MALA #86
Antes de começar….
SUBSTACK PARA IPHONE.
Você tem um Iphone? Então faça o download do app da Substack para você ler a MALA no seu aparelho.
Por enquanto só para iOS. Se você não tem um Iphone, clique aqui para entrar na lista e ser avisado quando o app Android chegar.
AGORA SIM….
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Debbie Harry (Blondie), Joey Ramone e….uma prancha de surfe. Ah, os loucos anos 80….
POR AÍ..
“Batman” estreou forte nas bilheterias norte-americanas, superando as expectativas da Warner.
Enquanto isso, a série spinoff do morcegão, que seria sobre o departamento de polícia de Gotham City foi cancelada e agora surge uma outra focada no Asilo Arkham.
E que tal rankearmos os Bat-filmes?
“A Filha Perdida” e “Reservation Dogs” foram os grandes vencedores do Spirit Independent Awards deste ano, dedicado a produções independentes.
Alguns festivais europeus estão reagindo à invasão da Ucrânia pela Rússia de uma forma interessante: promovendo filmes ucranianos.
Mais gente protestando contra a decisão da Academia de retirar algumas categorias da transmissão ao vivo do Oscar: James Cameron, John Williams e Kathleen Kennedy.
A Warner mudou as datas de estréia de alguns de seus filmes. “Aquaman 2” e “The Flash”, por exemplo, foram pra 2023.
Bruna Marquezine estará no elenco do filme “Besouro Verde”, da Warner/DC.
Vem aí mais um filme da franquia “Alien”, dirigido por Fede Alvarez e produzido por Ridley Scott.
Florence Pugh em “Duna: Parte 2”?
“Moonfall” está caminhando a passos largos para ser um dos filmes mais flopados da história. O que deu errado?
O Disney+ vai ganhar uma modalidade mais barata e com anúncios ainda este ano.
Uma experiência imersiva envolvendo os Guardiões da Galáxia vai chegar a Londres em agosto.
Vem aí um reboot de “Contratempos”, ou “Quantum Leap”.
E esse encontro? Emerald Fennell, que interpreta Camila Parker Bowles em “The Crown” e a Camila da vida real.
Barbie Ferreira desmentiu os rumores de que havia ficado descontente com os rumos de sua personagem em “Euphoria” e por isso Kat teria tido uma participação menos na segunda temporada.
Zöe Kravitz disse que sentiu um certo desconforto em determinados momentos durante as filmagens de “Big Little Lies” por estar em um ambiente branco.
Benedict Cumberbatch também veio em defesa de “Ataque dos Cães” depois das críticas de Sam Elliott.
Acreditem: vem aí mais um spinoff de “The Walking Dead” focado nos personagens Meggie e Negan.
A série de animação “The Boys: Diabolical” se conecta com a terceira temporada da série live action que estréia ainda este ano. Quer saber como? Clique aqui. (ATENÇÃO: SPOILERS)
“Eu Nunca…” foi renovada para a quarta temporada na Netflix.
Pamela Anderson vai estrear na Broadway em “Chicago”.
O Academy of Country Music Awards aconteceu no último fim de semana e premiou os astros do country norte-americano. Miranda Lambert e Chris Stapleton estão entre os vencedores.
“Envolver”, de Anitta, está subindo na parada global do Spotify graças à sua dança que viralizou no TikTok.
Dua Lipa está enfrentando não um, mas dois processos de plágio por sua “Levitation”.
Mandy Moore, que está nos finalmentes da série “This Is Us” já anunciou um novo álbum: “In Real Life” e uma turnê para este ano.
Os anos 80 e os 90 estão de volta: Avril Lavigne e Tears for Fears estrearam na parada da Billboard no Top 10 com seus novos discos.
O Pitchfork Music Festival deste ano anunciou seu lineup, com direito a Spiritualized, The National, The Roots e a sensação Mitski.
Mais um catálogo adquirido pelo fundo Hipgnosis: Leonard Cohen.
O MC5 (Sim, o MC5!) anunciou novo álbum e uma turnê. O álbum é o primeiro em 51 anos (!)
Eminem é agora o artista com o maior numero de singles de ouro e platina na história.
Grace Franklin, neta de Aretha Franklin, não passou nas audições do American Idol.
Atenção fãs do BTS que pretendem ir aos shows do grupo na Coréia do Sul esta semana: vocês não poderão aplaudir nem gritar.
O novo livro de Bob Dylan - o primeiro desde “Crônicas”, de 2005 - será uma coletânea de mais de 60 ensaios escritos por ele sobre músicas de outras pessoas.
“O Alquimista”, de Paulo Coelho, é agora um dos dez livros mais traduzidos do mundo. Detalhe: Paulo é o único autor vivo da lista.
DICA DA SEMANA
Em primeiro lugar, uma ressalva: “Amor, Sublime Amor”, disponível no Disney+, é um musical. Daqueles baseados em musicais da Broadway. Portanto, todo mundo canta no filme e os personagens saem cantando do nada pela rua afora. Se você não gosta deste tipo de filme, então nem perca seu tempo apertando o play. Mas saiba que você estará perdendo um dos melhores musicais dos últimos tempos.
Quando li a notícia que Steven Spielberg estava refilmando “Amor, Sublime Amor”, fiquei com um pé atrás. Spielberg nunca tinha feito um musical (sem contar a abertura de “Indiana Jones e o Templo da Perdição”) e eu não conseguir enxergá-lo como tal. Acontece que um cara como ele não se torna um dos maiores diretores da história em vão. Uma das características que melhor definem Spielberg é sua versatilidade.
E uma história já contada e recontada nos palcos da Broadway e na primeira versão para o cinema, de 1936, dirigida por Robert Wise e Jerome Robbins, só conseguiria mostrar algo de novo nas mãos de um grande diretor. Assim, “Amor, Sublime Amor” é um deslumbrante exercício de direção, em que as sequências musicais são reinventadas e traduzidas para os nossos tempos sem que a essência da história e das canções originais fiquem perdidas.
A trama do filme gira em torno de um amor à primeira vista, entre o jovem Tony (Ansel Elgort) e Maria (Rachel Zegler), que se encontram pela primeira vez em um baile do ensino médio em 1957, na cidade de Nova York. Seu romance florescente ajuda a alimentar o fogo entre duas gangues rivais que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.
No “Amor, Sublime Amor” de Spielberg existem duas diferenças primordiais em relação ao anterior: em primeiro lugar, o elenco coeso. Não existe um ou outro atores que se destacam. Talvez Ariana DeBose tenha conseguido furar este “bloqueio" e ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante deste ano, mas esta não é a intenção do diretor. Para que as sequências musicais magistralmente dirigidas por ele funcionem, é preciso que nossos olhares estejam à disposição de todo o elenco, e não somente de uma ou outra pessoas.
Além disso, a questão racial ganhou um contorno ainda maior nesta versão e acredito que este tema tenha sido o que motivou Spielberg a fazer esta refilmagem. Ao atualizar esta questão para os nossos tempos, o diretor não só mostra que ela já estava presente no original como era uma questão importante na década de 1930 e ainda é nos nossos dias. Infelizmente, o mundo mudou muito pouco neste sentido. Vide o final da história, um tanto quanto pessimista.
Ainda assim, “Amor, Sublime Amor” é entretenimento de primeira, mas que também nos faz pensar em que mundo estamos e queremos para o futuro.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
OBI-WAN KENOBI
Chegou o teaser da série que traz de volta Ewan McGregor ao papel do velho Obi-Wan. Estréia em maio no Disney+.
BETTER CALL SAUL - 6a TEMPORADA
E saiu finalmente o trailer da temporada final de uma das séries mais incríveis da Netflix.
BRIDGERTON - 2a TEMPORADA
Temos também o trailer da esperadíssima segunda temporada da série, um dos maiores sucessos da história da Netflix.
SLOW HORSES
A Apple divulgou o trailer desta série, com Gary Oldman e Kristin Scott Thomas no elenco. Estréia em abril.
TONY HAWK: UNTIL THE WHEELS FALL OFF
A HBO divulgou o trailer deste doc sobre o skatista Tony Hawk. Estréia no dia 5 de abril.
DAVID BYRNE, MITSKI E SON LUX - THIS IS A LIFE
Esta música estará na trilha do filme “Everything Everywhere All at Once”, toda feita pelo Son Lux com participações mais do que especiais.
FINNEAS - FLUME
O cantor, compositor, produtor premiado e irmão de Billie Eilish, gravou uma sessão para o Spotify e incluiu uma bela versão de “Flume”, de Bon Iver.
FATHER JOHN MISTY - GOODBYE MR. BLUE
O cantor e compositor liberou esta bela canção, que fará parte de “Chloë and The Next 20th Century”, seu próximo disco, que sai no dia 8 de abril.
UPLOAD - 2a TEMPORADA
A série de ficção distópica do Prime Video ganhou um trailer de sua segunda temporada.
RED HOT CHILI PEPPERS - POSTER CHILD
Mais uma boa canção da banda, que está prestes a lançar seu novo álbum, “Unlimited Love”.
THE BLACK KEYS - WILD CHILD
A dupla anunciou um novo álbum, “Dropout Boogie”, com lançamento previsto para maio, e soltou este single.
PODCAST “CINEMA ETC”
No episódio desta semana de CINEMA, ETC temos uma grande novidade: voltamos a ser um quarteto.
Paulo Azevedo é ator, apresentador, jornalista, responsável pelo podcast Almasculina e a partir de agora passa a integram também o CINEMA, ETC trazendo uma visão "de membro do SATED-MG", como ele mesmo gosta de dizer.
E Paulo estréia falando sobre "Licorice Pizza", o mais recente trabalho do diretor Paul Thomas Anderson, indicado ao Oscar de Melhor Filme, Direção e Roteiro. O filme conta a história de dois jovens descobrindo o amor na California dos anos 1970.
Mas antes de chegarmos lá, damos uma passadinha no Oscar e nos prêmio do SAG, o Sindicato dos Atores de Hollywood. Este sim, uma prévia do Oscar.
Tudo isso sem esquecer do nosso quadro "O Último Filme Que Você Viu".
Ouça:
E depois curta, compartilhe e comente.
Fale com a gente, através do direct, comentários e tudo mais no instagram @podcastcinemaetc ou no facebook.com/podcastcinemaetc. Se preferir, pode também usar o bom e velho email podcastcinemaetc@gmail.com
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo/Almasculina, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: