MALA #85
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
A primeira vez em que o mundo viu o Batman: número 27 da Detective Comics. O resto é história. Leia mais sobre o Batman lá embaixo.
POR AÍ..
O assunto da semana não poderia ser outro: a guerra na Ucrânia e as sanções impostas pelo ocidente, que chegaram também ao mundo do entretenimento. Warner, Sony e Disney pausaram momentaneamente seus lançamentos na Russia, incluindo aí o grande lançamento do ano até agora: “Batman”.
A Netflix também confirmou que não vai mais continuar seu projeto de incluir canais russos em seu serviço de streaming naquele país.
O Youtube retirou de sua grade dois canais russos.
A European Film Academy também retirou a Russia dos European Film Awards.
O Meta também restringiu a presença da mídia governamental russa em suas propriedades (Instagram, Facebook, Whatsapp).
O Green Day cancelou uma turnê em estádios russos. Nick Cave and The Bad Seeds também. Iggy Pop também cancelou um show em um festival por lá.
Já Sean Penn, que estava na Ucrânia filmando um documentário sobre a guerra foi obrigado a caminhar até a fronteira com a Polônia para sair do país.
E no último domingo aconteceu o SAG Awards, prêmio entregue pelo sindicato dos atores de Hollywood. Nas categorias de cinema, a maior surpresa foi “No Ritmo do Coração” , que ficou com o prêmio de Melhor Elenco (no SAG, o prêmio é entregue apenas para os atores). Já nas categorias de séries, as surpresas foram os prêmios de interpretação para Jung Ho-yeon e Lee Jung-jae, de “Round 6”. Confira a lista completa dos premiados aqui.
O Hollywood Critics Association Awards anunciou seus prêmios. “No Ritmo do Coração” ganhou o prêmio de Melhor Filme. Jane Campion e Denis Villeneuve empataram em Melhor Direção.
Falando no filme dirigido por Campion, parece que o ator Sam Elliott não gostou muito da maneira com que os cowboys são representados nele e levou a coisa toda pro pessoal.
A AMC aumentou o preço dos ingressos para ver “Batman” nos cinemas da sua rede, nos Estados Unidos.
Falando em “Batman”, será que ele já é o primeiro concorrente ao Oscar 2023?
Ainda o morcegão: Matt Reeves, o diretor do filme, disse o motivo pelo qual não faz filmes para a Marvel. E o motivo é bem o que já imaginávamos rolar lá dentro.
Prometo que é a última sobre o Batman (lá embaixo tem a minha crítica do filme. Leia e comente.): um ranking dos vilões batmanianos nos cinema.
Vou quebrar a promessa porque essa é boa demais: os cinco momentos mais impagáveis da série "Batman” da década de 1960.
Falando em Oscar, quais os filmes que estão na liderança na votação popular promovida pelo evento no Twitter?
É oficial: “Euphoria” é a segunda série mais vista da história da HBO, atrás apenas de “Game of Thrones”.
Larry David adiou a estréia do documentário sobre sua vida que estrearia no último dia 01 na HBO.
Que tal um ranking com os melhores Dracula da história?
Será que Patric Stewart realmente confirmou que estará reprisando seu papel de Professor Xavier em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"?
Será que Barbie Ferreira e Sydney Sweeney realmente fizeram testes para interpretarem Madonna na cinebiografia da cantora?
Steven Spielberg está desenvolvendo um filme baseado no mesmo personagem interpretado por Steve McQueen em “Bullitt”.
Mais um roubo no set de uma produção da Netflix. Agora foi “Lupin”.
Lindsey Lohan. Lembra dela? Pois fechou acordo para estrelar dois filmes na Netflix.
A nova série de Phoebe Waller-Bridge para a Amazon já está em produção.
Pamela Anderson vai ser tema de um documentário na Netflix em que contará sua versão de toda a história e mostrará como é uma sobrevivente, e não uma vítima.
Marilyn Manson está processando Evan Rachel Wood em função das múltiplas alegações de assédio sexual sofrido por ela, que tem vindo à tona recentemente.
Mick Jagger e Questlove produzem “James Brown: Say It Loud”, documentário em quatro partes que estréia no ano que vem no canal A&E
A HBO confirmou que Jennifer Coolidge será a protagonista da segunda temporada de “The White Lotus”.
“The Afterparty” foi renovada para a segunda temporada. Tiffany Haddish deve voltar.
Um prédio, que serviu de locação para séries como “Downton Abbey” e “Peaky Blinders” pegou fogo na Inglaterra.
Fim do mistério: as séries “Demolidor”, “Jessica Jones”, Punho de Ferro”, “Justiceiro”, “Luke Cage” e “Os Defensores”, que deixaram a Netflix no fim de fevereiro, já estão no Disney+. E o que será que isso significa para o Universo Cinematográfico da Marvel?
Mais um single de The Weeknd ganhou o Global Digital Single Awards: “Save Your Tears”.
A trilha sonora de “Encanto” emplacou a sétima semana consecutiva no topo da parada da Billboard.
Aqui estão os vencedores do 19o. Korean Music Awards.
Phoebe Bridgers cancelou sua turnê latinoamericana, incluindo aí sua aparição no Lollapalooza Brasil. Pena. Era das poucas artistas que me levaria até aquele autódromo.
A coletânea “1”, dos Beatles, vai ser remasterizada por Giles Martin utilizando a tecnologia spatial audio.
Dee Snider autorizou e incentivou o uso de sua “We're Not Gonna Take It” pelas tropas ucranianas.
E a dica de David Crosby para os jovens músicos? “Não seja um músico”. Curto e grosso.
O lendário Dave Lombardo (Slayer) é o novo baterista do Testament.
Mais um catálogo vendido: Neil Diamond.
O que aconteceu com a irmã da Barbie, Kelly?
DICA DA SEMANA
“O melhor Batman de todos os tempos”
“Finalmente, esta versão do Batman no cinema.”
“Esqueça tudo o que você viu deste personagem antes.”
É provável que você já esteja lendo frases como estas por aí afora a esta altura do campeonato. “Batman”, ou “The Batman”, no original, já está entre nós, nas melhores salas de cinema da sua cidade, e não é exagero dizer que (quase) todas estas frases aí em cima estão corretas.
“The Batman” tem pelo menos dois grandes acertos. O primeiro é levar para a telona a tal versão detetive do personagem. Aquele que apareceu na revista “Detective Comics” em 1939 e, de certa forma, aquele que foi levado para a telinha na famigerada série da década de 1960 com Adam West. Mas as semelhanças entre aquele e este Batman param por aí.
O Batman de Matt Reeves, diretor e autor do roteiro do filme, ao lado de Peter Craig, é o mais atormentado de todos os que vimos até então na telona e o mais cerebral. Aqui, o personagem usa e abusa de seu intelecto para desvendar os enigmas propostos pelo Charada (o excepcional Paul Dano) em meio a uma série de assassinatos promovidos pelo vilão. Pouco a pouco vamos descobrindo uma trama que envolve tráfico de drogas, políticos e a luta para uma Gotham City mais digna, ainda que muitos queiram apenas sua destruição.
Para tal, ele utiliza não somente de seu intelecto mas de sua força e aparatos especiais (bem menos tecnológicos do que em outras encarnações do personagem), além da ajuda preciosa de Jim Gordon (Jeffrey Wright), o único policial a acreditar e incentivar sua busca por…..vingança. Sim, porque Batman é vingança até mesmo no nome que ele utiliza para se apresentar. Ainda que todos os personagens do filme estejam imbuídos do mesmo sentimento
E aí, ao longo de três horas de duração, a trama vai se desenrolando e talvez esteja aí seu grande problema, misturado ao segundo grande acerto. “The Batman” não gasta tempo apresentando o personagem nem contando sua origem. Já parte do pressuposto que todos já estamos familiarizado com ele e isso é um senhor acerto. Ao mesmo tempo, as três horas de duração deixam a trama com muitas pontas soltas (proposital?), fazendo, em muitos momentos, com que nós nos percamos.
Por fim, o elenco. Talvez o melhor já reunido em um filme de heróis. Além de Dano e Wright, temos Zoe Kravitz fazendo uma Selena Kyle/Mulher Gato impecável e com a dose de sensualidade na medida certa, Andy Serkis fazendo um Alfred com sentimentos, como poucas vezes vimos na telona; Colin Farrell irreconhecível (para o bem) como o Pinguim, John Turturro sendo o John Turturro de sempre - marcante e competente - e, claro, Robert Pattinson que, pra falar bem a verdade, me convenceu muito mais com o uniforme do que como Bruce Wayne. Pattinson, um ótimo ator, parece não saber como mostrar a tormenta que é o cérebro do bilionário, mas quando entra no icônico uniforme, encontra o tom mais do que correto. E como o filme é dele, do Batman, tá tudo certo.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS SEGREDOS DE DUMBLEDORE - TRAILER 2
Saiu o segundo trailer deste filme e, com ele, a primeira cena de Maria Fernanda Cândido na franquia.
LABIRYNTH FEAT. ZENDAYA - I'M SO TIRED
A música, uma parceria do compositor e da atriz, foi apresentada pela primeira vez no episódio 4 da segunda temporada de “Euphoria” e ganhou um lançamento agora.
NOBODY LIKE YOU
A Disney divulgou esta música, escrita por Billie Eilish e FINNEAS, que estará em “Turning Red”, sua nova animação. A música é cantada por uma boy band fictícia chamada 4 Town.
BULLET TRAIN
Brad Pitt + Sandra Bullock + ação + direção de David Leitch (“Atômica”, “Deadpool 2”) = este trailer divulgado pela Sony.
SMASH MOUTH - NEVER GONNA GIVE YOU UP
O Smash Mouth demitiu o cantor Steve Harvell depois que ele xingou a platéia em um festival, contratou outro - Zach Goode - e o apresentou com essa cover de Rick Astley. Nada pode ser mais anos 90 do que este texto que eu acabei de escrever.
BIG THIEF - SIMULATION SWARM
A banda passou pelo talk show do Stephen Colbert e mostrou a excelente “Simulation Swarm”, do também excelente “Dragon New Warm Mountain I Believe In You”.
HAIM - LOST TRACK
Aqui temos mais um clipe das irmãs Haim dirigido por Paul Thomas Anderson.
BELLE AND SEBASTIAN - UNNECESSARY DRAMA
Aqui o primeiro single de “A Bit of Previous”, primeiro álbum dos escoceses em sete anos.
JACK WHITE - HI-DE-HO (FEAT. Q-TIP)
Jack White vai lançar dois discos este ano. E já liberou uma faixa de cada um deles. Esta aí vai figurar em “Fear of the Dawn”, que sai em abril. Além dele, em julho sai “Entering Heaven Alive”.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: