MALA #78
Bom dia, boa tarde e boa noite!
Sejam todos muito bem-vindos a 2022! Ao verão brasileiro (e inverno no hemisfério norte) da Omicron, das chuvas, da influenza e de mais algumas coisas.
Mas vamo que vamo! Eu mesmo ainda não consegui voltar para o Brasil em função da Covid (Sim, eu tive. Sintomas leves. Tá tudo bem.) mas como dizia uma publicidade mineira: a roda gira e a Luzitana não pára. Ou qualquer coisa parecida com isso.
Se você chegou aqui nesta newsletter agora, saiba que….
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Que tal começarmos o ano com um pouco de amor? Jennifer Grey e Mia Sara nos intervalos das filmagens de “Curtindo a Vida Adoidado”.
POR AÍ..
No último fim de semana aconteceu a cerimônia (se é que dá pra chamar de cerimônia) de entrega do Globo de Ouro. Este prêmio, que outrora foi chamado de prévia do Oscar e atraía todas as estrelas de Hollywood, caiu em desgraça e agora nem transmissão teve. Os prêmios foram divulgados no site e no twitter oficial do evento, apenas. Aqui tem uma matéria sobre como rolou essa história, lá nos bastidores do evento. Mas para quem ainda presta atenção nele, “Ataque dos Cães” e “West Side Story” foram os grandes vencedores nas categorias de cinema, enquanto “Succession” e “Hacks” brilharam nas categorias de tv/streaming. Confira aqui a lista completa dos vencedores.
E já que falamos de Oscar, o principal prêmio da indústria anunciou sua volta ao Dolby Theater e que sim, teremos um host este ano.
O SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores de Hollywood, anunciou seus indicados. “Casa Gucci” e as séries “Succession” e “Ted Lasso” lideram a lista.
Já o BAFTA, prêmio britânico, divulgou sua long list. “007 - Sem Tempo Para Morrer” está nela.
“Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa” já é o oitavo filme na lista das maiores bilheterias da história. o sexto filme na lista das maiores bilheterias da história.
O japonês “Drive My Car” foi o melhor filme de 2021 para a National Society of Film Critics
O novo filme da Pixar, “Red: Crescer é uma fera” vai direto para o streaming, no Disney Plus. Sobre isso, uma pergunta que não quer calar: por que diabos a Disney continua mandando os filmes da Pixar direto pro streaming?
Semana passada o mundo perdeu Sidney Poitier, e aqui tem um texto chamando ele de “o ator americano mais importante da história”.
Gal Gadot no remake de “Ladrão de Casaca”, clássico de Alfred Hitchcock? Pode acontecer.
O terceiro filme da série “Um Lugar Silencioso” vai ser dirigido por Michael Sarnoski, que fez o interessante “Pig”, com Nicholas Cage.
E Oprah Winfrey já estava preparando um documentário sobre Poitier para a Apple TV+.
Atenção, fãs de “Emily In Paris”: sua série preferida foi renovada para as temporadas 3 e 4 pela Netflix.
Falando em Netflix, na semana passada eles anunciaram que vem aí uma versão anime de “Scott Pilgrim”.
“O Poderoso Chefão” vai celebrar seus 50 anos com uma edição remasterizada em 4K nos cinemas.
Ainda Netflix: Wes Anderson vai adaptar mais um livro de Roald Dahl para a plataforma. Benedict Cumberbatch, Ralph Fiennes, Dev Patel e Ben Kingsley estão no elenco.
“The Morning Show” também foi renovada para a terceira temporada na Apple TV+.
Aubrey Plaza e Michael Imperioli estarão na segunda temporada de “The White Lotus”.
Sharon Stone estará na segunda temporada de “The Flight Attendant” como a (SPOILER) da personagem de Kaley Cuoco.
Robert Durst, o personagem da série “The Jinx”, da HBO, considerada por muitos (por mim, inclusive), uma das melhores séries documentais da história, morreu na semana passada.
O canal BBC Three, que havia sido retirado da programação das tvs convencionais no Reino Unido e migrado para o online para atrair uma audiência mais jovem, vai voltar para as grades normais em fevereiro.
Um video com cerca de 30 minutos inéditos do concerto dos Rolling Stones em Altamont, que gerou o filme “Gimme Shelter” e, de certa forma, encerrou a década de 1960, foi descoberto pela Biblioteca do Congresso norte-americano.
Dois dos maiores festivais norte-americanos - Coachella e Bonnaroo - divulgaram os lineups de suas edições 2022. Anitta e Pabllo Vittar estão no lineup do primeiro.
A turnê de reunião das Pussycat Dolls foi cancelada. Até aí tudo bem, acontece. Só que Nicole Scherzinger aparentemente fez tudo sozinha, sem comunicar às colegas.
Depois de 17 anos de quedas nas vendas de CDs, 2021 registrou um aumento. A culpada? Adele.
Mais uma turnê adiada em função do Covid neste mês de janeiro: Marisa Monte.
Uma matéria na Gawker sobre Pamela Des Barres, a groupie mais famosa da história.
Elvis Costello não vai mais tocar e está pedindo para as rádios pararem de tocar sua canção “Oliver's Army” por causa de uma palavra de sua letra.
A novela da ação movida por Spencer Elden, o garoto da capa de “Nevermind”, continua. Depois de um juiz rejeitá-la na semana passada, Elden reapresentou a ação nesta semana.
Zhang Yimou será o primeiro diretor a realizar as cerimônias de abertura de jogos olímpicos de verão e inverno.
Leonardo diCaprio é agora também nome de planta.
Que tal uma máquina de pinball inspirada no disco “Fly By Night”, do Rush?
Sabe o Baby Shark? Chegou a 10 bilhões de views no Youtube.
DICA DA SEMANA
Foram muitos filmes assistidos por aqui neste fim de 2021 e início de 2022, mas escolhi começar com este que já pode ser considerado, desde já, um dos grandes do ano. “A Filha Perdida”, em cartaz na Netflix, é a estréia na direção da atriz Maggie Gyllenhaal e não poderia ser mais certeira e feliz.
Baseado em um romance da badalada italiana Elena Ferrante, o filme mostra uma mulher, Leda (Olivia Colman, simplesmente sublime) em férias na Grécia quando encontra uma família grega frequentando a mesma praia e acaba se envolvendo com ela, em especial com a jovem Nina (Dakota Johnson) e sua filha, desencadeando uma série de lembranças de seu passado que tem uma enorme semelhança com a vida da jovem.
Na medida em que vamos descobrindo as camadas, “A Filha Perdida” se torna um daqueles filmes que surpreendem não por sua trama (apesar de ter me surpreendido e me levado para um caminho completamente diferente do que eu imaginava), mas pelos estudos de suas personagens, em especial a complexa Leda. Um tratado sobre a independência feminina, a maternidade, as escolhas que a vida nos impõe e um tapa na cara de muita gente que acha que existe apenas uma maneira de ser mãe. E que a felicidade só pode ser encontrada de uma maneira apenas.
Por vezes você ama, por vezes você odeia a personagem Leda, e isso é mérito puro não somente de Colman, mas de Jessie Buckley, que a interpreta na juventude, em uma série de flashbacks que mostram os caminhos que levaram Leda até aquele momento. Um filme arrebatador que nos deixa pensando horas a fio sobre ele. Belo começo.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
BEL-AIR
Saiu o trailer final da série que reboota “Um Maluco no Pedaço”. Estréia em fevereiro no Peacock norte-americano (ainda sem previsão no Brasil).
WE REMADE THE MATRIX RESSURECTIONS TRAILER FOR $20
Alguns malucos refilmaram o trailer do filme e gastaram apenas 20 dolares nisso. Confesso que gostei mais desse trailer do que de todo o filme. Você viu? Gostou? Conta aqui pro titio.
JEEN-YUHS: A TRILOGY
A quem interessar possa (eu não), está aí o trailer da série documental sobre Kanye West, na Netflix.
SPIRITUALIZED - “CRAZY”
Mais um belo single da banda, que lança “Everything Was Beautiful” em fevereiro.
NEYMAR: O CAOS PERFEITO
A Netflix divulgou o trailer final da série sobre o Neymar que estréia no dia 25. E pra mim essa série tem um sabor especial, porque não é todo dia que você tem um amigo - David Charles - dirigindo um projeto dessa magnitude, não é? Já espero ansiosamente.
KIMI
Steven Soderbergh dirige e Zoe Kravitz estrela esse thriller sobre uma mulher que testemunha um crime através de sua assistente virtual. Em fevereiro na HBO Max.
STUDIO 666
E essa agora? O Foo Fighters vai lançar um filme em que eles interpretam uma banda que vai para uma casa mal-assombrada gravar seu novo disco.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: