MALA #90
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
AVISO
Na semana que vem não tem edição inédita da MALA. É Semana Santa e eu vou tirar uns diazinhos pra descansar. Mas você pode aproveitar e convidar os amigos para assinarem esta newsletter. Pra quando eu voltar, ficar feliz com a avalanche de novas assinaturas. Me faça feliz!
IMAGEM DA SEMANA
Audrey Hepburn fazendo teste de cabelo para o filme “Bonequinha de Luxo”.
POR AÍ..
E a temporada de premiações encerrou com o Grammy, no último domingo. Aqui tem a lista completa dos vencedores. Olivia Rodrigo, Silk Sonic e Jon Batiste estão entre os artistas que saíram da cerimônia felizes.
A audiência da cerimônia foi quase igual à do ano passado, mas ela dominou as conversas do Twitter. Entretanto, é impressionante como o Oscar ainda serve de combustível para as redes sociais.
Sim, Olivia Rodrigo quebrou um de seus Grammys no backstage.
E se você é um dos que assistiu à cerimônia, viu Jon Batiste ganhar vários troféus, mas nunca tinha ouvido falar dele, não tema: eu te ajudo.
Ainda Oscar: Amy Schumer revelou a piada sobre o acidente com Alec Baldwin que foi vetada pela produção.
Efeitos pós-Oscar: a Netflix pausou o desenvolvimento do novo filme de Will Smith na plataforma.
Aliás, falando nisso, a Academia antecipou para hoje a reunião que decidirá sobre o futuro de Smith. Enquanto isso, que tal relembrar outros casos de punições?
Já temos data para o Emmy 2022.
Seria possível um quarto filme do “Homem-Aranha” com Tobey Maguire? Sam Raimi falou sobre isso.
Os projetos de Ezra Miller, o intérprete do Flash, na Warner, foram colocados em modo pause, depois de sua prisão na semana passada no Havaí.
Falando em Netflix, a segunda temporada de “Bridgerton” quebrou o récorde de exibições na plataforma na primeira semana do lançamento. Para séries em lingua inglesa, porque o récorde global continua com “Round 6”.
Vem aí uma série spinoff de “Orphan Black”.
E John Oliver detonou a opinião de O.J. Simpson sobre o “slap”.
Alexander Skarsgard disse em uma entrevista que ser colocado em listas de homens mais sexy do mundo não é necessariamente uma boa coisa. Alguns bons papéis nem são oferecidos para ele. Então tá.
O diretor iraniano Asghar Farhadi foi considerado culpado em um caso de plágio movido por um ex-estudante seu, que alegou que o filme “Um Herói” é baseado em um documentário dirigido por ele.
Harrison Ford e Jason Segel vão estrelar uma série para a Apple TV+ dos mesmos criadores de “Ted Lasso”.
Jason Momoa vai escrever e estrelar uma nova série sobre a colonização do Havaí para a Apple TV+.
O diretor de “Round 6” já tem um novo projeto: um filme baseado em um romance de Umberto Eco.
Todo o elenco de “Star Trek: A Nova Geração” estará na terceira temporada de “Star Trek: Picard”.
“Batman Unburied”, o primeiro podcast oficial do Morcegão no Spotify já tem data para estrear.
Existem duas séries sobre Sherlock Holmes sendo feitas para a HBO Max. Ambas com produção de Robert Downey Jr.
A última temporada de “Better Call Saul” ainda nem estreou mas Bob Odenkirk já está bookado para uma nova série.
“Severance”, da Apple TV+, também conhecida como “a melhor série da atualidade”, foi renovada para a segunda temporada.
O filme sobre Marilyn Monroe estrelado por Ana de Armas vai ser o primeiro original Netflix com classificação NC-17, que lá fora significa “proibido para menores”.
Aliás, aqui neste link tem um guia completo de quais séries foram canceladas e quais foram renovadas para a temporada 2022-2023.
Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon trocaram de programa na tv americana por uma noite, no dia 1 de abril, e contam aqui os bastidores da troca, mantida em segredo por eles até mesmo para pessoas de seus círculos íntimos.
Sean Penn apareceu na mesma noite em dois canais norte-americanos de notícia (MSNBC e Fox News) para falar sobre a Ucrânia. E não poupou o apresentador Sean Hannity
Na próxima semana, a ação de difamação movida por Johnny Depp contra sua ex, Amber Heard, vai a julgamento, com direito a James Franco e Elon Musk entre as testemunhas. E para quem não puder estar lá no tribunal (muita gente), o canal Court TV anunciou que vai transmitir tudo!
Porque a turnê do Red Hot Chili Peppers, que começa em junho, é o grande evento do ano em cima dos palcos.
O show de Joss Stone no Rock In Rio foi cancelado. Em seu lugar, foi escalada Jessie J. Até aí, normal, acontece. Só que Stone foi às redes sociais para pedir desculpas e dizer que tudo não passou de um mal entendido e uma falha na comunicação com seu empresário.
Ed Sheeran ganhou um processo de acusação de plágio que estava sendo movido contra ele. E aproveitou o momento para falar sobre este, que é um dos maiores tabus na música: afinal, nada se cria e tudo se copia?
A fundação All Within My Hands, gerida pelo Metallica, doou 500 mil dólares para ajudar a alimentar os refugiados da guerra na Ucrânia.
As apresentações do Grammy 2022 rankeadas.
Será que os meninos do BTS vão mesmo ter que servir exército?
“Envolver”, de Anitta, continua a subir nas paradas. Agora chegou no 5o lugar do Global 200 da Billboard, que contabiliza audições em todos os países, exceto os Estados Unidos.
Kanye West cancelou sua participação no festival Coachella. Swedish House Mafia e The Weeknd vão substitui-lo.
Falando em (Kan)Ye, ele, Jay-Z e Rihanna estão na lista de bilionários da Forbes. Aliás, Rihanna é a mulher mais rica do mundo da música.
Estará no Hemisfério Norte nos próximos meses? Então se liga porque aqui tem um guia das 77 turnês que você não pode deixar de ver.
Que tal essa relíquia? Um video de Prince aos 11 anos de idade foi encontrado por uma emissora de tv de Minneapolis.
O Portishead vai se apresentar ao vivo pela primeira vez em sete anos em um evento em prol da Ucrânia. E o melhor é que será transmitido ao vivo.
Eloy Casagrande, baterista do Sepultura, quebrou uma perna em um show. será substituído por Bruno Valverde, baterista do Angra, em algumas datas.
Apesar de ser uma das pessoas mais seguidas do planeta, Selena Gomez disse que está fora da internet a 4 anos.
Irvine Welsh, autor de “Trainspotting”, ficou p. da vida com a apropriação feita pelo Partido Conservador da Escócia do clássico poster do filme e do texto de abertura de sua obra (aquele “Choose life”, lembra?)
A ESPN está entrando no mercado de NFT através de uma parceria com Tom Brady.
DICA DA SEMANA
Quando “Renascendo das Cinzas” (Phoenix Rising) estreou no festival de Sundance deste ano, a reação foi imediata. Porque apesar de termos ouvido parte da história ao longo dos últimos anos, não tínhamos o panorama completo do que realmente aconteceu. Por mil motivos, mas o principal é que a própria personagem principal do documentário - a atriz Evan Rachel Wood - evitou, durante muito tempo, dar nome aos bois.
“Renascendo das Cinzas” é, em suma, o relato dos muitos abusos cometidos por Brian Warner, também conhecido pelo nome artístico de Marilyn Manson, em Evan Rachel Wood (e em várias outras namoradas, casos e até mesmo secretárias particulares). Durante anos, os dois mantiveram um relacionamento abusivo, que começou quando Wood tinha apenas 18 anos de idade e Warner, 37.
Se aproveitando de uma condição psicológica frágil, Warner (não vou chamá-lo pelo nome artístico aqui) a estuprou, torturou, abusou física e psicologicamente dela, a manteve prisioneira e cometeu muitas outras atrocidades, que são relatadas por ela de uma forma tão chocante que é impossível assistir a este doc e não ter uma reação de repulsa.
Entretanto, o doc não para por aí. Wood se transformou em uma ativista pelos direitos das mulheres, em especial pelo direito de denunciarem seus abusadores anos depois de se desvencilharem deles (as leis na California diziam que estes crimes prescreveriam se não fossem denunciados em até 3 anos dos atos).
Chocante, revoltante e dilacerante, “Renascendo das Cinzas” é um relato impressionante de abuso, que não deixa pedra sobre pedra e nos faz querer, no mínimo, abraçar Evan Rachel Wood. E duvido você assistir ao doc e não odiar Brian Warner ao final. Eu fiz a minha parte: joguei o único disco que tinha dele no lixo.
Disponível no HBO Max, em duas partes.
COTAÇÃO: ****
E MAIS…
THE FLIGHT ATTENDANT- 2a TEMPORADA
Saiu o trailer da segunda temporada da série da HBO Max com Kaley Cuoco.
PINK FLOYD - HEY HEY RISE UP
Senhoras e senhores, com vocês, a primeira canção inédita do Pink Floyd em 28 anos. Na real, David Gilmour e Nick Mason com uma introdução feita por Andriy Khlyvnyuk (da banda ucraniana Boombox).
NANDI BUSHELL - MR. P.C
Nandi Bushell, aquela garota prodígio, que apareceu tocando bateria em clássicos do rock e até participou de um show do Foo Fighters, ampliou seus horizontes e agora toca vários instrumentos em uma recriação de Mr. P.C, de John Coltrane.
PISTOL
Saiu o trailer da série de Danny Boyle sobre os Sex Pistols.
DR. ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA
Novo trailer do filme da Marvel, que estréia em maio.
THIS MUCH I KNOW TO BE TRUE
Aqui o trailer do novo filme com Nick Cave e Warren Ellis, que mostra o relacionamento dos dois músicos e o processo criativo deles. Nos cinemas em maio.
SUN'S SIGNATURE - GOLDEN AIR
A lendária cantora Elizabeth Fraser (Cocteau Twins) se uniu ao baterista Damon Reece (Massive Attack) e liberaram este single do projeto “Sun's Signature.
TITANIC 666
Não vou dizer nada. Apenas assistam ao trailer e me digam se não é o filme trash do ano.
PODCAST “CINEMA ETC”
O Oscar veio, causou furor e foi embora.
E agora? O que fica?
É isso que vamos tentar entender neste episódio. Qual o futuro da cerimônia enquanto espetáculo televisivo e qual o futuro do próprio cinema, a partir do que vimos neste ano?
Claro que esta é uma discussão longa, mas pelo menos vamos começar aqui, neste episódio.
Mas não paramos por aí. Falamos também de "Drive My Car", o filme japonês de Ryusuke Hamaguchi, que faturou o trofeu de Melhor Filme Internacional.
São tantas leituras a partir deste filme que falamos bastante e não chegamos nem perto de esgotar o assunto.
E ainda tem o quadro "O Último Filme que você viu", que está mais "etc" do que nunca!
Ouça, curta, compartilhe e comente:
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo/Almasculina, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: