MALA #74
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #74.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Você não está vendo errado. Esse de camisa laranja aí é o Martinho da Vila, filmado em cima de um caminhão, pelas ruas de Copacabana, em 1969, para um filme francês da época da Nouvelle Vague. O filme? Tá aqui, pra quem quiser ver.
POR AÍ..
Não era difícil imaginar que isso aconteceria: “Marighella” é o filme brasileiro mais visto desde o início da pandemia.
Depois do acidente no set de “Rust”, Alec Baldwin está clamando para a presença de policiais nos sets de filmagens.
Nesta sexta acontece o “Disney + Day”, com várias promoções e ações envolvendo a plataforma. Tem uma inclusive que oferece a assinatura por R$ 1,90. Por um mês apenas.
Uma das ações é curiosa: os assinantes da plataforma poderão assistir a 13 filmes da Marvel na resolução IMAX. Sim, dentro da plataforma. Como isso vai ficar? Não sei, mas fiquei curioso.
A expectativa em torno de “Belfast”, de Kenneth Branagh, para a temporada de premiações deste ano é enorme. E ele pode estabelecer um récorde incrível no Oscar.
“Eternos” está sendo considerado o pior filme da Marvel. Mas será que os motivos estão todos ali na tela?
A recusa de Letitia Wright em tomar a vacina contra a Covid pode atrasar as filmagens e o lançamento do próximo “Pantera Negra”.
Mais mudanças de datas. Agora foram os filmes da Paramount: “Transformers: Rise of the Beasts” e o novo “Star Trek”.
E tome adiamentos: agora foi a Marvel/Disney quem disse que novas séries da marca só no segundo semestre de 2022.
“Hand of God”, “Titane” e “Quo Vadis, Aida” estão entre os indicados a Melhor Filme no 34o European Film Awards, que acontece em dezembro.
Leonardo di Caprio deve produzir e estrelar um filme sobre o pastor Jim Jones.
Vem aí um thriller sobre a evacuação do Afeganistão com Channing Tatum e Tom Hardy
Uma petição online está pedindo que o apresentador James Corden, famoso por gostar e participar de vários filmes baseados em musicais, como “Cats” e “Cinderella” fique de fora da adaptação de “Wicked”.
Vin Diesel fez uma carta aberta e convidou Dwayne Johnson para voltar à franquia “Velozes e Furiosos”.
Quais são os melhores filmes em P&B dos últimos 50 anos?
A série/novela “Verdades Secretas II” já é o maior sucesso da história da Globoplay e sua estratégia de internacionalização vai de vento em popa, como mostra esta entrevista da diretora Amora Mautner e do autor Walcyr Carrasco à Variety.
O criador de “Round 6” confirmou: está preparando a segunda temporada.
Vem aí uma série de comédia inspirada na vida de Alanis Morissette.
Em uma longa matéria, o Washington Post pergunta: o que aconteceu com Eric Clapton?
E o John Lydon, ou Johnny Rotten, que do Sex Pistols foi parar no “The Masked Singer" norte-americano?
Na semana passada, um festival em Houston produzido por Travis Scott e que tinha o próprio como headliner, acabou em tragédia com oito mortos e mais de 300 feridos, depois de uma confusão na multidão. Devastado pela tragédia, Scott decidiu cancelar sua aparição em um outro evento em Las Vegas e reembolsou todos os presentes ao evento de Houston.
Ministry, Melvins e Corrosions of Conformity. Se você procura uma turnê de sons extremos para 2022, aqui está o seu pote de ouro.
Uma coletiva em São Paulo nesta semana deu mais detalhes do festival The Town, que quer ser mais do que “o Rock In Rio de São Paulo”, atraindo mais de 600 mil pessoas para o Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023.
Que tal esta lista de músicas pop que foram arruinadas pelo saxofone?
E você se sente capaz de rankear os álbums de Taylor Swift?
Lady Gaga vai estar à frente de um especial sobre saúde mental no Facebook.
A revista People elegeu o ator Paul Rudd como o homem mais sexy do mundo. Quem concorda?
Howard Stern para presidente? Pode rolar, se Trump também se candidatar em 2024.
Demi Lovato fez contato com extraterrestres. Em sessões de meditação.
A bola de vôlei Wilson, que se transformou na melhor amiga de Tom Hanks em “Náufrago”, foi leiloada por 80 mil dólares.
DICA DA SEMANA
Quando a temporada de premiações de 2022 chegar, é praticamente impossível que Andrew Garfield e Jessica Chastain não estejam nela. Os dois, protagonistas deste “Os Olhos de Tammy Faye”, se entregam de tal forma aos papéis de Jim e Tammy Faye Bakker que o filme até corre o risco de ser um daqueles que recebem indicações para os prêmios de interpretação mas não são considerados para os principais, em especial Melhor Filme.
O filme mostra a ascensão e queda do casal Bakker, que do nada criou um império de televangelização nos Estados Unidos e posteriormente foi acusado (e condenado) de fraude, indo à bancarrota. Tudo acontece sempre “em nome de Jesus”, a desculpa perfeita para que o casal passe por cima de tudo e de todos, inclusive do próprio Ministério do qual faziam parte.
Mas dizer que o filme é sobre o casal é mascarar a realidade. Apesar de performance de Garfield ser muito boa, o filme é mesmo de Jessica Chastain, que oferece aqui a melhor performance de sua carreira, auxiliada por uma impressionante maquiagem, que a transforma ao longo dos anos. É uma daqueles interpretações do tipo “incorporação”, em que a atriz copia absolutamente tudo da personagem original. E se considerarmos que Tammy Faye Bakker esteve na tv durante décadas, fica fácil procurar imagens e copiar todos os seus trejeitos.
Para quem se interessa por assuntos que permeiam a religião e a discutem, “Os Olhos de Tammy Faye” é um prato cheio. Até que ponto a crença em Cristo vai? E que Cristo é esse, que permite fraudes e coisas do tipo?
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
STRANGER THINGS 4
Saiu mais um trailer da quarta temporada da série, agora com foco em Eleven.
ATAQUE DOS CÃES
A Netflix divulgou o trailer do novo filme de Jane Campion, com Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons e Kirsten Dunst, que já desponta como um dos favoritos para o Oscar de Melhor Filme em 2022. Estréia dia 1 de dezembro.
PLACEBO - SURROUNDED BY SPIES
Dentro da proposta “todas as bandas do mundo vão sair de suas tocas”, agora é a vez do Placebo, que adiantou esta “Surrounded by Spies” como preview de seu disco “Never Let Me Go”, que sai em março.
SILK SONIC - SMOKIN’ OUT THE WINDOW
O projeto de Anderson .Paak e Bruno Mars lançou mais um single.
TOM PETTY - SOMEWHERE YOU FEEL FREE
Este doc está no Youtube Originals desde ontem. Mostra Tom Petty no período da gravação de “Wallflowers”, com imagens em 16mm descobertas recentemente.
ADELE - ONE NIGHT ONLY
Saiu o trailer do especial de Adele, que vai ao ar neste fim de semana na tv americana. Com direito a show exclusivo gravado em Los Angeles e entrevista com Oprah Winfrey.
TAYLOR SWIFT - ALL TOO WELL
A cantora lança hoje um curta-metragem sobre uma de suas canções, que será também relançada na regravação de seu álbum “Red”.
OUVA
No episódio desta semana de OUVA, em meio a muitas histórias, eu falo sobre as músicas tortas, que instigam o ouvinte e apontam para caminhos menos óbvios.
E também tem um recado para os que não ouvem e se vangloriam de não ouvirem Marílias Mendonças e adjacências.
Quer ouvir?
OUVA é uma produção da Cotonísio Podcasts.
Para comentar, mande um email para rodrigojames@gmail.com.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: