MALA #91
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
VEM AÍ….
Novidades na MALA. Aguardem!
IMAGEM DA SEMANA
A atriz Vicky Dougan, que inspirou a personagem Jessica Rabbit, em “Uma Cilada para Roger Rabbit” tinha o apelido de “The Back” em função dos vestidos ousados que usava. Esta foto mostra o porque.
POR AÍ..
A principal notícia da semana no mundo do entretenimento foi a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2022 da Netflix, com perda de assinantes, pela primeira vez em mais de dez anos. E pode estar piorando.
E as ações da empresa despencaram na bolsa.
Já a HBO e HBO Max tiveram um aumento em sua base. Uma coisa está relacionada com a outra? Talvez.
O novo “Animais Fantásticos” estreou em primeiro nas bilheterias norte-americanas, mas é a pior estréia da franquia por lá.
Julia Roberts recusou papéis em comédias românticas durante mais de 20 anos porque os bons roteiros…..bem, eles não existem.
Jason Momoa vai estrelar um filme baseado no game “Minecraft”.
Leslie Grace, a nova Batgirl, disse que a volta de Michael Keaton ao papel de Batman, foi surreal.
Atenção fãs do Aranha: o novo “Aranhaverso” foi adiado para o ano que vem.
O Festival de Tribeca liberou seu lineup.
Na outra costa do país, acontece a partir deste fim de semana o festival de San Francisco - o mais antigo do país. Aqui está uma lista dos dez filmes mais esperados.
Já o festival de Cannes completou seu lineup.
Todo mundo se lembra da participação emocionante de Liza Minnelli no Oscar, ao lado de Lady Gaga, certo? Pois aparentemente a saúde de Minnelli não está tão desabilitada quanto aquele momento deixou a entender. Pelo menos é o que diz seu melhor amigo.
A produtora do filme “Rust” - aquele em cujas filmagens Alec Baldwin acabou matando acidentalmente a diretora de fotografia - recebeu a multa máxima por falta de segurança no estado do Novo México.
A Netflix está celebrando cinco anos de produções brasileiras com o anúncio de uma penca de novas séries e novas temporadas de algumas vitoriosas, como “Cidade Invisível”.
A sexta e última temporada de “Better Call Saul” já começou e caso você não se lembre, aqui tem seis coisas que você precisa relembrar antes de assistir a ela.
Falando nisso, aquela pergunta “o que tem pra ver na Netflix” já tem resposta para maio.
Mais Netflix: a estratégia de lançar um plano mais barato e com anúncios está sendo acelerada, ao que tudo indica.
A estréia da nova série “The Kardashians” foi a maior estréia da história da plataforma Hulu.
No NY Times, uma entrevista com Alexandre Skarsgard, astro de “O Homem do Norte”, de Robert Eggers, que já está sendo considerado um dos filmes do ano e candidato precoce à temporada de premiações de 2023. (paywall)
Ezra Miller foi detido novamente no Havaí.
Outro com problemas com a justiça: A$AP Rocky. Mas já foi liberado.
Kareem Abdul-Jabbar, a lenda do basquete norte-americano, está assistindo à série “Lakers: Hora de Vencer”. E não está gostando muito. Jerry West, o ex-jogador e ex-técnico dos Lakers, também não.
A lendária casa de shows KOKO, de Londres, será reaberta com um show do Arcade Fire.
Kendrick Lamar anunciou um novo álbum, “Mr. Morale & The Big Steppers”
Aqui tem o melhor e o pior do primeiro fim de semana do Coachella, segundo a Pitchfork.
Adrianne Lenker, a cantora do Big Thief, fez um apelo para o público frequentador de shows: fiquem quietos e assistam aos shows de abertura.
O Wilco anunciou uma edição comemorativa de seu disco “Yankee Hotel Foxtrot”, que está celebrando 20 anos.
Megan Thee Stallion e Red Hot Chili Peppers estão entre os artistas que vão se apresentar no Billboard Music Awards, dia 15 de maio.
O mundo pop só fala de uma coisa esta semana: a turnê de Rosalía. E sim, ela vai passar pelo Brasil.
Mais um grande festival norte-americano no caminho da Anitta rumo à dominação mundial: Outside Lands, em San Francisco.
Falando nisso, o clipe de “Envolver” chegou ao primeiro lugar global de execuções no Youtube.
Ainda Anitta: aqui tem uma matéria sobre a investigação que o Spotify está fazendo sobre a suposta manipulação do seu algoritmo para que “Envolver” subisse nas paradas.
Lembra do Ace of Base? Pois então, você sabia que um dos integrantes tinha um passado neonazista e que ele usava coletes à prova de balas nos shows?
O festival Primavera Sound, que terá o line up de sua edição brasileiro divulgado na próxima quarta-feira, divulgou os preços dos ingressos: de R$410 a R$ 1720.
Não anda nada fácil para o legado de Hugh Hefner. Depois da série “Secrets of Playboy”, agora é a vez de seu ex-mordomo publicar um livro de memórias.
A Marvel vai lançar um podcast de sua personagem “Garota Esquilo”.
Sabe o Greenroom, criado pelo Spotify para ser um concorrente do Clubhouse? Pois é, pode estar indo pro brejo.
CNN+,a plataforma de streaming da rede de notícias, vai encerrar suas atividades. Com apenas um mês de funcionamento.
DICA DA SEMANA
É uma espécie de consenso que estamos precisando e querendo ver mais filmes good vibe, certo? Com tanta merda (pode falar palavrão aqui nessa newsletter?) acontecendo no mundo, nada como passar algumas horas em frente à telinha ou à telona relaxando. Mas não basta ser apenas good vibe. É preciso ter um algo mais, que vá fazer com que nosso coração fique quentinho. Sim, eu sei, voltei mais tenro do feriadão.
Foi exatamente isto que me levou a apertar o play em “Metal Lords”, que está em cartaz na Netflix. Isso e o fato de ser um filme que fala de dois adolescentes e sua banda de metal, se preparando para competir em uma batalha das bandas da escola. Para quem pensou em “Escola de Rock”, acertou na trave. “Metal Lords” dá um passo além porque tem o grau certo de ternura e aprofundamento dos personagens que um filme destes exige, sem partir para cabecices.
Além dos dois adolescentes (vividos por Jaeden Martell e Adrian Greensmith), temos uma terceira personagem, que é um achado: a violoncelista Emily, vivida por Isis Hainsworth, que dribla, ao longo do filme, uma certa condição psicológica, ao se envolver com o personagem de Martell e é cooptada por eles para entrar na banda.
Em paralelo a isto, uma série de outras pequenas tramas, típicas de filmes “coming of age”. Tudo feito com tanto esmero e carinho que é impossível não gostar do trio e torcer por ele, apesar de todos os percalços. Como atrativo extra para os fãs de metal, a trilha sonora recheada de clássicos e pelo menos uma cena (a da piscina!) que fará os aficcionados pelo gênero deixarem aquela lagriminha cair dos olhos. Uma lagriminha de metal, claro.
COTAÇÃO: ***
E MAIS…
THE OFFER
E que tal o trailer da série que mostra os bastidores das filmagens de “O Poderoso Chefão”? Por aqui, contando os minutos.
THOR: AMOR E TROVÃO
Chegou o trailer da nova aventura de Thor e a se julgar por ele, poderemos ter um dos melhores filmes da Marvel no horizonte. Em julho.
LOVE DEATH + ROBOTS - VOLUME 3
Chegou também o trailer da terceira temporada de uma das séries mais incríveis de animação da Netflix. Em maio.
3rd SECRET - I CHOOSE ME
A banda, que reúne o baixista do Nirvana, Krist Novoselic e Soundgarden Kim Thayil e Matt Cameron, do Soundgarden, gravou esta performance em segredo e liberou esta canção.
THE SMILE - FREE IN THE KNOWLEDGE
Mais uma bela canção (e clipe) da nova banda de Thom Yorke e Jonny Greenwood, do Radiohead. “A Light for Attracting Attention”, o disco do projeto, chega às plataformas no dia 13 de maio.
CAT POWER - A PAIR OF BROWN EYES
A cantora lançou este clipe, dirigido por Jim Jarmusch, para a canção, uma versão da banda irlandesa The Pogues. O clipe é o primeiro dirigido por Jarmusch em 15 anos.
LIGHTYEAR
Mais um trailer da animação Disney/Pixar sobre o personagem de “Toy Story”.
PODCAST “CINEMA ETC”
No episódio desta semana de CINEMA, ETC, vamos falar de cinebiografias.
A partir de "Os Olhos de Tammy Faye", filme que deu o Oscar de Melhor Atriz para Jessica Chastain, embarcamos em uma conversa sobre este que é um gênero (?) mais do que consagrado e que responde por grande parte do cinema produzido nos dias de hoje.
Por que gostamos tanto de ver biografias no cinema? Quais as conexões que fazemos com a vida real? Quais as nossas cinebiografias prediletas? E quais gostaríamos de ver?
E ainda tem o quadro "O Último Filme que você viu".
Ouça, curta, compartilhe e comente:
O "Cinema, Etc..." é uma parceria Culturadoria/Esquema Novo/Almasculina, com produção da Cotonísio Podcasts.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: