MALA #82
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Santo Batmóvel-elefante, Batman!!
POR AÍ..
E saíram as indicações ao Oscar 2022. “Ataque dos Cães” foi o campeão de indicações, com 12. “Duna” foi o segundo, com 10. As maiores surpresas talvez tenham sido a inclusão do japonês “Drive My Car” na categoria principal (Melhor Filme) e a não-indicação de Lady Gaga como Melhor Atriz, por “Casa Gucci”. Confira a lista dos indicados completa aqui.
“Ataque dos Cães”, por sinal, dominou o London Critics’ Circle Film Awards.
E nem bem os indicados saíram e Elton John já anunciou que sua tradicional festa do Oscar vai voltar ao seu formato original, presencial, com Brandi Carlile se apresentando.
A Academia também divulgou esta semana que a cerimônia do Oscar não vai exigir comprovante de vacinação.
E para quem está à procura dos indicados para assistir, aqui tem um guia completo.
Falando sobre a cerimônia, ou a transmissão dela, a Globo anunciou que abriu mão do Oscar este ano. Pelo menos na tv aberta. O evento vai ser transmitido pelo Globoplay. Na tv fechada, continua com a TNT.
Quem também divulgou seus indicados foi o Framboesa de Ouro, com direito a uma categoria específica para Bruce Willis.
A Village Roadshow, produtora de “Matrix Ressurections” está processando a Warner em função do lançamento do filme no HBO Max. Para eles, a Warner está sabotando a bilheteria do filme nos cinemas. Já vi essa história antes….
A Paste acha que “Pânico 3” é o melhor da franquia. Você concorda?
E vamos aos desdobramentos da história Spotify/Neil Young/Joe Rogan: primeiro a plataforma anunciou que retirou mais de 70 episódios do podcast, em função do uso da famosa “n word” (expressão que, em inglês, significa “nigger” e é pejorativa). Rogan também pediu desculpas por isso. Na sequência, o CEO do Spotify, Daniel Ek, disse que no passado Rogan realmente usou termos que machucaram, mas que ele é imprescindível para a plataforma e ele não acredita que tirá-lo seja a solução. Aí, Dwayne Johnson disse que está reconsiderando seu apoio a Rogan. Por fim, Rogan teve uma oferta de 100 milhões de dólares para sair do Spotify e transferir seu podcast para uma plataforma da extrema direita.
Enquanto isso, os números de execuções em streaming de Neil Young não sofreram uma mudança radical, apesar da retirada de seu catálogo do Spotify. Isso significa que os fãs de Young são fiéis e migraram para outras plataformas?
E um estudo apontou que 19% dos assinantes da plataforma cancelaram ou pretendem cancelar suas assinaturas.
Aqui tem uma matéria sobre o reality “The Bachelor”, um enorme sucesso nos Estados Unidos, apesar do seu fracasso - menos de dez casais formados no reality ainda estão juntos.
Lembram do final alterado de “Clube da Luta” na China? Já voltou ao original.
Vem aí uma série e um documentário focados na família Gucci.
Leia este com aquela voz de narrador de trailer: Vem aí, dos mesmos produtores de “Bohemian Rhapsody”, “Michael”, a cinebiografia de Michael Jackson.
Outro “vem aí”: um musical e mais uma penca de coisas envolvendo os Smurfs.
Vem aí um revival da série “Futurama”.
Catherine Zeta-Jones estará na série “National Treasure”, da Disney.
Zendaya disse (e compartilhou fotos em seu instagram) que ainda tem cicatrizes das filmagens do episódio desta semana de “Euphoria”, já considerado por muita gente o melhor da série e aquele que deve dar mais um Emmy de Melhor Atriz para ela.
A Netflix comemorou, no último fim de semana, os seus dez anos de programação original. A primeira série, caso você não saiba, foi “Lilyhammer”.
Está louco para assistir à série “Obi-Wan Kenobi”? Então anote a data: 25 de maio no Disney+. (muita gente queria 4 de maio - May the 4th - mas não rolou).
Outra série com data confirmada: “Better Call Saul”. A primeira parte da última temporada chega em 18 de abril e a segunda em 11 de julho.
Se liguem: em um dos intervalos do Superbowl, no domingo, o mundo conhecerá o primeiro trailer da nova série do “Senhor dos Anéis”. Só nos Estados Unidos, claro.
Falando em Superbowl, Dr. Dre adicionou dois rappers surdos ao lineup do show do intervalo, no próximo domingo.
Ainda em notícias relacionadas, Snoop Dogg é agora o único dono da lendária Death Row Records.
Quais são os 45 álbuns mais esperados de 2022, segundo a Pitchfork? Alguns já estão por aí, inclusive.
O Foo Fighters vai fazer um show pós-Superbowl no domingo, em realidade virtual, dentro do conceito do metaverso.
Falando em FF, já leu a biografia de Dave Grohl? O Marcelo leu e escreveu sobre ela para o site da editora Intrínseca.
Treta da semana no mundo rocker: Eddie Vedder x Motley Crüe.
A trilha de “Encanto” continua a subir nas paradas da Billboard e agora as rádios já estão tocando as canções. Sim, trata-se de um fenômeno.
Aqui tem um resumo de tudo o que aconteceu na cerimônia e os vencedores do Brit Awards 2022.
Uma matéria com John Williams, que aos 90 anos, não para de trabalhar. Já está trabalhando nas trilhas de “The Fabelmans”, espécie de filme autobiográfico de Steven Spielberg e o novo Indiana Jones.
Uma matéria sobre como o pop de 20 anos atrás (Backstreet Boys, N Sync, Britney Spears) ainda está entre nós, moldando o que ouvimos hoje.
Mais gente vendendo seus catálogos: Alice In Chains e Sting.
Os herdeiros de Mitch Mitchell e Noel Redding, que fizeram parte da Jimi Hendrix Experience, estão processando a Sony e pedindo milhões em direitos autorais.
Será que a Rock and Roll Hall of Fame não vai mais indicar artistas dos anos 1950 e 1960?
Uma matéria sobre o “Manning Cast”, que está sendo considerada a revolução na transmissão de esportes nos Estados Unidos. Um pouco parecida com o que o Casemiro tem feito aqui no Brasil.
DICA DA SEMANA
Esta é uma daquelas séries que antes mesmo de estrear eu já tinha gostado.
“Pam & Tommy”, em cartaz no Star+ e, até o presente momento, com quatro episódios já liberados, reconta a história da célebre sex tape de Pamela Anderson e Tommy Lee. Veja bem: não é uma série sobre o relacionamento dos dois, ainda que isto esteja presente. É sobre a sex tape, como ela foi parar na internet, as consequências e por aí vai.
Mas caso você não esteja entendendo nada, vou recapitular…
Pamela Anderson era uma das beldades da década de 1990. Fazia parte da série “SOS Malibu” e era a mulher mais bonita/sexy daquele período. O sonho de consumo de todo adolescente (principalmente os norte-americanos). Tommy Lee era o baterista da banda de rock Motley Crüe. Os dois se conheceram em uma boate e, dias depois, já estavam casados em uma cerimônia improvisada em Cancún.
Eram o casal do momento. Uma espécie de Kanye/Kim Kardashian, guardadas as devidas proporções. Até que um belo dia um carpinteiro, que havia prestado serviços para o casal e despedido sem ser pago, assaltou a mansão em que eles moravam e roubou, entre outras coisas, uma fita de video. Ao reproduzi-la, ele encontrou uma espécie de filme pornô caseiro, feito pelo casal, com cenas bem explícitas, gravadas em uma câmera de video igualmente caseira. Depois de negociar com várias produtoras de filmes adultos, o carpinteiro acabou disponibilizando o video para venda na internet (que, em 1996, estava ainda engatinhando) e o escândalo se consumou.
Como a série ainda está pela metade, não dá pra dizer direito como ela vai tratar o caso. Pelas entrevistas do elenco e do diretor, percebe-se que não haverá um julgamento de Pamela, como aconteceu na vida real. E até dá pra perceber isso nos primeiros episódios. Os homens são os verdadeiros vilões desta história, em todos os sentidos.
Se não fosse por nada mais, valeria a pena assistir a “Pam & Tommy” pela caracterização de Sebastian Stan e Lily James como Tommy Lee e Pamela Anderson. É até difícil acreditar que são os dois atores, tamanha é a perfeição da maquiagem e das próteses colocadas para que eles se pareçam com o casal real - em especial Lily James, que passava quatro horas diárias na maquiagem, antes de filmar. O resultado chega a ser assustador.
“Pam and Tommy” é, além de um retrato nostálgico da década de 1990, uma série que não se leva a sério, a não ser nas questões relacionadas à moralidade do fato: divulgar videos íntimos é crime? Deveria ser? Fere a privacidade?
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
SHINING GIRLS
Saiu o primeiro teaser da série que reúne Elizabeth Moss e Wagner Moura. Estréia na Apple TV+ no final de abril.
JURASSIC WORLD - DOMÍNIO
Chegou o trailer do novo filme da franquia Jurrasic. Com o elenco do primeiro filme, inclusive.
COMERCIAL DA ALEXA - COM COLIN JOST E SCARLETT JOHANSSON
Começam a pipocar os comerciais que serão exibidos no intervalo do Superbowl, no próximo domingo. Como este, divertidíssimo, da Alexa, com o casal Colin Jost e Scarlett Johansson.
COMERCIAL DA LAYS - COM SETH ROGEN E PAUL RUDD
Mais um comercial. Agora, da batata Lays, com Seth Rogen e Paul Rudd.
RUSH - TOM SAWYER COM NANDI BUSHELL
Bateristas, tremei! Nandi Bushell, aquela garota que ficou famosa tocando canções do Foo Fighters e até se apresentando com eles em um show, agora “subiu de nível”, tocando Rush.
THE KARDASDHIANS
Sim, já temos o teaser e a data da estréia da nova série da família mais influenciadora do mundo: 14 de abril.
THE DROPOUT
O Hulu soltou o trailer de “The Dropout”, série que conta a história de Elizabeth Holmes, fundadora e CEO da Theranos. Holmes passou, em pouco tempo, de bilionária mais jovem do país para uma das golpistas mais infames a surgir no Vale do Silício. Estréia em março.
LIGHTYEAR
Tá aí o trailer do filme derivado de “Toy Story” que contará a história do patrulheiro espacial Buzz Lightyear. A produção da Pixar chega aos cinemas em junho deste ano..
SHARON VAN ETTEN - PORTA
Mais uma bela canção de Sharon. Aliás, falar em belas canções dela é quase um pleonasmo. De quebra, uma aula de ioga no video.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: