MALA #92
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Não dá pra ver direito, então você vai ter que acreditar em mim. Essa aí beijando um soldado é a atriz Marlene Dietrich. A ocasião? O fim da guerra, em 1945. Marlene foi, digamos, recepcionar os soldados que voltavam para casa, no porto de Nova York.
POR AÍ..
“O Homem do Norte”, de Robert Eggers foi a estréia da semana nos cinemas dos Estados Unidos em quarto lugar nas bilheterias. O filme, com Alexander Skarsgard, Nicole Kidman, Bjork e grande elenco, levantou uma questão: será que ele flopou ou foi bem demais para um filme meio de arte?
“Doutor Estranho 2” nem estreou e já foi banido na Arábia Saudita por ter conteúdo LGBTQIA+.
“Venom 3” e a sequência de “Ghostbusters: Afterlife” estão em produção na Sony. Quanto a Venom, eu pergunto: pra que, Sony??
É oficial: “The Batman 2” vem aí. Com Robert Pattinson e tudo mais.
O filme “Super Mario Bros” foi empurrado para 2023. Guilherme, meu sobrinho, não ficou feliz.
Bomba nos bastidores de “Velozes e Furiosos 10”: o diretor Justin Lin abandonou a produção dias antes de começarem as filmagens.
Rebecca Hall e Noomi Rapace estarão no júri oficial do festival de Cannes deste ano, que será presidido pelo ator Vincent Lindon.
E a Olivia Wilde, que enquanto estava no palco do CinemaCon - a maior feira dos Estados Unidos voltada para os donos de cinemas - esta semana, apresentando seu novo filme, foi abordada por um oficial de justiça, que entregou documentos relativos a disputa de custódia dos filhos que ela tem com Jason Sudekis? Noção passou longe aí. Sudekis disse que não sabia nada sobre isso.
As irmãs Wachowski estão leiloando vários itens da série “Matrix” para arrecadar dinheiro para um fundo em defesa da juventude trans.
Um novo video divulgado pela polícia no processo da investigação do acidente no set de “Rust”, mostra Alec Baldwin ensaiando sacar uma arma para a câmera. Só que a divulgação deste e de putros videos não foi tão bem recebida assim.
Depois de quase uma onipresença em 2021, Andrew Garfield vai dar um tempo dos filmes. Pra descansar. Tá certo.
Viola Davis respondeu às críticas sobre a interpretação dela como Michelle Obama na série “The First Lady”.
Saiu a primeira imagem de Margot Robbie como Barbie no filme dirigido por Greta Gerwig:
Em tempo: “Barbie” estréia em julho do ano que vem.
Alex Kurtzman, diretor de “A Múmia”, aquele mesmo com Tom Cruise, disse que este foi o maior fracasso de sua vida. Tanto no pessoal quanto no profissional, como diria Fausto Silva.
“Lightyear” terá Marcos Mion como dublador de Buzz.
Por aqui nós somos fãs confessos de Penelope Cruz. Ouça o episódio do “Cinema, Etc” em que falamos sobre “Mãe Paralelas” pra vocês entenderem o nível da idolatria. Dito isso, aqui vai uma lista com os 20 melhores filmes da musa, rankeados.
Lembram das críticas de Jerry West sobre a maneira com que está sendo retratado na série “Lakers: Hora de Vencer”. Pois então, a HBO respondeu.
A produção de “The Crown” está procurando uma atriz que se pareça com Kate Middleton.
Baixa na série derivada de “The Walking Dead” e focada nos personagens Daryl e Carol: Melissa McBride, a Carol, desistiu.
A série de The Weeknd e Sam Levinson para a HBO está passando por refilmagens “significativas”. Parece que tem gente inclusive que saiu do elenco.
Vem aí: uma turnê com o elenco e as músicas de “Encanto”.
Saiu o lineup do festival Primavera Sound, edição São Paulo. Lorde, Travis Scott, Bjork e Arctic Monkeys são os headliners.
O músico Bad Bunny vai fazer parte do Universo Marvel, interpretando El Muerto.
Um sample de um clássico do King Crimson, “21st Century Schizoid Man” em uma canção de Kanye West de 2010 foi parar nos tribunais.
O B-52's anunciou uma turnê norte-americana. E vai ser a última.
Sean “Diddy” Combs vai ser o apresentador do Billboard Music Awards deste ano.
Vai estar em Nova York em algum momento do verão norte-americano? Pois saiu a programação do Summerstage, que acontece no Central Park durante toda a estação.
Uma série documental e outra de ficção sobre o Secos e Molhados? Sim, por favor!
Aqui tem um excelente texto do The Guardian sobre o que acontece com artistas, depois que o tempo deles passa. Tipo Terence Trent D’Arby e Robbie Williams.
Qual foi a reação de Jack Dorsey, o fundador do Twitter, à venda para Elon Musk nesta semana? Uma música do Radiohead.
E o Orkut, que foi reativado? Já vou criar a comunidade “Mala” por lá.
Noticias que eu tenho certeza que você não poderia viver sem saber: Megan Fox e Machine Gun Kelly confirmaram que bebem sangue um do outro.
O mundo do entretenimento voltou ao normal pós-Covid? Mais ou menos.
DICA DA SEMANA
Desde que “Ruptura" estreou na Apple TV+ eu venho, semana após semana, ensaiando para falar dela por aqui. Mas talvez eu tenha feito bem em esperar um pouco, não só para que as idéias ficassem mais claras na cabeça, como para poder degustar melhor o sensacional nono episódio desta primeira temporada que, desde já, é antológica.
“Ruptura" é focada em um grupo de pessoas que trabalha em uma empresa - Lumon - em um tal departamento de refinamento de dados, que nem eles mesmos sabem exatamente do que se trata. Entretanto, um detalhe diferencia este grupo de pessoas dos demais trabalhadores da humanidade: na Lumon, existe um processo chamado “ruptura" (“severance”, em inglês), que consiste em implantar um chip no cérebro para que eles separem suas vidas pessoais do trabalho.
Assim, quando eles sobem no elevador para entrar na empresa, sua memória do mundo exterior é temporariamente esquecida, e vice-versa. Lá fora eles não sabem do que se passa entre quatro paredes do escritório. Claro que eles começam a questionar uma ou outra coisas e o modus operandi da Lumon, seguindo seus instintos e algumas poucas pistas e situações apresentadas.
O que a série discute é óbvio: nossa relação com o trabalho e até que ponto conseguimos separar nossas vidas pessoais do que fazemos em uma empresa - algo bastante discutido durante a pandemia. Mas “Ruptura" vai além e propõe várias outras discussões, como os limites de sentimentos em relação a pessoas e situações do dia-a-dia; os muitos caminhos percorridos por nosso cérebro em um dia; os limites éticos contidos dentro de nossas relações com o trabalho; e até mesmo o sentido do trabalho. Será que as tarefas cumpridas por nós no dia-a-dia tem alguma relevância para nós e para o mundo?
Dirigida brilhantemente pelo ator Ben Stiller, a série não só empolga como cria situações limítrofes, dando a ela um tom de thriller misturado a um outro típico de séries distópicas: torcemos o tempo todo pelos personagens se desvencilharem das situações e conseguirem levar suas vidas de volta a algo perto de uma tal normalidade, se é que isso é possível.
Outro trunfo de “Ruptura" é seu elenco, encabeçado pelo sempre ótimo Adam Scott (“Parks and Recreation”, “Big Little Lies”) e abrilhantado por nomes como John Turturro, Patricia Arquette e Christopher Walken. Com performances na medida certa, a série é séria candidata a todos os prêmios da próxima temporada e já deixou um gostinho de quero mais.
COTAÇÃO: ****1/2
E MAIS…
THE BATMAN, COM ADAM WEST
E que tal esse video, feito usando deep fake, com o Batman de Adam West substituindo o de Robert Pattinson?
WILCO - POOR PLACES
A banda, que está celebrando os 20 anos de seu disco “Yankee Hotel Foxtrot”, deu uma passadinha no Late Show with Stephen Colbert para esta performance, ao lado do Aizuri Quartet.
THE BLACK PHONE
Que tal um suspensezinho com Ethan Hawke, dirigido por Scott Derrickson (“O Exorcismo de Emily Rose”)?
THE BOYS - 3a TEMPORADA
Saiu o trailer da terceira temporada da série da Amazon Prime Video. Nele, a Vought apresenta novos heróis.
THE BLACK KEYS - IT AIN'T OVER
Uma música nova do Black Keys é sempre uma música nova do Black Keys. Esta é mais uma de “Dropout Boggie”, o novo disco da dupla, que sai no dia 13 de maio.
ARCADE FIRE - UNCONDITIONAL I (LOOKOUT KID)
Mais uma do esperadíssimo novo disco do Arcade Fire, “WE”, que sai semana que vem.
FREEDOM UNCUT - GEORGE MICHAEL
Finalmente um documentário sobre George Michael! E esse é especial porque teve envolvimento do próprio até sua morte, em 2016. Com depoimentos de Stevie Wonder, Elton John, Liam Gallagher e Mark Ronson, entre outros.
WILCO - FALLING APART (RIGHT NOW)
Tem mais Wilco? Tem sim senhor! A banda liberou esta faixa ontem, que vai fazer parte de “Cruel Country”, seu próximo álbum, que sai no dia 27 de maio. Como eles mesmos dizem, o álbum é um mergulho da banda no gênero que está em seu DNA mas que nunca foi abraçado completamente por eles..
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
MUDANÇAS NA MALA
A MALA vai mudar!
Mas antes de implementar as mudanças, eu quero a sua opinião.
Acesse o QR Code abaixo e vote, para que eu possa saber do que você gosta mais aqui.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: