o Telegram durante a pane das redes do Facebook esta semana.
Gosta de audiobooks? E de horror? Então se joga nesta lista com 12 títulos, compilados pela Variety, que não vão te deixar dormir.
O Telecine está migrando o seu streaming para o Globoplay.
(NÃO) DICA DA SEMANA
Estreou na Netflix na última semana, “Diana The Musical”, a versão filmada do musical homônimo que ainda nem estreou na Broadway. O movimento, ousado para muitos, foi planejado durante a pandemia para pegar carona no sucesso da versão filmada de “Hamilton”. Mas será que deu certo?
Em primeiro lugar, talvez os produtores não imaginassem que a esta altura do campeonato teríamos a Broadway já reaberta. “Hamilton” foi o especial certo na hora certa. “Diana” é o especial errado na hora errada e o tiro pode sair pela culatra.
Em segundo lugar - e mais importante, capaz de colocar tudo por água abaixo - para uma estratégia destas funcionar, é preciso que o musical seja bom. Coisa que “Diana” não é. Com uma trilha sonora focada no pop rock e aquela pagada modernete de trilhas da Broadway, o musical não tem uma canção inesquecível. Para ficar na comparação com “Hamilton”, não existe uma “My Shot” ou até mesmo o número de abertura do musical de Lin-Manuel Miranda, que já é icônico. Aqui é tudo linear e parece que o piloto automático da composição ficou ligado em todo o processo.
Por fim, a encenação propriamente dita. Com atores apenas medianos - incluindo aí a protagonista Jeanna de Wall, que está sempre um tom acima do que a personagem merece - a impressão que fica é que a tentativa de se aproximar a história de Diana de uma paródia foi a decisão mais errada de todas. Não só não combina com a personagem e com a família real, como vai para um caminho tortuoso, que não agrada nem aos fãs de musicais nem aos fãs de Diana.
Se a intenção dos produtores ao negociarem com a Netflix para este especial foi a de despertar a vontade no público de ir até a Broadway assistir ao espetáculo, o tiro saiu pela culatra. “Diana - The Musical” é um convite para passar longe do teatro onde ele estiver sendo encenado. Talvez tenha sido melhor mesmo vender para a Netflix e faturar aí alguns milhões de dólares.
COTAÇÃO: *
E MAIS…
HOUSE OF THE DRAGON
PAREM AS MÁQUINAS! Saiu o trailer da série derivada de Game of Thrones, que estréia na HBO em 2022.
ETERNOS
Saiu um novo trailer do filme da Marvel que estréia em novembro.
WHY HUNGER'S DRUM TOGETHER
Ringo Starr, Matt Cameron e Max Weinberg, entre tantos outros, estão nesta versão de “Come Together”, que é parte de uma campanha mundial para acabar com a fome no mundo.
TICK TICK…BOOM
Novo trailer do filme dirigido por Lin Manuel Miranda sobre Jonathan Larson, o autor do musical “Rent”.
KACEY MUSGRAVES - JUSTIFIED (AO VIVO NO SNL)
Assista aqui à performance ~polêmica~ da cantora no Saturday Night Live do último sábado. Não, você não está enganado. O staff dela confirmou que ela se apresentou completamente nua, se tornando a primeira artista a se apresentar sem roupa no famoso programa.
PATTI SMITH E JONATHAN MILLER - WEST SIDE STORIES
Este documentário raríssimo reapareceu na internet recentemente e mostra uma jovem Patti Smith e o ator Jonathan Miller falando sobre como era morar em Nova York. Em 1971.
DUNA
Saiu o trailer final do longa de Denis Villeneuve, que estréia no fim do mês.
WHAT HAPPENED, BRITTANY MURPHY
Este documentário, que estréia na HBO Max na próxima semana, investiga a vida, obra e a morte da atriz Brittany Murphy, que aconteceu em circunstâncias até hoje bem misteriosas.
CYRANO
Finalmemte, o trailer desta refilmagem do clássico da literatura francesa, com Peter Dinklage, Haley Bennett e Ben Mendelsohn, com direção de Joe Wright.
PODCASTS
Os bons papos sobre cinema são assim: os assuntos vão se intercalando, uma coisa vai puxando a outra e quando a gente vê, a discussão foi para um caminho inusitado.
Por isso mesmo resolvemos dar o título de "rolê aleatório" para este episódio de CINEMA, ETC. Sim, porque partimos de um livro sobre a Universal Studios para então desembocar em uma discussão que passou por: o método de produção de Hollywood, os parques temáticos, o conceito de clássicos no cinema e até mesmo....o café.
Como chegamos aí? Você vai ter que ouvir para saber.
Ah sim, tem também o nosso quadro "Qual o último filme que você viu?" com séries ótimas, um filme nem tanto e um filme que você não pode deixar de ver na sala do cinema.
Ouça:
E depois curta, compartilhe e comente.
Fale com a gente, através do direct, comentários e tudo mais no instagram @podcastcinemaetc ou no facebook.com/podcastcinemaetc. Se preferir, pode também usar o bom e velho email podcastcinemaetc@gmail.com
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
E tem mais um episódio do meu podcast OUVA. Nele, eu passeio pelo universo das covers e versões, relembrando histórias interessantes sobre algumas e descobrindo outras.
Quer ouvir?
Quer comentar, perguntar ou participar deste podcast? Manda email ou me procura aí nas redes sociais.
OUVA é uma produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: