MALA #94
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Podcast Ouva, Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Já deu pra perceber que eu curto imagens de bastidores de filmagens, certo? Esta aqui, de “Laranja Mecânica”, me surpreendeu pelo tamanho da câmera manuseada pelo diretor Stanley Kubrick.
POR AÍ..
O que as bilheterias gigantescas de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” prenunciam para a temporada de verão de 2022?
Um spinoff do personagem Wong na Marvel? Benedict Wong, seu intérprete, disse que poderia acontecer.
E como assim Elizabeth Olsen não gosta dos filmes da Marvel??
E ainda sobre isso, vocês sabiam que Benedict Cumberbatch já recusou o papel de um vilão da Marvel?
Vem aí uma sequência de “Dirty Dancing”, com Jennifer Grey no elenco. Não, você não leu errado.
Viola Davis vai ser receber um prêmio especial no festival de Cannes deste ano.
No último fim de semana aconteceu a entrega do BAFTA TV Awards, para os melhores da tv britânica. Além da lista dos vencedores, que você lê aqui, vários discursos saíram em defesa do Channel Four, que está ameaçado de ser fechado pelo Governo Britânico.
Saíram as indicações para o prêmio Tony. Os musicais “MJ” (sobre Michael Jackson), “A Strange Loop” e “Paradise Square” estão entre os que receberam mais indicações.
David Cronenberg disse que espera que muita gente saia da sala de cinema durante os primeiros cinco minutos de projeção de seu “Crimes of the Future”, que estréia em Cannes. Segundo ele, o filme, que traz Viggo Mortensen e Léa Seydoux interpretando artistas performáticos cirúrgiões que mostram publicamente a metamorfose dos órgãos humanos em performances de vanguarda, é realmente perturbador.
“Pânico 6” está em produção. Todos os sobreviventes do filme anterior estarão de volta.
Danny Boyle revelou qual teria sido a trama do seu filme da série 007, que foi cancelado.
O diretor do filme “Blonde” - cinebiografia de Marilyn Monroe com Ana de Armas no papel principal - justificou a censura do filme (NC-17, que significa “para maiores de 17 anos”) dizendo que existem coisas no filme que vão soar “ofensivas para todo mundo”. “Blonde” é o primeiro filme da Netflix a receber esta classificação etária.
Marco Pigossi está no elenco da série derivada de “The Boys”.
Vem aí o reboot da clássica série “Queer as Folk”.
Fãs de “FBI” e derivados: três séries da franquia foram renovadas por mais duas temporadas pela CBS.
Contrariando a “regra” de que uma série da Netflix só dura uma semana no engajamento das redes sociais, “Heartstopper” chega à sua terceira semana como a série mais falada do momento no Twitter. Você assistiu? O que achou?
A audiência do último episódio da série “Lakers - Hora de Vencer” aumentou 73% em relação ao seu primeiro episódio na HBO.
“Star Trek: Strange New Worlds” é agora a série mais bem rankeada da franquia no Rotten Tomatoes.
O novo Doutor da série “Doctor Who” foi revelado.
Uma dublê que trabalhou em “Game of Thrones” está processando a série em função de uma lesão que sofreu durante as filmagens da Batalha de Winterfell, na última temporada da série.
O festival “Netflix Is a Joke”, que reuniu vários comediantes para performances em Los Angeles vai ser exibido ainda no mês de maio.
Aqui tem uma matéria sobre como o TikTok está se tornando a porta de entrada de Hollywood para chegar na chamada Geração Z.
Bono e The Edge, do U2, fizeram um set acústico em um abrigo anti-bombas na cidade de Kyiv, na Ucrânia.
Falando em Bono, ele está finalizando seu livro de memórias, a ser lançado no segundo semestre
“Clube da Esquina”, o disco de Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos, em uma eleição promovida pelo podcast Discoteca Básica.
Para celebrar o Metallica, que está de passagem pelo Brasil, que tal um ranking dos discos da banda, do pior para o melhor?
E vocês viram que uma mulher deu a luz durante o show do Metallica em Curitiba, na semana passada? James Hetflield ligou pra ela pra parabenizar.
A formação original do Duran Duran deve se reunir para a cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame deste ano.
O Austin City Limits, um dos festivais mais bacanas dos Estados Unidos, divulgou seu lineup da edição deste ano, com Red Hot Chili Peppers, Kacey Musgraves e Lil Nas X entre as atrações.
O icônico quadro de Andy Warhol retratando Marilyn Monroe foi vendido na última segunda-feira por 195 milhões de dólares.
Jon Bon Jovi anda tendo problemas com sua voz e Justin Hawkins, do The Darkness, deu sua opinião sobre isso.
O museu de Bob Dylan, na cidade de Tulsa, Oklahoma, já está sendo considerado o melhor museu do gênero do mundo. Mais sobre isso lá embaixo nos videos.
Começou o concurso Eurovision de 2022. Aqui tem uma matéria com os favoritos, quem pode surpreender, etc.
Ed Sheeran e Travis Scott também vão se apresentar no Billboard Music Awards, que acontece neste domingo.
Sai nesta sexta-feira o disco póstumo ao vivo de Elza Soares, gravado no Theatro Municipal de São Paulo, em janeiro.
Aqui a história de como Juliette chegou ao primeiro lugar no iTunes em vários países através de mobilização dos fãs. É fraude ou não é?
O fim de uma era: o iPod morreu oficialmente.
A versão da Netflix com anúncios deve chegar no fim deste ano.
Qual a história por trás da coleção de vinis secreta da Casa Branca?
DICAS DA SEMANA
Hollywood às vezes não se leva a sério. E não tem que se levar mesmo. O cinema existe para nos fazer pensar, mas também para que sentemos em frente à tela e passemos algumas horas relaxando, rindo, de uma maneira descompromissada como só esta arte consegue nos deixar.
Por isso mesmo eu presto um pouco mais de atenção quando uma obra é descompromissada a ponto de não se levar a sério. Some-se a isso um ator que também resolveu ir pelo mesmo caminho e temos a receita infalível de “O Peso do Talento”, filme que estreou nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira e que traz Nicolas Cage no papel de…..Nicolas Cage.
Não, você não leu errado. A trama do filme traz o ator criativamente insatisfeito e enfrentando uma ruína financeira, quando aceita uma oferta de 1 milhão de dólares para marcar presença na festa de aniversário de um fã, muito fanático e perigoso (Pedro Pascal). As coisas tomam um rumo inesperado quando Cage é recrutado por uma agente da CIA (Tiffany Haddish) e forçado a viver de acordo com a sua própria lenda, canalizando os seus personagens mais icônicos e amados do cinema para salvar-se a si mesmo e aos que ama. Com uma carreira construída para este momento, o premiado ator deve assumir o papel de uma vida: o de Nicolas Cage.
A segunda parte do filme, quando ele se transforma em um thriller propriamente dito, acaba caindo no clichezão “filme de ação”. É a primeira parte, quando somos apresentados ao conceito do ator interpretando a si próprio que realmente importa e diverte. Um ator que alterna papéis reconhecidos pela crítica com outros em que parece um pastiche de si mesmo, Cage escancara isso aqui, fazendo com que a gente se divirta tanto quanto ele relembrando personagens, passagens de seus filmes e até mesmo memorabilia que, ao mesmo tempo em que prestam uma homenagem, nos fazem pensar no início deste texto: tem hora que não dá mesmo pra levar Hollywood a sério.
Comédia misturada com thriller, “O Peso do Talento” não é um filme para ser discutido em rodas de críticos de cinema. É construído com um único intuito: exaltar a vida e obra de um dos maiores astros do cinema, ao mesmo tempo em que nós (e ele) rimos de tudo isso.
COTAÇÃO: ***1/2
“O Homem do Norte” é o terceiro filme de Robert Eggers, um diretor bastante sui generis, que nos deu duas boas obras cinematográficas: “A Bruxa” e “O Farol”. Com um olhar ímpar e trabalhando sempre os tons mais escuros e as sombras (seu passado como desenhista de produção ajuda bastante), Eggers criou, em muito pouco tempo, um estilo próprio de filmar. Era natural que Hollywood olhasse para ele e oferecesse mais dinheiro para que ele saísse da esfera indie.
Então veio esta obra, baseada em uma lenda nórdica, um thriller épico de vingança que explora o quão longe um príncipe viking irá para buscar justiça por seu pai que foi assassinado. E esta é toda a história que você precisa saber sobre ele, até porque sua linha condutora não foge disto. O que é importante em “O Homem do Norte” é sua jornada, permeada por deuses nórdicos, viagens quase lisérgicas e as justificativas necessárias para que o príncipe busque a tal sonhada vingança.
E é exatamente nisso - vingança - que o filme se baseia. Eggers (co-autor do roteiro) nos faz pensar até que ponto iríamos por uma vingança. Será que tudo é possível nesta jornada? A violência e as questões morais envolvidas nisso são justificáveis? Desnecessário dizer que “O Homem do Norte” é um filme violento, como todas as obras que envolvem vikings o são, mas não espere um épico de ação desenfreada e batalhas épicas. Eggers nos propõe uma reflexão sobre o tema e as motivações do personagem.
Com um elenco que inclui Alexander Skarsgard, Nicole Kidman, Anya Taylor Joy e a cantora Bjork, “O Homem do Norte” vai agradar a quem se interessa por este tipo de filme, ainda que ele fique no meio do caminho entre um filme indie e um blockbuster.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
WESTWORLD - 4a TEMPORADA
A HBO divulgou o trailer da quarta temporada de um dos seus maiores sucessos. Eu confesso que parei na segunda temporada. E vocês?
KENDRICK LAMAR - THE HEART PART 5
Poucos álbums são mais esperados em 2022 do que “Mr. Morale & The Big Steppers”, de Kendrick Lamar. E ele divulgou, de surpresa, esta ótima música com este igualmente ótimo video no início desta semana.
AVATAR: THE WAY OF WATER
O trailer do segundo filme da série de James Cameron já está sendo exibido deste a semana passada antes de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e foi divulgado oficialmente esta semana. Promete? Será?
CONVERSATIONS WITH FRIENDS
Aqui o trailer da série baseada no livro de Sally Rooney (“Normal People”), que estréia dia 15 de maio no Hulu.
THE SMILE - THIN THING
Mais uma canção do projeto The Smile, de Thom Yorke e Jonny Greenwood, do Radiohead. Talvez já conheçamos todas as canções do disco, hein?
ELVIS COSTELLO - I THREW IT ALL AWAY
O britânico cantou em um evento que marcou a abertura do museu sobre Bob Dylan. A escolha de uma canção não tão conhecida do repertório do bardo surpreendeu muita gente.
THE KIDS IN THE HALL - NOVA TEMPORADA
O lendário grupo de humor canadense estréia uma nova temporada hoje na Amazon Prime Video, 27 anos depois da anterior. E o primeiro sketch já está disponível.
THE PRINCESS
Saiu o trailer do doc que conta a história da Princesa Diana. Estréia em junho nos cinemas ingleses.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
MUDANÇAS NA MALA
A MALA vai mudar!
Mas antes de implementar as mudanças, eu quero a sua opinião.
Acesse o QR Code abaixo e vote, para que eu possa saber do que você gosta mais aqui.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: