MALA #81
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Fala a verdade: o seu apartamento é tão zoneado quanto o da Patti Smith em 1976, não é?
POR AÍ..
E continua a treta Neil Young/Spotify/Joe Rogan. Dias depois de a plataforma retirar as canções do músico (e de Joni Mitchell. E de Graham Nash. E de India Arie. E de Crosby, Stills Nash & Young), ela divulgou que vai colocar uma espécie de disclaimer antes de episódios que contenham informações sobre o Coronavirus. Na sequência, Joe Rogan divulgou um video em que promete tomar mais cuidado. De nada adiantou a promessa. Menos de 24 horas depois, ele já divulgou dados incorretos.
E o LA Times discute: por que mais músicos não se juntaram ao boicote de Neil Young?. E até a Casa Branca entrou na polêmica.
Enquanto isso, Neil Young se juntou à Amazon Music para oferecer degustação gratuita da plataforma para seus fãs, entre outras vantagens.
A diretora Jane Campion disse que não tinha a menor idéia do que Benedict Cumberbatch ia fazer no climax de “Ataque dos Cães”.
Vem aí mais uma adaptação de Stephen King com produção de JJ Abrams.
“Sing 2” tirou “Homem-Aranha” do topo das bilheterias do Reino Unido. Será o efeito Bono?
Uma entrevista com Todd Haynes (e seus editores) em que ele conta como foi lidar com as mais de 600 horas de imagens para construir o documentário “The Velvet Underground”, que tem grande chance de ser indicado ao Oscar na semana que vem.
Saíram as indicações para o BAFTA, considerado o Oscar inglês. “Duna” e “Ataque dos Cães” lideram as indicações.
Ainda BAFTA: Ariana DeBose, Harris Dickinson, Lashana Lynch, Millicent Symonds e Kodi Smit-McPhee são os indicados para o prêmio de Artista Emergente.
Será que Sundance virou um festival para as plataformas de streaming comprarem filmes?
Falando nisso, que tal esta lista com os 20 melhores filmes vistos no festival este ano?
Saiu o lineup de cinema e séries do SXSW deste ano. O novo de Richard Linklater e a terceira temporada de “Atlanta” estão entre as estréias.
O elenco de “Rise of the Pink Ladies”, série prequel de “Grease” já foi escolhido.
Está perdido no que ler/ouvir/ver em fevereiro? Então se liga neste guia de lançamentos do mês do pessoal do Inside Hook.
O primeiro projeto de Alec Baldwin depois da tragédia em que ele se envolveu, é um podcast.
Whoopi Goldberg fez alguns comentários considerados polêmicos sobre raça e o Holocausto e foi afastada do programa “The View”, da ABC, por duas semanas.
No “The Masked Singer” norte-americano, o eliminado da semana foi Rudy Giuliani, o ex-prefeito de Nova York e advogado de Donald Trump, envolvido em um escândalo no filme “Borat 2”. Assim que foi revelada ssua identidade, os jurados Robin Thicke e Ken Jeong saíram do palco em protesto.
Geoffrey Rush vai interpretar Groucho Marx em uma cinebiografia.
Spike Lee vai dirigir para a ESPN um documentário sobre Colin Kaepernick, o ex-quarterback do futebol americano que foi banido do esporte por se posicionar contra a brutalidade policial e o racismo.
Iemanjá vai virar uma super-heroína brasileira em um filme do diretor Carlos Saldanha, com produção executiva de Camila Pitanga.
Um encontro do Homem-Aranha com Yelena Belova? Tom Holland quer que isso aconteça.
Kim Cattrall não estará na segunda temporada de “And Just Like That”, de acordo com o produtor Michael Patrick King, desmentindo os boatos que andaram rondando a internet, de que Samantha poderia voltar.
A HBO Max está preparando sua expansão para mais 15 países na Europa.
A audiência da segunda temporada de Euphoria praticamente dobrou em relação à primeira.
O décimo aniversário da chegada da Netflix no Reino Unido vai ser celebrado com uma exposição no London's Design Museum.
David Letterman lançou seu canal de Youtube com um monte de clipes do seu “Late Show”.
Saiu o primeiro cartaz de “O Senhor dos Anéis: os Anéis do Poder”, a série da Amazon baseada no universo de Tolkien:
Anitta foi entrevistada por Jimmy Fallon no “Tonight Show” da última segunda-feira e ainda se apresentou ao vivo, lançando sua “Boys Don't Cry”. Na sequência, a música emplacou no Top 50 de músicas pop no mercado norte-americano.
A MTV vai reviver a série “Unplugged”, com performances acústicas de artistas.
Eminem, Duran Duran, Lionel Richie, Dolly Parton, Carly Simon e Judas Priest estão entre os indicados deste ano para o Rock and Roll Hall of Fame.
O Coachella vai vender passes vitalícios para o festival como NFTs.
Sim, aconteceu: um artista saiu do lineup de um festival porque viu seu nome apenas na linha dois do cartaz.
Agora que todos estamos nos preparando para o Superbowl e o show do intervalo que vai reunir Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem e Kendrick Lamar, é hora de rankearmos os melhores shows do intervalo do Superbowl. Difícil discordar do primeiro lugar.
Pegando carona no imbroglio do Spotify, Rivers Cuomo (Weezer) anunciou seu próprio app, o Weezify. Nele você ouve todas as demos de Cuomo para sua banda.
Lembram que eu falei que as vendas dos discos do Meat Loaf iam aumentar? Pois então, “Bat Out of Hell” chegou à sua melhor posição na parada na história.
Será que o boom atual de vendas de vinil está prejudicando os artistas independentes?
O Wordle, aquele jogo online em que você adivinha palavras e virou mania, com várias cópias em português, inclusive, foi comprado pelo New York Times.
Vem aí o parque temático do Studio Ghibli. E é diferente de tudo o que você espera.
Punxsutawney Phil, o castor que - teoricamente - tem a habilidade de prever o tempo saiu da toca no último dia 2 e disse que o Hemisfério Norte terá mais seis semanas de inverno rigoroso. Se você acha que já viu esta história antes, você está certo: é o tema do filme “Feitiço do Tempo”.
DICA DA SEMANA
Segundo a wikipedia, “film noir é uma expressão francesa designada a um subgênero de filme policial, derivado do romance de suspense influenciada pelo expressionismo alemão, o qual teve o seu ápice nos Estados Unidos entre os anos 1939 e 1950. Tendem a utilizar sombras dramáticas, alto contraste, iluminação low key e película em preto e-branco”. Guillermo Del Toro pode não ter usado todas estas características neste seu “O Beco do Pesadelo”, mas sua homenagem ao film noir é tão bem sucedida que dá até pra dizer que ele recriou o gênero e o transportou para os dias de hoje.
Adaptado do mesmo romance de William Lindsay Gresham que gerou um outro excelente filme (“O Beco das Almas Perdidas”, de 1947), “O Beco do Pesadelo” traz Bradley Cooper no papel de um vigarista que entra para um circo e lá aprende o ofício de fazer truques usando uma linguagem codificada. A partir daí, alça vôos mais altos, levando a tiracolo a jovem Molly (Rooney Mara). Durante uma de suas performances, acaba se envolvendo com uma psicóloga (Cate Blanchett) e um perigoso jogo que vai testar suas habilidades.
Com uma trama que não permite que nos afastemos da tela nem por um segundo, “O Beco do Pesadelo” consegue entreter e nos oferecer um clima de suspense dark constante até seus últimos minutos. Respaldado por ótimas performances de todo o elenco - além dos citados, ainda se destacam Toni Collette e David Strathairn - é um daqueles filmes que merecem nossa atenção neste início do ano e, se for indicado ao Oscar de Melhor Filme na semana que vem, não será sem merecimento.
Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
FILMES DA NETFLIX EM 2022
A gigante do streaming divulgou uma prévia dos filmes originais que serão lançados este ano. Tem tanta coisa que nem dá pra começar a falar por aqui. Melhor vocês clicarem.
ANITTA - BOYS DON'T CRY
Aqui a performance de Anitta lançando “Boys Don't Cry” no Tonight Show with Jimmy Fallon.
THE TEXAS CHAINSAW MASSACRE
Chegou o trailer da versão Netflix de “O Massacre da Serra Elétrica”, que na verdade é uma continuação do clássico original.
THE SMILE - THE SMOKE
Aqui mais uma canção do The Smile, o novo projeto de Thom Yorke e Jonny Greenwood, do Radiohead.
TOM HOLLAND, TOBEY MAGUIRE E ANDREW GARFIELD
Agora que todo mundo já sabe o segredo do filme “Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa”, já dá pra postar essa entrevista com os três homens-aranha do cinema.
THE OFFER
Saiu o teaser da esperadíssima série que vai contar os bastidores das filmagens de “O Poderoso Chefão”. Estréia em abril na Paramount+.
KAMASI WASHINGTON - THE GARDEN PATH
Uma música nova de Kamasi Washington é sempre motivo para todos nós pararmos nossas máquinas e ouvirmos agora.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: