MALA #76
Olá. Tudo bem?
Sejam todos muito bem-vindos à Mala #76.
Para quem é novo por aqui, esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Você já ouviu falar na versão de “Duna” que o diretor Alejandro Jodorowsky planejou mas nunca conseguiu filmar, não é? Aqui tem um ótimo texto contando esta história.
Pois bem, esta foto aí em cima é do lendário artista H.R. Giger (o mesmo que desenhou o icônico Alien, do primeiro filme), em seu estúdio, desenhando as artes conceituais do tal “Duna”. Uma imagem mais do que rara.
POR AÍ..
Aquela pergunta “O que tem pra ver na Netflix?” de dezembro já tem resposta.
Keanu Reeves no MCU? Ele diz que seria uma honra….
Para Ridley Scott, o fracasso de seu “O Último Duelo” nas bilheterias é culpa dos millennials e seus smartphones. Aliás, dos “millennians”.
Falando em Scott, ele anunciou que séries baseadas em seus filmes “Blade Runner” e “Alien” estão sendo planejadas.
Gosta de cinema japonês? Então que tal essa lista com os 11 melhores títulos daquele país disponíveis na Netflix?
O SAG Awards mudará de casa em 2022. E vai voltar com evento presencial.
Jared Leto quer que a Warner lance o “David Ayer cut” de “Esquadrão Suicida”.
A Netflix está celebrando cinco anos de produções brasileiras com o anúncio de uma penca de coisas para o futuro, incluindo aí uma série sobre o incêndio na Boate Kiss.
Quais são os dez diretores ou diretoras que você deve prestar atenção em 2022?
Kevin Spacey foi condenado a pagar 31 milhões de dólares para a produção da série “House of Cards” por quebra de contrato.
Eddie Redmayne foi categórico ao ser perguntado o que acha hoje de ter interpretado uma mulher no filme “A Garota Dinamarquesa”: “um erro”.
“Marighella”, o filme brasileiro mais assistido de 2021, estréia em dezembro no Globoplay.
Quando assisti a “King Richard” (em breve falo sobre isso aqui), me perguntei isso mesmo: como Serena e Venus Williams foram convencidas a fazer um filme sobre sua família?
Os atores que vão interpretar os Beatles no filme “Midas Man”, sobre o empresário Brian Epstein já foram escolhidos. E já temos uma foto deles no estúdio:
Falando nos Beatles, já assistiu a “Get Back”? Não? Então que tal se preparar com esse papo entre Ringo Starr, Giles Martin e Michael Lindsay-Hogg, o diretor de “Let It Be”, o filme “original”?
Neste link tem a lista das séries mais assistidas na Netflix americana por estado. Impressionante a performance de uma série que nem é deles.
Saíram as indicações para o Grammy 2022. FINNEAS e Olivia Rodrigo emplacaram indicações nas quatro categorias conhecidas como “big four”: álbum, gravação, canção do ano e melhor novo artista. Aqui tem a lista completa dos indicados. E Jay-Z se tornou o artista mais indicado ao prêmio na história, ultrapassando Quincy Jones.
E dois dias depois, a Academia aumentou o número de indicados em várias categorias. No futebol a gente chamaria isso de “várzea”.
A audiência do American Music Awards, que aconteceu no último final de semana, se manteve firme quando comparada com o ano passado. Aliás, aqui está a lista completa dos vencedores.
“Blinding Lights”, de The Weeknd, é a nova canção número 1 da Billboard Hot 100 em todos os tempos.
Adele precisou só de 72 horas para transformar o seu “30” no disco mais vendido de 2021.
E o prestígio da cantora inglesa chegou ao Spotify, que atendeu a seu pedido para que a plataforma pare de tocar as músicas de um álbum em modo shuffle e respeite a ordem em que o disco foi concebido.
A quizomba em torno do festival Astroworld, organizado por Travis Scott, em que nove pessoas morreram, continua: agora são os seguranças do evento que estão processando a produção, alegando terem se machucado e por não terem passado por treinamento apropriado.
Sting é um cantor de heavy metal. Entenda.
O Oasis está oferecendo um mês de Paramount+ grátis para os fãs assistirem ao doc “Oasis Knebworth 1996” disponível na plataforma.
Sylvester Stallone está com uma retrospectiva na Alemanha. De seus quadros.
Stella McCartney lançou uma nova coleção para acompanhar o lançamento de “Get Back” esta semana.
Quer aprender a tocar bateria com Ringo Starr? Pois ele está ensinando os segredos das baquetas em uma masterclass.
Ainda dá tempo de vc aproveitar a promoção de Black Friday da Ingresso.com, que está oferecendo ingressos de cinema a 11 reais.
O deserto espanhol onde Sergio Leone filmou seus clássicos é agora uma atração turística.
O Spotify está testando uma ferramenta de exibição de videos como o TikTok.
Lembra do vestido de Lady Gaga na posse de Joe Biden? Pois é. Ele era à prova de balas.
Matthew McCounaghey está na liderança das pesquisas para governador do Texas.
DICA DA SEMANA
Depois de muitas décadas de tentativas, finalmente a história do assassinato de Maurizio Gucci - herdeiro e comandante da marca que leva o seu sobrenome - por sua ex-esposa, Patrizia, chega às telas. E pelo assunto - moda, assassinato, amor, ambição, bastidores dos negócios - merecia mais.
Não me entenda mal. “Casa Gucci” não é um filme ruim, mas é convencional demais. Dirigido por Ridley Scott (o que, por si só, já é estranho…..não sei quanto a vocês, mas eu enxergo Scott fazendo um tipo de filme completamente diferente), o filme tem um certo exagero que acaba por agradar, num primeiro momento. A vida da família Gucci, a riqueza, as intrigas familiares, as trocas de comando, as puxadas de tapete. Tudo isso é um prato cheio para quem vai ao cinema em busca de histórias deste tipo.
Entretanto, com tantos elementos que poderiam gerar um filme ainda mais instigante, Scott nos entrega um filme quadrado, por mais incrível que pareça. Todas as ações são previsíveis e apenas algumas interpretações de coadjuvantes, como as de Jared Leto e Jeremy Irons, interpretando Paolo e Rodolfo Gucci, respectivamente, acabam por tirar o filme do seu prumo, entortando-o um pouquinho e até mesmo ofuscando o casal de protagonistas, Adam Driver e Lady Gaga.
Sobre Gaga, vale a ressalva que é surpreendente vê-la encarando a carreira de atriz com tanto afinco e se dando bem nela. Em “Nasce uma Estrela” ela já tinha mostrado que é talentosa em frente às câmeras, mas precisava de um outro filme para provar isto. “Casa Gucci” é este filme e ela não só dá conta do recado como carrega boa parte do filme nas costas.
Mas que eu esperava mais do filme, ah eu esperava…..
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
BEL-AIR
Chegou o primeiro teaser do reboot de “Um Maluco no Pedaço”, versão drama, que será exibido pelo Peacock.
JURASSIC WORLD: DOMÍNIO
A Universal divulgou os primeiros cinco minutos do novo filme da franquia.
EUPHORIA: 2A TEMPORADA
Não sei quanto a vocês, mas eu estou esperando ansiosamente pelo dia 9 de janeiro. A se julgar por este teaser divulgado pela HBO, vem coisa muito boa por aí.
A DOZEN EGGS - SHOT ON IPHONE
Mais um curta-comercial da série “Shot on iPhone” (gravado com um iPhone), desta vez com o diretor francês Michel Gondry (de “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” entre outros) que fez um stop-motion de um minuto com ovos.
BRIAN WILSON E JIM JAMES - RIGHT WHERE I BELONG
O lendário “beach boy” e o lider do My Morning Jacket divulgaram esta canção, que faz parte da trilha sonora do documentário “Long Promised Road”, sobre Wilson.
THIS IS US - 6a TEMPORADA
Saiu o trailer da sexta e última temporada de “This Is Us” e eu já estou chorando.
CINEMA, ETC..
No episódio desta semana, "Cinema, Etc..." fala sobre mostras e festivais.
Sempre falamos que um ou outro filmes indicados ao Oscar também venceu o festival de Cannes ou Berlim e isso automaticamente os credenciam para tal.
Mas os festivais se resumem a isso?
Carol, Fernanda, James e Terence conversam sobre a importância destes eventos para o cinema e para nossa compreensão dele, além de apontarem caminhos para o futuro.
E também tem quadro "O último filme que você viu", com séries e filmes que estrearam recentemente nos serviços de streaming.
Ouça:
E depois curta e compartilhe com os amigos.
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2021 NA MÚSICA”
Pra quem ainda não conhece, é uma playlist que eu criei só com lançamentos de 2021, feita sob medida para quem diz que não tem nada novo pra ouvir. Tem e não é pouco não. E vou atualizando todos os dias.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: