MALA #75
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #75.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Alice Cooper lendo o livro “Tubarão” em uma piscina com um tubarão fake nela. É essa a legenda.
POR AÍ..
Na última sexta aconteceu o Disney+ Day, um evento para celebrar a plataforma de streaming da Disney. Além de promoções especiais para assinantes e não assinantes (1,99 por um mês de assinatura), a gigante do entretenimento aproveitou para mostrar trechos das próximas séries de algumas de suas franquias, como Marvel e Star Wars, além de anunciar outras. A lista com os principais anúncios está aqui.
Vem aí uma versão de 3 horas de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que inclui o personagem Pirraça, cortado do filme original.
Falando em Potter, vem aí um especial para celebrar os 20 anos da estréia da franquia, com direito ao elenco original e o diretor Chris Columbus se reunindo para contar histórias. Estréia em janeiro no HBO Max.
O cancelado Mel Gibson anunciou que vai dirigir “Máquina Mortífera 5”.
Dwayne Johnson disse que quer ser o próximo James Bond. É esta a notícia.
Ridley Scott disse que os filmes de heróis são chatos pra car****. É esta a notícia.
O documentário sobre Tony Hawk, produzido pelos irmãos Duplass, foi adquirido pela HBO para estréia em algum momento de 2022 no HBO Max.
Falando em doc, Dolph Lundgren está produzindo um documentário sobre si mesmo.
O lendário documentário “Hoop Dreams”, que mudou a história dos documentários sobre esporte e é considerado o melhor do gênero, vai ganhar uma versão roterizada para o HBO Max.
Cansou de documentários? Não? Então toma mais um: sobre o dinossauro Barney.
Só mais uma notícia sobre documentários, eu prometo: “Summer of Soul” foi o grande vencedor do Critics Choice Documentary Awards, no último fim de semana.
Mel Brooks vai receber um prêmio em reconhecimento à sua carreira, entregue pela Associação dos Críticos de Los Angeles.
Um ranking com as 10 melhores performances da carreira de Maggie Gyllenhall.
Quentin Tarantino vendeu NFTs baseados no roteiro de “Pulp Fiction” e foi processado pela Miramax por infringir a lei de direitos autorais.
A série “Vila Sésamo” apresentou seu primeiro personagem asiático nesta semana.
Um estudo mostrou que os protocolos da Covid fizeram os orçamentos de filmes e séries aumentarem em 5% na média.
Paul Rudd, o homem mais sexy do mundo, disse para Steve Carell não aceitar o papel principal na série “The Office”. Nós agradecemos o fato de Carell não ter ido na dele.
Bruna Marquezine disse para o podcast “Mamilos” que quase foi escalada como a Supergirl na série “The Flash”, mas não conseguiu viajar para os testes finais em função da pandemia.
A série “How I Met Your Father” estréia em janeiro no Hulu.
Os Simpsons apresentaram o primeiro namorado de um personagem gay na série.
“The Crown” já tem o seu Principe William escolhido.
Ed Sheeran foi o grande vencedor do MTV EMA, os prêmios europeus da emissora. A nossa Manu Gavassi ficou com o troféu de Melhor Atração Brasileira.
O especial ”Adele: One Night Only”, exibido na tv americana no último domingo foi o programa de entretenimento com a maior audiência da tv aberta por lá desde a cerimônia do Oscar.
Taylor Swift emplacou sete álbums no Top 100 da Billboard e igualou feito de Whitney Houston.
“30” chega hoje às plataformas e a crítica que já ouviu é unânime: trata-se do melhor disco de Adele.
Aparentemente, Justin Bieber vai passar os próximos dois anos na estrada. O cantor anunciou uma turnê que tem apenas 98 datas (!) e vai até 2023.
Mais um “aparentemente”: Britney Spears, que agora está livre da tutela, quer revelar detalhes de tudo em uma entrevista para Oprah.
E essa parceria Big Boi + Kate Bush?
Aquecimento para “Get Back”: Paul McCartney disse ao The Sunday Times que o documentário mudou sua percepção sobre o fim dos Beatles.
Tyler The Creator e Maneskin também vão se apresentar na cerimônia do American Music Awards neste domingo.
Como se não bastasse o novo álbum e a turnê com hologramas, o ABBA também vai lançar um single de Natal.
A Rolling Stone fez um extenso perfil de Marilyn Manson, relatando com detalhes todos os casos de assédio sexual e relacionamentos abusivos cometidos por ele ao longo de décadas.
O comediante Pee Wee Herman, que um dia foi cancelado, antes mesmo de existir a cultura do cancelamento, vai estrear um programa de rádio na indie KCRW, de Los Angeles.
Uma experiência imersiva envolvendo Bob Marley vai estrear em Londres em fevereiro do ano que vem.
A Netflix tem agora um site para divulgar seu Top 10 Global.
Você já assistiu ao clipe de “I Want It That Way”, dos Backstreet Boys no Youtube? Se sim, saiba que você contribuiu para que ele chegasse a 1 bilhão de views.
E quem aí sabia que Michael C. Hall, o Dexter, tem uma banda de synth pop e vai sair em turnê?
DICA DA SEMANA
Os trabalhos anteriores de Edgar Wright - em especial “Em Ritmo de Fuga”, ”Heróis de Ressaca” e “Scott Pilgrim Contra o Mundo” - já dão uma pista não só dos temas, mas do estilo de sua narrativa: rápida, bem humorada, com trilhas sonoras sempre inspiradas fazendo uma cama para história quase sempre com personagens em busca de si mesmos.
Em “Noite Passada em Soho” ele dá uma guinada em alguns destes aspectos e constrói uma fábula nem sempre bem humorada, apesar de seu trailer sugerir algo na mesma direção. Aqui vemos Eloise (Thomasin McKenzie), uma garota apaixonada pela cultura do final dos anos 1960 de Londres, que parte para estudar moda exatamente naquela cidade. Ao se estabelecer em uma pensão bastante misteriosa, Eloise começa a ter sonhos estranhos que a projetam para a Londres de 1968 na pele de Sandie (Anya-Taylor Joy), uma aspirante a cantora que é tudo que, aparentemente, Eloise quer ser.
Aos poucos realidade e sonho, passado e presente se misturam e a fábula ganha ares sombrios na medida em que avançamos na história das duas garotas. Neste momento, quanto menos se souber sobre o filme é melhor. “Noite Passada em Soho” praticamente muda de gênero e ruma para um caminho que eu não esperava de uma obra de Edgar Wright.
No mais, a montagem sempre rápida e a trilha sonora inspirada continuam pontuando o filme, mas seu desenrolar surpreendente, o subtexto da história e o desfecho são bem surpreendentes e pode até mesmo decepcionar quem espera um outro “Em Ritmo de Fuga”, mas é definitivamente um passo à frente na filmografia de um dos mais interessantes diretores da atualidade.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
NÃO OLHE PARA CIMA
Agora sim, temos o trailer final de ‘Não Olhe Para Cima”, filme de Adam Mackay com Leonardo di Caprio, Jennifer Lawrence e grande elenco. Estréia na Netflix em dezembro.
DOWNTON ABBEY: A NEW ERA
Saiu o trailer do novo filme da “franquia” Downton Abbey, que agora parte para o sul da França.
I BET YOU THINK ABOUT ME
Dirigido por Blake Lively e estrelado por Miles Teller, este é o segundo dos minidocs que Taylor Swift está lançando para promover faixas da nova versão do seu disco “Red”, recém-regravado e lançado.
DAMON ALBARN - DARKNESS TO LIGHT
O cantor do Blur passou pelo Tonight Show para apresentar sua “Darkness to Light”, que está em seu novo disco solo, “The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows”.
HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PRA CASA
Chegou o trailer final da nova aventura do Aranha, em que o Multiverso é apresentado e vilões de todas as encarnações do herói no cinema voltam à ativa.
IDLES NA KUTX
Uma das melhores bandas da atualidade deu uma passadinha nos estúdios da KUTX e mostrou três músicas de seu (ótimo) disco recém-lançado, “Crawler”.
PAM AND TOMMY
Saiu o teaser da série “Pam and Tommy”, que traz Lily James e Sebastian Stan interpretando o casal Pamela Anderson e Tommy Lee às voltas com a divulgação do famoso video de sexo que chocou o mundo.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: