MALA #96
Chegou a sua edição semanal da MALA!
Esta newsletter é escrita, editada e curada por mim, com um pouco de tudo o que eu gosto e consumo. Música, cinema, séries de tv, literatura, cultura geek e afins, que também estão presentes nos meus outros canais (Esquema Novo, Episódio de Hoje, Cinema, Etc.., Rádio 98FM e redes sociais), e aqui aparecem em uma edição revista e ampliada.
Se você chegou aqui agora, espero que goste. E comente. E compartilhe. E contribua.
Pra quem já conhece…..espero a mesma coisa!
Espalhe a palavra...
Rodrigo James
IMAGEM DA SEMANA
Que tal se a gente fizer um desafio a partir desta semana?
O famoso “de que filme é esta cena?”
Então, valendo! De que filme é esta cena?
Os vencedores ganham……bom, vou pensar.
POR AÍ..
Sam Neill, durante uma das entrevistas para promover “Jurassic World: Domínio” disse que a ação do filme é alucinante e que as platéias de hoje não se acostumariam com a ação do filme original de Steven Spielberg, trinta anos atrás, por ser bem mais lenta.
Agora foi o presidente da DC que disse que Amber Heard quase foi substituída em “Aquaman 2” pela falta de química com Jason Momoa.
David Cronenberg conseguiu: seu “Crimes of the Future” teve gente saindo durante a exibição, mas teve também sete minutos de aplausos ao final da exibição.
Ainda sobre o filme, Kristen Stewart disse durante a coletiva de imprensa do filme em Cannes, que não fazia a menor idéia do que o filme falava.
A Star Wars Celebration, que aconteceu ontem, trouxe várias novidades para os fãs, a data de estréia da terceira temporada de “The Mandalorian”, uma aparição surpresa de Harrison Ford e muito mais. Confira o que rolou aqui.
Rita Moreno vai interpretar a avó de Vin Diesel em “Velozes e Furiosos 10”.
“Heartstopper”, que foi renovada para mais duas temporadas pela Netflix, continua no topo do ranking de série mais falada nas redes sociais.
Os irmãos Duffer - criadores de “Stranger Things” - tem uma idéia para um spinoff “bem diferente” e só Finn Wolfhard sabe qual é.
Aquela pergunta “O que tem pra ver na Netflix?” de junho já tem resposta.
Aqui tem o guia de quem-é-quem na série “Obi-Wan Kenobi”, que estréia nesta sexta.
Vem aí: uma série live action “Speed Racer”.
Depois da polêmica em torno do trailer da série “Mulher-Hulk”, a Disney divulgou uma nova versão com os gráfico melhorados. Compare.
Pode ser que tenhamos mais spin-offs de “The Boys” vindo por aí.
Aqui tem um ranking dos 15 melhores episódios da série “Love Death + Robots”.
Ninguém menos que Jodie Foster estará na quarta temporada da série “True Detective”.
Dois dos comediantes mais conhecidos do Saturday Night Live deixaram o elenco fixo no episódio do último fim de semana, que foi o final da temporada: Pete Davidson e Kate McKinnon.
O homem que atacou Dave Chappelle no palco, em Los Angeles, disse que as piadas do comediante provocaram gatilhos nele e o levaram a cometer o ato.
O episódio de “Grey's Anatomy” exibido esta semana no Brasil foi escrito por um brasileiro e com várias histórias ligadas ao país.
No dia seguinte ao massacre na escola no Texas, vários episódios de séries como “FBI” foram cancelados por trazerem temas que poderiam provocar gatilho nas pessoas.
Courtney Love disse que Johnny Depp salvou sua vida depois de uma overdose que ela teve em 1995.
Ozzy Osbourne, um sobrevivente, deve passar por uma nova cirurgia no pescoço.
A série From The Basement, do produtor Nigel Godrich, vai ganhar uma nova temporada com episódios dedicados a performances de IDLES, Nilüfer Yanya, Caribou e Warpaint, entre outros.
Eminem, Tame Impala, Jack White e Stevie Nicks estão na trilha do filme “Elvis”, de Baz Luhrmann, que estreou em Cannes esta semana.
Bob Dylan regravou sua “Blowin’ In The Wind” pela primeira vez desde 1962 para um projeto secreto do produtor T-Bone Burnett. E aí, resolveu leiloar os originais da gravação. O preço? Um milhão de libras.
O MTV EMA vai ser em Dusseldorf este ano.
Steven Tyler entrou para o rehab e o Aerosmith cancelou todas as datas de sua residência em Las Vegas.
A Virada Cultural de São Paulo está de volta e com shows de Karol Conká e Pitty, entre outros.
Bruce Springsteen & the E Street Band vão sair em turnê no ano que vem e eu já comecei a economizar dólares para isso.
Aqui tem um texto bem legal contando a história de “Despacito”, o megahit que chegou ao topo das paradas a exatamente cinco anos.
Depois de Halsey, que fez um desabafo sobre o assunto em suas redes sociais, Anitta, Florence Welch e alguns outros artistas reclamaram da tal pressão por um viral no TikTok.
Enquanto aqui no Brasil os festivais insistem em cobrar absurdos por uma mísera garrafinha de água, o Glastonbury, na Inglaterra, anunciou que neste ano as vendas de garrafinhas de plástico estão proibidas. Lá, como em quase todos os eventos do tipo na Europa e nos Estados Unidos, a água é distribuida gratuitamente. Basta você levar seu cantil e encher.
Venda de catálogo da semana: Justin Timberlake.
E essa história? Um garoto que apareceu em “Tubarão” cresceu e virou o chefe de polícia no mesmo local onde o filme foi feito.
Cynthia Plaster Caster, a famosa groupie que nos anos 1970 fazia moldes em gesso dos pênis dos astros do rock, doou o artefato que produziu com Jimi Hendrix para um museu na Islândia chamado Phallological Museum. Uma exposição com o membro de Jimi será aberta no próximo mês.
Don McLean, o compositor e intérprete de “American Pie”, pulou fora de uma convenção da NRA - a associação de armas dos Estados Unidos - no Texas, depois do tiroteiro na escola em Uvalde. Achou desrespeitoso estar lá. Na minha opinião, nem deveria ter aceitado, não é?
Margaret Atwood anunciou o lançamento de uma edição de seu “The Handmaid's Tale” à prova de incêndios. Necessário.
A Barbie lançou uma boneca em homenagem à atriz Laverne Cox.
DICA DA SEMANA
Qual o sentido em se fazer uma continuação de “Top Gun” mais de trinta anos depois? Uns dirão que é preciso uma boa história. Outros dirão que um clássico precisa sempre ser revisitado e, em uma era onde boas idéias estão escassas em Hollywood, por que não olhar pra trás?
A verdade é que, durante as mais de duas horas de “Top Gun: Maverick” e até mesmo depois, fiquei procurando uma explicação e não encontrei. Sabem por que? Porque não precisa. Os motivos? Um pouco de tudo aquilo que falei em cima (com exceção da boa história, mas eu chego lá) e nada disso ao mesmo tempo. Uma sequência de “Top Gun” precisa ser feita porque sim. E porque Tom Cruise, o homem que não envelhece, quer.
Então vamos ao roteiro: Pete Mitchell, o Maverick, que continua sendo um outsider dentro da marinha norte-americana (por que não o reformaram ainda???) é chamado de volta à academia Top Gun para ser instrutor de um grupo de pilotos - os Top Guns das galáxias - que estão prestes a embarcarem em uma missão importante. Lá ele encontra o filho de Goose (papel de Miles Telles, que inclusive se parece fisicamente com o Anthony Edwards do filme anterior) e precisa aparar arestas do passado para que a missão dê certo.
Tudo que deu certo no primeiro filme está lá: o antagonista do herói, que na primeira versão era o Iceman; o interesse amoroso de Maverick, aqui interpretada por Jennifer Connelly; os perigos da missão e muitas, mas muitas cenas de aviões voando. E é aí que “Top Gun: Maverick” mostra a que veio. Vale por estas cenas, que dão um salto em relação ao outro filme, com um realismo bem mais visível e bastante palatáveis, já que aqui nós conseguimos entender o que está acontecendo (Porque no primeiro filme não dava, não é?)
E, claro, temos muitas cenas de Tom Cruise. Sem camisa, com camisa, sorrindo, em close, triste, alegre, mostrando seus dotes dramáticos, mas principalmente sendo Tom Cruise. Para muitos, Mitchell é o papel que vai deixar Cruise imortalizado na história do cinema. Para mim, faz todo sentido, já que Mitchell É O PRÓPRIO TOM CRUISE. O filme inteiro é um veículo para que ele brilhe, com todos os outros personagens sendo seus coadjuvantes. E, cá entre nós, nem nós, nem os atores queremos que isso seja diferente.
P.S.: emocionante a participação de Val Kilmer em apenas uma, mas bastante tocante cena.
Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
COTAÇÃO: ***1/2
E MAIS…
MOONAGE DAYDREAM
E esse doc sobre o David Bowie dirigido por Brett Morgen? Será que conseguiremos esperar até setembro?
THOR: AMOR E TROVÃO
Saiu outro trailer da nova aventura do Deus do Trovão. Não está parecendo que vai ser um bom filme da Marvel?
MISSÃO IMPOSSÍVEL 7
Tom Cruise não para! “Top Gun: Maverick” mal estreou e já chegou o trailer da nova aventura de Ethan Hunt, com estréia marcada para julho do ano que vem.
AGENTE OCULTO
Ryan Gosling + Chris Evans + Irmãos Russo + Netflix = Agente Oculto, que ainda tem Ana de Armas e Wagner Moura no elenco. Estréia em julho.
MY HERO - TRIBUTO A TAYLOR HAWKINS
Eu adoro esses videos com trocentos músicos tocando juntos. Este aqui é auto-explicativo.
HARRY STYLES - WET DREAM
O cantor, que está com disco novo na praça, fez esta cover da canção do Wet Leg para a BBC. E não é que ficou bem legal?
MAN VS. BEE
Rowan Atkinson estrela esta série da Netflix que mostra um homem às voltas com uma abelha. Confesso que fiquei curioso pra saber como isso vai render uma série. Em junho.
ANDOR
Saiu o trailer de mais uma série Star Wars. Desta vez é “Andor”, com Diego Luna, Stellan Skarskard e Fiona Shaw. Estréia em agosto no Disney+.
WILLOW
Mais uma série apresentada na Star Wars Celebration esta semana. O anão favorito dos fãs da saga está de volta.
PLAYLIST “2022 NA MÚSICA”
Chegou o que você queria!
A playlist com canções lançadas em 2022, pra você que diz que não se faz mais nada de bom na música nos dias de hoje. E pra você que sabe que existe música boa sendo feita mas quer saber o que eu ando ouvindo.
E ela vai sendo atualizada todos os dias, ok?
MUDANÇAS NA MALA
A MALA vai mudar!
Mas antes de implementar as mudanças, eu quero a sua opinião.
Acesse o QR Code abaixo e vote, para que eu possa saber do que você gosta mais aqui.
Esta é a newsletter “MALA” e ela é gratuita. Você a recebe porque assina a versão gratuita.
Já os assinantes pagos, recebem, além desta versão, uma outra chamada “MALA PARA ASSINANTES”, com pensatas, críticas, dicas exclusivas.
Interessou? Clique aqui e colabore: