MALA #87
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Uma foto dos bastidores das filmagens de “Spartacus”, de Stanley Kubrick. Reza a lenda que Kubrick, mais do que perfeccionista, mandou numerar um por um os figurantes e, do alto de uma montanha, munido de um megafone, os posicionou um por um, levando horas nesse processo. “Você aí, 224, 10cm para a direita….”, “163, vire a cabeça para sua esquerda 32 graus…” e por aí vai.
POR AÍ..
“Ataque dos Cães” e “Duna” foram os vencedores do BAFTA (o “Oscar inglês”), entregue no último domingo. O primeiro ficou com o principal troféu da noite e o segundo o maior premiado, com cinco troféus. Confira a lista completa de vencedores aqui
No mesmo domingo também aconteceu o Critics Choice Awards, prêmio entregue pela Associação de Críticos dos Estados Unidos. Sem muitas surpresas, “Ataque dos Cães” foi novamente o grande vencedor da noite e pavimentou sua estrada rumo ao primeiro Oscar de Melhor Filme para a Netflix. Confira a lista completa de vencedores aqui.
O engajamento da cerimônia do Critics no Twitter foi gigantesco.
E um comentário de Jane Campion envolvendo Serena e Venus Williams durante seu discurso no Critics ocasionou um pedido de desculpas da diretora no dia seguinte.
Apesar de “Ataque dos Cães” ter dominado o fim de semana de premiações e já ser considerado favorito ao Oscar de Melhor Filme, pode ser que a resposta definitiva para este prêmio em específico esteja nos troféus de roteiro.
Já que falamos em Oscar, aqui está uma lista de 31 atores que já deveriam ter tido uma indicação ao prêmio em algum ponto de suas carreiras.
O cabelo de Halle Berry na cerimônia do Critics suscitou comentários de que ela poderia estar voltando à personagem Tempestade para algum filme da Marvel.
O Festival de Berlim entrou na polêmica sobre boicotar ou não produtos culturais da Rússia. Para eles, a guerra é condenável mas não concordam com o boicote a filmes e demais produtos culturais que venham do país.
Uma crítica do filme “Red: Crescer é uma Fera” foi considerada sexista e racista e provocou a ira de produtores e parte do elenco, que saiu em defesa da obra da Pixar/Disney. Leia mais sobre o filme lá embaixo.
“Elvis”, de Baz Luhrmann, vai ter sua estréia mundial no Festival de Cannes deste ano.
Segundo Denis Villeneuve, o roteiro de “Duna: Parte 2” está pronto e o filme terá mais cenas filmadas em IMAX.
Nicolas Cage como um vilão no próximo “Batman”? Queremos!
O set da versão live action de “Branca de Neve” pegou fogo em Londres. Não tá nada fácil para os estúdios londrinos nos últimos tempos….
“Downton Abbey” vai lançar um podcast focado nos episódios da série para que você possa reassisti-los com comentários.
Anna Sorokin (ou Anna Delvey), a personagem que inspirou a série “Inventing Anna”, vai ser deportada para a Alemanha.
Uma coisa já sabemos sobre “Obi Wan Kenobi”, a série: Darth Maul não estará nela. Mas esteve.
Vem aí uma série “Kung Fu Panda” na Netflix. Jack Black estará de volta ao papel principal.
Os 25 anos de “South Park” serão celebrados neste fim de semana com um show no mitico Red Rocks Amphitheater, no estado do Colorado. Primus e Ween vão se apresentar.
O HBO Max vai se fundir com o Discovery Plus em um só app/conglomerado. Periga ser a plataforma com o maior volume de conteúdo.
E finalmente, a compra da MGM pela Amazon foi aprovada pelos órgãos norte-americanos. Valor total: 8.5 bilhões de dólares.
E vem aí a turnê européia que celebra os 60 anos dos Rolling Stones. E pode ser que o Brasil esteja nessa rota mais para o fim do ano……
BTS, Brandi Carlile, Billie Eilish, Lil Nas X com Jack Harlow, e Olivia Rodrigo. Estes são os primeiros shows confirmados no Grammy deste ano.
Apesar de “We Don't Talk About Bruno” não ter sido a representante do filme “Encanto” no Oscar, a Academia anunciou que a música estará na cerimônia sob a forma de uma performance especial. Tudo pra arregimentar mais um pouco de audiência.
Adivinha se “Something In The Way”, do Nirvana, subiu nas paradas depois de ser quase onipresente em “Batman”?
Jack White agora quer que os grandes conglomerados de música construam suas próprias fábricas de vinil.
Mais Jack White: sua Third Man Records vai lançar em breve, “Camille”, lendário disco de Prince engavetado por seu autor na década de 1980.
Alex Lifeson, guitarrista do Rush, vai leiloar mais de 100 itens de sua coleção, incluindo aí algumas guitarras icônicas.
Já imaginaram se o substituto de David Lee Roth no Van Halen lá na década de 1980 tivesse sido Daryl Hall?
Dolly Parton retirou seu nome das indicações ao Rock and Roll Hall of Fame deste ano por achar que não merece tal mérito.
Não seja por isso, Dolly: Steve Albini já se ofereceu para produzir seu disco de rock. Confesso que queria ver isso acontecer.
Treta: Aimee Mann disse que o Steely Dan cancelou a participação dela na turnê da banda porque “parece que eles pensaram que o público deles não gostaria de uma cantautora”.
Um mega tributo a Joni Mitchell vai reunir Beck, Sara Bareilles, Brandi Carlisle, Black Pumas, Leon Bridges, Chaka Khan, Billy Porter e Stephen Stills, entre outros, no dia 1 de abril.
A exibição nos cinemas de um dos shows da atual turnê do BTS na Coréia do Sul rendeu 32 milhões de dólares em bilheteria.
Acredite: as vendas de CDs aumentaram no ano passado depois de duas décadas de queda.
O Spotify comprou os naming right do estádio do Barcelona, que será rebatizado de “Spotify Camp Nou”.
O Instagram agora tem uma conta no TikTok. E ele está promovendo o Reels por lá….
Sabe aquela conta da Netflix que você divide com sua mãe em outra cidade? Pode ser que você tenha que pagar mais por ela.
DICA DA SEMANA
Se você pegar a lista de filmes de animação premiados com o Oscar nos últimos 20 anos, verá que praticamente todos foram produzidos pela Pixar/Disney. A empresa de animação, que causou furor quando apresentou “Toy Story” para o mundo e, de certa forma, mudou este mercado, é um sinônimo de qualidade e garantia de bons filmes. Ou pelo menos era.
Nos últimos anos, a Pixar vem experimentando alguns fracassos, mesmo que estes não sejam propriamente fracassos de bilheteria, mas de idéias. Por conta das críticas direcionadas à criatividade destes filmes, a empresa precisou se movimentar e abrir um pouco mais seu espectro, saindo um pouco das amarras da Disney e propondo temas que façam os espectadores pensarem. “Luca” e “Soul” são dois ótimos exemplos disso.
“Red: Crescer é uma Fera” é talvez o passo mais à frente neste processo e, por isso mesmo, tem causado estranheza em parte do público e até mesmo na crítica. Nele, acompanhamos a história de Mei Lee (voz original de Rosalie Chiang), uma garota de 13 anos dividida entre continuar sendo uma filha obediente e o caos da adolescência. Ming (voz original de Sandra Oh), sua mãe superprotetora e um pouco autoritária, nunca está longe dela. E como se as mudanças em seus interesses, relações e em seu corpo não bastassem, sempre que passa por fortes emoções – o que acontece praticamente sempre – ela se transforma em um panda vermelho gigante.
Não é muito difícil entender do que se trata o filme: da adolescência, puberdade e das mudanças que esta fase traz ao corpo e à mente das meninas. E por tratar abertamente deste assunto, “Red: Crescer é uma Fera” já ganha inúmeros pontos. Entretanto, um detalhe desta abordagem é que tem colocado o filme na ordem do dia: pela primeira vez, um filme de animação, teoricamente voltado para crianças e pré-adolescentes, fala abertamente de menstruação e de como as mães e filhas devem tratar deste assunto.
Pode parecer pouco, mas não é. Não para um filme da Pixar. A estranheza que ele tem causado mostra exatamente isso. Ainda é um tema tabu, em especial se colocado em um filme cujo público alvo é (teoricamente) as crianças. Por isso mesmo, “Red: Crescer é uma Fera” merece ser conhecido. Se não por isso, que seja pela ótima música de Finneas e Billie Eilish, emulando uma boy band, venerada pelas adolescentes do filme.
Em exibição no Disney+.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
SONIC 2
Chegou o trailer de “Sonic 2”. James Marsden e Jim Carrey estão no elenco. Estréia no dia 8 de abril.
THE UMBRELLA ACADEMY - TERCEIRA TEMPORADA
Um teaser divulgado durante o SXSW deu pistas da nova temporada da série bem como a data de sua estréia.
ARCADE FIRE - THE LIGHTNING I, II
Nova da banda canadense, que anunciou o lançamento de “WE”, seu novo disco, para 6 de maio.
THE KARDASHIANS
Agora é pra valer! Saiu o primeiro trailer da nova série das Kardashians, em sua nova casa (Hulu).
THE BOYS - TERCEIRA TEMPORADA
Agora sim saiu o trailer da terceira temporada de um dos maiores sucessos da Amazon Prime Video.
MS. MARVEL
Temos também o trailer de mais uma série da Marvel na Disney+. E parece ser diferente de tudo o que vimos até agora no MCU.
GATO DE BOTAS 2
Desnecessário apresentar este personagem, certo? Antonio Banderas está de volta ao personagem neste longa que também inclui vozes de Salma Hayek, Florence Pugh, Olivia Colman e Wagner Moura.
TOKYO VICE
Ansel Elgort estrela esta série ambientada no Japão. Michael Mann é o produtor executivo. Estréia em 7 de abril.
THE PENTAVERATE
Mike Myers está de volta à velha prática de interpretar vários personagens em uma mesma produção. Desta vez, nesta série da Netflix que fala sobre uma sociedade secreta.
WE OWN THIS CITY
Por fim, David Simon anunciou esta nova série na HBO. Para quem não sabe, Simon é o autor de uma das melhores séries da história, “The Wire”.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: