MALA #73 (REENVIO)
ATENÇÃO
Estou experimentando algumas coisas e por isso a MALA está indo nesta semana na quinta-feira.
Só que eu apertei o botão antes da hora e ela foi com um errinho. Agora sim, tudo certo e corrigido.
Voltando….
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #73.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Alfred Hitchcock e uma cabeça de plástico de si mesmo no set de “Frenesi” (1972).
POR AÍ..
“Eternos”, que estréia esta semana (leia lá embaixo) tem a pior classificação de um filme de Marvel no Rotten Tomatoes.
Robert Downey Jr e Matt Damon no novo filme de Christopher Nolan? Pode ser que sim.
Não viu “Duna” no cinema e nem vai ver? Não tema. Chega neste mês ao HBO Max.
Aparentemente, Elvis Presley teria ficado excitado em uma cena de “Garotas, Garotas e Mais Garotas” e ninguém cortou. Pelo menos é o que diz uma matéria do New York Post.
O Globo de Ouro contratou um CDO (Chief Diversity Office) para ajudar nas questões relacionadas à diversidade dos membros.
“Midas Man”, a cinebiografia de Brian Epstein, empresário dos Beatles, perdeu seu diretor, mas a produção continua.
O novo Almodóvar, “Madres Paralelas”, vai ser exibido pela Netflix na América Latina, a partir de janeiro.
As filmagens da cinebiografia de Madonna começam em 2022. A atriz ainda não foi escolhida.
Aly Muritiba, diretor da série “O Caso Evandro” e do filme “Deserto Particular”, representante brasileiro no Oscar 2022, começou a filmar a série “Cangaço Novo” para a Amazon Prime Video.
The Rock não vai mais usar armas de verdade em seus sets.
Uma adaptação da graphic novel “The Incal”, de Alejandro Jodorowsky e Moebius está sendo prepararada por Taika Waititi.
E que tal um ranking das cenas pós-créditos de todos os filmes Marvel?
Carole Baskin está processando a Netflix pelo uso de imagens suas em “Tiger King 2”.
Depois de se recusar a responder esta questão por muitos anos, David Chase confirmou o destino de Tony Soprano depois do final de “Os Sopranos”. (SPOILER ALERT)
Quer saber o que vem aí na segunda temporada de “Bridgerton”? Shonda Rhimes, a criadora da série, adiantou vários detalhes.
Falando em Shonda, “Inventing Anna”, a primeira série efetivamente escrita por ela desde “Scandal”, estréia em fevereiro na Netflix. Julia Garner é a protagonista.
Cardi B vai apresentar o American Music Awards.
Mais uma banda importante chegou no TikTok: U2.
E Jay-Z chegou no Instagram. Adivinhem qual a única pessoa que ele segue?
Mais um que está negociando a venda de seu catálogo: Bruce Springsteen.
“The Lyrics: 1956 to Present”, o livro de letras de Paul McCartney que tem um tom autobiográfico tem 960 páginas (!) e já é um best-seller antes mesmo de seu lançamento.
Falando em memórias, as de Paul Newman, compiladas a partir de gravações secretas em audio feitas por ele, ao longo da vida, serão lançadas no ano que vem.
Courtney Love disse que Kurt Cobain ficaria orgulhoso de ver como a canção “Rape Me”, do Nirvana, foi usada no episódio mais recente de “Succession”.
Kit Harrington, que interpreta Dane Whitman em “Eternos”, disse que o espírito de Camden morreu com Amy Winehouse. Muita gente concorda.
A cerimônia do 36o Rock and Roll Hall of Fame aconteceu no último sábado em Cleveland, com muitos momentos memoráveis. Leia aqui como foi.
Quais as melhores bandas de rock nos dias de hoje? A Spin compilou 50 delas. Bela lista.
Chegou o Netflix Games. Para Android, por enquanto.
Dica de livro: “Elke: Mulher Maravilha”, de Chico Felitti, que já havia sido lançado em versão audio na plataforma Storytel.
Novo capítulo da história “plataformas + esporte”: o HBO Max vai transmitir o Campeonato Paulista de Futebol.
A Amazon Prime Video montou uma espécie de loja popup em Nova York para promover seus próximos lançamentos.
E aí, a Netflix ficou com inveja, e montou lojas para promover “Stranger Things” em Nova York e Los Angeles.
Uma coleção de óculos de Elton John? Surpreendentemente, isso nunca havia sido feito.
DICA DA SEMANA
A expectativa para “Eternos” era enorme. Afinal, não é todo dia que uma diretora multi-premiada como Chloe Zhao (“Nomadland”), embarca em uma missão como esta: dar vida a um grupo de seres cósmicos da Marvel. É verdade que Zhao aceitou a missão e filmou tudo antes mesmo de ser multipremiada, mas isso pouco importa agora.
Dizer que eu saí decepcionado é exagero, mas eu esperava mais. Esperava que “Eternos” fosse mesmo um passo da Marvel em direção ao cinema de autor. “Ah, James, mas é a Marvel. Eles nunca vão dar este passo.” Por que não? É exatamente por ser a Marvel e poder fazer tudo, que eu achei que eles poderiam.
“Eternos” é, então, um filme sobre este grupo de heróis cósmicos que foram mandados para a Terra para combater os Deviantes. Milênios depois, os Deviantes voltam e eles precisam retomar suas atividades para, novamente, proteger a Terra, sem interferir no rumo dela.
As cenas que mostram os Eternos em diversos momentos da história da humanidade são interessantes, apesar de algumas serem bem forçadas. Assim, o conflito entre interferir/não interferir é que vai dar o tom deste filme, com algumas reviravoltas inesperadas no meio do caminho.
Outra coisa que não funcionou muito bem, na minha opinião: o elenco. Alguns, como Gemma Chan, que faz Sersi; e Kumail Nanjiani, que interpreta Kingo; se sobressaem frente aos demais. De resto, até mesmo Richard Madden, que é um bom ator, está canastrão no papel de Ikaris. Mas nada se compara a Angelina Jolie, que é uma coadjuvante de luxo, com poucos momentos realmente interessantes para sua Thena.
Com um roteiro confuso (não lhes pareceu que o filme tinha originalmente umas 4 horas e foi reduzido?), “Eternos” vai fazer bilheteria porque é a Marvel e os fãs do MCU vão assistir mais este capítulo da saga de filmes da empresa, mas ficou a sensação de que não só poderiam ter ido mais além, como deixou a desejar em muitos momentos.
COTAÇÃO: ***
E MAIS…
MORBIUS
Saiu o trailer do filme da Sony/Marvel estrelado por Jared Leto, que pode ser um elo entre os universos cinematográficos das duas companhias.
THE BOOK OF BOBA FETT
A nova série baseada no universo Star Wars, com o ex-caçador de recompensas mais amado de todos os tempos, ganhou o seu primeiro trailer
SPIRITUALIZED - ALWAYS TOGETHER WITH YOU
A lendária banda britânica divulgou esta música, que fará parte de seu próximo disco, “Everything Was Beautiful”, que será lançado em fevereiro.
TAYLOR SWIFT - WILL YOU LOVE ME TOMORROW
Um dos destaques do Rock and Roll Hall of Fame do último sábado foi esta performance de Taylor Swift (gravada da platéia) para o clássico de Carole King, uma das homenageadas da noite.
FRANZ FERDINAND - BILLY GOODBYE
Outra banda saindo da toca. Mas neste caso é com uma canção inédita para promover sua primeira coletânea, “Hits to the Head”.
RADIOHEAD - FOLLOW ME AROUND
Já o Radiohead divulgou esta canção da era “Ok Computer”, que apareceu ao longo deste período em várias versões ao vivo mas nunca tinha ganhado uma versão em estúdio. A faixa estará na caixa “Kid A Mnesia” que a banda lança este mês.
THE WAR ON DRUGS - TINY DESK (HOME) CONCERTS
Mais uma sessão da série com o The War on Drugs, que acabou de lançar um excelente novo disco, “I Don't Live Here Anymore”.
CINEMA, ETC
Em um recente artigo, a revista Variety mostrou que as bilheterias de 2021 estão bem mais centradas em filmes de heróis, ficção científica e ação. E esta é uma tendência para os próximos meses, quem sabe anos....
Partindo desta premissa, nos propusemos uma discussão no episódio desta semana de CINEMA, ETC: por que os filmes de heróis são tão populares? E por que precisamos tanto de heróis em nossas vidas?
Por que Batman, Superman ou Homem-Aranha arrastam multidões aos cinemas, a ponto de estarmos caminhando para um novo tipo de dinâmica nas salas de cinemas, prestes a se transformarem em experiências premium, focadas nestes tipos de filmes?
E aí, no quadro "O último filme que você viu", a estréia de "Eternos", além de outras dicas valiosíssimas.
Ouça, curta, compartilhe e comente.
Quer ouvir?
Fale com a gente, através do direct, comentários e tudo mais no instagram @podcastcinemaetc ou no facebook.com/podcastcinemaetc. Se preferir, pode também usar o bom e velho email podcastcinemaetc@gmail.com
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: